Asa voadora "Canelinha" com perfil KFm

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Marcos,

Sim, desde que voce consiga uma altura do "degrau" adequada para gerar o vórtice necessáio.

Vamos ver o que voce vai inventar agora kkkkkkkkk

Abraços
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:cf02534602="Josenilson"]Marcos,

Sim, desde que voce consiga uma altura do "degrau" adequada para gerar o vórtice necessáio.

Vamos ver o que voce vai inventar agora kkkkkkkkk

Abraços[/quote:cf02534602]

Pois é agora fiquei com água na boca, vou ter que testar esse negócio !!

Abraço, :lol:
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Frustrei !

Como sempre faço, uso modelos em escala menor (tipo 40cm) antes de fazer o modelo RC.

Tentei com o perfil Kfm4 e não funcionou, o perfil ficou com momento negativo (picando), e se punha o cg para trás ele estolava loucamente.

Não seu certo.
40cm env. 8cm de corda, uma plank, em bandejinha (depron de 3mm).
No bordo de ataque, em cima e em baixo coloquei mais uma tira de quase 2cm de largura do mesmo depron.

O que pode estar errado ?
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
fer.trash1
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:35 pm

Mensagem por fer.trash1 »

Olá marcos , posta uma foto como ficou o perfil final .
So pra reforcar , não se esqueca que um cg balanceado fica no ponto mais "gordo" da asa pois ali é onde cria a sustencao , será que não é isso ?
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Bom, olhe aqui :

Verifiquei o tópico novamente e notei que eu havia feito o degrau a 30% aprox. da corda e não a 50% como dito, falha nossa.

Agora fiz a 50%, mas deu uma coisa estranha e inesperada :

1. Colocando o degrau em cima e em baixo ele não voou bem, ficou digamos, um tijolo voador. Mas colocando a régua, dá para perceber que o depron (bandejinha) tem quase 3mm de espessura, então somamos quase 9mm de espessura neste caso.
A corda da asa é 83mm, então ultrapassei os 9% indicados para espessura. Fiquei em 10,5% - mas será que isto é motivo para ficar tão xôxo ?

2. Ao retirar o degrau, experimentei remover os de baixo e deixar o de cima, e qual surpresa !!! Voou demais, ficou muito bom !!!
E aí, vai o inexplicável, pois teoricamente com o degrau em cima era para funcionar como "plano-convexo", e nem seria indicado para asas voadoras.

Mas tem mais um senão que eu acabei fazendo - sorry é instinto ! - Eu faço SEMPRE o chanfro de baixo para cima no bordo de fuga, para gerar momento positivo, para planks. Eu não ia deixar aquele bordo de ataque quadrado, é contra a minha natureza.... :oops:

Fotos abaixo.

Zénilson, comments, please !!
Anexos
O modelo bonitão, 36cm de env. e 83mm de corda.
O modelo bonitão, 36cm de env. e 83mm de corda.
DSCI0790.JPG (23.16 KiB) Exibido 12274 vezes
Aqui o perfil como manda o figurino. Ficou uma b... o voo.
Aqui o perfil como manda o figurino. Ficou uma b... o voo.
DSCI0791.JPG (10.57 KiB) Exibido 12274 vezes
Aqui o perfil do jeito que deu MUITO CERTO !
Aqui o perfil do jeito que deu MUITO CERTO !
DSCI0792.JPG (11.74 KiB) Exibido 12274 vezes
Aqui só para documentar os tamanhos.
Aqui só para documentar os tamanhos.
DSCI0794.JPG (22.22 KiB) Exibido 12274 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

Quito.... é muito interessante como isso funciona.....mas que funciona, funciona.... já fiz um modelo assim e fiquei surpreso......

Abraço.
Thiago
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:6215947dab="MARCOS QUITO"]Bom, olhe aqui :

Verifiquei o tópico novamente e notei que eu havia feito o degrau a 30% aprox. da corda e não a 50% como dito, falha nossa.

Agora fiz a 50%, mas deu uma coisa estranha e inesperada :

1. Colocando o degrau em cima e em baixo ele não voou bem, ficou digamos, um tijolo voador. Mas colocando a régua, dá para perceber que o depron (bandejinha) tem quase 3mm de espessura, então somamos quase 9mm de espessura neste caso.
A corda da asa é 83mm, então ultrapassei os 9% indicados para espessura. Fiquei em 10,5% - mas será que isto é motivo para ficar tão xôxo ?
[/quote:6215947dab]

Apesar de não ter sido solicitado, vou meter o bedelho aqui...

Não ter colocado o degrau à 50% e ter deixado o perfil mais espesso, com certeza mudou completamente a performance do mesmo e pode ter sido responsável pelo resultado que você encontrou.

Ainda não passei estes perfis no túnel virtual, mas estou trabalhando nisso. Depois posto aqui os resultados. Acho que deve ser interessante colocar estas variações e ver como elas se comportam, tendo em vista que ele foi desenvolvido para avaliar planadores!

[quote:6215947dab="MARCOS QUITO"]
2. Ao retirar o degrau, experimentei remover os de baixo e deixar o de cima, e qual surpresa !!! Voou demais, ficou muito bom !!!
E aí, vai o inexplicável, pois teoricamente com o degrau em cima era para funcionar como "plano-convexo", e nem seria indicado para asas voadoras.
[/quote:6215947dab]

Essa questão que o KFm-2 não é adequado para asas voadoras, é muito relativo. O murciélago que fiz está usando um perfil KFm-3, que também seria plano-convexo e voa muito bem!

Acredito que o maior problema tenha sido mesmo a espessura final do perfil. Mas há de se estudar o caso.

[quote:6215947dab="MARCOS QUITO"]
Mas tem mais um senão que eu acabei fazendo - sorry é instinto ! - Eu faço SEMPRE o chanfro de baixo para cima no bordo de fuga, para gerar momento positivo, para planks. Eu não ia deixar aquele bordo de ataque quadrado, é contra a minha natureza.... :oops:
[/quote:6215947dab]

E quanto a ter feito o chanfro, ficou bom e reduziu, acredito, a tendência à picar do modelo. Aqui volto a postar minha experiência com o morcegão, que voa muito... deixei quadradão mesmo o bordo de fuga e fiz pequeno ajuste na trimagem. Mas foi tão pequeno!!!

Abraços e boa sorte nos próximos projetos!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Quito, agora voce me deixou em situação complicada kkkkkkkkkkkkkkkk
Rapaz, eu também faço o bordo de fuga da mesma forma que você, em asa voadoras.
Realmente nao sei, era para não funcionar mesmo!
Vou pesquisar mais um pouco, mas acho que no mínimo sua contribuição já está dada, ou seja, voa com esse perfil de degrau somente em cima também.




Abraços,
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:442e293f1e="Josenilson"]
Realmente nao sei, era para não funcionar mesmo!
[/quote:442e293f1e]

Não entendo porque você acha que este perfil não deveria funcionar numa plank. Apesar de não ser o perfil ideal para uma asa voadora, é um perfil que tem um excelente planeio.

Num estudo realizado em 2008 por Rich Thompson, existe uma comparação entre os vários perfis KFm e o tão famoso Clark-Y que pode ser visto na tabela à seguir:

[img:442e293f1e]https://blufiles.storage.live.com/y1pf7lQJvy52t2jvIHMEE2wkrLi83OI5oR4efgVOHX_78PAhat279Ut21LUr385OORYSdtkgS2w-CXjwTH09NDopA/Kfm001.jpg[/img:442e293f1e]

Quanto maior o escore, melhor o perfil se comporta em cada uma das categorias. Avaliem e tirem suas conclusões.

Para os que quiserem aprofundar um pouco mais na teoria, o estudo completo pode ser baixado aqui:

[url]https://skydrive.live.com/?cid=ed29b80e0a3fe2f1&sc=documents&uc=1&id=ED29B80E0A3FE2F1%21115#[/url]

Abraços e bons vôos!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Disney, o meu espanto é que o perfil que teve melhor rendimento para o Marcos foi um que se assemelha mais ao KFm2, ou seja um degrau somente na parte de cima.

Este tipo de perfil, pela indicação dos desenvolvedores dos perfis KFm nao seria adequado para asas voadoras.

As asas voadoras, somente relembrando, devem ter perfil reflex, principalmente as planks.

Desculpe discordar (acho que discordar não invalida seus argumentos, mas somente enriquece o assunto! ) mas acho que a tabela que voce apresentou nao responde a pergunta do Marcos que é mais ou menos assim (Marcos, me perdoe se eu estiver errado): como esse perfil provoca um momento no sentido horário no aerofólio que o faz equilibrar-se permitindo o voo da asa?

Continuo achando algo bem fora dos nosso padrões normais de pensar um aerofólio. Mas esses KFm são assim mesmo, né? Acho que vieram para facilitar a construção, trazer novos paradigmas e nos deixar meio sem acreditar mesmo.

Desculpem me estender..

Abraços a todos.
Responder