Qual a opinião dos senhores sobre esses modelos?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Qual a opinião dos senhores sobre esses modelos?

Mensagem por Carrascal »

Olá amigos. Tenho namorado alguns modelos há algum tempo e gostaria de saber a opinião dos senhores sobre esses dois aí embaixo. O máximo que voei até hoje foram motoplanadores de 2m (um que eu fiz e o outro o ASW 28 da HK). Valeu!
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8283__DG_1000_Fibreglass_Electric_Glider_2_63M_102in_ARF.html
http://www.generalhobby.com/mini-ventus-sailplane-p-196.html
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

o DG terá um voo muito similar ao ASW pra nao dizer equivalente.

já o ventus é mais sport, mas talvez fique descepcionado com o voo: de motoplanador só tem a aparencia.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Será que o fato do meu ASW ser de isopor (EPP, eu acho) mantem a equivalência no vôo com relação ao DG Lambreta? Eu não entendi bem quando vc disse que o ventus de motoplanador só tem a aparência. Como é que é o vôo dele?
Valeu pela atenção!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

[quote:d2d54b3e51="Carrascal"]Será que o fato do meu ASW ser de isopor (EPP, eu acho) mantem a equivalência no vôo com relação ao DG Lambreta? Eu não entendi bem quando vc disse que o ventus de motoplanador só tem a aparência. Como é que é o vôo dele?
Valeu pela atenção![/quote:d2d54b3e51]

ahh bom, ASW EPP, achei que fosse o de fibra.

Conheci e voei (até bastante) o Fox EPP da HK.

Seguinte, definições, via wiki:

Planador - é uma aeronave sem motor, mais pesada que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião, que se mantém voando graças às correntes ascendentes na atmosfera.

Motoplanador - é um aerodino dotado de um motor a hélice ou a jato que o permite decolar de forma independente como um avião.
Após ganhar altitude o motor é desligado e ele passa a voar como um planador.

Ou seja: motoplandor é um planador que usa motor para decolar, depois de desligado tem um comportamento IGUAL A UM PLANADOR.

Qual comportamento é este? Mantem razões de planeio compatíveis com um planador.

O equívoco comum é acharem que qualquer modelo originalmente planador, ao colocar motor, vira motoplanador.

Não, vira avião com motor! Pois a carga alar sobe tanto e o aumento da massa descateriza o voo dele por completo.

O ASW28 da HK já voei com e sem motor, na encosta. Sem motor (planador puro) tem uma razão de voo boa e segura bem. O que foi instalado motor virou machado sem cabo.

Por isso disse que ele vira motoplanador só na aparência, pois o voo nem passa perto de um planador: ao tirar o motor ele descerá como um avião normal, com uma razão de planeio um pouco melhor somente.

Isso é motoplanador? Não, é um avião com um planeio melhor.

Somente planadores escalas maiores (4m pra cima) conseguem ao serem motorizados ter caracteristicas de motoplanador, ou seja, permanecer no ar sem uso dos motores.

Esse DG de fibra planador voou bem na encosta, com ventos moderados. ASW de fibra também.

ASW de fibra com motor ficou frustante, como o próprio dono reconheceu.

De motoplanador, só a aparencia.

Esclarecido?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Pra lá de esclarecido uai! Não é à toa que sou seu fã Lambreta! E é por essas e outras que aprecio demais esse forum, pois a gente sempre aprende muito com o conhecimento e experiência dos colegas!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

rss

Então responde:

- qual dos dois compraria?
- quando voará conosco aqui? Só marcar o fds que faremos um mini encontro.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

E sobre motoplanadores..

Eu pessoalmente sou xiita quando a motorizar um planador.

É possível contar numa mão quais planadores que quando motorizados viram motos.

E motos que já nasceram com o projeto para serem motos voam espetacularmente bem. Não ficam em nada a desejar dos puros. Em nada! Pois respeitam a carga alar e o escoamento que o perfil pede. Ou projetos que nasceram para atender os dois mundos.

Em resumo: palmas para planadores puros e motoplanadores.

Mas planadores motorizados, nem vem rsss
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

[quote:4dd9bbcd53="Lambreta"]rss

Então responde:

- qual dos dois compraria?
- quando voará conosco aqui? Só marcar o fds que faremos um mini encontro.[/quote:4dd9bbcd53]

Bom, baseado no que você disse, o ideal seria não comprar nenhum dos dois. Digo isso porque o melhor local de vôo por aqui fica há uns 70km, em Carrancas. É um local fantástico, de fácil acesso, sem obstáculos e com área de escape muito tranquila. Só que é lá em Carrancas. Eu havia pensado em motoplanador justamente por esse motivo. Contudo agora eu entendo porque o ASW 28 de EPP que tenho ha HK me decepcionou quanto ao planeio. Um baita bichão daquele e plana pior do que um projeto próprio que fiz recentemente. Agora me diz, dos modelos no mercado, qual já nasceu motoplanador no projeto?
Quanto a voar por aí eu volta e meia visito o Vento na Cara e dá muita vontade de dar um pulo por aí. Eu lamentei muito que o encontro que ocorreu no final de agosto/início de setembro tenha coincidido com uma viagem minha pro pantanal, pois eu tava doido pra ir. Vamos ver se após a virada do ano eu consigo programar um final de semana pra conhecer a turma aí de BH. Dando certo eu entro em contato contigo!
Valeu!
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Bom...
No momento, existem dois modelos que quase chegam a ser considerados como bons motoplanadores:

Phoenix 2000 vendido na HK e

Skywalker vendido na HobbyDelivery, desde que você troque o motor por um mais leve e use uma bateria para ajustar o CG de forma que o peso máximo fique no máximo em 500gramas.

Abraços
Avatar do usuário
Euripedes
membro
Mensagens: 596
Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por Euripedes »

Lambreta

Os hotliner seriam planadores ou estão mais para aeros ? Ex.:
http://www.espritmodel.com/spirit-e-hotliner-arf.aspx

Voa somente helis e adquiri recentemente uma asa zagui e fiquei empolgado com o tipo de vôo.

Voo em Paulinia e nunca vi alguem com planadores, creio que não deve ser uma região legal para planadores.

Os hotliner se comportam como planadores caso sejam desligados os motores ? Gostei muito de um planador que um usuário de Portugal postou com uma camera Go-pro filmando a praia.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=788972

Desculpe das perguntas, para chegar num manicaca ainda tenho que aprender um pouco.

Abraço
Responder