HummingBird, construindo um modelo no hotel

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

HummingBird, construindo um modelo no hotel

Mensagem por betocastrucci »

Estou com um motor Elfin 0.5cc diesel de 1951, na verdade ainda está no mecânico, e resolvi construir um modelo que poderia ter sido usado na época com este motor. Perguntando ao Jim Moseley qual modelo ele me indicaria, ele não só indicou como me enviou a planta pelo correio! Resolvi então construir logo dois, um para o pequeno diesel, o outro elétrico para o Edu Yamin, que vai entelar os dois 8)
O problema é que estou viajando bem mais do que ficando em casa nestes meses, então resolvi fazer algo diferente: contruir os modelos no quarto de hotel! Juntei duas chapas de 1/16", duas de 1/8" e mais dois pacotes de 10 varetas de 1/8" x 1/8", e algumas parcas ferramentas como um estilete, lixador com lixas 80, 150 e 220, cola superciano e cascorez, alguns alfinetes e uma régua metálica. Está lançado o desafio, vou ter que construir os dois modelos com isso que trouxe comigo.
Anexos
Elfin 0.5cc diesel, de 1951
Elfin 0.5cc diesel, de 1951
elfin_05.jpg (39.69 KiB) Exibido 11130 vezes
O modelo, publicado em revista
O modelo, publicado em revista
HBird01.png (35.76 KiB) Exibido 11130 vezes
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Apesar de originalmente ser um modelo de voo livre, vou usar o que chamamos de RCA, radio controle assistido. Não posso correr o risco de perder o motorzinho.
Carregar as chapas de balsa e varetas no avião foi tranquilo, levei como bagagem de mão, quero ver quando voltar com os modelos semi-prontos...
Já aqui em Paranaguá (PR) passei no supermercado e comprei uma tábua de cortar carne de madeira, para não estragar a mesa do quarto do hotel. Escaneei a planta na fábrica e redesenhei as nervuras, alterando o sistema de longarina, e aproveitei para imprimir todas as nervuras já na posição de chapa.
Eu colo o papel impresso com as nervuras na balsa com cola bastão e vou cortando por cima do papel com o estilete, eu gosto deste método porque o estilete não "escapa" quando guiado pelo papel sulfite, e é bem fácil de fazer. Em duas horas de trabalho já tenho os dois jogos de nervuras.
Outra coisa que faltou trazer foi uma máquina fotográfica... vou ficar devendo as fotos.
Anexos
Nervuras já aproveitando todas as gramas da balsa de 1/16"
Nervuras já aproveitando todas as gramas da balsa de 1/16"
HBird04.png (7.89 KiB) Exibido 11127 vezes
Planta da asa e estab
Planta da asa e estab
HBird03.png (16.57 KiB) Exibido 11127 vezes
Planta da fuseca
Planta da fuseca
Hbird02.png (24.62 KiB) Exibido 11127 vezes
Beto
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Beto,

O motor Diesel é a opção ideal para modelos old timer. O meu Miss América voava divinamente com um PAW 1.5 BB/RC.

Uma hora dessas eu dou uma Youtubada no vídeo dele voando.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Muito bonito modelo, com certeza um belo old timer!

Desculpe desvirtuar o topico, mas modelos de até que peso um motor destes consegue levar numa boa?
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:48d8de0155="betocastrucci"]Já aqui em Paranaguá (PR) passei no supermercado e comprei uma tábua de cortar carne de madeira, para não estragar a mesa do quarto do hotel.[/quote:48d8de0155]
Beto,
Construção itinerante é realmente novidade.
Eu teria levado uma daquelas pranchas de borracha verde que vende por aí justamente pra cortar coisas.

[quote:48d8de0155="Cessnas"]Muito bonito modelo, com certeza um belo old timer!

Desculpe desvirtuar o topico, mas modelos de até que peso um motor destes consegue levar numa boa?[/quote:48d8de0155]

Eu não acho que disvirtua. Também queria saber o peso, envergadura, etc.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Nem em SP eu acho dessas pranchas verdes, imagina por aqui. :D
A envergadura é de 32" (80 cm), o peso do modelo da revista perto de 300g (!!!), agora quanto esse motor pode levar, boa pergunta...
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Para mim isso é novidade, estou acostumado com os motores ''comuns'' a combustao, pra mim aviao com menos de 1 metro o negocio ja é mais pra eletrico, mas agora que conheci estes motores ja mudei meu conceito, muito interessante o motor, fica a duvida entao, seria interessante se alguem soubesse dizer quanto ''puxa'' um diriamos assim ''motorzinho'' destes! :D
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

O Beto é o mestre das construções de balsa, com certeza vai sair mais uma obra de arte!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

As nervuras e bordo de fuga da asa já cortados e lixados, faltando montar. Resolvi atacar o projeto do estabilizador e profundor para radio comando assistido. Depois de muita conversa com o Edu Yamin, chegamos no desenho apresentado.
Anexos
Hbird05.png
Hbird05.png (25.56 KiB) Exibido 11005 vezes
Beto
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Estamos utilizando também as dicas do pessoal da lista SAM Argentina.
Quem quiser participar: sam1953@gruposyahoo.com.ar
Responder