Desafio Cloud Tramp 2 Minutos [VENCEDOR: BETO CASTRUCCI]

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Desafio Cloud Tramp 2 Minutos [VENCEDOR: BETO CASTRUCCI]

Mensagem por alepacau »

Construa um Cloud Tramp, faça-o voar por 2 minutos e ganhe prêmios!

Recorde oficial até agora: Beto Castrucci 43s.

Recorde pós desafio: Omar Grassetti 5:52.13.

[url=http://www.youtube.com/watch?v=w8xIuQV_dj8]Vídeo de um vôo[/url]

Vencedor do desafio: Beto Castrucci.

Prêmio especial: Eduardo Yamin.

Muito obrigado aos 2 e parabéns a todos que participaram!!!
Anexos
desafio_2min.gif
desafio_2min.gif (11.57 KiB) Exibido 14781 vezes
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Regras:

- Diversão como regra principal. Ninguém vai tirar a mãe da forca ou ganhar medalha olímpica com isso. Divirta-se acima de tudo!

- Modelo: Cloud Tramp de acordo com a planta original.

- Hélice de 8 polegadas, plástico ou balsa, giro livre (dobrável não vale).

- Você faz seus vôos onde puder/quiser, no seu estado, na sua cidade. O vôo precisa ser assistido por 2 outros aeromodelistas, ou filmado (sem cortes nem montagens). Pode ser em VHS. Me manda um MP que eu mando o endereço pra onde você deve enviar a fita. Se for video digital, coloca o arquivo em algum lugar de onde a gente possa baixar.

- O plano de decolagem e o de pouso precisam estar razoavelmente no mesmo nível. Não vale lançar o CT do prédio do Banespa!

- O primeiro que voar seu Cloud Tramp por 2 minutos e postar o video ou a declaração dos dois outros aeromodelistas ganha uma camiseta exclusiva (só você vai ter uma no mundo! :^P) estampada com o gráfico acima! A cor da camiseta é a mesma da do fundo do gráfico (sujeito à disponibilidade do mercado) e haverá também a inscrição "Eu venci" ou "Vencedor" junto ao gráfico. O vencedor ganhará também um adesivo para "coroar" seu Cloud Tramp campeão!

- A data final é dia 30 de setembro, valendo tempos postados aqui até às 24hs desse dia. Se até a data final ninguém fizer um vôo de 2 minutos, ganha quem chegar mais perto dos 2 minutos. Portanto registrem e postem aqui TODAS as suas tentativas :^). Não precisa mandar o vídeo das tentativas, mas envie seu tempo record POR MP para o Beto Castrucci, para registro. Se esse tempo for o vencedor, daí sim solicitaremos uma cópia do vídeo comprovando o vôo, ou o depoimento das testemunhas.

A planta está aqui:

http://website.lineone.net/~mike.denise.parker/Plan.gif

Pra construir um, siga as instruções:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9599 e quando precisar não hesite em colocar sua dúvida aqui!

Pra aprender a ajustar o vôo, leia isto:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111 e se possível junte-se à turma do New Campão (pra quem tá perto de Sampa), fale comigo em MP pra quem tá perto de Campinas ou coloque sua dúvida aqui. Este desafio visa principalmente ajudar quem nunca voou um modelo à elástico (mas está aberto aos veterenos tbm, do vôo livre ou de qq outra modalidade, todos são muito bem vindos!). Portanto eu tenho certeza que todos aqui que tiverem condições de ajudar o farão sem pestanejar :^)
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

estou nessa 8)
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:fa878887b5="Omar Grassetti"]Acho que uma única marca de tempo de dois munutos pode não ser o ideal, pois dependerá bastante de uma térmica para ser atingida. Claro que o objetivo maior numa competição de voo livre é pendurar o modelo numa térmica, porém, manter uma média alta de tempo, mesmo sem térmica é mais importante como estratégia de competição.

Sendo assim, acho ótimo, Alex, a sua iniciativa de oferecer uma camizeta para o ganhador, mas, se você me permitir, sugiro que seja num tipo de competição que busque a melhor média de tempo. Isso vai nos obrigar a trimar bem os modelos e a trabalhar a questão do comprimento da mecha e da busca da melhor relação D/P para essa mesma mecha.[/quote:fa878887b5]

Omar, você tem toda razão. Vou pensar num desafio que leve em conta uma média de tempo (vcs me ajudam?). Pensei em adotar as regras WWP, mas com a diferença de a soma de tempos precisar somar 2 minutos. Bom, isso é pra ser um desafio!!! :^)

[quote:fa878887b5="Omar Grassetti"]Ou partir direto para o mass launch, que já vai valendo como treino.
O que vocês acham?[/quote:fa878887b5]

Hummmm, um mass lauch necessita a presença de todos, sempre que se for voar. Numa competição postal, voa-se onde "quiser/puder" então fica mais fácil inclusive pra quem estiver longe de Sampa, participar do desafio. Dai poderiamos marcar os mass launch, claro, inclusive para marcar tempo para o desafio, mas não seria obrigatória a presença para se participar do desafio. A idéia é incentivar a prática do vôo livre na própria cidade do aeromodelista.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:2ffc610885="acarlosarq"]Alex

A arte ficou muito nota dez, lindona mesmo!![/quote:2ffc610885]

Obrigado Cebola, valeu!

[quote:2ffc610885="acarlosarq"]Acho que para o CT voar 2 minutos necessita de menos tiras e mais compridas para que garanta este tempo de motor, umas 4 voltas de 1/8 acho que dá conta , mas eu trabalharia a hélice, talvez menos passo, para tanto nada que água quente não resolva (se for permitido é claro).[/quote:2ffc610885]

Concordo com você, menos em relação á hélice. Acho que tem que ter mais passo (as de plástico têm pouco passo e portanto descarregam mais rápido a carga do elástico). E acho também totalmente aceitável se manipular a hélice para aumentar sua performance, por que não? :^)
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

o elástico tem 8pés (2.4m). fizemos os voos com 2 loops resultando numa mecha de pouco menos de 60cm (descontando o nó) para uma fuselagem de 46cm. seria viável um loop só com 120cm, ou mesmo 1.5 loops com 90cm?
acho interessante ser um único voo, para diferenciar do campeonato postal que é composto de 5 voos. quando alguém conseguir os 2 minutos, passamos para um desafio maior.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Beto, são exatamente essas considerações que tomam toda uma existencia de um voo livrista (nossa, existe isso?) .^) Mas algumas considerações precisam ser feitas:

- O elástico não pode ter o tamanho exato do espaço entre o gancho traseiro e o gancho da hélice. Logo você notaria que não seria possível colocar todas as voltas possíveis no elástico.

- Mas ele também não pode ser muuuuito mais longo. Senão ao ter o elástico descarregado, o CG mudaria de lugar com a "barriga" que o elástico faria na fase do planeio.

Eu também faria (e sempre faço com qualquer motor à elástico meu) um amaciamento e lubrificação do elástico, sugerido inclusive nas instruções de construção. Não há dúvida que um motor amaciado e lubrificado aguenta mais voltas que um sem amaciamento. E dura muito mais.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex,
parabéns pelo lindo trabalho! Fiquei com vontade de ganhar essa camiseta.
Acho que você e o Beto estão certos, vamos partir logo para esse desafio de 2 minutos e nao perder mais tempo com detalhes.
Concordam?

Realmente uma mecha lubrificada e amaciada corretamente rende muito mais.
As que o Beto nos presenteou já devem estar no ponto, pois tive o cuidado de não ultrapassar 50% do que seria o limite de voltas.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:469eb72ba1="Omar Grassetti"]Alex,
parabéns pelo lindo trabalho! Fiquei com vontade de ganhar essa camiseta.[/quote:469eb72ba1]

Obrigado Omar! Bom, você é favoritíssimo a ganhar, já levou os dois primeiros lugares das 2 primeiras provas de vôo livre deste ano!

[quote:469eb72ba1="Omar Grassetti"]Acho que você e o Beto estão certos, vamos partir logo para esse desafio de 2 minutos e nao perder mais tempo com detalhes.
Concordam?[/quote:469eb72ba1]

Hum, não sei Omar, acho a idéia da média mais interessante pra não assustar os novatos... Mas os veterenos com certeza se autodesafiarão a fazer os 2 minutos em um só vôo!
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alex,

não sei não se sou tão favorito assim, foram vitórias bem apertadas por meros décimos de segundos. Foi pura sorte. Acho que existe equilibrio hoje entre o pesoal que está fazendo vôo livre e isso é muito bom.

Quanto a prova de Cluod Tramp, acho que a decisão final sobre a forma de faze-la deve ser sua mesmo, pois além de ser o idealizador, também está oferecendo o prêmio. Manda bala que o mais importante é agitar.
Responder