Qual a opinião dos senhores sobre esses modelos?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Caramba.. lugar muito bonito para voar. Show de bola.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

pelo visto é só o vento estar alinhado e jogar planador morro abaixo....

Carrascal, estou pensando em ir em Carrancas em janeiro passar um fim de semana... bom saber que levo meu planador.

Abraços
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Pois é Lambreta e Patetta, o lugar é fora de série e o acesso é super fácil. Você anda só uns dois km em estrada de chão pra chegar no local do vídeo e a pousada que fiquei tb é pertinho. Patetta, caso você vá por lá em janeiro me dá uma alô que de repente a gente ainda voa junto.
Grande abraço!
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Lambreta,

Após 16 anos voando planadores e fazendo muita experimentação, concordo plenamente com você sobre planadores, motoplanadores e planadores motorizados.

Também reforço a opinião sobre modelo adequando ao local de voo, principalmente com relação a encosta. Aqui em Brasília temos duas excelentes encostas (facilmente acessíveis por qualquer tipo de carro) voltadas para ventos de nordeste a leste. Porém, o problema das duas é justamente local para o pouso. Não há piloto que não tenha seus aeros meio amassados após alguns voos. Daí os modelos de EPP, EPO e equivalentes, serem a melhor escolha - falando aqui na escolha somente com relação ao material de construção e não me referindo a características de voo.

Concordo também que a motorização original do EasyGliderPro (acho que tem potencia em excesso para um planador) o deixa com um desempenho não muito bom, digamos. Como forma de resolver esse problema e também remover o motor no bico com hélice folding (o que para nossas encostas é eixo torto na certa) criei um suporte rebatível (ou retrátil) e passei a utilizar um motor menor, com uma bateria menor que a recomendada e o desempenho melhorou bastante. O suporte em cima do planador não é muito elegante, mas é prático e pode ser removido com facilidade.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:c61f975c15="Josenilson"]Lambreta,

Após 16 anos voando planadores e fazendo muita experimentação, concordo plenamente com você sobre planadores, motoplanadores e planadores motorizados.

Também reforço a opinião sobre modelo adequando ao local de voo, principalmente com relação a encosta. Aqui em Brasília temos duas excelentes encostas (facilmente acessíveis por qualquer tipo de carro) voltadas para ventos de nordeste a leste. Porém, o problema das duas é justamente local para o pouso. Não há piloto que não tenha seus aeros meio amassados após alguns voos. Daí os modelos de EPP, EPO e equivalentes, serem a melhor escolha - falando aqui na escolha somente com relação ao material de construção e não me referindo a características de voo.

Concordo também que a motorização original do EasyGliderPro (acho que tem potencia em excesso para um planador) o deixa com um desempenho não muito bom, digamos. Como forma de resolver esse problema e também remover o motor no bico com hélice folding (o que para nossas encostas é eixo torto na certa) criei um suporte rebatível (ou retrátil) e passei a utilizar um motor menor, com uma bateria menor que a recomendada e o desempenho melhorou bastante. O suporte em cima do planador não é muito elegante, mas é prático e pode ser removido com facilidade.[/quote:c61f975c15]

Perfeito!

Você conheceu o Miguel, certo? Ele voa conosco aqui.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Ahh.. bem citado!

Motor!!

Motoplanador não precisa de motor bruto, mas sim um para levá-lo com segurança até uma altitude mínima para pegar térmica. Isso varia de modelo pra modelo.

Alguns 50m bastam. Outros 150m.

Se quer um motor bruto, dai já está pensando em hotliner ou afins..

Lembre-se: motor forte = bateria forte = peso!

Phoenix com 2S 800 ficou teteia..
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:f53adfc337="William"]Lambreta: Faça outra grande "boa ação" hoje,
Aproveite a tua explicação dai de cima e inclua no tópico do Marcos Quito: "Iniciando"
8)
BOM fds
William[/quote:f53adfc337]

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1139170#1139170

Duas contribuições feitas lá.

A próxima é sobre planadores x motos x planadores com motores
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Ricardo Sanmartin Carlos
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 10:00 am
Localização: Cachoeira do Sul

Mensagem por Ricardo Sanmartin Carlos »

Pô, topico muito bom. Lambreta, tenho um Diamond 2500 da Art-Tech (pelo menos o fabricante diz ser um motoplanador, será?). Já voou com este modelo? Gostaria de ouvir sua experiencia com este. Abraço
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

opa

já tinha visto na net, mas nunca voei ou vi de perto.

http://www.art-tech.cn/english/ArticleShow.asp?ArticleID=261

Pra mim, pelo layout se enquadra no Phoenix 2000, ou mais próximo ainda do Cularis da Multiplex.

Alías.. Phoenix está para EasyGlider assim como o Diamond está para o Culares.

Então falar do Culares (esse já voei bastante, em diversas condições) seria como falar do Diamond? Se sim, é um motoplanador.

Easyglider é um projeto perfeito, ao meu ver. Culares é quase: o que o "mata" é a baixa rigidez da asa. Como a envergadura é grande ela balança muito, facilmente ocilando entre diedro positivo e negativo. Isso dá um desequilíbrio nele.

Imagina ao entrar numa térmica forte ou pegar uma turbulência: uma asa varia muito o ângulo, a outra não. Daí por compensação a fuselagem sobe, mas como a massa é maior que da asa e a maldita "articula" no meio, a fuse desce (como uma mola). E fica nessa gangorra.

Chato isso, eu acho. Ele merecia um sistema mais rídido, com dupla longarina massiça (e não oca), ele tem corda para isso.

2500mm de envergadura já começa a pedir pra ser tri-partida: ou tem a rigidez de um moldado bi-partida (como o Egida, Espada... f3j e afins) ou cai pra tri-partida, mas ai pelo que parece já fere o princípio de ter 3 peças o planador todo (asas+fuse).. enfim.

Mas é muito bom. Achei meio lento na encosta, mas termaliza bem.

Lí bons relatos de voo FPV com o Culares, mas também li que queixam dele balançar

Exige um pouco mais de dedo e térmica para rodar talvez.

Enfim, acho que o que falei se aplica ao Diamond.
Diz ai o que vc achou do voo ele?
Esperava o que? e que conseguiu?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Lambreta, desde que você teceu suas orientações no início deste tópico eu venho dando uma namoradinha no phoenix. Namorei tanto que entrou em backorder, hehe. Ficou lá na hk o kit arf. Eu estava dando uma olhada na hobbydelvery e vi um kit do easyglider por um preco atrativo (fica mais em conta que o kit do phoenix, ainda mais se for tributado) http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/Produtos.asp?Produto=M214226&n=Easyglider-Pro-Planador-Versao-Kit.
Pelo que você comentou ali em cima com o Ricardo, o easyglider é uma opção muito boa de motoplanador. Entre ele e o phoenix você pende mais pra qual?
Grande abraço!
Responder