Phoenix 2000

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Não acho necessário UBEC com esse ESC, só sugiro colocar se for colocar flap. Melhor prevenir :)
jonataspc
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Qua Mar 31, 2010 8:26 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por jonataspc »

Olá Rudolf,

Então, este é o fato. Tenho flaps no modelo.
São 4 servos digitais (HK 929MG) e 2 servos analógicos (HXT900).
Acha realmente necessário o UBEC?
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:0a5c6ddf2f="Patetta-MG"]Bom pessoal.

Esse fds estreei meu phoenix. Gostei bastante do danado... mesmo sendo pesado pelo tamanho, achei que plana bastante (digo pesado, pq meu outro motoplanador de 2m Homa Made pesava 780 completo).

O que eu achei estranho, ou talvez ainda sem noção correta, é que o flap apresenta pouca atuação... está abaixando algo em torno de 70º e freia pouco, mas freia. Tentarei aumentar o curso e obter mais eficiência.

Voei com bateria de 1250mAh (30C), 1300 - 20C e 1800-20C.

Com as duas primeiras, o CG ficou zerado com o posicionamento começando logo no inicio do berço das baterias. Com a de 1800 cheguei um pouco para trás e voou zerado também. Com essa terceira foram 20 minutos de voo e desci com bateria (2 esticadas e 20 segundos).

Uso motor só para subir e corto, ou quando entro em apuros nos pousos quando chega a quase lenha.

Voei com zero de vento e [b:0a5c6ddf2f]dia sem termais[/b:0a5c6ddf2f]... Nem urubu eu vi voando.

Alguém já usou bateria menor ou maior? Como foram os resultados?

Os flaps estão mixados com o profundor, e sempre que acionado, precisa picar um pouco, pois apresenta uma leve tendência em cabrar.

Vamos trocando informações a respeito deste modelo.

Abraços

Moisés[/quote:0a5c6ddf2f]

Boa!!! Bom que gostou, mas irá se adaptar mais.. visto que não está acostumado ainda com o modelo.

Sobre dias sem térmicas.. tenha certeza: elas sempre existem! Você que não as viu hehhehee
Basta ter um gradiente... bastam 3 graus de diferença entre o solo e o ar que é sificiente pra bolha se formar. Menos que isso o colchão quente se forma, mas não descola como bolha.

Mas há dias que é dureza: ar está quente, próximo da temperatura do solo.. dai a diferença cai e fica difícil achar.

Último dia que voei F3J em Lagoa Santa (ULA) foi assim... ficava rodando dentro delas sem ganhar nem perder.. de tão fracas.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:19b618a7cb="jonataspc"]Olá pessoal,
Também possuo o Phoenix 2000.
Tenho usado bateria de 2000mAh. O vôo planado é muito estável.
O único detalhe é que quando dá-se motor ele tem grande tendência de cabrar.

Ontem voei 27 minutos. Destes, somente 3 minutos usando motor.

Fiz um esquema de cores que tem me ajudado bastante na orientação quando o planador está muito longe. Postarei fotos quando for possível.

[b:19b618a7cb]Lambreta[/b:19b618a7cb],
[b:19b618a7cb]Você sugere realizar mixagem pra compensar a tendência de cabrar (motor+profundor)?[/b:19b618a7cb]
E aproveitando o assunto em pauta: estou usando o seguinte [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11430]ESC[/url] que (teoricamente) fornece 4A para os servos. Meu rádio é um ATX SD-10G (como já deve saber, pois trocamos algumas msgs no RCG :wink:) e utilizo 7 canais. Pergunta: é recomendado o uso de UBEC ?[/quote:19b618a7cb]

Olha.. os dois Phoenix que voem não tinham mix, e havia uma leve tendencia a cabrar com motor a toda, a ponto de ter que picar no stick um pouco. Sinceramente, não sei opinar, pois se dá motor com intensão de subir, pra que cabrar? Exceto se for muito... Quem voa eletricos pode explicar melhor.

Sobre BEC, não vejo necessidade: de pico não dará 4Ah.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Olha...

o modelo realmente apresenta tendencia em cabrar com motor acima de 75%.

Eu não mixei... poderia... mas fiquei com preguiça de ter que entrar no setup.

MAs é perfeitamente seguravel no stick... ainda mais que se for cumprir o papel de subir no motor (+/- 30 segundos e cortar)...

Só mixei o flap com o profundor, pois estava cabrando e incomodando.

Abraços
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

[quote:46f4cf9e37="Lambreta"]
...
Sobre dias sem térmicas.. tenha certeza: elas sempre existem! Você que não as viu hehhehee
Basta ter um gradiente... bastam 3 graus de diferença entre o solo e o ar que é sificiente pra bolha se formar. Menos que isso o colchão quente se forma, mas não descola como bolha.

Mas há dias que é dureza: ar está quente, próximo da temperatura do solo.. dai a diferença cai e fica difícil achar.

Último dia que voei F3J em Lagoa Santa (ULA) foi assim... ficava rodando dentro delas sem ganhar nem perder.. de tão fracas.[/quote:46f4cf9e37]

Bom, no sabado a tarde aqui estava ligeiramente com pouco calor e o ar não estava quente.

Talvez isso justifique não haver atividade termal forte a ponto de eu verificar. Nem as nuvens estavam com aquela base plana característica...

Abraços
JR9303 / Tera V2 / MT Alegrinho / Reichard Sirius 3m / www.planabh.com.br/ 8º Encontro de Planadores.... 4-7/09/2015
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:a984fa231a="jonataspc"]
Então, este é o fato. Tenho flaps no modelo.
São 4 servos digitais (HK 929MG) e 2 servos analógicos (HXT900).
Acha realmente necessário o UBEC?[/quote:a984fa231a]
Na época fiz umas pesquisas aqui no e-voo sobre consumo de servos, e achei prudente colocar um UBEC.

Nem vou citar que um UBEC custa bem mais barato que o conjunto Phoenix+eletrônica. Vai que numa hora crítica você movimenta diversos servos ao mesmo tempo e o excesso de corrente cause um mal funcionamento do receptor...
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
DaltonRocha
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 6:03 pm
Localização: Montes Claros, MG
Contato:

Mensagem por DaltonRocha »

Caríssimos tem algum material (textos, fotos, vídeos) sobre térmicas?

Estou na região Norte de Minas Gerais, Montes Claros, terra muito quente, gostaria de saber como identificar possíveis térmicas?

Agradeço a atenção e dicas.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

@Dalton,

caso esteja sendo dificil voar térmica, pode ir no morro ai em MOC e voar...

Caso contrário, tem a serra indo para Salinas, que ali com certeza terá muito vento e conseguirá voar com facilidade o Phoenix.

Abraços
DaltonRocha
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 6:03 pm
Localização: Montes Claros, MG
Contato:

Mensagem por DaltonRocha »

Caríssimo Labreta,

Tem como você postar uma foto do Phoenix 2000 com seu esquema de cores?

O que fiz foi apenas colar fita silver tape na cor azul de um lado e vemelho do outro, protege as pontas das asas no pouso, mas não ficou legal para facilitar a visualização.
Easy Star - Phoenix 2000 - Clone 450 - Xieda 9958 - T Rex 500 - Stinger - Radjet - SkyWalker - FBL 100
Dalton Rocha .'.
Responder