Fly Fly Fox 3 metros

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Pode ser sim, inclusive esta questão do lastro é outro ponto que preciso desenvolver.

Meu Duo Discus muitas vezes me passa a impressão que poderia voar “mais assentado” e a possibilidade do lastro me vem à cabeça. O problema é que não tenho experiência para definir e nas nossas áreas de vôo só esta tem área de pouso boa. Ainda assim para pousar seguro mesmo fica apertado pois sempre tem um arbustinho com resistência suficiente para fazer uma bela marca no BA, então sempre monto o mais leve possível para vir lento. Outra coisa é que ventos realmente bons não são tão freqüentes e eu teimo em voar de qualquer maneira me agarrando no conceito que mais leve é melhor.

Vou experimentar também.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:ede3c206e4="Campolina"]Pode ser sim, inclusive esta questão do lastro é outro ponto que preciso desenvolver.

Meu Duo Discus muitas vezes me passa a impressão que poderia voar “mais assentado” e a possibilidade do lastro me vem à cabeça. O problema é que não tenho experiência para definir e nas nossas áreas de vôo só esta tem área de pouso boa. Ainda assim para pousar seguro mesmo fica apertado pois sempre tem um arbustinho com resistência suficiente para fazer uma bela marca no BA, então sempre monto o mais leve possível para vir lento. Outra coisa é que ventos realmente bons não são tão freqüentes e eu teimo em voar de qualquer maneira me agarrando no conceito que mais leve é melhor.

Vou experimentar também.[/quote:ede3c206e4]

Campolina.

Lastro é simples de se tratar: não precisa começar de 500 em 500g. Basta 50g no Duo e já sentirá diferença. E vai aumento aos poucos até chegar no conforto+segurança.

Mas pra isso tem que fazer voos mais curtos e pousar mais :)
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

[quote:3f44b052b5="Lambreta"]
...Mas pra isso tem que fazer voos mais curtos e pousar mais :)[/quote:3f44b052b5]

Pois é mas neste ponto já estou melhorando. Para você ter idéia só ontem fiz 5 pousos com o Fox. Para quem fazia um ou dois por final de semana já é uma boa evolução! :lol:
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

de um pra cinco? nem o PIB da China foi tão agressivo!

Pedi essa :(

A rodinha quebou no eixo/suporte ou estourou mesmo?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Só estourou a rodinha mesmo, na verdade o aro que era de plástico.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

E aí? Arredondou esse fox? Como ele tá se comportando e a que velocidade do vento?
Qual o peso final que ele chegou?
Rômulo
A Pare!
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Esta voando certinho agora. Ficou muito na mão, muito acrobático mas muito estável. Em nenhuma situação até agora apresentou stall de ponta de asa, nem mesmo em situações limite. Mas para voar tranquilo e principalmente dentro da proposta de um modelo acrobático, precisa de um ventinho de pelo menos 20Km/h.
Ficou em torno dos 3 kg mesmo.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Faz um roll de 4 pontos com 20 km/h de vento? :)
Por exemplo, havendo uma queda na velocidade do vento, pra digamos 15 km/h, consigo manter o voo pousar com segurança, sem manobras, só voo calmo mesmo?
Rômulo
A Pare!
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

Uai, faz fácil, só dar uma aceleradinha para a manobra!

Este primeiro vídeo, estava com 15km/h e o modelo todo errado, CG atrasado e decalagem errada. Mesmo assim voou, só que no limite. Com o modelo certinho voa também pelo tempo que você quiser e a condição se mantiver, mas na ponta dos dedos para aproveitar o melhor da condição.

[yt]dN0VcjQdnAQ[/yt]


Este segundo video é logo com as primeiras modificações de acerto e com o cagaço ainda do voo anterior. Vento de 20 km/h com rajadas chegando a 27. Só não faz o que seu dedo não deixar :D .

[vm]26851316[/vm]

Quando comprei este Fox, fiz com o seguinte pensamento: se voar como um Fox deve voar em dias de vento firme, 20-25km/h, já vale o investimento pois um modelo escala de 3 metros neste preço nunca teve por aqui.
E o que aconteceu é que me surpreendeu positivamente mesmo quando estava todo errado. No primeiro voo quando jogamos e ele saiu pendurado de cauda o que veio na minha cabeça foi que na primeira curva ia entrar em parafuso e adeus meu modelo novo. Só que fiz todas as curvas sem nenhuma escorregadinha, nada mesmo. Se não fosse a árvore tinha pousado sem um arranhão.

Como é semi escala, tem varias modificações visando estabilidade. Tem um enflexamentozinho para atrazar o CG e um diedrinho que quase passa despercebido nas pontas das asas. As asas nervuradas ajudam no peso também. Se fosse escala certinho seria critico...
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
Andre Quadrado
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por Andre Quadrado »

Show de voo!!!
Parabéns Campolina.
Responder