Asa voadora "Canelinha" com perfil KFm

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

Josenilson
membro
Contato:

Mensagempor Josenilson » 11 Jun 2011 14:08

Marcos,

Sim, desde que voce consiga uma altura do "degrau" adequada para gerar o vórtice necessáio.

Vamos ver o que voce vai inventar agora kkkkkkkkk

Abraços

Marcos Quito
membro

Mensagempor Marcos Quito » 15 Jun 2011 21:53

[quote:cf02534602="Josenilson"]Marcos,

Sim, desde que voce consiga uma altura do "degrau" adequada para gerar o vórtice necessáio.

Vamos ver o que voce vai inventar agora kkkkkkkkk

Abraços[/quote:cf02534602]

Pois é agora fiquei com água na boca, vou ter que testar esse negócio !!

Abraço, :lol:
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Marcos Quito
membro

Mensagempor Marcos Quito » 18 Jun 2011 23:24

Frustrei !

Como sempre faço, uso modelos em escala menor (tipo 40cm) antes de fazer o modelo RC.

Tentei com o perfil Kfm4 e não funcionou, o perfil ficou com momento negativo (picando), e se punha o cg para trás ele estolava loucamente.

Não seu certo.
40cm env. 8cm de corda, uma plank, em bandejinha (depron de 3mm).
No bordo de ataque, em cima e em baixo coloquei mais uma tira de quase 2cm de largura do mesmo depron.

O que pode estar errado ?

fer.trash1
membro

Mensagempor fer.trash1 » 19 Jun 2011 10:59

Olá marcos , posta uma foto como ficou o perfil final .
So pra reforcar , não se esqueca que um cg balanceado fica no ponto mais "gordo" da asa pois ali é onde cria a sustencao , será que não é isso ?

Marcos Quito
membro

Mensagempor Marcos Quito » 20 Jun 2011 22:28

Bom, olhe aqui :

Verifiquei o tópico novamente e notei que eu havia feito o degrau a 30% aprox. da corda e não a 50% como dito, falha nossa.

Agora fiz a 50%, mas deu uma coisa estranha e inesperada :

1. Colocando o degrau em cima e em baixo ele não voou bem, ficou digamos, um tijolo voador. Mas colocando a régua, dá para perceber que o depron (bandejinha) tem quase 3mm de espessura, então somamos quase 9mm de espessura neste caso.
A corda da asa é 83mm, então ultrapassei os 9% indicados para espessura. Fiquei em 10,5% - mas será que isto é motivo para ficar tão xôxo ?

2. Ao retirar o degrau, experimentei remover os de baixo e deixar o de cima, e qual surpresa !!! Voou demais, ficou muito bom !!!
E aí, vai o inexplicável, pois teoricamente com o degrau em cima era para funcionar como "plano-convexo", e nem seria indicado para asas voadoras.

Mas tem mais um senão que eu acabei fazendo - sorry é instinto ! - Eu faço SEMPRE o chanfro de baixo para cima no bordo de fuga, para gerar momento positivo, para planks. Eu não ia deixar aquele bordo de ataque quadrado, é contra a minha natureza.... :oops:

Fotos abaixo.

Zénilson, comments, please !!
Anexos
DSCI0794.JPG
Aqui só para documentar os tamanhos.
DSCI0794.JPG (22.22 KiB) Exibido 9080 vezes
DSCI0792.JPG
Aqui o perfil do jeito que deu MUITO CERTO !
DSCI0792.JPG (11.74 KiB) Exibido 9080 vezes
DSCI0791.JPG
Aqui o perfil como manda o figurino. Ficou uma b... o voo.
DSCI0791.JPG (10.57 KiB) Exibido 9080 vezes
DSCI0790.JPG
O modelo bonitão, 36cm de env. e 83mm de corda.
DSCI0790.JPG (23.16 KiB) Exibido 9080 vezes

thi_cesar
membro

Mensagempor thi_cesar » 20 Jun 2011 23:20

Quito.... é muito interessante como isso funciona.....mas que funciona, funciona.... já fiz um modelo assim e fiquei surpreso......

Abraço.
Thiago

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 21 Jun 2011 10:24

[quote:6215947dab="MARCOS QUITO"]Bom, olhe aqui :

Verifiquei o tópico novamente e notei que eu havia feito o degrau a 30% aprox. da corda e não a 50% como dito, falha nossa.

Agora fiz a 50%, mas deu uma coisa estranha e inesperada :

1. Colocando o degrau em cima e em baixo ele não voou bem, ficou digamos, um tijolo voador. Mas colocando a régua, dá para perceber que o depron (bandejinha) tem quase 3mm de espessura, então somamos quase 9mm de espessura neste caso.
A corda da asa é 83mm, então ultrapassei os 9% indicados para espessura. Fiquei em 10,5% - mas será que isto é motivo para ficar tão xôxo ?
[/quote:6215947dab]

Apesar de não ter sido solicitado, vou meter o bedelho aqui...

Não ter colocado o degrau à 50% e ter deixado o perfil mais espesso, com certeza mudou completamente a performance do mesmo e pode ter sido responsável pelo resultado que você encontrou.

Ainda não passei estes perfis no túnel virtual, mas estou trabalhando nisso. Depois posto aqui os resultados. Acho que deve ser interessante colocar estas variações e ver como elas se comportam, tendo em vista que ele foi desenvolvido para avaliar planadores!

[quote:6215947dab="MARCOS QUITO"]
2. Ao retirar o degrau, experimentei remover os de baixo e deixar o de cima, e qual surpresa !!! Voou demais, ficou muito bom !!!
E aí, vai o inexplicável, pois teoricamente com o degrau em cima era para funcionar como "plano-convexo", e nem seria indicado para asas voadoras.

Essa questão que o KFm-2 não é adequado para asas voadoras, é muito relativo. O murciélago que fiz está usando um perfil KFm-3, que também seria plano-convexo e voa muito bem!

Acredito que o maior problema tenha sido mesmo a espessura final do perfil. Mas há de se estudar o caso.

[quote:6215947dab="MARCOS QUITO"]
Mas tem mais um senão que eu acabei fazendo - sorry é instinto ! - Eu faço SEMPRE o chanfro de baixo para cima no bordo de fuga, para gerar momento positivo, para planks. Eu não ia deixar aquele bordo de ataque quadrado, é contra a minha natureza.... :oops:

E quanto a ter feito o chanfro, ficou bom e reduziu, acredito, a tendência à picar do modelo. Aqui volto a postar minha experiência com o morcegão, que voa muito... deixei quadradão mesmo o bordo de fuga e fiz pequeno ajuste na trimagem. Mas foi tão pequeno!!!

Abraços e boa sorte nos próximos projetos!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905

Josenilson
membro
Contato:

Mensagempor Josenilson » 21 Jun 2011 12:00

Quito, agora voce me deixou em situação complicada kkkkkkkkkkkkkkkk
Rapaz, eu também faço o bordo de fuga da mesma forma que você, em asa voadoras.
Realmente nao sei, era para não funcionar mesmo!
Vou pesquisar mais um pouco, mas acho que no mínimo sua contribuição já está dada, ou seja, voa com esse perfil de degrau somente em cima também.

Abraços,

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 21 Jun 2011 12:51

[quote:442e293f1e="Josenilson"]
Realmente nao sei, era para não funcionar mesmo!
[/quote:442e293f1e]

Não entendo porque você acha que este perfil não deveria funcionar numa plank. Apesar de não ser o perfil ideal para uma asa voadora, é um perfil que tem um excelente planeio.

Num estudo realizado em 2008 por Rich Thompson, existe uma comparação entre os vários perfis KFm e o tão famoso Clark-Y que pode ser visto na tabela à seguir:

[img:442e293f1e]https://blufiles.storage.live.com/y1pf7lQJvy52t2jvIHMEE2wkrLi83OI5oR4efgVOHX_78PAhat279Ut21LUr385OORYSdtkgS2w-CXjwTH09NDopA/Kfm001.jpg[/img:442e293f1e]

Quanto maior o escore, melhor o perfil se comporta em cada uma das categorias. Avaliem e tirem suas conclusões.

Para os que quiserem aprofundar um pouco mais na teoria, o estudo completo pode ser baixado aqui:

[url]https://skydrive.live.com/?cid=ed29b80e0a3fe2f1&sc=documents&uc=1&id=ED29B80E0A3FE2F1%21115#[/url]

Abraços e bons vôos!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!

Josenilson
membro
Contato:

Mensagempor Josenilson » 21 Jun 2011 15:01

Disney, o meu espanto é que o perfil que teve melhor rendimento para o Marcos foi um que se assemelha mais ao KFm2, ou seja um degrau somente na parte de cima.

Este tipo de perfil, pela indicação dos desenvolvedores dos perfis KFm nao seria adequado para asas voadoras.

As asas voadoras, somente relembrando, devem ter perfil reflex, principalmente as planks.

Desculpe discordar (acho que discordar não invalida seus argumentos, mas somente enriquece o assunto! ) mas acho que a tabela que voce apresentou nao responde a pergunta do Marcos que é mais ou menos assim (Marcos, me perdoe se eu estiver errado): como esse perfil provoca um momento no sentido horário no aerofólio que o faz equilibrar-se permitindo o voo da asa?

Continuo achando algo bem fora dos nosso padrões normais de pensar um aerofólio. Mas esses KFm são assim mesmo, né? Acho que vieram para facilitar a construção, trazer novos paradigmas e nos deixar meio sem acreditar mesmo.

Desculpem me estender..

Abraços a todos.

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 21 Jun 2011 15:12

[quote:5bd5a7ec1c="Josenilson"]Disney, o meu espanto é que o perfil que teve melhor rendimento para o Marcos foi um que se assemelha mais ao KFm2, ou seja um degrau somente na parte de cima.

Este tipo de perfil, pela indicação dos desenvolvedores dos perfis KFm nao seria adequado para asas voadoras.

As asas voadoras, somente relembrando, devem ter perfil reflex, principalmente as planks.

Desculpe discordar (acho que discordar não invalida seus argumentos, mas somente enriquece o assunto! ) mas acho que a tabela que voce apresentou nao responde a pergunta do Marcos que é mais ou menos assim (Marcos, me perdoe se eu estiver errado): como esse perfil provoca um momento no sentido horário no aerofólio que o faz equilibrar-se permitindo o voo da asa?

Continuo achando algo bem fora dos nosso padrões normais de pensar um aerofólio. Mas esses KFm são assim mesmo, né? Acho que vieram para facilitar a construção, trazer novos paradigmas e nos deixar meio sem acreditar mesmo.

Desculpem me estender..

Abraços a todos.[/quote:5bd5a7ec1c]

Ao contrário, Josenilson, discordar enriquece o assunto e, os fóruns foram criados para, discutindo, gerarmos conhecimento e todos nós possamos aprender um pouco mais...

Com relação ao perfil KFm4, particularmente não o vejo como um perfil com reflex, apesar de ter sido definido pelos desenvolvedores que seria o mais adequado para asas voadoras. Vejo-o mais como um perfil simétrico apenas.

Agora, como ele gera esse momento no sentido horário no aerofólio, sinceramente eu não sei dizer. O que posso afirmar é que, no meu caso, havia uma tendência do modelo em picar (o que acredito ser um momento anti-horário pela sua definição) sendo necessário ajustes nas superfícies de comando para um vôo nivelado.

Também não sabemos como o Marcos viu o vôo do modelo dele. Se tinha alguma tendência, etc.

Vamos conversando que aprendemos...
Disney

Josenilson
membro
Contato:

Mensagempor Josenilson » 21 Jun 2011 17:18

Disney, o momento a que me refiro está nesta pequena explicação teórica que existe em nosso site:

http://www.voosilencioso.com/html/zabele.htm

Aguardemos o Marcos nos dar mais detalhes.

Abracos,,

Marcos Quito
membro

Mensagempor Marcos Quito » 21 Jun 2011 22:56

Então, acho que estamos caminhando no mesmo sentido sim.

O kfm4 também entendo que seja "simétrico".

Eu (como o Zénilson) concluímos com nossa "cabeça" NACA que o kfm2 é como um perfil plano-convexo, mas como lembrado pelo amigo, esta linhagem NÃO segue a mesma lógica. Não podemos usar a mesma linha de raciocínio, estamos aqui falando da lei do caos, do vórtex, da "teoria da bola de golfe", regime turbulento.

Então só podemos nos valer do empirismo, testar e provar, e acabou !

Re-lendo o artigo citado pelo Zenilson, percebo que o próprio autor ficou besta ao constatar que o kfm2 é melhor que o kfm1 !
...

O que me frustra na tabela postada pelo Sidney, é a distância do kfm2 (que achei muito bom) perto do Clark Y, que é um perfil tosco... O Clark Y tem muuuuito mais sustentação.

(me refiro à linha "glide")

==========================

TESTE2.

Claro que eu não podia deixar, fiz o oposto : Tirei o degrau de cima, e coloquei em baixo. Bom o que constato é que os perfis Kfm têm todos pouco momento.
O modelo voou, mas foi tosco, foi afundando loucamente, e no final, sem velocidade, ele cai de uma vez.

Conclusão :

Bom, que o Kfm4 é indicado para asas não há dúvidas, eu devo ter exagerado na grosseirice.

Agora o próximo passo eu quero saber qual é o melhor, kfm2 ou kfm4 para uma plank !!!

Já tenho a certeza que o Kfm2 é melhor que o depron reto, sem perfil, isto já é fato, a diferença é muito grande. É como jogar num dia sem lift perto de um dia com lift, o modelo ganha vida, ele simplesmente sobe !

Gostei muito !!

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 22 Jun 2011 10:12

[quote:5a5724285e="MARCOS QUITO"]Então, acho que estamos caminhando no mesmo sentido sim.
...
O que me frustra na tabela postada pelo Sidney, é a distância do kfm2 (que achei muito bom) perto do Clark Y, que é um perfil tosco... O Clark Y tem muuuuito mais sustentação.

(me refiro à linha "glide")
[/quote:5a5724285e]

Aqui Marcos, só teria uma consideração a fazer. Esta tabela e os testes realizados foram todos baseados em avaliação empírica do autor. Ou seja, esta quantificação tão distante no glide entre os dois perfis, se avaliado por você, pode ser que não seja quantificada da mesma forma.

É testar, e testando que encontraremos o melhor perfil para nossas aplicações.
Disney

Pedroni
membro

Mensagempor Pedroni » 23 Dez 2011 11:09

Já viram este post no RC....

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1391999&highlight=kfm9+weasel

@braço
Voar, voar, subir, subir...

Pedroni
membro

Mensagempor Pedroni » 28 Dez 2011 10:18

Confesso que também sou "novo" nos perfis Kfm, uma duvida, quando se refere que a espessura do perfil deve ser entre 6 a 9% da corda, está corda refere-se a corda média? isto é, quando a asa tem uma diferença entre a corda da raiz contra a corda da ponta.

@braço

Marcos Quito
membro

Mensagempor Marcos Quito » 28 Dez 2011 17:15

Pedroni,

Média quase sempre é uma solução não boa.

A espessura deve preferencialmente VARIAR conforme a corda.
Você escolhe a espessura (ex. 7%), e vai assim da raíz à ponta.
A mesma coisa se aplica ao degrau : Ele fica a 50% da corda. Não da corda média, mas de cada corda que tiver.

Sei que é difícil variar a espessura, por exemplo numa construção em depron.
Escolhe-se um depron de 4mm, então a espessura vai ser múltipla de 4 (8 ou 12).
Daí você escolhe uma corda para acomodar estes 6 ~9%. Tudo bem deixar a espessura constante, isto não será uma tragédia.

Mas se tiver paciência de lixar e deixar a espessura proporcional na mesma percentagem, melhor.

Mas quanto ao degrau, vi alguns projetos aqui, que o pessoal tem a chance de fazer certo e não sei porque não faz.
Então se na raíz vc tem 300mm, o degrau fica a 150mm, se na ponta são 180mm, então o degrau fica a 90mm. É só fazer um trapézio e terá o degrau proporcional.

Pedroni
membro

Mensagempor Pedroni » 28 Dez 2011 18:54

- Entendi! muito obrigado, pena que já cortei a asa, ela tem 220 na raiz, e 180 na ponta, deixei a espessura constante, aproximadamente 8%....vamos ver no que vai dar. Em paralelo, vou começar outra asa, 1,20m. com perfil PW1211, terá 260 na raiz e 160 na ponta, com enflexamento de 70. Quando chegar o P7 vou começar o corte,

Novamente obrigado!

@braço

jefersonalessandro
membro

Mensagempor jefersonalessandro » 28 Dez 2011 19:18

Amigo esta é uma Alula ?
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "

caribeiro
membro

Mensagempor caribeiro » 08 Mai 2013 06:51

Aguem tem alguma experiencia em substituir perfis clássicos como o clarkY por perfiz do tipo KFm-3?

Hugo Rangel
membro

Mensagempor Hugo Rangel » 06 Dez 2013 23:39

Olá Josenilson estou montando uma asa e estou com duvidas e espero que vc possa me ajudar. minha asa tem 1m de emvergadura e 20 cm de corda feita em deprom de 4mm.
qual altura devo usar no degrau?
como achar o cg?
forte abrço e obrigado

dbar1970
membro

Mensagempor dbar1970 » 07 Dez 2013 08:34

Espero que ajude.

http://rcfoamfighters.com/blog/wp-content/uploads/2009/09/KFm-Family-descriptions.jpg
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...

Voltar para “Planadores e afins”