Dúvida na construção do Asteróide

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Continue postando estamos acompanhando e curtindo.
Tá de parabéns!
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

últimos detalhes

Mensagem por perozzo »

segue uma foto do Asteróide já finalizado, só faltando dopar.

Agora novas dúvidas:

- tamanho do elástico - pesquisei no fórum e vi algumas opiniões diferentes
- tamanho da hélice - tenho a japonesa de 6", porém a da planta é maior, tudo bem?
- como fixar o estabilizador?colar inteiro?
- fixar a asa com 2 elasticos cruzados? pode ser elástico de dinheiro?

testei o planeio dele num espaço pequeno, sem intenção de ajustar, só por curiosidade e nossa, como é estável, sem ajuste nenhum...

essa coisa toda vicia mesmo, e ontem fiz nuns 20 minutos o projetinho do mini-planador do omar, tá na foto aí do lado... cara, como ele voa bem, e como é rápido!
Anexos
asteroide-quase.JPG
asteroide-quase.JPG (37.98 KiB) Exibido 5521 vezes
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Inveja... inveja... inveja...
Ah quando eu tiver tempo de novo... : )
Parabéns pela construção, tá lindo...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo.

Parabéns, O modelo ficou nota dez.

Eu uso no meu Asteróide duas tiras (um loop) de 1/8. A mecha fica uns dois centimetros menor do que a distãncia entre os ganchos. A hélice de 7" funciona muito com essa mecha.
Fiz poucos testes com a hélice de 6". Com hélice menor o modelo vai ficar mais velóz e descarregará mais rapidamente. Isso pode ser regulado aumentando o comprimento da mecha e também pela alteração nos trusts para menos.

O estabilizador é colado somente nos pontos onde os bordos de ataque e de fuga tocam a fuselagem. Use cola Cascorez diluida. Lembrando que o estabilizador deve poder ser removido facilmente caso seja necessário fazer ajustes posteriores. A colagem fraca também faz com que a peça se solte ao invés de quebrar.

Eu fixo a asa seguindo uma dica excelente do Alex Leão que consiste em fatiar em pequenos aneis uma bexiga de aniversário. No lugar da bexiga, também pode ser um preservativo.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

[quote:2f8e30f84b="Omar Grassetti"]Perozzo.

..... Isso pode ser regulado aumentando o comprimento da mecha e também pela alteração nos trusts para menos.

.[/quote:2f8e30f84b]

alguem pode me falar um pouco sobre trust???

hum, a idéia de soltar ao invés de quebrar é ótima. vou testar os motores assim que der tempo de dopar. obrigado!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

"Thrust" é o empuxo da hélice!
Para um mesmo comprimento de mecha, elástico mais fino ou menos tiras de elástico resulta em menos "thrust" e vice versa, mecha mais comprida também resulta em menos thrust, só que por mais tempo.
Quanto maior o torque na hélice, maior o thrust.
O thrust aumenta com o número de voltas, poucas voltas pouco thrust, muitas voltas muito thrust. Com tudo de voltas que o elástico agüenta a gente chama de "burst thrust" - dura pouco tempo, mas é o máximo de empuxo e torque. Básicamente, como o torque do elástico vai diminuindo à medida que ele desenrola, o thrust também vai diminuindo.
Durante a trimagem a gente calça o nariz de modo a que o eixo fique inclinado para baixo (downthrust) ou para cima (upthrust), para corrigir respectivamente as tendências de estolar ou picar sob potência e depois calça para um dos lados (sidethrust): para o lado direito (right thrust) se quizer que ele suba sob potência em curva para a direita ou do lado esquerdo (left thrust) se quizer o contrário - geralmente se quer que o modelo suba em curva para a direita.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

valeu! deu pra entender bem sim!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo,

Já que você mencionou o mini planador, esses modelos são uma ótima aula de trimagem, com a vantagem que podem voar dentro de casa, se tornando uma opção excelente para dias de chuva e vento frio.

Você mesmo pode criar seus próprios modelos seguindo mais ou menos as mesmas proporçõs do mini planador. Fazendo alterações nessas proporções, dá para aprender muito sobre as forças atuantes no vôo de um aeromodelo e como trima-lo para que alcance melhor rendimento.
Exemplo: Ao diminiir a área do estabilizador o modelo ficará estolado sendo necessário avançar o CG para compensar a menor atuação do estabilizador. Pode-se fazer experiências com tamanho de leme versus diedro e momento de nariz e assim por diante.

Com o tempo você vai notar o quanto seu cérebro manda no comportamento do modelo. Equivale a pilotar mentalmente por antecipação. Na verdade esses modelinhos não têm nada de inocentes e podem ser muito úteis no desenvolvimento de um vôo livrista.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

Dopei o modelo hj, estava tudo correndo bem, porém, passei uma demão no final de tarde e.... ficou tudo esbranquiçado. Passando uma nova demão isto some?


Omar, hj tbem aproveitei pra brincar um pouco mais com o planador, é muito divertido...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo,

branqueou por causa da umidade, pois no final da tarde é a hora em que o sereno começa a baixar. Lembre do horário ideal para dopar que está no texto acima sobre entelagem.
Dar mais uma demão de dope vai aumentar o peso do modelo.

A solução para isso é simples:
Espere um dia seco.
Umedeça um algodão com thinner e passe sobre a entelagem. O dope vai disolver e deverá secar sem branqueamento.
Faça isso no horário adequado.
O thinner Audi 2137 é o ideal. Se não tiver vai qualquer outro mesmo.

Você está voando o planador dentro de casa?
Responder