CG do planador Fox 1,5m da HK

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

CG do planador Fox 1,5m da HK

Mensagem por Alessandro Sanches »

Beleza galera, quem puder me ajudar agradeço.
Comprei um moto planador Fox de 1,5m de envergadura da HK, pois bem, mas ele veio sem o manual e estou com dúvidas de onde é o CG.
Vou voá-lo em Pirapora no lift, não vou usar motor, segue abaixo o link do planador.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14424__Fox_Fiberglass_1_5m_Glider_Kit.html

Quem puder me ajudar com o CG ficarei grato.

Abraço
Avatar do usuário
icomon
membro
Mensagens: 134
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:48 pm
Localização: Guarulhos- São paulo

Mensagem por icomon »

Colega espero poder te ajudar, o cg desse modelo fica no primeiro 1/3 da borda de atack
ou sejá, se sua asa tem a corda inicial de 15cm, o cg ficaria nos primeiros 5 cms da asa!!
Rene Queiroz
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 11:01 am
Localização: SP

Mensagem por Rene Queiroz »

-CG Position:40mm (From Leading Edge)
Rene Queiroz
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 11:01 am
Localização: SP

Mensagem por Rene Queiroz »

Alessandro no site da HK, tem um review, leia:

This is a high quality kit, it flies well and is fast when set up correctly but it needs modifications. Most of these are described in the HC build video (in the above link) except for one major fault: the slot for the tailplane is cut at the wrong angle (negative 5 degrees). In flight this restricts control authority, dramatically increases drag and ultimately leads to instability, all for no good reason. The HC reviewer didn't notice this but states that this plane has an "unusual" C of G, set at 10mm from the root leading edge. Well, aerodynamics IS an exact science and "unusual" equals "WRONG". I think that a professional review, published to advise and influence customers should, at least, be conducted by someone with a bit more knowledge, but that is only my opinion...
To fix this mistake I have cut away and then reinforced the fin, raised the leading edge of the tailplane 3mm and packed the gap with plywood and epoxy. My Fox now flies with neutral trim and the C of G where it should be, i.e. 28 M.A.C. or 43mm back from the root leading edge.
Avatar do usuário
icomon
membro
Mensagens: 134
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:48 pm
Localização: Guarulhos- São paulo

Mensagem por icomon »

tradução:
Este é um kit de alta qualidade, ele voa bem e é rápido, quando configurado corretamente, mas precisa de modificações. A maioria destes são descritos no vídeo construir HC (no link acima), exceto por uma falha grave: o slot para o leme horizontal é cortado no ângulo errado (negativo de 5 graus). No vôo que limita autoridade de controlo, aumenta drasticamente a arrastar e, em última análise leva à instabilidade, todos sem uma boa razão. O revisor HC não percebeu isso, mas afirma que este plano tem um C "incomum" de G, fixado em 10 milímetros a partir da borda da raiz principal. Bem, a aerodinâmica é uma ciência exata e "incomum" é igual a "errada". Eu acho que uma revisão profissional, publicados para aconselhar e influenciar clientes devem, no mínimo, ser conduzidos por alguém com um pouco mais de conhecimento, mas isso é apenas minha opinião ...
Para corrigir esse erro que eu já cortada e, em seguida, reforçou a fin, levantou a ponta do leme horizontal de 3mm e embalado a diferença com madeira compensada e epóxi. My Fox voa agora com guarnição neutro eo C de G onde deveria estar, ou seja 28 MAC ou 43 milímetros de volta da beira da raiz principal.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Lembrando sempre que o CG depende de quem pilota, e que o CG indicado na planta/fabricante é somente uma indicação inicial e que deve ser movido gradativamente para trás (juntamente com a diminuicao da decalagem) para obter melhores niveis de rendimento.

A colina é o lugar mais desejavel para ter um modelo bem trimado, e se possível com pouca decalagem, para pode voar em várias velocidades e com mais rendimento.

Recomendo o DVD Tunning for gliders da Radiocarbonart.
Eldo
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Seg Set 26, 2011 8:44 pm
Localização: Divinópolis MG

Mensagem por Eldo »

Eduardo o que é "decalagem"?
O CG é uma questão de preferencia no voo mesmo?
Estou aprendendo a voar planadores, voou há muitos anos mas nunca me dediquei como agora, antes jogava pra cima e voava...



att
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

Mensagem por Alessandro Sanches »

Valeu galera pelas dicas.
Pesquisando na net achei um mesmo modelo vendido no site da r2hobbies e tem o manual, que diz que o cg é de 10 a 40 mm a partir do bordo de ataque, segue link.

http://www.r2hobbies.com/manuals/rcpl71017.pdf
Responder