Material que substitui a balsa

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Material que substitui a balsa

Mensagem por Davidfuzatto »

Boa tarde!
Faz bastante tempo que não publico nada aqui no E-voo mas venho há muito tempo fazendo meus experimentos e recentemente fiz alguns testes com o caule da planta que produz a Mamona, chamado aqui de Mamoneiro.
Há mais de um ano eu cortei algumas árvores de mamoneiro,deixei secar e fatiei em lâminas, fiquei impressionado com a leveza e resistência à tração e torção. Deixei guardado por esse tempo e para minha surpresa, não ocorreu ataques de carunchos, cupim, nada, permaneceu intacta e sem empenos.
Pretendo agora construir algum aero com esse material, mas já de antemão convido os colegas a também experimentarem esse material,acredito que será algo que irá trazer grande satisfação aos construtores, dado a todas essas características que citei sobre esse material e, também, por ser algo que conseguimos de graça já que o mamoneiro é tido como praga em todos os lugares que conheço.
O peso é basicamente o mesmo da balsa, porém, não se consegue lâminas muito longas, na média, com uns 30 cm de comprimento, mas aceita muito bem a cola e tinta, não empena com umidade.
Grato, Davidfuzatto
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por LaercioLMB »

Bom saber. Os mamoneiros aqui no sul pelo menos, não tem caules com diâmetros grandes para fazer uma chapa, talvez varetas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por Davidfuzatto »

Laercio, os mamoneiros mais velhos dão lâminas de uns 4 cm de largura, cortei lãminas finíssimas e não empenam, gostei desse material.
Corta fácil no estilete e vai muito bem também na lixa, tal como a balsa, até a cor lembra a balsa.
Vou fazer um vídeo hoje mais tarde mostrando esses detalhes. Abraço
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por LaercioLMB »

Aqui nunca vi manoneiros com caules dessas dimensões. Não posso afirmar que não tem aqui, mas nunca vi, nem em matas onde não eram mexidos. Alguns familiares meus tem casas no campo e não cheguei a ver desses mamoneiros assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por Davidfuzatto »

[quote="LaercioLMB"]Aqui nunca vi manoneiros com caules dessas dimensões. Não posso afirmar que não tem aqui, mas nunca vi, nem em matas onde não eram mexidos. Alguns familiares meus tem casas no campo e não cheguei a ver desses mamoneiros assim.[/quote]

Vou deixar pra fazer o vídeo nesse próximo domingo, quero mostrar os pés de mamona, mostrar detalhes dos cortes etc.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por LaercioLMB »

Davidfuzatto escreveu:
LaercioLMB escreveu:Aqui nunca vi manoneiros com caules dessas dimensões. Não posso afirmar que não tem aqui, mas nunca vi, nem em matas onde não eram mexidos. Alguns familiares meus tem casas no campo e não cheguei a ver desses mamoneiros assim.


Vou deixar pra fazer o vídeo nesse próximo domingo, quero mostrar os pés de mamona, mostrar detalhes dos cortes etc.


Muito obrigado pela sua atenção e compreensão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
msellis
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Abr 25, 2005 4:20 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por msellis »

Olá amigos, decidi retornar ao aeromodelismo depois de alguns anos afastado. Meus primeiros modelos u-control foram construídos no final dos anos 80 e a época a balsa era praticamente inalcançável para mim. utilizava além da caixeta o tronco da embaúba. Essa árvore depois de seca possui uma madeira bem leve e resistente, muito boa para construção de varetas. Ela lembra um pouco o bambu pois o miolo dela é vazado. Ela também apresenta um crescimento muito rápido.
"A imaginação é mais importante que o conhecimento."
- Albert Einstein
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por claudiorfernandes »

Já usei caixeta também, dependendo da posição que o corte ocupa na árvore o material é bem leve, e muito forte em relação ao preso. O interessante é que dá para encontrar bons pedaços em caixote de frutas, que usam justamente os pedaços mais porosos e menos resistentes (e portanto mais leves).
Avatar do usuário
inhoemal
membro
Mensagens: 425
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 1:14 am
Localização: são paulo

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por inhoemal »

Opa bom saber já usei caixeta.. Bambu é balsa mas dependendo do projeto até PVC vai alumínio mas pra mim qqr coisa abaixo de 100gramas vou de balsa abraços a todos bons voos.
Tudo que sobe um dia desce (ai ai desce ali não fuD.......)
ABRAÇOS
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Re: Material que substitui a balsa

Mensagem por Farleytufao »

Bacana! Por aqui também temos abundância de mamoneira. mas elas não ficam velhas justamente por serem tratadas como praga! aguardando o vídeo do teste da mesma. Parabéns!
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Responder