Fly Fly Fox 3 metros

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Blumm
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Mensagem por Blumm »

Pelo que assisti no DVD do Paul Naton "Performance Tuning For Gliders", a incidencia entre asa e profundor, que é o angulo de decalagem, deve ser sempre o mais próximo de zero possivel. Provavelmente essa tendencia é devido a esse angulo errado de decalagem em seu modelo. Corrige o angulo do profundor que o seu voo irá melhorar muito!

Um abraço!

Blumm
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Isso se aplica a um escala onde perfis, arrasto e carga alar são diferentes dos planadores de competição?
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

[quote:b0be86e1dc="Campolina"]Todos os meus planadores até hoje foram ARF’s e nas montagens as conferências se limitavam aos corretos alinhamentos das superfícies das asas e do estabilizador horizontal. Até por total desconhecimento nunca me preocupei com os ângulos de incidência.

Neste vôo inaugural do Fox, a impressão que tivemos foi que estaria com peso de cauda pela atitude do planador que mantinha o nariz elevado. No entanto, apesar da atitude, o planador no pouco tempo que foi voado apresentou-se estável especialmente nas curvas, o que não era esperado no caso do CG atrasado. Passei a semana com isso na cabeça e coloquei a situação hoje para os amigos de vôo. Chegando em casa resolvi conferir a incidência do estabilizador horizontal.

O problema são as dúvidas em relação a esta medida e seu resultado. Normalmente as asas tem uma incidência positiva mas isso seria também verdadeiro no Fox? Observando 3 vistas as incidências aparentam ser de zero graus. Acabei tomando o ângulo de incidência das asas como zero para referência e o profundor, que possui perfil mas não tem informação de qual seria, apresentou um bordo de fuga 5mm mais alto que o BA. Este profundor tem corda na raiz de 15,5cm.

É possível tirar alguma conclusão desta medida? Esta incidência poderia ser a responsável pela atitude do modelo? Seria recomendado zerar a incidência do estabilizador horizontal?

Na foto abaixo a linha amarela alinha no pefil da asa com incidencia zero.

[img:b0be86e1dc]http://www.ventonacara.com.br/decafoxp.jpg[/img:b0be86e1dc]

[img:b0be86e1dc]http://www.ventonacara.com.br/decasa.jpg[/img:b0be86e1dc][/quote:b0be86e1dc]

Olá Campolina,

Que chato isto ! Mas é bola prá frente conserta e voa.

Sobre a questão do ângulo, o seguinte :
Se aquela linha que aparece na foto é reta, desde a asa até o estabilizador, então a decalagem está correta, pelo menos para começar a voar.
Está ligeiramente com um ângulo positivo, e isto é a base da segurança de um vôo.
Ângulo negativo é que seria perigoso para o primeiro vôo.

Não quer dizer que é o melhor ângulo, mas sim que está bastante razoável e aceitável para voar. Ajuste é outra história, depois de voar bastante, etc...

Os Fox que eu já vi no morro são menores que o seu, (bem menores tipo, 1500mm env.), mas todos têm uma coisa em comum : São bem nervosos, temperamentais e sentimentais.

Se você acha que o que aconteceu foi um belo stall, então avance um pouco o CG e terá um vôo mais estável. Só para começar a pegar o jeitão do bicho.
Avance uns 7mm, por exemplo, isto fará uma diferença e terá um modelo mais estável.

Agora, por favor, estréia não pode ser em "lift duvidoso". Tem que ser com condições boas para muito boas. Lance num dia onde TODOS estejam voando com folga.

Se a quebra não afetou a estrutura, sou mais a favor de você fazer só uma conserto meia-boca mesmo, coloque qualquer coisa e feche com fita para ficar liso e mande morro abaixo. Depois que souber domar o bicho e que tiver mais segurança do CG, então feche com capricho.

O problema de julgar o ângulo de decalagem é que NÃO sabemos o ângulo neutro do perfil. Nem sempre é a linha média do perfil (aliás quase nunca é).

Então se é modelo comprado tem que confiar no projeto, pois nem sabemos qual o perfil que está sendo usado.
Outro problema é medir este ângulo corretamente, precisa de instrumento.

Grande abraço, vai postando o progresso !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Pois é, o pior mesmo foi a questão do vento e o mais grave é que não foi por inexperiência, mas por pura precipitação.

O problema é que não houve stall, fez inclusive curvas com facilidade apesar da tendência em voar com a cauda baixa, por isso a dúvida. Todo o voo foi uma tentativa de trimar para voar nivelado e chegou a ganhar altura. Mas cada vez que eu deixava de picar para testar o ajuste do tim do prufundor ele levantava o nariz e perdia altura . Precisou pousar fora da vista pois já estava baixo e encoberto pelo formato do morro. É claro que tinha uma árvore.

Tem um videozinho do vôo que é possível avaliar um pouco. Vale ressaltar que eu não cabrei em nenhum momento, pelo contrário, tinha de manter muito picado enquanto tentava trimar. O video tem duração de aproximadamente 1/3 do que foi o tempo de voo.


[yt]dN0VcjQdnAQ[/yt]
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Puxa vida, ele tava voando tranquilo, o lift é que estava no limite mesmo, e talvez o trim um pouco cabrado.

Pode ser até impressão isto de nariz para cima, no vídeo só notei no começo ele dando "cabeçada", depois ficou nivelado como quem voa "no limite", com pouco lift, tentando tirar leite das pedras.

Cara, esquece o negócio do CG, ajuste o trim apenas. Se o neutro ficar muito "picado" (olhando o profundor ele fica para baixo), então tem alguma coisa errada mesmo.

O melhor é pegar um dia bom de lift, colocar no alto e fazer o dive teste, conhece ?
Aqui tem :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

O vento tava bem parado mesmo, pelo menos o chapeu do cara que lançou nem se mexia...
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

O cara do chapéu que não se mexia sou eu :lol:

Na verdade estava ventando, a meu ver, uma quantidade que daria pro Fox voar sim, mas se ele estivesse redondo.

E dive test com ele acho impossível! Não tem razão pra segurar ele pq voa muito rápido.
Marco Aurélio
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

[quote:20936326ef="MARCOS QUITO"]Puxa vida, ele tava voando tranquilo, o lift é que estava no limite mesmo, e talvez o trim um pouco cabrado.

Pode ser até impressão isto de nariz para cima, no vídeo só notei no começo ele dando "cabeçada", depois ficou nivelado como quem voa "no limite", com pouco lift, tentando tirar leite das pedras.

Cara, esquece o negócio do CG, ajuste o trim apenas. Se o neutro ficar muito "picado" (olhando o profundor ele fica para baixo), então tem alguma coisa errada mesmo.

O melhor é pegar um dia bom de lift, colocar no alto e fazer o dive teste, conhece ?
Aqui tem :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

O vento tava bem parado mesmo, pelo menos o chapeu do cara que lançou nem se mexia...[/quote:20936326ef]

O vento estava a 15km/h só que denso na hora do lançamento. O comando do profundor estava zerado no lançamento. Ele é fácil de zerar pois as pontas se movimentam acompanhando o comando. No final estava com 18 pontos picado e ainda precisava manter picado no stick para não cabrar.

Conheço sim o Dive teste mas tem de ser com muita altura ou não dá tempo como o Marco falou.

O vídeo passa a noção errada, por isso não postei antes. O tempo todo eu tinha que picar tentando acelerar enquanto ajustava trim picado e como o vento não estava excelente, ou ele acelerava mergulhando, ou cabrava afundando lento pelo perda de sutentação mas sem estolar. No dedo estava difícil achar e manter o ponto nivelado. Preste atenção no inicinho da segunda cena em que ele passa da esquerda para a direita ele estava cabrado, ai acertei nivelando e ele ganha altura na frente da camera. Na próxima cena quando vem da direita, ele está novamente cabrado e afundando, novamente pico nivelando e mas desta vez ele não ganha altura.

Quando ele deu aquela saída a primeira coisa que veio na minha cabeça foi: "está com peso de cauda, vai estolar de ponta de asa na primeira curva", só que fez a curva redondo mesmo brigando com o profundor.

Só no trim com certeza não dá ajuste, ou adianto o CG ou mudo a incidência do profundor.
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Neste caso eu adiantaria o CG então, é mais seguro. O projeto não deve estar errado na decalagem.

Não entendi porque "é impossível" fazer dive test ?
Ué, voei o cularis do MacCross à beça (2600mm), e fiz de tudo, dive test, looping, dorso, reversão... Cularis é mais lento? em Pirapora com vento de 30km/h ? Não é lento não...

Acho que tem um engano : dive test não precisa ser um mergulho na vertical, basta ser um aumento na velocidade considerável, um mergulho a 45 graus é suficiente.
A proposta é descobrir se aerodinamicamente o modelo está neutro, positivo ou negativo, e para isto basta aumentar a velocidade.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Marcos.

Também voamos Cularis aqui e não se compara ao voo deste Fox.

Pelo vídeo mostra que ele mal subiu antes de cair, se fizesse um dive test na condição do lift ia buscar o Fox 300m barranco a baixo.

E nem acima de onde mandamos daria pra fazer também, ou seja, um dive test no plano para sentir uma reação antes de arriscar o lift. Mandei o Fox com força e ele, a meu ver, saiu pouco acima de uma velocidade segura de pouso.

O negócio foi tenso rss..
Marco Aurélio
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Há, entendi, naquelas condições concordo, estava impossível o dive test.
Não, não quis dizer isto.
Pegue um dia BOOOOM de voar, bota o bicho lá em cima, aí sim faz o dive test.

Com certeza, do jeito que estava "na bacia das almas", não dava para fazer nem curvas...
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