F1H Quem topa?

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

F1H Quem topa?

Mensagem por Alexandre Cruz »

Pessoal e o Beto pretendemos construir um F1H (nordic A1) para cada, mais um se o Edu topar.

O modelo nao vai ser dos mais complexos mas vai ter BF e capstrips de carbono, e uma longarina forte.. Pretendemos fazer o gancho para reboque circular e usar um timer simples, viscoso ou eletronico para o DT apenas.

Quem topa entrar nessa?

Precisamos desenvolver o gancho principalmente....
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Eu nunca soube e queria aprender.
Qual a regra do F1H? Área? Envergadura? Como é?
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

O F1H segue muito o F1B. Área máxima, incluindo profundor de 19dm^2, peso mínimode 220g, cabo de 50m para o reboque, o resto é livre.

O modelo melhores tem perto 1.5-1.6m de envergadura mas isso pede uma longarina muito forte, acho que 1.4m é mais razoável para nós...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Onde seria a prova? F1H precisa de bastante espaço...
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Acho que prova só se justifica se houver bastante gente voando e se divertindo com isso até lá temos só Argentina, EUA e Europa

O reboque circular não é fácil mas é muito gostoso de se fazer, para treinar não precisa de tanto espaço assim, reboca, lança e DT com 30s ou 1min ou quanto o espaço permitir...

Fui com o Panapira em Iracemápolis e tem muito lugar pra voar, pelo menos para vôos de 2min com vento moderado, é uma opção..
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Eu já pude sentir o gostinho participando da prova de F1H na Argentina com o Mini Cirrus. A vantagem do reboque circular é que o modelo fica o tempo todo preso no cabo, e o d/t pode ser acionado segundos após o modelo soltar do cabo, não sendo necessário muito espaço para treinos.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Creio que é possível conseguir mais competidores divulgando entre as pessoas que fazem plandorismo RC.

Se o Alex tem contatos em Iracemápolis que garantam o campo, creio que é um bom lugar e tanto dá para ir de SP como de várias cidades do interior.

Para mim o mais complicado será o comando eletrônico para DT e leme, o gancho automático deve dar para fazer - DT viscoso tenho pouco interesse em fazer. Se conseguir superar isso a tempo, eu pelo menos topo.

Mesmo que não consiga ter um modelo para competir, desde já fico disponível para ajudar na prova.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

No Mini Cirrus já utilizei timer eletronico com servo, com uma função para d/t. No atual desenvolvimento do timer, ele tem até 3 funções com o mesmo servo (o servo gira e para em 3 posições diferentes), servindo para atuar no leme, estabilizador e d/t.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

[quote:01c8521aed="betocastrucci"]No Mini Cirrus já utilizei timer eletronico com servo, com uma função para d/t. No atual desenvolvimento do timer, ele tem até 3 funções com o mesmo servo (o servo gira e para em 3 posições diferentes), servindo para atuar no leme, estabilizador e d/t.[/quote:01c8521aed]

Você pretende comercializar esse timer ou pode ceder o circuito e o programa para eu montar um ou mais, caso mais alguém aqui de SP também queira participar?
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Para comercializar o timer eu tenho que ter uma ordem de produção acima de 50 peças, o que é até viável, provavelmente devo aproveitar um tempo no final de ano para finalizar o produto.
Responder