DESAFIO - planador para iniciante c/ materiais comuns.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Pergunta: Caso queira deixar a asa somente com diedro central, corda na raiz 20cm. na ponta com 15, ao invés de 120 cm. de envergadura, aumentar para 130 (deixar a asa aproximadamente com a mesma área), qual seria o angulo minimo de diedro sem a utilização de aleiron?
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:6136d55999="Pedroni"]Pergunta: Caso queira deixar a asa somente com diedro central, corda na raiz 20cm. na ponta com 15, ao invés de 120 cm. de envergadura, aumentar para 130 (deixar a asa aproximadamente com a mesma área), qual seria o angulo minimo de diedro sem a utilização de aleiron?[/quote:6136d55999]

Olhe Pedroni,

Poderia manter os 10cm de altura EM CADA PONTA, aproximadamente da mesma forma.

Mas você sabe que vai ficar ruim de curva.
Do jeito que está, poliedral, ficou super tranquilo, vira com autoridade.

Mas passando para um único diedro muda significativamente, então capricha na superfície de comando do leme, seja generoso, não poupe. E muito cuidado com torções na asa.

PS. : Como eu vôo colina, preciso de leme com autoridade. Para voar no plano não tem problema, se você der mais uma volta para o mesmo lado não tem obstáculos.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Com algumas sobras de deprom e isopor, este final de semana vou "brincar" um pouco, a asa vou de KFM 3, farei duas, uma "original" e a outra como escrevi acima. Nunca gostei muito de construir asa poliedrica...
Talvez muitos ainda não conheçam este "site" bem interessante e original...

http://www.stenulson.net/rcflight/slimbeag.htm

@braço
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Fiz correções nas dimensões do Leme e Profundor.
Preocupante são as do leme, que tem que é bem maior ! e principalmente a área móvel, com 4cm !

.....


Isto é um planador primário em vôo !!

http://www.youtube.com/watch?v=2_TneWGgBV4&feature=related
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Lindo vídeo!
Emerson ramos
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Sex Dez 17, 2010 9:30 pm
Localização: Mariana distrito de Monsenhor Horta MG

Mensagem por Emerson ramos »

Marcos como já sabe construi o Primario, cara que modelo espetacular!Construção simples, mais facil que isto impossivel, Marcos voce é o CARA, esta de parabens.
Nossa que tremedeira doida que me deu pilotar meu proprio modelo, é minha primera construção, acho que vou tomar gosto pela coisa rsrsr, o video o Ricardo ja postou na area de voamos Mairiporã de 09/07/2012 valeu Marcos
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:6ab73181ea="Emerson ramos"]Marcos como já sabe construi o Primario, cara que modelo espetacular!Construção simples, mais facil que isto impossivel, Marcos voce é o CARA, esta de parabens.
Nossa que tremedeira doida que me deu pilotar meu proprio modelo, é minha primera construção, acho que vou tomar gosto pela coisa rsrsr, o video o Ricardo ja postou na area de voamos Mairiporã de 09/07/2012 valeu Marcos[/quote:6ab73181ea]

Fala Emerson, tá de PARABÉNS !
Cara primeiro modelo, primeiro vôo, este é meu maior lema : não deixar o novato frustrar gastando um monte de dinheiro que vira lenha na primeira tentativa !

Você é que está de parabéns ! Ih vai explicar prá mulher que ficou com tremedeira de pilotar seu "aviãozinho" de isopor. Ela vai dar risada, gargalhar !
É assim mesmo, muita adrenalina.
Vc ainda vai fazer DS (não pergunte, pesquise), a perna treme tudo de novo !
...

Estou indo no vidraceiro, vou colocar num quadro seu comentário - é muito bom ouvir isto ! Obrigado !! O reconhecimento é algo que está no topo da pirâmide das necessidades de Maslow (Administração).

Grande abraço, nos vemos no morro neste findi, vou tomar overdose de morro, sábado e domingo. O vento precisa melhorar !
....


Hey, vê se bota a fuselagem do primário certa e não esta varetinha fajuta ! Assim você quebrou a regra do isopor, gastou mais 12 pilas na vara de pescar ! Total R$21, caro ! E essa bateria pendurada, coloca um "pon-ponzinho" nela para trombar nas pedras e não quebrar a vareta ! (pedaço de isopor).

Há, e coloque um pouco de peso no nariz, que está com o CG atrasado ! Senão então ajusta o trim para "picar mais" (profundor para fazer baixar o nariz).
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Neste vídeo eu mostro a montagem em campo da ASA do planador primário, com o sofisticado sistema de bahianeta (sem baioneta !) :

http://www.youtube.com/watch?v=WckxZ9aBTmc&feature=youtu.be


O profundor normalmente é fixo, por isso mostrei apenas a montagem e fixação da asa.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Emerson ramos
membro
Mensagens: 94
Registrado em: Sex Dez 17, 2010 9:30 pm
Localização: Mariana distrito de Monsenhor Horta MG

Mensagem por Emerson ramos »

....


Hey, vê se bota a fuselagem do primário certa e não esta varetinha fajuta ! Assim você quebrou a regra do isopor, gastou mais 12 pilas na vara de pescar ! Total R$21, caro ! E essa bateria pendurada, coloca um "pon-ponzinho" nela para trombar nas pedras e não quebrar a vareta !


Marcos a vara ganhei em uma loja de pesca, a vara estava quebrada por este motivo ganhei ela então nao teve custo ..
Responder