Excelente planador "de bandeja".... Vale a pena !!

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Excelente planador "de bandeja".... Vale a pena !!

Mensagem por claudiorfernandes »

Bom, pessoal, como minha primeira colaboração, gostaria de postar a construção do planadorzinho carinhosamente apelidado de “Esfihinha” na seção "Isopor e Depron", por pura incompetencia, aqui vai a “receita de um planadorzinho experimental que me surpreendeu pela tranquilidade e duração do vôo....
Decidi pela postagem porque acho que, realmente, vale a pena tentar fazer um....

Tudo começou com uma noite regada a esfihas...... ou seja, começou bem....hehehehehehe
Anexos
1.jpg
1.jpg (32.82 KiB) Exibido 7555 vezes
2.jpg
2.jpg (36.58 KiB) Exibido 7555 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Esfihinha.....

Mensagem por claudiorfernandes »

Pois bem, essa dita caixa tem um perfil muito interessante na tampa, que forma umas curvas “reversas”, e que inspiraram a confecção de asas muito resistentes a postes e árvores... Eu já tinha percebido isso no primeiro avião que construí a partir de uma caixa dessas... Este segundo modelo foi aperfeiçoado, e foi utilizada também uma caixinha daquelas de hamburguer para a cauda, para reduzir o peso da cauda e assim economizar peso no nariz... (só quem não tem economizado no peso sou eu mesmo..... hahahaha).

Uma vista geral do bichinho :
Anexos
4.jpg
4.jpg (31.98 KiB) Exibido 7554 vezes
3.jpg
3.jpg (35.33 KiB) Exibido 7554 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Esfihinha

Mensagem por claudiorfernandes »

Como se pode ver, a envergadura das asas é de cerca de 40 cm, e a da cauda, de cerca de 10 cm. A corda da asa gira em torno dos 5 cm (a maior possivel para aproveitar a tampa toda e fazer as duas metades da asa). O comprimento total ficou em torno de 30 cm, sendo a “fuselagem” constituida por uma vareta quadrada de Cedro Rosa de 3x3mm, tirada na serra circular em casa mesmo... (sou artesão, trabalho com luminárias e quebra-cabeças de madeira... hehehehehe)
Pois vamos ao que interessa.... A caixa mede aproximadamente 22 cm de comprimento, por uns 15 de largura. A régua de referência tem 30 cm, e ao lado dela nas fotos aparece o “velho e sábio pai”... todo arrebentado de dar de bico no chão até acertar o CG......
A primeira das fotos seguintes mostra o tamanho da caixa, a segunda o avião original e a terceira o aproveitamento da tampa para obter as metades das asas com direito a winglets e ao reforço central... Construção monobloco.... bem melhor....... (O meu primeiro avião “bandeijistico” tinha winglets colados... passava mais tempo colando de volta do que voando....... )
Avatar do usuário
bugfly
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qui Dez 08, 2005 5:14 pm
Localização: Sao Joao de Meriti - RJ

Mensagem por bugfly »

Dps vc manda o nome da empresa q entrega essas esfirras, assim geral come e se diverte: Compre esfirra e ganhe um planadorzinho. hehehehe

[]´s
Se navegar é preciso, imagine voar...

Voo livre - 9;Planador - 2;Elastico - 1;bits - Em construção;controlados - Comprando peças

-=[BugFly]=-
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

legal o planador, mas ver isso me deu uma fome.....!!! :? :lol:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder