Modelos Sólidos

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Modelos Sólidos

Mensagem por mborges »

Caros amigos.
Sou novo aqui no forum e acabei de me registrar.
Fiquei impressionado com os tópicos sobre construção de modelos sólidos postados pelo Omar. Obrigado pela aula que tive Omar. Estou trabalhando agora na construção de um mini-torno semelhante ao que vce mostrou. Sou aeromodelista já há alguns anos e resido em Juiz de Fora. Gosto muito da modalidade VCC e Planadores RC, mas o Vôo Livre sempre esteve presente, principalmente planadores. Meu filho de 13 anos é que me apresentou ao forum e já monta alguns modelos da Guillows.
Recentemente conclui a montagem de um modelo sólido em madeira na escala 1:144 do HS 748 (AVRO) nas cores da VARIG. Está mais para plastimodelo do que para Vôo Livre, mas quem quiser dar uma olhada no passo a passo da montagem ai vai o link.

[url]http://mmb.internethost.com.br/plasti/avro01.htm[/url]

Grande abraço a todos,
Marcos.
Avatar do usuário
Emersonfly
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Mai 28, 2006 10:46 am
Localização: Limeira SP

Mensagem por Emersonfly »

Parabéns mborges, ficou bem realista seu modelo, muito bom mesmo.
Abraço Emerson.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Modelos Sólidos

Mensagem por Alvaro Sala »

Marcos,
se eu entendi direito você escaneou uma revista, pos na escala e começou o trabalho com um cabo de vassoura!
Realmente belo trabalho e bela documentação. Bemvindo ao clube.
[quote:67dc70e3c9="mborges"]Aprendi bastante neste modelo e pretendo me aprimorar nos próximos projetos.[/quote:67dc70e3c9]
Eu também aprendi bastante vendo o seu trabalho!
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

Caros Alváro e Emerson. Obrigado. Gostei muito de encontrar esse forum. Espero que possa continuar trocando idéias e informações com vces por aqui e de quebra me animar com modelos de Vôo Livre.
Abcs.
Marcos.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Marcos,

Bem vindo ao forum.

É sempre uma alegria encontrar alguém interessado em sólidos e vôo livre. A montagem e a sequencia de fotos do seu modelo está nota dez. Parabéns! Dá para ver que você domina bem o assunto.
Considerando-se a escala reduzida de 1:144, você conseguiu chegar a um nível de detalhamento muito bom e o modelo ficou lindo.

Apesar da aparente semelhança, o sólido tem diferenças fundamentais em relação ao plastimodelismo. O prazer de esculpir um bloco de madeira e ver o modelo ir tomando forma é o grande barato da coisa.

Você mencionou o uso de "massa rápida". Que massa é essa?

Se você pretende se iniciar no vôo livre, recomendo começar com um CLG, que nada mais é do que um "sólido voador". Mas não abandone os sólidos, é sempre bom ter com quem dividir essa atividade.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Minha "praia" não são os modelos sólidos, mas ja fui plastimodelista e assim sei apreciar um belo trabalho. Já fiz alguns dioramas também...
Mborges, bem-vindo e parabéns pelo excelente trabalho, e obrigado pelas dicas contidas na sua página, em especial o link para a plastimodelismo.org !
Sou um estudante apaixonado da Segunda Guerra Mundial, e o blog do colega com os livros para download me deixou babando !
Tomei a liberdade de indicar o link que mostra a construção da máquina de vacuum forming para os colegas do outro tópico, espero que não se importe !
Abraços!
Claudio
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

[quote:ce2ecb3547="Omar Grassetti"]Marcos,

Bem vindo ao forum.

É sempre uma alegria encontrar alguém interessado em sólidos e vôo livre. A montagem e a sequencia de fotos do seu modelo está nota dez. Parabéns! Dá para ver que você domina bem o assunto.
Considerando-se a escala reduzida de 1:144, você conseguiu chegar a um nível de detalhamento muito bom e o modelo ficou lindo.
[/quote:ce2ecb3547]

Caro Omar. Obrigado pelo elogio. Também achei muito bom encontrar um grupo que se interessa pela construção modelos sólidos. Na verdade essa foi a minha primeira tentativa com um modelo deste tipo e a fotografia esconde bem os defeitos. Tenho alguma experiência na construção de aeromodelos VCC e Planadores RC, mas como vce deve saber a gente sempre aprende com cada projeto.

[quote:ce2ecb3547]

Apesar da aparente semelhança, o sólido tem diferenças fundamentais em relação ao plastimodelismo. O prazer de esculpir um bloco de madeira e ver o modelo ir tomando forma é o grande barato da coisa.

[/quote:ce2ecb3547]

Experimentei um pouco deste prazer com o AVRO e é bem legal também poder compartilhar isso via Internet. Qual a escala mais comum para os modelos sólidos? Imagino que seja um pouco maior que a 1:144.

[quote:ce2ecb3547]

Você mencionou o uso de "massa rápida". Que massa é essa?

[/quote:ce2ecb3547]

Acho que é uma massa utilizada em reparos automotivos (a base de Nitrocelulose). Ela é cinza escuro, seca rápido e é bem fácil de lixar. Comprei uma lata de 900 ml em loja de tinta comum.

[quote:ce2ecb3547]

Se você pretende se iniciar no vôo livre, recomendo começar com um CLG, que nada mais é do que um "sólido voador". Mas não abandone os sólidos, é sempre bom ter com quem dividir essa atividade.
[/quote:ce2ecb3547]

O que quer dizer CLG?.

Com certeza não abandono esta modalidade. Gosto de aviação, aeromodelismo e plastimodelismo em geral, mas o prazer de pesquisar e tranformar em realidade um modelo que a gente gosta não tem igual. Gostei muito dos links que vce botou em outro tópico sobre modelos sólidos. Tem muita coisa boa pra pesquisar lá.

Grande abraço,
Marcos.
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

[quote:6b429c9e2d="claudiorfernandes"]Minha "praia" não são os modelos sólidos, mas ja fui plastimodelista e assim sei apreciar um belo trabalho. Já fiz alguns dioramas também...
Mborges, bem-vindo e parabéns pelo excelente trabalho, e obrigado pelas dicas contidas na sua página, em especial o link para a plastimodelismo.org !
Sou um estudante apaixonado da Segunda Guerra Mundial, e o blog do colega com os livros para download me deixou babando !
Tomei a liberdade de indicar o link que mostra a construção da máquina de vacuum forming para os colegas do outro tópico, espero que não se importe !
Abraços!
Claudio[/quote:6b429c9e2d]

Caro Claudio. Muito obrigado. Descobri o forum plastimodelismo.org há algum tempo e o Alexandre (admin) sempre disponibiliza um material de referência muito bom. Dá uma olhada no tópico sobre referências no link abaixo:

[url]http://www.plastimodelismo.org/bbs/forumdisplay.php?f=5[/url]

Abcs.
Marcos.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu fui "seco" nos links sobre os livros, mas estão todos fora do ar... O 4sared pelo menos diz que a página não foi encotrada... Vou me cadastrar e mandar uma mensagem para perguntar se existe alguma localização alternativa....
Aqueles livros atiçaram minhas lombrigas... heheeheheh
Abraços!
Avatar do usuário
mborges
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 10:44 pm
Localização: Juiz de Fora - MG
Contato:

Mensagem por mborges »

Caro Claudio.
Acho que tem que registrar para os links funcionarem.
Abcs.
Marcos.
Responder