Térmica de bolso

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Uma coisa tenho certeza ;), vários urubús constumam se juntar e começam a voar em circulos, isso parece aquecer o ar e formar uma térmica bem no lugar onde eles se encontram....incrivel! e depois dizem que os animais não são espertos :roll:

Seria pela coloração preta das suas asas?

Todos giram pro mesmo lado, isso causa algum redemoinho que ajuda de alguma forma a térmica?

brincadeirinha :oops:
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Putz, Yamin, esta sua foi digna de "véspera de feriadão e eu fiquei em casa..."

Indo na linha de raciocínio, vestimos o uniforme do corinthians, e fazemos um círculo e dançamos a dança-da-chuva.
Assim ganhamos a umidade, e imitamos urubú, se não vier térmica, vem chuva !

Sandro Ciclone : assino em baixo, vc matou a pau, e a idéia do saco parece súper viável. (que umidade que nada, só precisa diferença de temperatura)
Eu pensei que vc fosse o cara do foguete, e ia fazer uma bomba doméstica para gerar o calor (qdo falou térmica de bolso).
cassiomh
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Jan 20, 2006 11:35 pm

Mensagem por cassiomh »

o que manda mesmo é a diferença de temp, agora se no lugar de uma lona preta, um papel que reflita o calor?como um papel aluminizado!?
acho que daria melhores resultados, pq telhas metalicas, concreto e o asfalto, refletem mto bem o calor! e desprendem varias termicas..

e tem uma outra diferença, entre termica e bolhas de ar quente...
acho que na verdade criariamos bolhas e não termicas!
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Cassio,

superficies brilhantes refletem a irradiaçao e por isso sao mais frias, o preto é a cor que absorve mais calor, justamente por nao refletir nada.
existem as termicas permanentes, onde o aquecimento é grande e acaba mantendo uma coluna de ar quente constante e as termicas intermitentes, as chamadas bolhas, pois o ar se aquece devagar, até atingir a temperatura de disparo, sobe entao uma bolha de ar quente, depois dessa bolha o ar na superficie é renovado e tem que se aquecer até atingir novamente a temperatura de disparo. acontece em intervalos bem previsiveis, tipo de 15 em 15 minutos ou mais.
ahh...isso nao é cultura inutil nao ...é aprimoramento do hobby !!

Sandro
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

bem a lona eu tenho se sobra la no sitio, so nao tenho coragem de carregar aquilo pro pasto desenrolar e ficar igual um doido testando...rerererere..tenho vergonha, mas se desse certo ia ser otimo.imagina fazer uma planadorzinho uma asinha e ter certeza que ia decolar do chao..
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

carregar no sitio é mole, só tem vaca olhando...he he he !
ahh...e ter certeza que ia decolar do chao...vai da sorte de lançar quando a bolha desprende, ou se o sol estiver bem forte e pouco vento, surgir uma termica permanente, aí é show !!
quem tem condiçoes de testar, aproveita, testa mesmo !

sandro
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Só toma cuidado pras vacas não comerem o planador...... ou pior..... C....gar em cima..... hahahaha
Boa sorte nos testes!
Avatar do usuário
rafael
membro
Mensagens: 609
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
Localização: Araras/São Carlos - SP

Mensagem por rafael »

Caro Ventania...e aí ??? testou a lona ou não? por aqui já estou fazendo uma vaquinha pra cada planadorista trazer 10 m2 de lona, somos em 20, portanto terei 200 m2, preciso do resultado. O que voces acham de chamarmos os Mithybuster :D :D
Felipão
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 7:24 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Felipão »

Eu mandaria carta pro fantástico!
OS CAÇADORES DE MITOS!!!
ahauhauhauhau :wink: :lol: :wink:
O Ricardo(rick bh) ele é testemunha, uma vez nas nossas andanças procurando locais de vôo achamos um novo loteamento em bh no meio da cidade mesmo! ai eu morrendo de medo, e ele disse, se o planador cair la eu busco, ai eu falei blza intaum, lancei, o lift era animal mas inconstante! daí fui indo indo e acabei fondo!
ahuahuahuahuah
a asinha começou a cair q nem pedra a eu pnsei deixa eu sair dalí parece(PARECE?) ser uma descendente,(a mesma q pegou o aspire dele qe jogou no chão)e nisso eu saí da mesma, e do nada uma asa levanta, ai eu lembrei da página do vôo silencioso(levantou uma asa vira pro lado dela) e foi isso q fiz!
Virei e nem deu tempo de girar fui jogado pro alto meeeeeeeeeeeeesmo!
o Ricardo viu, e nós 2 pasmos, tínhamos u q pra dizer? eu calado de boca aberta escutei do ricardo um: NÓ!!!
ahuahuahuahauh
foi muito animal subi muiiiiiiiiiito foi violenta a térmica q isso!
Mas esses dias foram fodas(em especial esse), voei muito no retiro, e depois pegar uma térmica dessa? foi um presente q isso!
ÓTIMOS TEMPOS!(à 4 meses:wink:)!
abraços espero ter ajudado(pelo menos ter feito vc's darem risadas, imaginando nossas caras de NÓ!!! :wink:
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Olá Pessoal !!

Rafael vc está fazendo exatamente o que eu gostaria de fazer aqui onde moro, porém, eu sou solitario aqui no aeromodelismo. por isso voo mais de encosta. mas estas especulaçoes todo a respeito das termicas é baseada nao só em teoria, mas tambem na pratica!! quem voa de planador a algum tempo sabe que muitas vezes surgem termicas onde nem imaginamos, outras vezes lancei o planador em dia de vento nenhum, mas desconfiando que sobre algumas pedras ou lajes de casas poderia ter alguma coisa...bingo !!! lá estava a termica.
felipao mesmo relatou uma experiencia dessas.
uma vez voando um aviazinho glow, 1,2mts de asa. todo de balsa, eletronica full, um tijolinho. quando o combustivel estava pra acabar eu fiz uma curva longa, indo bem longe, pra poder vir já alinhado e no "planeio" pra pouso. quando vinha no planeio tomei aquele "soco no queixo", nao deu outra, trimei mais cabrado e fui ganhando altura, ganhei tudo, a ponto de ter que entrar em parafuso pra descer e nao perder ele de vista !! voando um tijolo,heim !!!
um abraço!

SANDRO
Responder