Boeing F3B sólido

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Carlos Flaquer da Rocha
membro
Mensagens: 324
Registrado em: Qui Out 26, 2006 1:34 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Carlos Flaquer da Rocha »

Omar,

Eu me lembro muito bem do Piper Cub da Casa Aerobrás (nos idos de 1960 e sei lá). Eles tinham um Cessna 180 se não me engano (este era prateado!). Bons tempos aqueles...
Naquele tempo, após terminado o modelo, usava-se primer para cobrir a superfície, e só depois aplicava-se a tinta. Lembra-se do primer da Aerobrás, um líquido branco e grosso? Como você faz agora?

Abraços!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

leosusse,
isso mesmo, é pura escultura em madeira. Como em qualquer escultura, tudo depende do planejamento inicial do corte do bloco.

Carlos,
Os modelos sólidos da Aerobreas eram lindos e inesquecíveis. Meteor, Convair 440, Piper Cub, Bonanza, Fouga Magister etc...
Eu prefiro usar somente produtos a base de água no acabamento dos modelos (é mais prático e saudável).
Ao invés do primer sintético e da pintura a base de thinner eu aplico massa Sayerlac com espátula, lixo e depois aplico a pintura com tinta esmalte acrílica da Maimeri, encontrada na Casa do Restaurador. A pintura é feita a pincel mesmo, sem o uso do aérografo. O segedo é aplicar várias camadas bem diluidas para não deixar a marca do pincel.
Um métoto mais "profissional" seria aplicar resina epoxy, raspar com gilete para nivelar, lixar com lixa dágua e depois pintar com tinta a base de nitrocelulose ou acrílica.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:82f5423212="Omar Grassetti"]O gabarito garante os alinhamentos e as incidências. Fundamentais numa boa construção.[/quote:82f5423212]
Uma construção de alto gabarito. Aliás Omar, você poderia estender o assunto "gabaritos"? Acho que seria de grande valia para todos nós que vamos acompanhar essa construção.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alvaro,

O gabarito é a alma do negócio. Seria praticamente impossivel construir corretamente o trem de pouso desse modelo sem o mesmo estar gabaritado.
Se um avião verdadeiro é construido sobre um gabarito, é lógico seguir o mesmo processo ao se construir o mesmo avião em escala reduzida.

O modelo sólido permite que se faça um mergulho na construção aeronáutica. Para reproduzir corretamente uma superfície é necessário estudar profundamente a estrutura por debaixo da mesma. O modelo sólido é algo bem menos inocente do que parece.

Sem dúvida ainda teremos alguns gabaritos pela frente durante a construção deste modelo.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

.

Mensagem por NORTON »

Com esta visão do paraíso acabo de perder a inocência sobre coisas que não voam, somente embelezam, seria inútil descrever o quanto é bonito ver tanto esmero em algo que apenas replica, não funcionalmente, um mecanismo complexo de tamanho dezenas de vezes maior.

Por questões de reconhecimento e admiração, apenas deixo meu registro, boquiaberto, de algo que não conhecia nem tampouco imaginava existir em tamanho grau de dedicação.

Sinceros parabéns pelo feito mestre Omar!

Abraço,

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Obrigado, Norton.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Omar,

Maravilhosa essa construção !!
É de deixar boqueaberto, mesmo...
Depois de aplicar a massa niveladora, você ainda dá alguma lixada?
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Felipe,

Nas partes não "enteladas" eu dou uma lixada com lixa 360, depois da aplicacão da massa. No caso da simulação da entelagem, eu aplico a massa com a espátula e retiro o excesso alisando com o dedo; após a aplicação da primeira camada, faço uma segunda aplicação, repetindo o mesmo proceso.
Estraguei duas asas até conseguir sacar como fazer.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Caramba Omar...

Estou impressionado. Lindos modelos mesmo. Tenho certeza que várias pessoas por aqui gostariam de saber mais sobre estes modelos... Vou acompanhar a construção com gosto. E o que acha de fazer um cucapi do Fokker C.5? Eu estaria dentro!
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alysson,

O sólido é uma atividade apaixonante. Acho interessante fazer um cucapi do Fokker C.5, ou quem sabe, um outro modelo mais simples para começar.
Responder