Boeing F3B sólido
- Carlos Flaquer da Rocha
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- Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
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Omar,
Eu me lembro muito bem do Piper Cub da Casa Aerobrás (nos idos de 1960 e sei lá). Eles tinham um Cessna 180 se não me engano (este era prateado!). Bons tempos aqueles...
Naquele tempo, após terminado o modelo, usava-se primer para cobrir a superfície, e só depois aplicava-se a tinta. Lembra-se do primer da Aerobrás, um líquido branco e grosso? Como você faz agora?
Abraços!
Eu me lembro muito bem do Piper Cub da Casa Aerobrás (nos idos de 1960 e sei lá). Eles tinham um Cessna 180 se não me engano (este era prateado!). Bons tempos aqueles...
Naquele tempo, após terminado o modelo, usava-se primer para cobrir a superfície, e só depois aplicava-se a tinta. Lembra-se do primer da Aerobrás, um líquido branco e grosso? Como você faz agora?
Abraços!
- Omar Grassetti
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- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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leosusse,
isso mesmo, é pura escultura em madeira. Como em qualquer escultura, tudo depende do planejamento inicial do corte do bloco.
Carlos,
Os modelos sólidos da Aerobreas eram lindos e inesquecíveis. Meteor, Convair 440, Piper Cub, Bonanza, Fouga Magister etc...
Eu prefiro usar somente produtos a base de água no acabamento dos modelos (é mais prático e saudável).
Ao invés do primer sintético e da pintura a base de thinner eu aplico massa Sayerlac com espátula, lixo e depois aplico a pintura com tinta esmalte acrílica da Maimeri, encontrada na Casa do Restaurador. A pintura é feita a pincel mesmo, sem o uso do aérografo. O segedo é aplicar várias camadas bem diluidas para não deixar a marca do pincel.
Um métoto mais "profissional" seria aplicar resina epoxy, raspar com gilete para nivelar, lixar com lixa dágua e depois pintar com tinta a base de nitrocelulose ou acrílica.
isso mesmo, é pura escultura em madeira. Como em qualquer escultura, tudo depende do planejamento inicial do corte do bloco.
Carlos,
Os modelos sólidos da Aerobreas eram lindos e inesquecíveis. Meteor, Convair 440, Piper Cub, Bonanza, Fouga Magister etc...
Eu prefiro usar somente produtos a base de água no acabamento dos modelos (é mais prático e saudável).
Ao invés do primer sintético e da pintura a base de thinner eu aplico massa Sayerlac com espátula, lixo e depois aplico a pintura com tinta esmalte acrílica da Maimeri, encontrada na Casa do Restaurador. A pintura é feita a pincel mesmo, sem o uso do aérografo. O segedo é aplicar várias camadas bem diluidas para não deixar a marca do pincel.
Um métoto mais "profissional" seria aplicar resina epoxy, raspar com gilete para nivelar, lixar com lixa dágua e depois pintar com tinta a base de nitrocelulose ou acrílica.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
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[quote:82f5423212="Omar Grassetti"]O gabarito garante os alinhamentos e as incidências. Fundamentais numa boa construção.[/quote:82f5423212]
Uma construção de alto gabarito. Aliás Omar, você poderia estender o assunto "gabaritos"? Acho que seria de grande valia para todos nós que vamos acompanhar essa construção.
Uma construção de alto gabarito. Aliás Omar, você poderia estender o assunto "gabaritos"? Acho que seria de grande valia para todos nós que vamos acompanhar essa construção.
- Omar Grassetti
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- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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Alvaro,
O gabarito é a alma do negócio. Seria praticamente impossivel construir corretamente o trem de pouso desse modelo sem o mesmo estar gabaritado.
Se um avião verdadeiro é construido sobre um gabarito, é lógico seguir o mesmo processo ao se construir o mesmo avião em escala reduzida.
O modelo sólido permite que se faça um mergulho na construção aeronáutica. Para reproduzir corretamente uma superfície é necessário estudar profundamente a estrutura por debaixo da mesma. O modelo sólido é algo bem menos inocente do que parece.
Sem dúvida ainda teremos alguns gabaritos pela frente durante a construção deste modelo.
O gabarito é a alma do negócio. Seria praticamente impossivel construir corretamente o trem de pouso desse modelo sem o mesmo estar gabaritado.
Se um avião verdadeiro é construido sobre um gabarito, é lógico seguir o mesmo processo ao se construir o mesmo avião em escala reduzida.
O modelo sólido permite que se faça um mergulho na construção aeronáutica. Para reproduzir corretamente uma superfície é necessário estudar profundamente a estrutura por debaixo da mesma. O modelo sólido é algo bem menos inocente do que parece.
Sem dúvida ainda teremos alguns gabaritos pela frente durante a construção deste modelo.
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Com esta visão do paraíso acabo de perder a inocência sobre coisas que não voam, somente embelezam, seria inútil descrever o quanto é bonito ver tanto esmero em algo que apenas replica, não funcionalmente, um mecanismo complexo de tamanho dezenas de vezes maior.
Por questões de reconhecimento e admiração, apenas deixo meu registro, boquiaberto, de algo que não conhecia nem tampouco imaginava existir em tamanho grau de dedicação.
Sinceros parabéns pelo feito mestre Omar!
Abraço,
Norton
Por questões de reconhecimento e admiração, apenas deixo meu registro, boquiaberto, de algo que não conhecia nem tampouco imaginava existir em tamanho grau de dedicação.
Sinceros parabéns pelo feito mestre Omar!
Abraço,
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
- Omar Grassetti
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- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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- Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
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- Omar Grassetti
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- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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Felipe,
Nas partes não "enteladas" eu dou uma lixada com lixa 360, depois da aplicacão da massa. No caso da simulação da entelagem, eu aplico a massa com a espátula e retiro o excesso alisando com o dedo; após a aplicação da primeira camada, faço uma segunda aplicação, repetindo o mesmo proceso.
Estraguei duas asas até conseguir sacar como fazer.
Nas partes não "enteladas" eu dou uma lixada com lixa 360, depois da aplicacão da massa. No caso da simulação da entelagem, eu aplico a massa com a espátula e retiro o excesso alisando com o dedo; após a aplicação da primeira camada, faço uma segunda aplicação, repetindo o mesmo proceso.
Estraguei duas asas até conseguir sacar como fazer.
- Steimacher
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- Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
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- Omar Grassetti
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