Qual a opinião dos senhores sobre esses modelos?
- Patetta-MG
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- Josenilson
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Lambreta,
Após 16 anos voando planadores e fazendo muita experimentação, concordo plenamente com você sobre planadores, motoplanadores e planadores motorizados.
Também reforço a opinião sobre modelo adequando ao local de voo, principalmente com relação a encosta. Aqui em Brasília temos duas excelentes encostas (facilmente acessíveis por qualquer tipo de carro) voltadas para ventos de nordeste a leste. Porém, o problema das duas é justamente local para o pouso. Não há piloto que não tenha seus aeros meio amassados após alguns voos. Daí os modelos de EPP, EPO e equivalentes, serem a melhor escolha - falando aqui na escolha somente com relação ao material de construção e não me referindo a características de voo.
Concordo também que a motorização original do EasyGliderPro (acho que tem potencia em excesso para um planador) o deixa com um desempenho não muito bom, digamos. Como forma de resolver esse problema e também remover o motor no bico com hélice folding (o que para nossas encostas é eixo torto na certa) criei um suporte rebatível (ou retrátil) e passei a utilizar um motor menor, com uma bateria menor que a recomendada e o desempenho melhorou bastante. O suporte em cima do planador não é muito elegante, mas é prático e pode ser removido com facilidade.
Após 16 anos voando planadores e fazendo muita experimentação, concordo plenamente com você sobre planadores, motoplanadores e planadores motorizados.
Também reforço a opinião sobre modelo adequando ao local de voo, principalmente com relação a encosta. Aqui em Brasília temos duas excelentes encostas (facilmente acessíveis por qualquer tipo de carro) voltadas para ventos de nordeste a leste. Porém, o problema das duas é justamente local para o pouso. Não há piloto que não tenha seus aeros meio amassados após alguns voos. Daí os modelos de EPP, EPO e equivalentes, serem a melhor escolha - falando aqui na escolha somente com relação ao material de construção e não me referindo a características de voo.
Concordo também que a motorização original do EasyGliderPro (acho que tem potencia em excesso para um planador) o deixa com um desempenho não muito bom, digamos. Como forma de resolver esse problema e também remover o motor no bico com hélice folding (o que para nossas encostas é eixo torto na certa) criei um suporte rebatível (ou retrátil) e passei a utilizar um motor menor, com uma bateria menor que a recomendada e o desempenho melhorou bastante. O suporte em cima do planador não é muito elegante, mas é prático e pode ser removido com facilidade.
[quote:c61f975c15="Josenilson"]Lambreta,
Após 16 anos voando planadores e fazendo muita experimentação, concordo plenamente com você sobre planadores, motoplanadores e planadores motorizados.
Também reforço a opinião sobre modelo adequando ao local de voo, principalmente com relação a encosta. Aqui em Brasília temos duas excelentes encostas (facilmente acessíveis por qualquer tipo de carro) voltadas para ventos de nordeste a leste. Porém, o problema das duas é justamente local para o pouso. Não há piloto que não tenha seus aeros meio amassados após alguns voos. Daí os modelos de EPP, EPO e equivalentes, serem a melhor escolha - falando aqui na escolha somente com relação ao material de construção e não me referindo a características de voo.
Concordo também que a motorização original do EasyGliderPro (acho que tem potencia em excesso para um planador) o deixa com um desempenho não muito bom, digamos. Como forma de resolver esse problema e também remover o motor no bico com hélice folding (o que para nossas encostas é eixo torto na certa) criei um suporte rebatível (ou retrátil) e passei a utilizar um motor menor, com uma bateria menor que a recomendada e o desempenho melhorou bastante. O suporte em cima do planador não é muito elegante, mas é prático e pode ser removido com facilidade.[/quote:c61f975c15]
Perfeito!
Você conheceu o Miguel, certo? Ele voa conosco aqui.
Após 16 anos voando planadores e fazendo muita experimentação, concordo plenamente com você sobre planadores, motoplanadores e planadores motorizados.
Também reforço a opinião sobre modelo adequando ao local de voo, principalmente com relação a encosta. Aqui em Brasília temos duas excelentes encostas (facilmente acessíveis por qualquer tipo de carro) voltadas para ventos de nordeste a leste. Porém, o problema das duas é justamente local para o pouso. Não há piloto que não tenha seus aeros meio amassados após alguns voos. Daí os modelos de EPP, EPO e equivalentes, serem a melhor escolha - falando aqui na escolha somente com relação ao material de construção e não me referindo a características de voo.
Concordo também que a motorização original do EasyGliderPro (acho que tem potencia em excesso para um planador) o deixa com um desempenho não muito bom, digamos. Como forma de resolver esse problema e também remover o motor no bico com hélice folding (o que para nossas encostas é eixo torto na certa) criei um suporte rebatível (ou retrátil) e passei a utilizar um motor menor, com uma bateria menor que a recomendada e o desempenho melhorou bastante. O suporte em cima do planador não é muito elegante, mas é prático e pode ser removido com facilidade.[/quote:c61f975c15]
Perfeito!
Você conheceu o Miguel, certo? Ele voa conosco aqui.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
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Ahh.. bem citado!
Motor!!
Motoplanador não precisa de motor bruto, mas sim um para levá-lo com segurança até uma altitude mínima para pegar térmica. Isso varia de modelo pra modelo.
Alguns 50m bastam. Outros 150m.
Se quer um motor bruto, dai já está pensando em hotliner ou afins..
Lembre-se: motor forte = bateria forte = peso!
Phoenix com 2S 800 ficou teteia..
Motor!!
Motoplanador não precisa de motor bruto, mas sim um para levá-lo com segurança até uma altitude mínima para pegar térmica. Isso varia de modelo pra modelo.
Alguns 50m bastam. Outros 150m.
Se quer um motor bruto, dai já está pensando em hotliner ou afins..
Lembre-se: motor forte = bateria forte = peso!
Phoenix com 2S 800 ficou teteia..
Marco Aurélio
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[quote:f53adfc337="William"]Lambreta: Faça outra grande "boa ação" hoje,
Aproveite a tua explicação dai de cima e inclua no tópico do Marcos Quito: "Iniciando"
8)
BOM fds
William[/quote:f53adfc337]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1139170#1139170
Duas contribuições feitas lá.
A próxima é sobre planadores x motos x planadores com motores
Aproveite a tua explicação dai de cima e inclua no tópico do Marcos Quito: "Iniciando"
8)
BOM fds
William[/quote:f53adfc337]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1139170#1139170
Duas contribuições feitas lá.
A próxima é sobre planadores x motos x planadores com motores
Marco Aurélio
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opa
já tinha visto na net, mas nunca voei ou vi de perto.
http://www.art-tech.cn/english/ArticleShow.asp?ArticleID=261
Pra mim, pelo layout se enquadra no Phoenix 2000, ou mais próximo ainda do Cularis da Multiplex.
Alías.. Phoenix está para EasyGlider assim como o Diamond está para o Culares.
Então falar do Culares (esse já voei bastante, em diversas condições) seria como falar do Diamond? Se sim, é um motoplanador.
Easyglider é um projeto perfeito, ao meu ver. Culares é quase: o que o "mata" é a baixa rigidez da asa. Como a envergadura é grande ela balança muito, facilmente ocilando entre diedro positivo e negativo. Isso dá um desequilíbrio nele.
Imagina ao entrar numa térmica forte ou pegar uma turbulência: uma asa varia muito o ângulo, a outra não. Daí por compensação a fuselagem sobe, mas como a massa é maior que da asa e a maldita "articula" no meio, a fuse desce (como uma mola). E fica nessa gangorra.
Chato isso, eu acho. Ele merecia um sistema mais rídido, com dupla longarina massiça (e não oca), ele tem corda para isso.
2500mm de envergadura já começa a pedir pra ser tri-partida: ou tem a rigidez de um moldado bi-partida (como o Egida, Espada... f3j e afins) ou cai pra tri-partida, mas ai pelo que parece já fere o princípio de ter 3 peças o planador todo (asas+fuse).. enfim.
Mas é muito bom. Achei meio lento na encosta, mas termaliza bem.
Lí bons relatos de voo FPV com o Culares, mas também li que queixam dele balançar
Exige um pouco mais de dedo e térmica para rodar talvez.
Enfim, acho que o que falei se aplica ao Diamond.
Diz ai o que vc achou do voo ele?
Esperava o que? e que conseguiu?
já tinha visto na net, mas nunca voei ou vi de perto.
http://www.art-tech.cn/english/ArticleShow.asp?ArticleID=261
Pra mim, pelo layout se enquadra no Phoenix 2000, ou mais próximo ainda do Cularis da Multiplex.
Alías.. Phoenix está para EasyGlider assim como o Diamond está para o Culares.
Então falar do Culares (esse já voei bastante, em diversas condições) seria como falar do Diamond? Se sim, é um motoplanador.
Easyglider é um projeto perfeito, ao meu ver. Culares é quase: o que o "mata" é a baixa rigidez da asa. Como a envergadura é grande ela balança muito, facilmente ocilando entre diedro positivo e negativo. Isso dá um desequilíbrio nele.
Imagina ao entrar numa térmica forte ou pegar uma turbulência: uma asa varia muito o ângulo, a outra não. Daí por compensação a fuselagem sobe, mas como a massa é maior que da asa e a maldita "articula" no meio, a fuse desce (como uma mola). E fica nessa gangorra.
Chato isso, eu acho. Ele merecia um sistema mais rídido, com dupla longarina massiça (e não oca), ele tem corda para isso.
2500mm de envergadura já começa a pedir pra ser tri-partida: ou tem a rigidez de um moldado bi-partida (como o Egida, Espada... f3j e afins) ou cai pra tri-partida, mas ai pelo que parece já fere o princípio de ter 3 peças o planador todo (asas+fuse).. enfim.
Mas é muito bom. Achei meio lento na encosta, mas termaliza bem.
Lí bons relatos de voo FPV com o Culares, mas também li que queixam dele balançar
Exige um pouco mais de dedo e térmica para rodar talvez.
Enfim, acho que o que falei se aplica ao Diamond.
Diz ai o que vc achou do voo ele?
Esperava o que? e que conseguiu?
Marco Aurélio
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- Carrascal
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- Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
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Lambreta, desde que você teceu suas orientações no início deste tópico eu venho dando uma namoradinha no phoenix. Namorei tanto que entrou em backorder, hehe. Ficou lá na hk o kit arf. Eu estava dando uma olhada na hobbydelvery e vi um kit do easyglider por um preco atrativo (fica mais em conta que o kit do phoenix, ainda mais se for tributado) http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/Produtos.asp?Produto=M214226&n=Easyglider-Pro-Planador-Versao-Kit.
Pelo que você comentou ali em cima com o Ricardo, o easyglider é uma opção muito boa de motoplanador. Entre ele e o phoenix você pende mais pra qual?
Grande abraço!
Pelo que você comentou ali em cima com o Ricardo, o easyglider é uma opção muito boa de motoplanador. Entre ele e o phoenix você pende mais pra qual?
Grande abraço!