Futuro do Fórum - Sugestões

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do fórum, críticas ou sugestões de melhorias, este é o local para escrevê-los. Para dúvidas sobre aeromodelismo, escolha a seção mais adequada.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por júlioadam »

Seria interessante completar novamente o menu do lado esquerdo do fórum, pois lembro que o mesmo era cheio de links e conteúdos interessantes.
Dúvida: A barra de pesquisa do lado direito funciona corretamente para vocês? Pois lembro que era bem tranquilo de utilizar, bastanto apenas digitar. Após a migração, pelo menos no meu PC, é necessário sempre selecionar os filtros de pesquisa um por um antes realizar alguma pesquisa.

No mais, é bom estar de volta e logo com algumas postagens interessantes.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por zocra »

Andre Mauricio escreveu:Boa noite, pessoal!

Li todas as mensagens aqui do tópico, aquelas que chegaram via MP, e também as sugestões que chegaram via whastapp e instagram. Consegui o contato do Paulinho e do AlexmAg (Administradores ativos do fórum) e colocarei todas as sugestões para discussão com eles durante esta semana. Abaixo, listei as sugestões mais recorrentes/relevantes:

1- Simplificar o processo e resolver o problema de cadastro de novos usuários.
O fórum estava sofrendo com cadastro de bots que estavam spamando o fórum (presenciei algumas vezes) e a administração alterou o cadastro de usuários para aprovação manual, cadastro por cadastro. Essa alteração acabou gerando uma carga de trabalho muito grande. A administração não dá conte do volume de cadastros e novos usuários não conseguem se cadastrar.

2- Envio de e-mail para alteração de senha.
Usuários antigos não estão recebendo e-mails de alteração de senha para conseguirem novamente acesso à suas contas. Não sei qual a causa do problema, mas novos usuários não conseguem se cadastrar e usuários antigos não conseguem recuperar seus acessos.

3- Simplificar o processo de upload de fotos.
O fórum possui uma ferramenta de upoload de fotos que não depende de outros sites, mas esta ferramenta limita o tamanho das fotos e dificulta o processo. Servidores externos, que aceito fotos em maiores dimensões, com o tempo são extintos ou se tornam pagos, processos que "extinguem" as fotos postadas. O ideal era um sistema de upload de fotos diretamente no fórum sem depender de outros sites ou redimensionamento manual. RCGroups o fórum do FliteTest possuem ferramentas deste tipo.

4- Versão fórum para dispositivos móveis.
2022. Ficou claro, nas mais diversas plataformas, que a plataforma mais comum de acesso é o smartphones. E a realidade é que o e-voo não é muito prático em dispositivos móveis, principalmente para digitar mensagens e publicar vídeos e fotos. Seria interessante a criação de uma versão otimizada para estas plataformas ou, talvez, a criação de um aplicativo. Tanto este tópico, quanto o anterior, dependem de recursos financeiros, entendo que não são de simples solução.

5- Criação de um perfil no Instagram para divulgar tópicos e movimentações do fórum.

6- Reiniciar o fórum do "zero", criando postagens para iniciantes e respondendo os mesmos como se tópicos para eles não tivessem sido criados no passado, para amenizar as perdas e falhas geradas pelas diversas migrações do portal.

--------------------------

Informo, também, que apaguei algumas mensagens deste tópico, pois não se configuravam como sugestões. Absolutamente nada pessoal, acredito que seja fundamental que existam estas discussões, mas neste tópico devem estar concentradas apenas sugestões e críticas construtivas para melhoria do fórum.


a ferramenta de upload de fotos deve não precisa investir, pois pode estar limitado o tamanho no código do forum. Talvez tenha esse limitação para poupar espaço em disco do servidor.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por marcos soares »

Boa noite! Teria como criar um aplicativo do evoo para smartphone?
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Alexandre Cruz »

Sugiro dar uma "limpada" no forum e no site.

Os arquivos na barra lateral sao uteis mas a maioria esta bem desatualizada, mover para um icone tipo "historico" ajudaria a manter e reduzir a poluicao.

A mesma ideia se aplica ao forum. No passado havia comunidades bem movimentadas e outras muito menos.

O mesmo para os anuncios de patrocinadores que levam para locais desativados
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por LaercioLMB »

Alexandre Cruz escreveu:Sugiro dar uma "limpada" no forum e no site.

Os arquivos na barra lateral sao uteis mas a maioria esta bem desatualizada, mover para um icone tipo "historico" ajudaria a manter e reduzir a poluicao.

A mesma ideia se aplica ao forum. No passado havia comunidades bem movimentadas e outras muito menos.

O mesmo para os anuncios de patrocinadores que levam para locais desativados


O conteúdo na barra lateral está limpo e o conteúdo ali ainda existente, é o básico do aeromodelismo e com isso, não está desatualizada. Pode sim talvez ser acrescentado mais alguma coisa, mas a aviação mesmo após 100 anos de evolução, não mudou em nada os princípios de construção e o conteúdo ali é fundamental para os iniciantes que como o próprio nome diz, estão iniciando e espero que aprendendo como um avião voa, para esquecerem a frase se cair, faz outro. O aplicativo RCCalc, o cálculo de CG, são muito úteis ainda, basta a pessoa ter vontade de aprender a usá-los. Ahhh, mas os motores e hélices do RC Calc estão desatualizados. Para isso tem os campos a serem preenchidos manualmente e foi assim que eu sempre usei e nunca tive problemas para encontrar uma boa configuração de motor, hélice e bateria.
Aquele simulador FMS, nem naquela época foi útil, pois foi por causa dele que muitos dizem que simulador não ensina a voar, ele te dava somente as noções de comando, mas pilotar era bem diferente nele.
Anúncios onde o produto ou a loja não mais existe, esses sim seria bom apagá-los, já os tópicos por mais simples que pareçam ser, tem algum conteúdo útil que aparece nas pesquisas se o assunto procurado, tiver algo ali.
Esse tipo de mudança no fórum é algo que leva muito tempo, pois necessita de muito tempo disponível do moderador, mas ele tem vida própria e trabalho próprio que lhe rende o pão de cada dia. Então o simples fato da moderação já estar ativa novamente, já é um grande passo para sairmos dos APP's de celulares já que estes em sua maioria, não nos ajudam como deveriam, pois fórum não é APP que você faz uma pergunta e o APP te responde, são pessoas se comunicando umas com as outras e com isso, fórum nunca deixará de existir, por mais engessados que alguns estejam com o uso de APP's
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Alexandre Cruz »

Laercio, uma clicada nos linos da barra lateral. Varios levam para locaus inexistentes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por LaercioLMB »

Aeromodelismo teórico e prático e perfis alares realmente não abriram. O FMS como falei, é inútil e realmente não precisa estar mais lá.
O manual básico de aeromodelismo e de construção de zagis abriram sem problemas.
Já o manual dos dois rádios lá apresentados, não abrem mesmo.
Os reviews estão todos funcionando e as demais funções, estão vazias só esperando o fórum bombar novamente para a medida serem acrescentados assuntos nessas abas.
As de plantas, por mais que se coloque plantas lá, o pessoal parece que não quer procurar, pois insistem em pedir. Eu por várias vezes tentei ajudar o pessoal a procurar plantas na internet, mas parece que eles querem que outro procure para eles, pois basta digitar na internet RC plans e aparecem vários links com diversas plantas ( https://www.google.com/search?client=fi ... q=rc+plans ) e se o cara for um pouquinho preguiçoso, bastaria digitar o nome do modelo seguido de rc plans, como por exemplo, extra 300 rc plans ( https://www.google.com/search?client=fi ... 0+rc+plans ) que já aparecem vários outros links de plantas de tudo que é escala e tipo, mas mesmo assim, sempre tem o cara pedindo planta. Já me pediram várias que eu tive o trabalho de corrigir diversas coisas que estava erradas. Por acaso alguém construiu algum deles? Nem começaram, pedem só por pedir e nada mais.

No restante, o primordial para o fórum é somente o acesso de novos usuários e o reacesso de usuários antigos que não tem conseguido acessar mais por terem esquecido as senhas e não obtiveram mais respostas dos administradores.
Não é fácil ser moderador de fórum, eu mesmo sou moderador / administrador de um fórum de carros e entro pelo menos duas vezes por dia para ver como andam as coisas e aceitar novos usuários que enviam solicitação que não é todo o dia isso, mas tem.
Como moderadores não ganham nada com isso, estão fazendo de graça, temos que aceitar suas limitações e dar tempo ao tempo que tudo vai sendo normalizado, já que o fórum ficou meio parado a um bom tempo e não será fácil reorganizar tudo de novo em 30 dias, levará bem mais tempo e temos que contribuir com o fórum, tendo paciência na melhora.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder