Dúvida na construção do Asteróide

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

ainda dá pra melhorar bastante coisa na montagem, certamente vai sair o n° 2 depois que este voar...
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

amanhã devo terminar de montar as duas partes da asa na planta, dae vou montá-la e estou com uma dúvida quanto à parte central.
Como fazer? monto um gabarito pro diedro e dae colo as longarinas da parte central da asa? esquerda depois direita ou as duas consecutivamente? o que é melhor, um lado por vez ou os 2 juntos?? não sei se consegui me explicar...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo,
O modelo está ficando muito bom.

Montagem da asa
1- montar o lado direito e esquerdo da asa usando o gabarito para dar a inclinação nas nervuras 1 e 7.
2-Retirar as duas metades da asa da planta e lixar as extremidades dos bordos de ataque e de fuga, fazendo com que fiquem alinhados com as nervuras inclinadas.
3- prender as partes da asa novamente na planta elevando as pontas na altura do diedro que está indicada na planta.
4-completar a parte central colando os bordos de ataque, de fuga e as longarinas.

MUITO IMPORTANTE
Sequencia da colagem dos winglets:
1-entelar a asa
2-entelar os winglets e colar nas extremidades da asa
3-borifar com álcool
4-dopar

Se não ficou claro, é só falar que eu explico novamente.

Boa montagem
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

ok, olhando parece complicado, mas explicando assim fica mais fácil!
outras dúvidas:
- os winglets devem ter as bordas arredondadas?
- o papel da entelagem da asa e da fuselagem tbem devem ser pré-encolhidos antes da entelagem da mesma forma como o do estabilizador?
- o leme "sexy" (rss) deve ter só as bordas arredondadas, ou deve ser todo arredondado? e é entelado??

muito obrigado!
Perozzo
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Arredondar as bordas dos winglets não faz diferença nenhuma, é só uma questão estética. Eu dou uma quebrada no canto passando a lixa 400 bem de leve. Já o lado posterios (que alinha com o bordo de fuga da asa) deve ser com canto vivo. Todo bordo de fuga deve ter o canto vivo, jamais devem ser arredondados, principalmente na asa e no estabilizador. Isso vale para qualquer modelo.

No caso do leme pode arredondar o perímetro todo do mesmo. É recomendáavel entelar o leme. Porém, em alguns modelos, ao invés de entelar eu tinjo a peça com anilina a base de água, passo termolina, lixo com a 400 e finalizo com uma demão de verniz acrílico à base de água diluido. Isso também funciona. Esteticamente é bom tratar os lemes e os winglets da mesma forma.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

Mensagem por perozzo »

desculpe a ignorância, mas a marcação em formato de triângulo no leme deve ser cortada?
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Mensagem por Matheus aereo »

Deve sim, é o corte para a trimagem.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo.

O modelo voa fazendo curva para a direita, tanto na fase de subida com elástico, quanto na fase de planeio.
As partes móveis do leme são vincadas na vertical com gilete sem atravessar a chapa. A parte horizontal é cortada totalmente, também com gilete. Depis de vincar e cortar, pressione a parte móvel para a direita até que ela se mova mais ou menos um milimetro. Faça isso nos dois lemes.
Na hora da trimagem, ajuste a curva do modelo e fixe a posição com uma gotinha da cola. Se tiver de reajustar a posição, é só separar a colagem com uma gilete.
perozzo
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:00 am
Localização: curitiba

asa pronta

Mensagem por perozzo »

agora falta só corrigir algumas varetas tortas e depois vou passar cola de madeira cascorez em tudo.
Como o dope da encomenda não chegou, acho q vou passar o verniz fosco acrilex em spray que tenho em casa pra fortalecer a armação.
Anexos
Cópia de IMG_0856.JPG
Cópia de IMG_0856.JPG (39.63 KiB) Exibido 4632 vezes
asteroide-asas.JPG
asteroide-asas.JPG (39.76 KiB) Exibido 4633 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Perozzo,

O verniz nao vai fortalecer a armação e ainda por cima vai aumentar o peso do modelo desnecessariamente.

Não passe nada na estrutura, somente reforce as colagens com cola Cascorez diluida.
Para verificar se a cola está com a densidade adequada, molhe o pincel na cola e levante; se a cola escorrer continuamente, estará muio diluida; se pingar uma ou duas gotas, a diluição estará adequada; se não escorrer nem pimgar, estará muito grossa.
Pincele em volta da colagem deixando um excesso para que penetre bem.

Dá para notar que você resolveu muito bem a montagem do diedro da asa.

Verifique se o sentido dos veios da balsa dos lemes estão seguindo o indicado na planta. Pela foto está paracendo que o leme da esquerda está com os veios na horizontal quando deveriam estar em diagonal para dar mais resistência. O sentido correto do veio da madeira é muito importante para que o modelo mantenha reistência estrutural e evitar empenagem.

Agora vem a parte mais importante, que é a entelagem.
Procure seguir a orientação do post da entelagem do Asteróide. Qualquer coisa, é só perguntar.
Responder