Jaburu - Meu P30

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

Moderador: Alvaro Sala

Matheus aereo
membro

Mensagempor Matheus aereo » 20 Mar 2008 08:02

Bélissimo modelo.Um dia quem sabe, eu possa ir em São Paulo, só pelo prazer de conhecer o pessoal.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 21 Mar 2008 14:04

Pedro,
Cito você aqui porque o seu tópico no Voamos vai sumir se não tiver fotos ou filmes.

[quote:917f3ae60e="Pithan20"]Pois é, hoje tivemos mais um dia de Vôo Livre. Tivemos vários altos e baixos.

Altos: O P-30 do Omar e do Álvaro estavam voando maravilhosamente, e meu planador Beija-Flor estava com um exelecente planeio!

Baixos: A asa do meu Beija-Flor quebrou em dois, e o Jaburu P-30 do Álvaro entrou numa térmica realmente monstruosa, e pra ajudar o DT falhou, PRONTO, quando percebemos o aviãozinho estava a uns 200m de altura e a quase 1km de ditância de onde foi lançado.

E Álvaro, você não vai acreditar, estava indo deixar meu tio no terminal rodoviário e estavamos na marginal Tietê, nesse momento vi uma coisa pequenina voando no céu, era meio esbranquiçada e quando eu olhei direito percebi que era seu P-30 a uns 100m de altura![/quote:917f3ae60e]

Realmente o aeromodelo me surpreendeu. Desaparecer assim na segunda seção de vôos...
Mas acho mais provável que você tenha visto um jaburu (o pássaro) migrando pro pantanal.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 21 Mar 2008 18:18

Meu filho Fábio disse:
"Pai, tá na hora de você fazer aviões piores e determalisadores melhores"

É, mas já vou começar o segundo!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 21 Mar 2008 19:12

[quote:03f7ab3677="J. Barlavento"]VAI PERDÊ!!! VAI PERDÊ!!![/quote:03f7ab3677]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Pedro Pithan
membro
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 21 Mar 2008 20:02

Só! Na hora do lançamento, eu disse VAI PERDÊ!!! VAI PERDÊ!!!

Eu acho que ziquei o modelo... :(

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 22 Mar 2008 00:08

[quote:bbdcdb0d80="Pithan20"]Só! Na hora do lançamento, eu disse VAI PERDÊ!!! VAI PERDÊ!!!

Eu acho que ziquei o modelo... :([/quote:bbdcdb0d80]

Pedro,
Conhece o Mar Morto?
Foi meu pai quem matou.
E como eu pertenço à Confraria dos Voolivristas Persistentes já estou com o estab na bancada.
Não percam!
Jaburu 2: A Missão.
Anexos
CVP21.jpg
(12 KiB) Baixado 3479 vezes
CVP1.jpg
CVP1.jpg (36.23 KiB) Exibido 3614 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Pedro Pithan
membro
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 22 Mar 2008 00:14

p***a! já começou o outro seu insano!

Eu num aguento construir a meia noite!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 22 Mar 2008 00:17

Voolivrista não come mel. Mastiga abelha.

Pedro Pithan
membro
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 22 Mar 2008 00:19

rsrsrsrs

Matheus aereo
membro

Mensagempor Matheus aereo » 22 Mar 2008 09:51

HAHAHAHA.

Riverfount
membro

Mensagempor Riverfount » 22 Mar 2008 10:22

Olá Alvaro,

Disponibiliza essa planta pra gente hehehe

Abraços!
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!

Omar Grassetti
membro

Mensagempor Omar Grassetti » 22 Mar 2008 23:38

Alvaro,

Realmente vôo livre não é coisa pra boiola. É isso aí. Perdeu? faz outro melhor!

O Jaburu mostrou que é um ótimo projeto e tenho certeza de que o segundo vai ficar ainda melhor do que primeiro.

Desconfio que o modelo determalizou e foi levado pela térmica mesmo assim. Estou construindo o Meteoro 2 e vou fazer o DT na asa para assegurar que o mesmo consiga trazer o modelo de volta em caso de térmica monstro, como essa que levou o seu modelo.

Pedro Pithan
membro
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 23 Mar 2008 00:36

É isso ai Omar, o Vôo Livre para quem não conhece bem e não pratica pode aparentar ser chato, mas quando se entra nesse mundo de loucos ninguém te tira do grupo por nada, e cara tem que uma persistência viu, por que os modelos toda hora se perdem em térmicas e em árvores.

Além de ser uma arte na construção e na trimagem é também muito divertido e recompensador ver uma coisa feita por você funcionando bem e com autonomia de vôo de 3 ou 2 min e por ai vai.

Realmente, isso não é coisa pra boiola!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 23 Mar 2008 00:58

[quote:fc39e4cf51="Pithan20"]...quando se entra nesse mundo de loucos ninguém te tira do grupo por nada...[/quote:fc39e4cf51]
É vero!

oldbox
membro

Mensagempor oldbox » 23 Mar 2008 01:53

[quote:5881e69507="Alvaro Sala"]Voolivrista não come mel. Mastiga abelha.[/quote:5881e69507]

"Eitcha noís"!

Alvaro em primeira mão confidêncio minha primeira construção algo digno dos ensinamentos da "C.V.P" .

Comentário de minha mulher :Nossa que estrutura delicada e que trabalho para fazer isto, você esta se dedicando muito e se voar para longe ?

Mostrei seu post a ela. :?
Resposta : Este pessoal é muito determinado gostei.
:shock: :D

Osmar
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.

Riverfount
membro

Mensagempor Riverfount » 23 Mar 2008 11:28

Uma pergunta de Leigo!

Conversei em MP com o Alvaro sobre o DT, ele me passou as informações necessárias e tal. Contudo surge uma dúvida (acredito que de leigo ainda) mas que gostaria de aproveitar esse post para saná-la:

O DT serve para, justamente, não perdermos o planador numa térmica e tals, vi o projeto do Omar que consiste em construí-lo com um paviu que solta o peso do nariz do avião para que o mesmo "volte"! Contudo, se o planador não entrar numa térmica monstro (como essa que arrastou o Jaburu para o infinito :) ) o DT vai funcionar do mesmo jeito, cortando assim um planeio bonito que este esteja executando, então é assim mesmo, simplesmente após uns instantes de vôo, mesmo sem entrar numa térmica se corta o "barato"?

Bem, não levem a mal minha indagação, é alguém querendo compreender as técnicas e teorias do Vôo Livre.

Abraços
Vicente E. R. Marçal

Iniciante!

oldbox
membro

Mensagempor oldbox » 23 Mar 2008 14:19

Como diria "Guilherme" meu filho(e seu idefectível "boneco cabeça de ovo Buzz Lightyear ") 8)

Ao o infinto e Além !!! :D

Osmar.

Omar Grassetti
membro

Mensagempor Omar Grassetti » 23 Mar 2008 19:09

Riverfount,
De fato parece contraditório cortar o barato do modelo quando o mesmo está no meio de um lindo vôo. A questão é que não se pode ariscar, pois as térmicas não perdoam.
Voar modelos de competição se divide em dois momentos distintos:
O primeiro consiste em voar constantemente para manter o modelo bem trimado e pronto para competir. Nessa fase não nos importamos com a duração do vôo e sim com o refinamento da trimagem, que é muito sutil e feita com pedacinhos de papel e leves lixadas nos apoios das partes móveis. O ideal é fazer vôos curtos para ser produtivo.
No segundo momento, que é a competição, é quando queremos que o vôo dure os dois minutos exigidos pelo regulamento.
De qualquer forma, se bem trimado, qualquer vôo é lindo de ver, mesmo com a cortada de barato do DT.

Oldbox,
As mulheres sabem das coisas. Determinação é fundamental!

Pedro,
É isso mesmo. Só indo lá no Villa para ver como a coisa funciona e se ter noção do quanto o vôo livre é desafiador e gratificante.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 23 Mar 2008 20:42

[quote:e85ba3ea04="Omar Grassetti"]Alvaro,

Realmente vôo livre não é coisa pra boiola. É isso aí. Perdeu? faz outro melhor![/quote:e85ba3ea04]

Quando terminei o Jaburu postei agradecimentos pro Beto pela hélice (aliás, se tiver outra vou precisar), pro Ricardão pela ajuda e pelo material do nariz (aliás se tiver outra vou precisar) e pro Omar pelas dicas, pelo pilão (aliás se tiver outra vou precisar) e pelo apoio psicológico durante a construção.

Agora agradeço ao Omar pelo apoio psicológico depois da perda.

Eu já tinha perdido um Roof Tramp (numa árvore), 2 CLGs um Vespinha e um Tuim (em térmicas).
Também já vi amigos perderem modelos em térmicas, em árvores e até no mato (Que nem o Chico do Omar na UCA).

Pra falar a verdade, na sexta passada eu cheguei em casa sem o Jaburu e com cara de duplicata vencida. A senhora Sala já foi dizendo: "Pode ir começando outro!"

Pô! É jogo duro! Pra falar a verdade dá uma desanimada, mas temos que tentar de novo.
Obrigado aos amigos (e à patroa) pelo incentivo!

betocastrucci
membro

Mensagempor betocastrucci » 23 Mar 2008 21:37

se o problema é só a hélice, já está resolvido :D :D :D :D :D :D Na próxima sessão de voo livre que eu for, me cobre...

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 23 Mar 2008 21:53

A cara de duplicata vencida você se acostuma afinal voce é macho e persistente nao é? no máximo vai perder, perder e seguir perdendo e dai?

Explicando: Só consigo considerar o conceito de "perder o modelo em termais é normal" como uma fase do aprendizado que todo voolivrista passa, mas que supera ao aprender técnicas/sistemas mais eficientes e cada vez menos falíveis de determalização.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 23 Mar 2008 23:32

Caro Sr. Yamin,
Ao telefone já ficou claro que esta sua resposta mau humorada não se refere a questões pessoais (as quais eu não suportaria e seria obrigado a pegar meu carro e ser macho o suficiente para ir até Cotia e tacar um beijo nessa sua careca lustrosa).
Então a questão é (como você mesmo disse) filosófica. Por que persistir em fazer um modelo VL e depois "Vai Perdê!!! Vai perdê!!!"
Daí caimos naquela velha dicotomia: VL x RC (ou estariamos falando de outra coisa?).
Assim como vi voolivristas perdendo modelos também vi planadoristas RC e aviãozistas e zaguistas perdendo e lenhando modelos.
Então a pergunta é: Como faz pra não perder, estragar, lenhar nossos modelos que custaram grana, tempo, dedicação, sonhos, etc?

A resposta nós sabemos.
Estamos num hobby extremamente técnico e às vezes perigoso (confesso que na única prova de mini térmicos que participei no TC fiz uma besteira e derrubei meu MT na avenida. Quando cheguei lá pra recuperar o modelo tinha um muleque numa bicicleta segurando o modelo de baixo do braço e um segurança da Tecnisa apontando um fusil pra ele. A verdade é que nessa hora deixei de ser macho e persistente e não participei mais de provas de MT).

A resposta é que não podemos folgar com segurança seja qual for a modalidade. Existem métodos velhos conhecidos para se controlar com segurança qualquer coisa que voe (menos pássaros) e nós é que negligenciamos.

Atire a primeira pedra aquele que nunca fez uma cagada!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 23 Mar 2008 23:57

[quote:ec13a1c8e1="Eduardo Yamin"]Explicando: Só consigo considerar o conceito de "perder o modelo em termais é normal" como uma fase do aprendizado que todo voolivrista passa, mas que supera ao aprender técnicas/sistemas mais eficientes e cada vez menos falíveis de determalização.[/quote:ec13a1c8e1]

Opa! Só vi isso depois que postei minha resposta.
Ia responder alguma coisa mas tô com sono.
Amanhã você vai ver viu Edu?

Ricardão
membro

Mensagempor Ricardão » 24 Mar 2008 08:35

[quote:903738204a="Alvaro Sala"]... , pro Ricardão pela ajuda e pelo material do nariz (aliás se tiver outra vou precisar) e...[/quote:903738204a]Só não tenho o spinner, mas vou ter que fazer um para o Carcará e como dos tarugos de alumínio furados que tenho saem sempre dois, pode contar com ele.
O VL do VL não pode ficar sem um Jaburú.

Falando em DT que falhou, aconteceu também com o ALF durante a trimagem, por sorte a térmica não era muito forte e ele acabou descendo depois de uns 2 minutos no telhado da casinha do guarda.

A prova e as seções de trimagem dos P-30 me ensinaram duas coisas:
1 - O pavio tem que ser de confiança, para barbante comum a braza tem que chegar bem perpendicular no elástico para garantir que queime - estou agora usando o barbante trançado, como o do Omar, que achei aqui na Praça da Árvore - chamam de cordão mas já vi também como fieira de pião - ele desfia menos e parece mais seguro.
2 - O tempo de descida do ALF provou que o Omar está certo de usar os pavios pequenos, porque o tempo total de vôo pode considerar o tempo de descida - que no caso do ALF foi igual a metade do tempo até determalizar.

Boas térmicas...

Voltar para “Vôo Livre”