Categorias FAI

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Categorias FAI

Mensagem por Alexandre Cruz »

Pessoal estou tentando montar um organograma das categorias FAI e preciso de ajuda para algumas que não encontro (algumas acho que nem são FAI...).
Se alguém souber a categoria ou souber que não é oficial por favor poste aqui.
As que faltam são:
Elástico:
Easy B
SO
A-6
Planadores HLG ou CLG
22",16",12",8",6" ;conheço F1N mas é só pra indoor, tem a de outdoor? Existe alguma para DLGs?
Qual a diferença de F1J para F1P?
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Alex,

Cavocando no www.fai.org , o que for FAI tá tudo lá!

Especificamente a pagina é http://www.fai.org/aeromodelling/documents/sc4 e o documento que voce quer acho que é o PDF que está neste ZIP: ftp://www.fai.org/sporting_code/sc4/sc4_f1_freeflight_08.zip

O que não for FAI daí cada pais tem sua definicao... Por exemplo o que é da Argentina nao-FAI eles chamam de "reglamentos nacionales" e está tudo aqui: http://www.faa.org.ar/reglanacio.htm
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Obrigado Gustavo, tinha cavucado mas não achado este arquivo.

Segue o organograma que fiz. Como imagens e e-voo não combinam coloquei aqui também http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=1888097
Este organograma serve para se ter uma idéia no nível que estamos, acho que temos muito o que evoluir tanto em construção quanto em vôo e competições. Imagino que para mudar de categoria deva-se ter um modelo bom o bastante para vencer ou disputar de igual para igual um campeonato.
Tentei organizar as linhas em níveis semelhantes de dificuldade, pode ser que alguma categoria tenha a ordem trocada, se tiver me avisem por favor.

Só para explicação:
Cat A Planadores rebocados manualmente
Cat B Motores extensíveis outdoor
Cat C Motores a combustão
Cat D Motores extensíveis indoor
Cat N Planadores de lançamento manual indoor (CAT X outdoor)
GVG Old timers Extensíveis
GVR Old timers Rebocados manualmente
GVM Old timers Motorizados

Obs: coloquei P-25 abaixo de A-6 pois se não me engano A-6 não tem limite de peso e assim ficam mais complicados que os P-25, estou certo?
Anexos
Organograma.jpg
Organograma.jpg (18.37 KiB) Exibido 5633 vezes
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Alexandre,
Na categoria B não tem P30?
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

e o wake e mini wakefield? onde se encaixam?
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Gostei da iniciativa de compreender melhor e situar o que estamos fazendo em termos de vôo livre.
Se entendi bem, só F1B e F1G são classes FAI.
Anexos
Está é minha visão da evolução (considerando que Embryo é outdoor).
Está é minha visão da evolução (considerando que Embryo é outdoor).
Elástico Outdoor.jpg (12.74 KiB) Exibido 5583 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Legal essa idéia, dá para termos uma idéia de quão longe estamos do trio ABC.
O F1H está aparecendo embaixo do F1A e do F1D... o que é F1H?
Já mandei arrumar meu motorzinho diesel pra usar em GVM, e o Cyclon?
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

F1H são os EzB, certamente mais simnples que os F1D.
Álvaro, gostei do Embyro mas acho eles tão complexos quanto os P-30 por isso não inclui, qual a evolução entre um Embyro e um P-30? Todos os "F" são categorias FAI.
Beto, tenho que mandar dois CBs para o México em troca do Cyclon mnas vale a pena. Boa sorte com o GVM não vai ser fácil...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Beto,

F1A, F1B E FIC sómente quando houver campo com espaço suficiente. Até lá, temos que nos contentar com categorias "menores".
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:e9cff0da36="Omar Grassetti"]Beto,

F1A, F1B E FIC somente quando houver campo com espaço suficiente. Até lá, temos que nos contentar com categorias "menores".[/quote:e9cff0da36]

Pensando em espaços pequenos, até que o Embryo se justifica.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder