Baby Jazz _ planador de arremesso manual

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Baby Jazz _ planador de arremesso manual

Mensagem por Corsair »

Saudações!

Seguem fotos e dados do Baby Jazz, o modelo tem 13 polegadas de envergadura.

A planta pode ser baixada de: http://f4bscale.worldonline.co.uk/index.htm (tive que dar uma redimensionada nela, está um pouco grande, usei o Corel para isso)
Em Hand Launched Gliders, é interessante dar uma olhada nos outros links, tem dicas construtivas e tudo o mais, e pesquisar aqui no forum de VL, tem muita coisa de excelente qualidade.

Será feito no processo do Mestre Omar, cola branca para estrutura, anilina, termolina e depois encerado.

Em breve mais fotos.

Um abraço.

Wagner
Anexos
A planta (na foto está meio torta devido a alta umidade aqui no Sul, tem chovido bastante, graças ao Criador)
A planta (na foto está meio torta devido a alta umidade aqui no Sul, tem chovido bastante, graças ao Criador)
babby jazz_plan.jpg (37.93 KiB) Exibido 7656 vezes
Os moldes colados em papel Paraná, um tipo de cartolina mais espessa.
Os moldes colados em papel Paraná, um tipo de cartolina mais espessa.
babby jazz_gabaritos cortados.jpg (38.14 KiB) Exibido 7656 vezes
Partes em estado bruto, faltando os compensados 1/32 para reforço do nariz.
Partes em estado bruto, faltando os compensados 1/32 para reforço do nariz.
babby jazz_partes cortadas.jpg (33.48 KiB) Exibido 7656 vezes
leme e estabilizador cortados, a pintura foi feita com anilina dissolvida em álcool, usei um cotonete dos mais baratos para fazer a pintura.
leme e estabilizador cortados, a pintura foi feita com anilina dissolvida em álcool, usei um cotonete dos mais baratos para fazer a pintura.
babby jazz_leme e stab.jpg (38.56 KiB) Exibido 7656 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Wagner,

O modelo está ficando muito legal. Fora o acabamento, é interessante notar a semelhança com os sólidos no processo de construção.

HLG e sólido são ideais para quem gosta de trabalhar com madeira, como parece ser o seu caso.
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Mensagem por Corsair »

Salve Mestre Osmar!

Obrigado pelo elogio, o problema é que tive que reduzir muito a qualidade das fotos para postar, mas dá para ter uma noção.

Hoje vou trabalhar mais no modelo e postar mais fotos.

Gosto de trabalhar com madeira, e com vários tipos de materiais.
Em breve iniciarei um sólido, só preciso arrumar madeira.

A única parte chata foi cortar o compensado 1/32 com estilete, meio cansativo, várias passadas para ter o corte!! Será que tem algum macete, fora uma tico-tico de bancada?

Um abraço e obrigado.

Wagner
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Wagner,

Eu também adoro trabalhar com madeira. A madeira é o maior presente que a natureza nos deu. Tenho um profundo respeito por esse material.

Para cortar compensado a solução ideal é a tico-tico elétrica. Na falta, a jogada é fazer um corte em "V" com o estilete e ir aprofundando o mesmo até conseguir finalizar o corte. Depois é só lixar para tirar o chanfrado.
Tenho uma cicatriz de 11 pontos na barriga, resultante da tentativa de cortar uma de 1/16" para fazer o nariz de um A2. Isso foi a mais de 30 anos. Nessa época eu ainda não usava esse método do corte en V, que eu aliás desenvolvi justamente por causa disso.
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Mensagem por Corsair »

Salve Omar!

Também respeito muito este material, a madeira. O que sou, devo ao trabalho árduo do meu pai com este material! :D

Obrigado pela dica para cortar o compensado, interessante a resistência dele, o de 1/16 para um modelo VCC, o pai cortou na tico-tico.

Estes ferimentos são terríveis, certa vez emprestei uma dremel, era novidade ainda, para um colega, e óculos de segurança, o camarada veio fazer chacota dizendo que o óculos dera coisa de 'bamby" para não dizer a palavra exata... rs! Ele ia usar os discos de corte (havia explicado para deixar a ferramenta trabalhar e não forçar para cortar), feitos com esmeril, eu disse que a condição para emprestar era que usasse o óculos, o cara aceitou, quando devolveu o material o óculos estava com um dano pequeno na lente, perguntei o que aconteceu, ele disse que o disco havia rompido e voou um estilhaço que poderia ter tirado a visão dele.. lição de moral do dia: Melhor ser bamby com dois olhos funcionais do que cabra macho e caolho...

Omar, gostaria de dicas para perfilar a asa, tive problemas, com lixa demora muito, e tentei fazer usando gillete, mas não ficou tão bom, tinha uma plaina da maxx mas sumiu por aqui, junto com as lâminas... :lol:

Seguem novas fotos.

Um abraço.

Wagner
Anexos
"ponta" da asa, esta é uma fita dupla face, tenho usado bastante. Juntei as duas partes e lixei para que ficassem com o mesmo formato.
"ponta" da asa, esta é uma fita dupla face, tenho usado bastante. Juntei as duas partes e lixei para que ficassem com o mesmo formato.
babby jazz_ponta da asa_fita.jpg (39.87 KiB) Exibido 7558 vezes
o "Deck" para afinar as pontas de asa, é construido sobre uma placa de vidro e usado fita dupla face. A vareta de madeira dura é para manter a parte da asa com 3/16 (não tinha em casa arame 3/16) e o arame para fazer com que a ponta fique com 1/
o "Deck" para afinar as pontas de asa, é construido sobre uma placa de vidro e usado fita dupla face. A vareta de madeira dura é para manter a parte da asa com 3/16 (não tinha em casa arame 3/16) e o arame para fazer com que a ponta fique com 1/
babby jazz_deck para perfilar asa.jpg (38.89 KiB) Exibido 7558 vezes
A ponta da asa sendo lixada no deck. Haja poeira!!! rs! A lixadeiras de aspecto primitivo foram feitas em casa, e funcionam muito bem. A fita dupla face segura de maneira surpreendente, eu já havia feito testes para ver esta resistencia!!
A ponta da asa sendo lixada no deck. Haja poeira!!! rs! A lixadeiras de aspecto primitivo foram feitas em casa, e funcionam muito bem. A fita dupla face segura de maneira surpreendente, eu já havia feito testes para ver esta resistencia!!
babby jazz_ponta sendo lixada no deck.jpg (23.08 KiB) Exibido 7558 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Wagner,

Geralmente a valentia é na verdade pura burrice. O medo é simplesmente um mecanismo de defesa dos seres vivos.

Muito boa a dica do duplaface para duplicar peças.

O ideal para dar o perfil da asa é usar a mini plaina. A lixa destroi a estrutura da balsa tornando-a mais susceptível a empenagem. Na falta da plaina, pode-se usar uma faca para cortar legumes com o corte retrabalhado para a forma triangular.
Se for usar a lixa use a mais grossa possível procurando desbastar a balsa sem exercer pressão. Depois é só dar o acabamento com lixas mais finas. tomando sempre o cuidado de não pressionar a madeira. A pressão comprime os micro filamentos da balsa, destruindo-os e alterando a principal característica dessa madeira.

Estou curioso para ver as próximas fases da construção do modelo.

Abs.
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Mensagem por Corsair »

Saudações Omar!

Tudo bem?
Utilizando equipamentos, por mais simples que sejam, é sempre bom manter a atenção e trabalhar com o máximo de segurança.

Que bom que gostou da dica da fita dupla face.

Obrigado pelas dicas, tenho que encontrar a plaina da maxx, ela não é muito convencional, mas deve funcionar. Sobre a técnica de lixar, usamos este procedimento para fazer flaps e profundores para VCC, demora, mas funciona, e como você disse, não adianta aplicar força. Meu problema é a demora mesmo, e tentei fazer a parte central da asa desbatando com gilette e com uma lamina da maxx, o primeiro resultado não foi muito bom, mas a próxima deve ficar ok. A faca para legumes, obrigado pela dica, tenho que afiá-la de modo que os dois lados do fio ou corte, formem um triângulo, tipo V invertido?
lâmina vista lateralmente ====[b:f4bbe7a2f1]>[/b:f4bbe7a2f1] é tosco este esquema ao lado, mas seria isso?
Procurei um tempo atrás uma faca pequena para sushy mas não achei.

A fuselagem está pronta, e tenho as fotos, envio depois, usei uma cola branca, seca bem rápido e é muito forte, tenho que perguntar a marca para meu pai ela vem em grande quantidade, daí arrumei um tanto da danada!

Estava pensando em deixar o modelo como na planta, mas agora penso seriamente em instalar um determalizador. O que você acha Omar.

Uma surpresa, não sei se reparou na foto do leme e estabilizador, serão gêmeos, dois Baby Jazz...

Um abraço e obrigado pelas informações.

Wagner

PS: não é reclamação mas parece que é um tópico só para duas pessoas??? :roll:
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Wagner,

É isso mesmo: a faca para legumes tem as faces da lâmina côncavas, deixando-as retas, formam o V como no seu esquema. Existe uma faca para legumes japonesa muito boa e deve custar uns 15 Reais. A nacional também deve funcionar.

Passa o nome dessa cola branca pra gente.

Determalizador é uma boa. Esses modelos adoram se mandar numa térmica.

É verdade. Bem que podia ter mais gente nesta conversa.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:7064e285b8="Corsair"]PS: não é reclamação mas parece que é um tópico só para duas pessoas???[/quote:7064e285b8]

Wagner,
pode acreditar que tem mais pessoas observando esse tópico.
Seu trabalho de pesquisa na construção está muito legal.
Abaixo as fotos de uma pequena plaina que estou aprendendo a usar.
Anexos
P1.jpg
P1.jpg (39.45 KiB) Exibido 7495 vezes
P2.jpg
P2.jpg (39.42 KiB) Exibido 7495 vezes
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Mensagem por Corsair »

Saudações Sr Sala!

Tudo bem?
Estou reclamando de barriga cheia, me perdoe, o pessoal tem visto muito o tópico. :oops:
Poderia indicar onde encontro uma plaina deste tipo? A minha que está desaparecida é da maxx, paguei barato por que a loja fez liquidação, só estão trabalhando com plastimodelos.

Eu sempre admirei suas construções!

Um abraço e obrigado pela força.

Wagner
Responder