Boeing F3B - Parte três

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Karaca que profissa ilário.... adorei
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

É tão real que eu o manteria amarrado, por via das dúvidas. Já pensou se ele resolve sair voando? : )
Parabéns de novo Omar... Não vejo a hora de ver o modelo pronto.
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Fantástico, Omar!

Modelo assim quando não estiver voando, deve ficar guardado no cofre junto com as outras jóias.

Gostei muito também da idéia de gabaritos e acho que vou abrir um tópico para tratar disso, visto que na construção dos modelos a gente dá umas "barbeiradas" feias quando temos que colar peças niveladas e aprumadas. E olha que construo junto com o Rafa, imagina quem trabalha só?

Parabéns!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Obrigado a todos.

Bian,
Os sólidos tiveram importância muito grande durante a segunda guerra. Chamados de identification models, sua construção era incentivada pelo governo americano. As plantas eram assinadas e distribuidas pelo U.S Navy Bureau of Aeronautics e eram muito difundidas, fazendo parte do esforço de guerra. Sua referência no filme não é a toa.

Felipe,
As rodas são de balsa, sim. Para funcionar tem de ser balsa muito dura, se não, o acabamento fica muito ruim. Depois de torneada a roda recebe uma camada de resina, volta para o torno, é resinada novamente e retorneada até ficar sem as marcas dos veios da madeira. É o mesmo processo utilizado no acabamento das hélices de balsa.

Luiz,
É justamente para ressaltar a importância do uso do gabarito que eu estou postando a construção deste modelo. Ao contrário do que possa parecer, o gabarito é fácil de fazer e facilita muito a construção. Outra coisa importante é evitar a colagem com CA. O ideal é sempre usar uma cola reversível, como a branca ou a Aerobrás, que possibilite o posicionamento correto da peça.
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Mensagem por Corsair »

Saudações Omar.

Só corrigindo, Wagner que fez a menção do sólido no filme!! rs!!!
Esta parte histórica, também conheço!!! :wink:

Um abraço.

Wagner
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Wagner,
Desculpe a mancada.
Já que voltamos ao assunto, você não ficou com vontade de construir também um modelo sólido ao ver o filme?
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Voltando à construção, vou aproveitar para falar sobre o uso da gilete. A gilete permite uma precisão de corte inigualavel e é uma ferramenta fundamental quando se trata de construção em balsa. Basta ver as fotos para perceber que sempre tem uma gilete em algum canto, Sem gilete, nada feito.

Mais um detalhe:
O modelo tem 11 polegadas (28 cm) de envergadura. Duas polegadas a menos do que um Peanut.
Avatar do usuário
CaptainSimacek
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Abr 28, 2007 6:56 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por CaptainSimacek »

Belo modelão o.o...
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Mensagem por Corsair »

[quote:e85dfaf27c="Omar Grassetti"]Wagner,
Desculpe a mancada.
Já que voltamos ao assunto, você não ficou com vontade de construir também um modelo sólido ao ver o filme?[/quote:e85dfaf27c]

Saudações Mestre Omar!

Não precisa pedir desculpas, isso acontece!
Sim, eu senti vontade de construir um modelo sólido, andei pesquisando, acho que tenho que entrar em algum forum e ver se consigo algo mais simples para iniciar. Você poderia recomendar algo?

Novamente ficam os elogios, uma verdadeira jóia este modelo.

Um abraço.

Wagner
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Wagner,

Dê uma olhada nestes sites:

www.arts.ualberta.ca/~idesign/oct-nov-02/oct-nov-2002.html
http://groups.msn.com/SolidModelMemories/
www.doxaerie.com/doxaeriethemodels.htmhttp://solidmodelmemories.bravepages.com

Neles você vai encontrar muita coisa interesante e algumas plantas de modelos simples (muitas delas são identification models originais).
O importante é não se intimidar e construir logo o primeiro modelo tendo em mente que se trata de um exercício. O aprimoramento virá com a prática. Esse meu F3B já está muito superior em termos de técnica construtiva, se comparado aos dois modelos que construi anteriormente.
O legal é justamete ir vendo o próprio progresso a cada modelo construido.
Responder