P-38 CLG Escala do Saint Exupery
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
P-38 CLG Escala do Saint Exupery
Resolvi fazer uma homenagem ao Saint Exupery construindo seu P-38.
Na hora de pintar o modelo dei uma busca no Google e não acreditei quando vi que o avião tinha o prefixo 223. Tremenda coincidência, pois 223 é também o meu PT na ABA.
Nos campeonatos, era obrigatório ter o PT escrito no modelo. Assim, todos os meus Wakefields e Coup d'Hivers levavam um decal com o número 223. Somente agora, por um acaso, fiquei sabendo que esse também era o prefixo do p-38 do Saint Exupery.
Parece que o modelo nasceu com sorte mesmo, pois saiu voando quase com perfeição logo na primeira estilinghada. O modelo sobe na vertical fazendo um longo tuneau e saindo para o planeio sem perda de altitude, numa atitude bastante realista tanto no vôo, quanto na velocidade, o que na minha opinião é o que faz um modelo escala ser de fato escala.
Na hora de pintar o modelo dei uma busca no Google e não acreditei quando vi que o avião tinha o prefixo 223. Tremenda coincidência, pois 223 é também o meu PT na ABA.
Nos campeonatos, era obrigatório ter o PT escrito no modelo. Assim, todos os meus Wakefields e Coup d'Hivers levavam um decal com o número 223. Somente agora, por um acaso, fiquei sabendo que esse também era o prefixo do p-38 do Saint Exupery.
Parece que o modelo nasceu com sorte mesmo, pois saiu voando quase com perfeição logo na primeira estilinghada. O modelo sobe na vertical fazendo um longo tuneau e saindo para o planeio sem perda de altitude, numa atitude bastante realista tanto no vôo, quanto na velocidade, o que na minha opinião é o que faz um modelo escala ser de fato escala.
- Anexos
-
- P-38-3.jpg (15.86 KiB) Exibido 6385 vezes
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1994
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
- Localização: sp
O modelo tem 34 cm de envergadura e pesa 15 gramas.
Asa, fuselagem e diedro seguem exatamente o avião verdadeiro. As únicas alterações nas superfícies foram um pequeno aumento nas áreas dos lemes e do estabilizador.
O hatch no nariz serve para colocação de peso para ajuste de CG.
Acabamento:
Base de termolina.
Pintura alumínio em Esmalte acrilico Maimeri a base de água (pode ser encontrado na Casa do Restaurador)
Asa, fuselagem e diedro seguem exatamente o avião verdadeiro. As únicas alterações nas superfícies foram um pequeno aumento nas áreas dos lemes e do estabilizador.
O hatch no nariz serve para colocação de peso para ajuste de CG.
Acabamento:
Base de termolina.
Pintura alumínio em Esmalte acrilico Maimeri a base de água (pode ser encontrado na Casa do Restaurador)
- Anexos
-
- P-38-1.jpg (10.63 KiB) Exibido 6375 vezes
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Aeromodelismo é muito legal...
Mas vôo Livre, bom quem diria que um modelo "Clg" traria em si tantas lembraças de periodos históricos,escritores,construtores e por ai vai.
Desde de aquele post do modelo "Sólido" tenho prestado mais atenção ainda pois aquele modelo estático é mais rápido do que parece.
Parabens Omar este é um P38 especial traz consigo periodos realmente relevantes ,e o que é mais importante aprendizado.
:wink: Osmar
Mas vôo Livre, bom quem diria que um modelo "Clg" traria em si tantas lembraças de periodos históricos,escritores,construtores e por ai vai.
Desde de aquele post do modelo "Sólido" tenho prestado mais atenção ainda pois aquele modelo estático é mais rápido do que parece.
Parabens Omar este é um P38 especial traz consigo periodos realmente relevantes ,e o que é mais importante aprendizado.
:wink: Osmar
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
- betodebem
- membro
- Mensagens: 6477
- Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
- Localização: Florianópolis - SC
- Contato:
Antoine de Saint Exupéry, a gente voa todos os sábados onde ele pousava aqui em Floripa, no Campeche. É uma honra voar ali hehehe. :D
Essa semana conheci um pouco mais da história dele porque vai ter uma super exposição sobre a vida dele aqui em Floripa, vai ter até videoconferência com parentes dele, vai ser animal.
Bonito modelinho...
Abraços,
Beto
Essa semana conheci um pouco mais da história dele porque vai ter uma super exposição sobre a vida dele aqui em Floripa, vai ter até videoconferência com parentes dele, vai ser animal.
Bonito modelinho...
Abraços,
Beto
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:210a389862="betodebem"]Antoine de Saint Exupéry, a gente voa todos os sábados onde ele pousava aqui em Floripa, no Campeche. É uma honra voar ali hehehe. :D
Essa semana conheci um pouco mais da história dele porque vai ter uma super exposição sobre a vida dele aqui em Floripa, vai ter até videoconferência com parentes dele, vai ser animal.
Bonito modelinho...
Abraços,
Beto[/quote:210a389862]
Beto,
Confirma pra mim: O apelido dele entre os manezinhos era "Zé Peri"?
Aliás, a avenida principal do Campeche chame-se "Pequeno Príncipe".
Essa semana conheci um pouco mais da história dele porque vai ter uma super exposição sobre a vida dele aqui em Floripa, vai ter até videoconferência com parentes dele, vai ser animal.
Bonito modelinho...
Abraços,
Beto[/quote:210a389862]
Beto,
Confirma pra mim: O apelido dele entre os manezinhos era "Zé Peri"?
Aliás, a avenida principal do Campeche chame-se "Pequeno Príncipe".
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.