Modelos Sólidos

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Marcos,

Se essa foi a sua primeira tentativa de construção de um sólido, imagino as próximas, pois essa já está muito boa e a gente sempre se aprimora de modelo para modelo.

Obrigado pela dica da massa.

CLGs são planadores de vôo livre lançados por catapulta (Catapult Launch Glider). É uma categoria muito praticada no exterior, Por aqui temos vários praticantes.Você pode encontrar plantas para download aqui no Forum, na seção de plantas de vôo livre.

Os modelos sólidos são feitos nas mais variadas escalas e seguem geralmente o mesmo padrão do plastimodelismo, porém as escalas de 1/32 e 1/24 são as mais usadas.

Para biplanos adotei a escala de 1/36 fora de padrão (o dobro de 1/72) resultando em modelos com envergadura proxima de 28 cm. Na minha opinião, a graça do modelo tem a ver com o tamanho e um biplano grandalhão não fica legal.

Gosto da escala 1/144 (a metade de 1/72) para modelos como o Avro e acho que você acertou na escolha.

A regra geral em aeromodelismo escala, tanto sólido quanto voadores, é a seguinte:
Quanto maior o modelo, mais cresce o compromisso com o detalhamento e os pormenores. Particularmente prefioro modelos menores, que podem ser mais despojados e visualmente menos cansativo.

Dei uma olhada no site que você indicou e fui direto na seção scratch build. Seu Avro estava lá lindão. Gostei de ver.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Me cadastrei e mandei MP para o autor.. Ele JÁ RESPONDEU... Caceta...
Obrigado !
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

Caro Omar. Obrigado pelos elogios. Me animei a montar um planador Vôo Livre do tipo que o Álvaro fez com o Kirb Tutor. O problema é arrumar tempo pra tanto projeto.

Cláudio, o pessoal lá é gente boa. Espero que aproveite bem.

Grande abraço,
Marcos.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Tempo é o nosso grande problema mesmo.

O Kirb Tutor é um excelente modelo.
Avatar do usuário
Corsair
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sex Jul 22, 2005 3:21 pm
Localização: LONDRINA-PR
Contato:

Mensagem por Corsair »

Saudações Sr Marcos Borges.

Seja bem vindo, excelente trabalho com o sólido.
Eu sou praticante de vcc, no yahoo meu nick é corsario_79, e estou construindo um planador de vôo livre, Baby Jazz, tem o processo no forum aqui. Está parado devido ao problema em dar forma no perfil e falta de tempo, mas logo terei novidades...

Um abraço e seja bem vindo, o pessoal aqui é muito gente boa e o nivel de educação e vontade em partilhar conhecimentos é de encher os olhos.

Wagner
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

Caro Wagner. Bom te encontrar por aqui também. Só não me chama de Sr. porque vou achar que estou mais velho do que sou. Boas sorte ai na construção do Baby Jazz. Vou dar uma olhada nele aqui no forum.
Abcs.
Marcos.
glauber
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Seg Jan 29, 2007 10:55 am
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagem por glauber »

OLA Mborges,aqui no site do evoo tem um monte de plantas de modelos para voo livre,inclusive modelos projetados para hlg e clg se quiser alguma planta é só procurar na parte de plantas,hehe,agora que eu descobri isso.

Abraços.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

mborges...

Estou impressionado com o seu trabalho. Depois de ver alguns trabalhos de modelos sólidos do Omar fiquei fascinado por este tipo de construção. Seu modelo e seu tutorial estão um show. Parabens, aprendi um bocado.
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

Caro Steimacher
Muito obrigado. Também aprendi muito e é gratificante poder compartilhar isso. Espero que vce se anime com modelos sólidos. Estou com um novo projeto iniciado: O EMB 120 Brasilia também na 1:144.
Abcs.
Marcos.
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

Caro Glauber.
Já achei também e fiz download de várias plantas.
Abcs.
Marcos.
Responder