Aeroaula

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Aeroaula

Mensagem por alepacau »

Putz, já tem um tempo que tô pra colocar esse tópico aqui, mas infelizmente não arrumo tempo... Bom, tempo atrás fui convidado para fazer um trabalho voluntário em uma escola pública da periferia de Campinas: ensinar a moçada um pouco de aeromodelismo. Minha missão era fazer uma introdução ao assunto e mostrar na prática, como construir e voar um aeromodelo de vôo livre.

Modelo escolhido: Roof Tramp
Tempo do curso: 4 aulas (1 por semana), 1h por aula, sendo 1 aula teórica, 2 aulas de construção, 1 aula de trimagem.

De um total de 15 inscritos, sobraram 4 alunos realmente interessados. No final, apenas 2 participaram da competição que promovi, pra finalizar o curso. Consistia em 3 "mass" launch, o melhor de 3 ganharia um prêmio.

O material comprado do RT foi todo fornecido por mim (helice Aerobrás, elástico importado, arame, mancal Aerobrás, balsa), e os prêmios tbm (1 kit guillows pra cada participante).

Foi uma experiência muito legal, já que 2 garotos que nunca tinham visto um aeromodelo na vida, sairam do curso sabendo construir e trimar um aeromodelo simples.

Ai estão as fotos:
Anexos
3 alunos + Sr. Estevão, organizador da iniciativa. Ele é piloto privado e aeromodelista.
3 alunos + Sr. Estevão, organizador da iniciativa. Ele é piloto privado e aeromodelista.
aeroaula_01.jpg (39.24 KiB) Exibido 3178 vezes
O prof. e a turma.
O prof. e a turma.
aeroaula_02.jpg (29.44 KiB) Exibido 3178 vezes
Um dos "mass" launch, na UCA.
Um dos "mass" launch, na UCA.
aeroaula_03.jpg (38.33 KiB) Exibido 3178 vezes
Os alunos e seus prêmios. O ganhador foi garoto Thales, à esquerda.
Os alunos e seus prêmios. O ganhador foi garoto Thales, à esquerda.
aeroaula_04.jpg (39.92 KiB) Exibido 3178 vezes
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Parabéns Alex!

Essa é a coisa mais nobre que um aeromodelista pode fazer na vida.
Emocionante!

O Alvaro deve se orgulhar ao ver seu Roof Tramp cumprimdo lindamete a missão para a qual foi designado.
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Muito Legal adorei...
voce poderia me add no msn para me ensinar algumas coisas ? eu adorei...
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Pô...
Estou emocionado.
Bela iniciativa Alex, e certamente os rapazes tiveram um grande professor de construção e trimagem.
Parabéns!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Excelente! Se metade dos modelistas tivesse essa iniciativa e empenho....
É uma das melhores realizações que um aeromodelista pode ter.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Louvável! : )

Belíssima atitude, caro Alex. Meus parabéns. Taí o tipo de exemplo que devia ser seguido por todos... : )
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Obrigado a todos, embora, permitam-me reforçar, a iniciativa é do Sr. Estevão, ele sim merece nosso aplauso por correr atrás, convidar as pessoas, fazer o meio de campo com a escola etc etc etc :^) Claro que gostei muito da experiência e pretendo repetí-la :^) Sabe, me ocorre agora uma idéia: há o problema da falta de lugar pra se voar FF, não é mesmo? Pois bem, acho muito razoável imaginar que a diretoria de uma escola não se recusaria a "emprestar" o seu ginásio, de tamanho adequado ao vôo livre, para aeromodelistas voluntariosos praticarem seu hobby tão querido, em troca destes mesmos aeromodelistas ensinarem os alunos a voar! E então pessoal? Um lugar pra voar FF não cai do céu todo dia, que tal correr atrás? Os gringos voam muito em ginásios de escola, que afinal de contas ficam fechados de fim de semana. E se juntar este fato à uma oferta de curso de aeromodelismo, acho dificil não arrumar um lugar pra voar.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Essa idéia me ronda há um bom tempo, mas eu ainda estou muuuuito no inicio da arte... Mas que eu pretendo fazer algo assim quando tiver competencia suficiente para pelo menos montar direito um kit guillow's, com as asas no lugar certo e com o nariz do avião apontando para a frente ( :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: ), eu pretendo... heheeheh....
Parabéns a todos, e que fique aqui registrada a minha imensa DOR DE COTOVELOOOOOOOOOOOO..... 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
Abraços!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex,

Boa idéa. Seria ótimo poder utilizar um ginásio SOMENTE para vôo livre. Conte comigo.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Alex,

sensacional iniciativa, é muito prazeiroso ensinar e ver resultados. pode contar com a gente para voar num ginásio.
Responder