Voo Livre com motor elétrico--- proposta

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Voo Livre com motor elétrico--- proposta

Mensagem por Marco Antonio »

Puristas... nem vem reclamando e fazendo cara torta pois eu vi que os maiores construtores de FF usam isso, então se alguém reclamar está fora da realidade.

Já faz tempo isso foi proposto mas nunca feito por diversos motivos:

Disponibilidade do motor certo...
Bateria correta (muito pequena, potente e leve)
Redução...

Etc,etc...

Minha proposta:

Utilizar um Piccoz :shock: ele agora é vendido aqui no Brasil pela Estrela e custa 140 reais :?

Desmontando o piccoz vc vai ter uma redução poderosa, um motor muito forte e uma bateria leve(0,9g) e potente capaz de uma descarga de 500mA

Duas formas de controle/ acionamento.

Utilizar tudo do Piccoz..... pesando o conjunto todo:

motor/placa/redução/bateria não da nem 4g... e ele leva uma helice FF da aerobras (a vermelhinha ou a preta) muito bem, o que faz o[b:7303a1e283] taylor da aerobras [/b:7303a1e283]ficar voo-livre eletrico por exemplo.

Controle acionamento....

1° Proposta

Utilizar a placa do Piccoz sem modificação alguma(somente para indoor) essa plaquinha já vem com conector pra bateria, chaveL/D, controle de cut-off de motor, fet de potencia e sensor IR.

Instalar o conjunto no modelo e pra lançar basta acionar o stick do motor... controlar a potencia dele no stick, tirar motor e deixar ele voar livre.. os mais habilidosos podem retirar o conjunto da caixa e só usar o stick do motor.

2° Proposta

Estou fazendo uma plaquinha com temporizador de tres steps com controle de tempo e potencia que vai pesar 0,5g iagual a que eu vi em sites de FF... pode se usar a redução do Piccoz e sua bateria ou qualquer outra que queira

Se for do interesse coloco fotos e dou prosseguimento no assunto, inclusive pra quem se interessar vou colocar o projeto da placa em aberto... hexa do pic, desenho da placa e material
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

Gostei da idéia Marco.

você diz de substituir a helice principal do picco e por a da aerobras na mesma reduçao?

tem idéia do peso máximo para um modelo com este motor?

Obrigado
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sim.. diretamente pois a helice do piccoz tem um passo absurdo e ela tem quase o mesmo tamanho.. eu até tentaria utilizar ela mesma pois ao contrario de um heli que precisa só pra hoverar empuxo igual o peso o aero voa bem com um empuxo duas vezes menor que o peso.

Como eu disse, um modelinho igual do firgulino,(o taylor da aerobras) poderia voar com isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

Obrigado!

quem sabe em breve eu faça como você sugeriu.

desculpe, nao havia reparado na parte do taylor
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

:D Legal.. já valeu a pena então ter quebrado a cabeça com o que fazer com esse monte de piccoz quebrado aqui :lol: :lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Interessou.
E gostei da idéia de manter o rádio no comando do motor, principalmente pra não acabar com ele na fase de trimagem.
Você vai fazer um?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

A idéia é fazer com o tucaninho daquelas plantas inéditas da aerobras... não sei se faço do modo 1 ou do modo 2 :roll: ... precisaria fazer inevitavelmente do modo 2 pois é preciso testar o circuitinho .

Tirar tudo o que não serve do TX (piccoz tx) é facil pois a plaquinha interna mede 5X5cm e colocar só o stick do motor, emissor de infrared e uma 3S numa caixinha pequena é relativamente simples
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

A idéia de decolar do chão agora até ficou muito facil.. mas é preciso deixar o purismo de lado.

Colocar um atuador, ou um dispositivo magnético no leme... colocar o modelinho no chão e dar motor, ele decola e vc ativa o leme... ele sobe fazendo aquela curva gostosa... tira motor e ele voa livre.

:wink:

Tudo isso tb pode ser feito de modo automatico

:wink: :wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

marco e se você usar o comando de cauda pra fazer drive de um atuador no leme?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:5ce9ea465e="fabio_sp"]marco e se você usar o comando de cauda pra fazer drive de um atuador no leme?[/quote:5ce9ea465e]

Não da.. o comando de cauda na placa do piccoz é acoplado ao acionamento do motor no software do TX, teria que mudar tudo ou utilizar por exemplo um circuito do RFMA pra fazer isso
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder