Futuro do Fórum - Sugestões

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do fórum, críticas ou sugestões de melhorias, este é o local para escrevê-los. Para dúvidas sobre aeromodelismo, escolha a seção mais adequada.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Andre Mauricio »

Olá! Nesta semana fui surpreendido com a alteração do meu perfil para Moderador Global. Nos dias subsequentes fiquei um pouco sem tempo, mas agora estou me dedicando à função.

Estou criando este tópico para tratar do futuro do fórum, pedindo principalmente sugestões. Peço que deixem de lado o debate acalorado iniciado no tópico "E-voo = Do top ao lixo" e tragam apenas sugestões e críticas construtivas, de qualquer tipo. Por favor, não tragam críticas vazias para este tópico, as críticas devem ser acompanhadas de ideias ou sugestões para solução dos problemas e melhoria do fórum. Garanto que farei a leitura de todas elas, e levarei à discussão com os demais administradores.


Aproveito o espaço para pedir, ainda, a divulgação do fórum. Recentemente iniciei a divulgação em minhas redes sociais e whatsapp e me surpreendi com diversas pessoas relatando que acreditavam que o fórum havia sido desativado. Acredito que trazer de volta antigos usuários e atrair novas pessoas seja fundamental para "ressuscitar" o fórum.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por johnny2008 »

Cara, parabéns pela nova responsabilidade!

Vou falar sobre meu ponto de vista: Seja um bom moderador!

Sou da velha guarda do fórum...da época que o fórum era "Verde " ... anos 99/2000 .

Iniciei junto com o Régis ( fundador e pai de tudo aqui) e depois a era "Alexmag"...

Depois tudo virou uma boa zona com vários moderadores e suas panelas, ponto de vista imparcial e um Mimimi do caramba.

Cada um tomou conta de um tópico e criaram suas próprias regras. Foi o início do declínio do fórum.

Lembro de vários quebra pau e usuários deixando de frequentar o fórum. Conversei com muitos em eventos e era a mesma história: Moderadores e suas panelinhas...

O cara criava um tópico e era apagado pelos moderadores sem nenhuma explicação ou satisfação. Postava alguma duvida e recebia a msg " pesquise " ... deixou de ser o Bom E-voo !

Muitos colaboradores/membros Bons já estão no céu, mas ainda existe as sementinhas que sobraram daquela época.

Eu sou uma delas! Cansei de passar horas e horas vendo um a um dos tópicos antigos.

O E-voo é uma fonte de conhecimento imenso e o melhor: sempre existe alguém com um novo pó tô de vista e pronto para agregar conhecimento. Compartilhamento de conteúdo de qualidade disponível sempre, não uma msg que foi visualizada e vai sumir ...

Sempre que precisar, estou aqui para ajuda !

Abraços!!!
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por marcos soares »

O fórum tem tudo para voltar ao auge. Basta pegar uma galera nova com disposição que tudo muda.
Na minha opinião 70% dos moderadores devem ser trocados. Já deu oque tinha que dar.
Abraços
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Mauri »

Parabéns André pela promoção a moderador e também por ter aberto esse tópico para darmos sugestões, se permitem vou dar algumas.

Verificar o porque não estamos (eu pelo menos não) recebendo notificações por e-mail, acho isso bem importante.

Muitos amigos me dizem que não conseguem mais entrar no site porque não lembram a senha e quando tentam conseguir uma nova não recebem a mesma, se isso realmente esta ocorrendo seria fundamental corrigir o quanto antes.

Quando chegar alguém novo por aqui escrevendo errado ou fazendo perguntas bobas procurar maneirar nas respostas pessoal..(Sei que as vezes é difícil) mas essa pessoa no futuro pode vir a se tornar um aeromodelista e ser um assíduo frequentador do site, Pergunto? Quantos provavelmente já desistiram do hobby ou de frequentar aqui por terem sidos maltratados ou ignorados por aqui?

Como o André bem disse, cada um de nós divulgarmos o site em seus grupos de WhatsApp, Face, etc...ACHO ISSO É FUNDAMENTAL !!! Eu mesmo tenho feito isso de um tempo para cá o o resultado tem sido promissor ao meu ver, vejam um exemplo:



Muitos outros amigos com quem converso no pv já disseram algo semelhante, novamente acho que esse é o melhor caminho para trazermos de volta o pessoal que os grupos das redes sociais levaram daqui.

Outra ideia que me surgiu agora é, quando postarem um tópico nos seus grupos de redes sociais, ao invés de colocar o link do seu tópico especifico, colocar o link das seção "Construções" assim, a pessoa que entrar vai se deparar não apenas com um, mas com toda a lista da seção, farei isso a partir de hoje.

Aparecendo mais alguma eu post aqui.

Abraço a todos!
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por zocra »

Parabéns pela iniciativa de reviver o fórum, acho q precisava se sangue novo, participo de alguns grupos de whats app e este movimento está nos grupos também, e digo q está sendo bem positivo, então aqui vão algumas sugestões:

1-) Resolver o problema dos cadastros e senhas, já conversei com moderadores e a resposta foi que devido ao cadastro de bots, foi alterado a forma de cadastro para serem aprovados manualmente, por isso a dificuldade em aprovar novos cadastro;

2-) Fórum tem q ter uma forma mais simples de postar fotos, pois a ferramenta do fórum não aceita fotos com muita resolução e editar uma a uma pra postar é inviável, uma solução é usar o google imagens, seria interessante ter um passo a passo ensinando o pessoal em como fazer e ser fixo assim termina a desculpa de “eu não consigo colocar foto”;

3-) Precisa achar uma forma do fórum ficar utilizável em smartphones, hoje em dia quem usa pc pra acessar internet? Isso já vai ajudar a trazer bastante gente;

4-) Como já falado anteriormente, precisa de uma empatia com novatos, essas respostas como “pesquise”, isso afasta os novos membros, depois é fácil reclamar que o fórum está morrendo, mais o q estamos fazendo para trazer novos usuários?
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Paulinho »

André! Parabéns pela iniciativa, aproveita suas ferramentas e lá no roda pé tem um "martelinho" Ferramentas rápidas, torne seu tópico como fixo! Alguns usuários nos sugeriram que fizéssemos um grupo de whatsapp e assim foi feito, segue o link do grupo para quem quiser participar! https://chat.whatsapp.com/CxzL5UoPYENGbgYns4tyCA
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Gilberto »

Uma sugestão para os veteranos sobreviventes do E-voo;
Levando em conta que muitos dos tópicos antigos e mais preciosos se perderam nas várias migrações do portal, que tal começarmos como se fosse do ZERO?
Vamos postar assuntos como se nunca tivessem sido postados, vamos responder aos iniciantes (manicacas) como se não existissem tópicos anteriores a serem pesquisados.
Vamos recriar um ambiente de camaradagem, como é típico entre aeromodelistas, onde a troca de informações ajudam todos, de veteranos a novatos.
As brincadeiras fazem parte, a "zoação" é legal desde que não ultrapassem os limites do bom senso.

Só para constar, eu também só vejo postagens no computador (notebook), a telinha do celular já não é legal para a minha idade, como vou curtir aquelas fotos maravilhosas numa telinha desse tamanho?!
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por zocra »

Gilberto escreveu:Uma sugestão para os veteranos sobreviventes do E-voo;
Levando em conta que muitos dos tópicos antigos e mais preciosos se perderam nas várias migrações do portal, que tal começarmos como se fosse do ZERO?
Vamos postar assuntos como se nunca tivessem sido postados, vamos responder aos iniciantes (manicacas) como se não existissem tópicos anteriores a serem pesquisados.
Vamos recriar um ambiente de camaradagem, como é típico entre aeromodelistas, onde a troca de informações ajudam todos, de veteranos a novatos.
As brincadeiras fazem parte, a "zoação" é legal desde que não ultrapassem os limites do bom senso.

Só para constar, eu também só vejo postagens no computador (notebook), a telinha do celular já não é legal para a minha idade, como vou curtir aquelas fotos maravilhosas numa telinha desse tamanho?!


Para atrair novos usuários, fórum ficar legível em um smartphone e importante, ceios como nós usamos pcs e notebook, essa gurizada nova usam pelo celular e tablet, pra assim o fórum se renovar.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Paulinho »

Em conversa pelo grupo no whatsapp seguimos a sugestão dada pelo Lyan para criarmos uma nova àrea sobre autônomos e técnicas deste segmento. O Alex aprovou e subiu para e-voo, segue o link: viewforum.php?f=58
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Futuro do Fórum - Sugestões

Mensagem por Andre Mauricio »

Boa noite, pessoal!

Li todas as mensagens aqui do tópico, aquelas que chegaram via MP, e também as sugestões que chegaram via whastapp e instagram. Consegui o contato do Paulinho e do AlexmAg (Administradores ativos do fórum) e colocarei todas as sugestões para discussão com eles durante esta semana. Abaixo, listei as sugestões mais recorrentes/relevantes:

1- Simplificar o processo e resolver o problema de cadastro de novos usuários.
O fórum estava sofrendo com cadastro de bots que estavam spamando o fórum (presenciei algumas vezes) e a administração alterou o cadastro de usuários para aprovação manual, cadastro por cadastro. Essa alteração acabou gerando uma carga de trabalho muito grande. A administração não dá conte do volume de cadastros e novos usuários não conseguem se cadastrar.

2- Envio de e-mail para alteração de senha.
Usuários antigos não estão recebendo e-mails de alteração de senha para conseguirem novamente acesso à suas contas. Não sei qual a causa do problema, mas novos usuários não conseguem se cadastrar e usuários antigos não conseguem recuperar seus acessos.

3- Simplificar o processo de upload de fotos.
O fórum possui uma ferramenta de upoload de fotos que não depende de outros sites, mas esta ferramenta limita o tamanho das fotos e dificulta o processo. Servidores externos, que aceito fotos em maiores dimensões, com o tempo são extintos ou se tornam pagos, processos que "extinguem" as fotos postadas. O ideal era um sistema de upload de fotos diretamente no fórum sem depender de outros sites ou redimensionamento manual. RCGroups o fórum do FliteTest possuem ferramentas deste tipo.

4- Versão fórum para dispositivos móveis.
2022. Ficou claro, nas mais diversas plataformas, que a plataforma mais comum de acesso é o smartphones. E a realidade é que o e-voo não é muito prático em dispositivos móveis, principalmente para digitar mensagens e publicar vídeos e fotos. Seria interessante a criação de uma versão otimizada para estas plataformas ou, talvez, a criação de um aplicativo. Tanto este tópico, quanto o anterior, dependem de recursos financeiros, entendo que não são de simples solução.

5- Criação de um perfil no Instagram para divulgar tópicos e movimentações do fórum.

6- Reiniciar o fórum do "zero", criando postagens para iniciantes e respondendo os mesmos como se tópicos para eles não tivessem sido criados no passado, para amenizar as perdas e falhas geradas pelas diversas migrações do portal.

--------------------------

Informo, também, que apaguei algumas mensagens deste tópico, pois não se configuravam como sugestões. Absolutamente nada pessoal, acredito que seja fundamental que existam estas discussões, mas neste tópico devem estar concentradas apenas sugestões e críticas construtivas para melhoria do fórum.
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder