Novo P-30 quase pronto

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!

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Omar Grassetti
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Novo P-30 quase pronto

Mensagempor Omar Grassetti » 16 Abr 2008 18:33

Se der a estréia será no próximo domingo no Villa
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Mensagempor Omar Grassetti » 16 Abr 2008 18:36

A fuselagem é de tubo de balsa de 1 mm entelada em espiral
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Mensagempor Omar Grassetti » 16 Abr 2008 18:43

O que deu mais trabalho para construir foi o pilão. Para dar mais segurança, optei por determalizar a asa ao invés do estabilizador.
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Mensagempor Pedro Pithan » 16 Abr 2008 18:46

É o que o pessoal comenta...

"O Omar não é um construtor é um artista, por mais que ele negue" ;)

Lindo Omar, simplesmente lindo!

Antes de ver a segunda foto pensei que era um tubo de Fenolit! Só agora vi que é balsa!

Também Omar nem tenho como agradecer o apoio seu, do Álvaro, do Ricardão, do Kawasaki e do Edu Yamin para minha evolução no aeromodelismo, não só no Vôo Livre, mas como no RC (apesar de você não gostar muito).

Abraço! te vejo sábado! Domingo não estarei no Villa... Preciso dar uma folga pra mim e para os meus velhos!

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Pedro Pithan
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Mensagempor Pedro Pithan » 16 Abr 2008 18:49

Sábado vou aproveitar e escolher a Balsa para a nova versão do meu Beija-Flor!

Com sua ajuda claro!

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Mensagempor Omar Grassetti » 16 Abr 2008 18:49

Ainda falta fazer o nariz e dopar
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Mensagempor Ricardão » 16 Abr 2008 18:59

Grande Omar! Parece que este você vai voar com mais tempo em potência, mas com essas cores esse aí vai ser fácil de achar.
Vou viajar neste domingo e estarei ausente no VL, mas outras oportunidades de ver esse menino voando vão haver com certeza.
Espero que você tenha atingido o seu objetivo de peso.
Depois vou também querer dar uma olhada na sua solução para travar a rotação do grupo de nariz.

Bons vôos!

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Mensagempor Omar Grassetti » 16 Abr 2008 19:25

Ricardão,

Vai ser uma pena você não estar presente caso eu voe o modelo domingo.
Isso mesmo, a idéia é ter uma descarga muito lenta com consequente aumento da duração do vôo em potência. Para isso estou procurando ficar no limite de peso com 40 gramas de estrutura.
O modelo até agora sem o nariz e a dopagem está pesando 27 gramas. Tenho somente mais 13 gramas para gastar. Espero conseguir.

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Mensagempor Ricardão » 16 Abr 2008 19:35

Vai conseguir as 40 g colocando lastro, o nariz do ALF estava com 12,7 g.

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Mensagempor Omar Grassetti » 16 Abr 2008 19:47

Então acho que vai dar na mosca. Primeiro vou dopar e depois tentar fazer o nariz com o que sobrar de peso disponível.

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Mensagempor Pedro Pithan » 16 Abr 2008 19:52

É uma pena não poder ir também! Mas espero um dia o ver voando! Isso se uma térmica não o levar antes! hehehe!

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Mensagempor NORTON » 16 Abr 2008 20:10

Omar,

Como assíduo leitor de seus posts, pergunto pois não resistí...

Com fazer esta fuselagem ???

Penso em enrolar balsa úmida em torno de um cabo de vassoura para dar formato, mas na hora da união, qual seu método, fazer um ângulo na partae que já está no cabo, sobrepor a balsa , colar, secar bem e lixar o que sobra para arredondar e depois fazer o mesmo ao contrário com outra peça de balsa, fechando opostamente á emenda inicial?

Lindo trabalho, sem comentários.

Abs

Norton

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Mensagempor Alvaro Sala » 16 Abr 2008 21:35

[quote:7bc09a9c7c="Omar Grassetti"]Para dar mais segurança, optei por determalizar a asa ao invés do estabilizador.[/quote:7bc09a9c7c]

Realmente.
Os P30 com 60g ou mais estão desaparecendo, imagina se ficar nas 50g.
Bota umas fotos com detalhes desse DT de asa.

Mais um modelo que não precisa assinar a planta.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor oldbox » 16 Abr 2008 21:51

[quote:df52792cf7="Omar Grassetti"]Ainda falta fazer o nariz [/quote:df52792cf7]

Omar assim como o Norton preciso perguntar sobre o conjunto
que forma o nariz você postou estes "dias" a respeito o problema é que nem sempre dispomos destes materiais.

Tens alguma dica de confecção mais simples ?
Tenho receio de fazer algo muito simplista e não funcionar direito! :shock:

Abraço Osmar

Ps:Queria fazer um caprichado para meu "Hb"
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.

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Mensagempor Omar Grassetti » 17 Abr 2008 12:26

Norton,
O método de enrolar a balsa é exatamente como você descreveu.
Para quem não conhece o processo:
1- A balsa deve ser corte tangente ou A grain. Ou seja: não pode ser quarter grain e os veios deverm ser bem paralelos. A chapa não deve apresentar manchas escuras acentuadas ao ser observada contra a luz.
2- apoiar a chapa na quina da mesa e lixar em ângulo de forma que fique tangente à circunferiência interna da seção da fuselagem.
3- molhar a balsa com água morna durante alguns minutos (se a balsa for um pouco dura, o ideal é dopar a parte interna antes de molhar. Isso facilita a dobragem pelo lado externo não dopado.
4- enrolar a balsa num molde (cabo de vassoura de ferro funciona bem) fazendo com que a mesma se sobreponha ao lado lixado em ângulo. Enfaixar com faixa de farmácia e deixar secar até o dia seguinte.
5- retirar a faixa e colar com cola branca diluida,tomando cuidado para que a cola não exceda a emenda para não grudar no molde. Retirar do molde e limpar a cola que possa ter invadido o molde. Recolocar no molde e deixar secar por algumas horas prendendo a emenda com tiras de fita crepe.
6- lixar a emenda retirando o excesso e arredondando.
6- Entelar em espiral com a fuselagem ainda no molde.
7- Como você mesmo disse, para modelos maiores pode-se acrescentar mais uma chapa de balsa enrrolada sobre a primeira, fazendo com que a emenda fique do lado oposto à anterior.

No caso do P-30 uma única chapa de um milimetro é o ideal.

Alvaro,
Você tem razão. Acho que ficar dentro do peso é a próxima etapa. Confesso que não é nada fácil.
Depois eu posto fotos do DT de asa

Osmar.
O conjunto de nariz de P-30 já foi postado recentemente. Dá uma olhada nos posts anteriores (não lembro o nome do post). Mas na dúvida eu postarei fotos do nariz deste modelo assim que o mesmo ficar pronto.

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Mensagempor Omar Grassetti » 17 Abr 2008 22:21

O DT na asa funciona exatamente como no estabilizador
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Mensagempor Omar Grassetti » 17 Abr 2008 22:24

Testando o sistema
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Mensagempor betocastrucci » 17 Abr 2008 22:49

Modelo com assinatura do Omar, leme duplo, nervuras diagonais... show de bola!!
e eu aqui em Rondonia e os meus p-30s parados na bancada... :(

DT na asa é o que os "experts" de p-30 mundo afora recomendam.
Por falar em nervura diagonal, percebi que as próprias não se "encontram" nos bordos (ataque e fuga) com as nervuras convencionais como normalmente se ve por ai. É por gosto ou tem alguma teoria?

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 17 Abr 2008 22:55

Mas... o que esse elástico do destermalizador soltará? O que ocorrerá na asa?

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Pedro Pithan
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Mensagempor Pedro Pithan » 17 Abr 2008 23:03

A asa ficará com incidência negativa, isso traz o modelo para baixo!

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Mensagempor Pedro Pithan » 17 Abr 2008 23:04

Além de mudar um pouco o CG

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Mensagempor NORTON » 17 Abr 2008 23:13

Omar,

Obrigado pela explanação, confirma minha idéia e acrescenta detalhes facilitadores,

Abs

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 18 Abr 2008 08:13

[quote:58d9778435="Pithan20"]A asa ficará com incidência negativa, isso traz o modelo para baixo![/quote:58d9778435]

Embica pra cima então? (só confirmando que positivo e negativo já tem em excesso na minha cabeça...)
Para que serve a vida? - Manter-se em homeostase - Desiquilíbrio diante da matéria bruta
Isso não faz sentido. Isso parece inútil.

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fhkawasaki
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Mensagempor fhkawasaki » 18 Abr 2008 08:29

Isso....o DT dispara e o bordo de fuga sobe e o de ataque fica parado, bemmais seguro que determalizar apenas o estabilizador...imagina se uma obra prima dessas pega uma térmica monstro!! não há estabilizador determalizado que segure hueeuhe

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Sukyake
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Mensagempor Sukyake » 18 Abr 2008 08:35

[quote:c2b9d87292="fhkawasaki"]Isso....o DT dispara e o bordo de fuga sobe e o de ataque fica parado, bemmais seguro que determalizar apenas o estabilizador...imagina se uma obra prima dessas pega uma térmica monstro!! não há estabilizador determalizado que segure hueeuhe[/quote:c2b9d87292]

Hmmm.. ok, valeu Kawasaki! ^^
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Isso não faz sentido. Isso parece inútil.


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