DESAFIO - planador para iniciante c/ materiais comuns.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

DESAFIO - planador para iniciante c/ materiais comuns.

Mensagem por Marcos Quito »

Pessoas,

Gostaria de propor este desafio aqui, e que contasse com a colaboração de quem quiser participar.
Eu recebo muitos e-mails de gente do Brasil todo começando no hobby e tendo a básica questão :

-Qual o primeiro planador construir ?
-Aqui na minha cidade não tem depron.
-Não sei construir um cortador de isopor.
-Aqui só tem isopor de papelaria.

O que acontece depois de várias discussões é que via de regra o pessoal vai para 3 caminhos :
-Planador do site vôo silencioso.
-Zagi
-Compram um modelo

As dificuldades destas opções são as seguintes :
Planador do voo silencioso precisa do cortador de isopor.
Zagi precisa de um bom morro.
Comprar modelo foge do propósito, de ser barato.

A idéia então é bolar um projeto e executá-lo, que use material simples que pode ser encontrado em qualquer cidade deste Brasil.
Fora a eletrônica, é claro.

Eu estou fazendo um com isopor P0, vareta japonesa, papel, cola branca, cola quente, fita. Acho que isto se encontra em qualquer papelaria do país.

É isso aí, sei que tem muito projeto rolando por aí, eu vejo no youtube, pessoal com vareta de bambú, vara de pescar, etc...

Para organização, sugiro que quem postar fazer um único post, ou vários consecutivos para que possamos entender o projeto do início ao fim (senão vai ficar tudo cortado).
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

Marcos, o meu está quase pronto...
[b:53e6b12d65]Reciclando uma sucata de um Oriole[/b:53e6b12d65], [u:53e6b12d65]um pedaço de Pastinha[/u:53e6b12d65] que era de uma caixa que veio uma máquina de solda... e fiz a empenagem.
Cortei uma asa poliedro, com o comum perfil Clark-Y, com uns bracinhos de servo, fiz a linkagem Pull-Pull, da cauda em V... =)

Na falta de um cortador de isopor...
Tem um colega que postou um vídeo de como fazer uma asa (já ví por aqui), e dá pra utilizá-la no lugar da asa com o perfil Clark Y... para reforçar, use fita adesiva (e pode ser durex)...
:wink:

[img:53e6b12d65]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHEXtj3DHFxnNDUfEMFeJgA5BSnUFFnqMw7IlL46btsflycwVqivm2bEdCdUaovNnkJC8E8jRXbod7lyXgyR4gUAm1T1UF4tNIZtk0D9XAkKTDkQgFdRHMBV.jpg[/img:53e6b12d65]

[img:53e6b12d65]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAE62HTMGpi3fPd0H-9lhmIDqruTJecfGvXm4OiL593xmrxP9UVsbruIB-nAZ2OC_p_7DQeJI3yMO1cS8XzDWYFIAm1T1UNB1zMcpDkf_5aGIAnbUQjFBeY5Z.jpg[/img:53e6b12d65]

[img:53e6b12d65]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAADNZx_zuplwyrmOhnlAoAddJ_rK6chlsE-Pu3wU82B0vuaHCIpI0tyEgo9JqOY9Cf7Qlw9n8wXIsKGNM26Cs7G4Am1T1UHB4mp1Iw1-ZLFSVczhICY8bFqV0.jpg[/img:53e6b12d65]

[img:53e6b12d65]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAJqJ5--oz0xqbNJpkbbV9K7mpXblLp-xH2IlnCqe5D2l8ybMzyQhXFMivV5xs9XQGB0QjWAWrT0uTb8ATktE9QkAm1T1UNLJ9BnHzhueRURCrvFN7kazp1we.jpg[/img:53e6b12d65]

[img:53e6b12d65]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAABhTOQ41GAAcY4t2dlKgXOj4gVeSShkvwCPCj8Y5tKy_5ilPqLzfKMgQdqRk0vv2YweOWj4mSzxk2eSshlF_uUAAm1T1UOGtHQVg5RXDCmIi9e67IDh0cWxl.jpg[/img:53e6b12d65]


Em tempo, alguns colegas aqui no sul, estão voando os perfis KF e com bom desempenho... =)
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Re: DESAFIO - planador para iniciante c/ materiais comuns.

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:2ad0a2bcbd="MARCOS QUITO"]

Gostaria de propor este desafio aqui, e que contasse com a colaboração de quem quiser participar.
Eu recebo muitos e-mails de gente do Brasil todo começando no hobby e tendo a básica questão :

-Qual o primeiro planador construir ?
-Aqui na minha cidade não tem depron.
-Não sei construir um cortador de isopor.
-Aqui só tem isopor de papelaria.


A idéia então é bolar um projeto e executá-lo, que use material simples que pode ser encontrado em qualquer cidade deste Brasil.
Fora a eletrônica, é claro.[/quote:2ad0a2bcbd]

Olá Mestre Quito.

Só entrei na net agora no horário do almoço, já estou na 3º latinha, rsss ... Mas estou dentro!

Aeromodelismo é um hobby, então é algo para se divertir: E se divertir muito, gastando quase nada é o que faz o aeromodelismo elétrico ser o que é, já está na hora quebrar o tabu que aeromodelismo é hobby de elite.

Olhando todas as dificuldades encontradas, como descreveu acima, lanço o meu projeto!

O nome do projeto é: [b:2ad0a2bcbd]Super Simple[/b:2ad0a2bcbd].

Uma asa retangular, para lançamentos DLG, com perfil kfm2, bandeja de frios e fita adesiva.

Para construir só precisa de tesoura ou estilete ou faca ou serra, lixa e cola.

Tempo de construção: 2 horas

Começo da semana já pego para planejar tudo, forte abraço!
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

Super simples e super barato... com o objetivo de ensinar...

Um que já muito passei pra gurizada, principalmente em eventos, onde o pai é aeromodelista e os filhos ainda não tem idade...

É um planador de lançamento a mão ou com um ganchinho, a elástico...

Material:
2 discos de Pizza (digo: disco de isopor de pizza)
Dois pedaços de papel, maiores que o disco, para cortá-los no tamanho e formato do disco.
Lápis ou caneta e um estilete... se tiver uma régua, melhor...
E cola quente...

Cortado os papeis, no formato de um círculo, do tamanho dos discos, dobre um, ao meio e desenhe [b:c9cec17b87]meio avião visto de cima...[/b:c9cec17b87]

[img:c9cec17b87]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANIdNwhNGHXxFSJFXNrHXgG-e6unyGJZUKbTRFfcGJHTuwMYW-wevD5VsatBIGP0vWy3s5i3zCWegXGyHYKyZscAm1T1UHwBPgkQ3UORbOHJg4JFaTNy35BL.jpg[/img:c9cec17b87]

Pega-se um disco de Pizza (de DEPRON)... desenha-o num papel, o disco (círculo)... e recorta-o...

Dobre-o no meio e desenha-se meio avião, visto de cima, como na figura ao lado...

Observe o recorte de encaixe que deve ser desenhado com a metade da espessura da chapa, no desenho dobrado.

Depois, desenha-se a outra metade do modelo... usando-se um vidro de janela, por exemplo.

[img:c9cec17b87]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAA-jH-tRWkFLxWu05rvDudgiOO9TB00gwaZGGk3VzHzjJdNOmZTQvwmVqpTH7Fw6joVicSZquMjNdl48mvj3qEAm1T1UMsI-XAYD6vkXAHMXXd-5gi1Jaje.jpg[/img:c9cec17b87]

Desdobrado o papel, ten-se o desenho completo do avião, visto de cima...

Passe o desenho para o Depron (disco)... e recorte com estilete.

A linha contínua dividindo o avião em duas metades, serve de guia para colagem posterior.

[img:c9cec17b87]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJicQ73aQqbzQD1Kk3pXw996_yTjfmOWNOCfT5TrXz-DnR5jpGbe4ogOhj-O8_IJ1QFS-An0MaTapF0ioA3Z5WgAm1T1UD4FKr8FLwcMjYNH_MbxXev3OUIC.jpg[/img:c9cec17b87]

Nos espaços que sobram do DISCO DE PIZZA, aproveite e recorte peças extras, conforme o desenho abaixo, para colar sobre e sob o nariz do modelo, que servem não apenas para equilibrar o peso... acertar o CG... mas lixando-se, podemos melhorar o visual do modelo... deixando-o com uma "cara" mais bonitinha.

[img:c9cec17b87]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJ8ATXDe4Mnw8RQTr8f2YIJUupVw9rStZhItFr9jTbDtdINVWQBULZYdEbUHh2TmFDgNtDfaLZybMt4j9aqawYQAm1T1ULC3AqLCJ3RtMwVwO8VbDb1Aqm_Q.jpg[/img:c9cec17b87]

Em outro DISCO DE PIZZA corta-se a lateral do modelo... sempre baseado no desenho anterior... corte central de encaixe... leme, alinhado com o profundor (se for o caso) e a cabine, numa posição legal.
:)

[img:c9cec17b87]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPfskU5Tyey-mreUJjTTNUD2yVInZH7o9U4Aroirk6nKsLkTgURBd4Af9Pvh9uRGCfEgSSTg7nya8u5A6mLfBJsAm1T1UKT6lIrIDaygIDiyB6RMcqEKZ1LW.jpg[/img:c9cec17b87]

Aqui, todas as peças para cortar em uma chapa... pode-se ajustar a qualquer tamanho... apenas ajustando a espessura do corte de encaixe.

Se o modelo for somente um planador, use as peças extras para o nariz...

Se for motorizar um modelo maior... use varetas de fibra de vidro ou de carbono para os reforços.

Com todo este momento de nariz (no caso deste desenho) pode ser necessário encurtá-lo (nariz) um pouco para acertar o CG, entre 25 e 30% do bordo de ataque.

Então aí está o [b:c9cec17b87]FreeFly3DEF[/b:c9cec17b87]...
Tenho um (o meu primeiro e cortado à mão) que é apenas planador... :)
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

foto

Este aqui, parecido com um Extra, acertei o CG, com peças extras que deixaram o nariz do modelo, com uma cara mais bonita...
Fui colando e lixando...
E verificando se o CG já estava na posição correta, entre 30 e 33% da corda média.
Anexos
PIC_0052.JPG
PIC_0052.JPG (35.48 KiB) Exibido 19599 vezes
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

De bandeijinha de frios... (isto faz um tempão)
Anexos
PIC_0057.JPG
PIC_0057.JPG (12.46 KiB) Exibido 19593 vezes
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

E ainda tenho todos estes ... =)

Em tempo... o Boton foi a nossa identificação num encontro em Gaspar... em 2000.
Foi o 15º FESBRAER.
Anexos
PIC_0056.JPG
PIC_0056.JPG (17.73 KiB) Exibido 19594 vezes
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Re: DESAFIO - planador para iniciante c/ materiais comuns.

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote:979c862e59="MARCOS QUITO"]Pessoas,

Gostaria de propor este desafio aqui, e que contasse com a colaboração de quem quiser participar..[/quote:979c862e59]

Oi Marcos

Faz tempo que não escrevo e acho este tópico muito pertinente. Ontem mesmo estavamos com um colega manicaca na pista discutindo isto.
Os questionamento são os mesmos que os seus.

Eu penso que dá pra consiliar muitas coisas, nada de modelos muito complicados e associar conhecimento ao todo.

Uma ideia que me veio a cabeça é a asa como a de um Panda-Multiplex, em drepon, chapeamento unico extradorso. Enfim tem que pensar em mais detalhes......

Tem o topico do colega aqui no e-voo

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1127548


Acho que que a fuselagem em caixa é muito mais fácil ai segue a tendencia spirit e todo o resto....

Bom vou pensar daqui


Tera
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:60719f38f8="edfarina"]
Na falta de um cortador de isopor...
Tem um colega que postou um vídeo de como fazer uma asa (já ví por aqui), e dá pra utilizá-la no lugar da asa com o perfil Clark Y... para reforçar fita adesiva...
[/quote:60719f38f8]

Olá Edfarina, muito bom !,
- Conta prá gente como é que faz esta asa, que está muito bacana !

- Escute seu outro post não tá funcionando as fotos, dá para corrigir prá gente ver ?

- Legal os modelinhos de free-flight, são um ótimo treino de trimagem, aconselho para todo novato ! Mas a gente precisa aqui do projeto do RC.

............
Alexandre Lopes, manda seu projeto que sei que vai ser bom !

........

Falaê, Ala Terabyte, eu mandei um abraço para ti através deste manicaca - o Arthur !

Este sistema da asa do Panda é bem legal mesmo, é semelhante ao perfil dos "indoor", mas precisa validar o projeto em depron, não deve ser muito fácil não !

.......
Legal pessoal, tem bastante idéia e intenção, agora é se organizar.
O meu eu começei sábado, agora só falta entelar. Depois preciso organizar as fotos.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:7e54e4ff31="MARCOS QUITO"][quote:7e54e4ff31="edfarina"]
Na falta de um cortador de isopor...
Tem um colega que postou um vídeo de como fazer uma asa (já ví por aqui), e dá pra utilizá-la no lugar da asa com o perfil Clark Y... para reforçar fita adesiva...
[/quote:7e54e4ff31]

Olá Edfarina, muito bom !,
- Conta prá gente como é que faz esta asa, que está muito bacana !

- Escute seu outro post não tá funcionando as fotos, dá para corrigir prá gente ver ?

- Legal os modelinhos de free-flight, são um ótimo treino de trimagem, aconselho para todo novato ! Mas a gente precisa aqui do projeto do RC.
............
Legal pessoal, tem bastante idéia e intenção, agora é se organizar.
O meu eu começei sábado, agora só falta entelar. Depois preciso organizar as fotos.[/quote:7e54e4ff31]

Bom dia Marcos e demais... :wink:
Esta asa poliedro eu cortei com fio quente, mas tem-se a opção de fazer uma asa cortando na mão... veja este vídeo que um colega colocou no Youtube.

[yt]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&list=UL_ogP12S82mU&v=_ogP12S82mU[/yt]

[url]http://www.youtube.com/watch?v=_ogP12S82mU&feature=mfu_in_order&list=UL[/url] (este vídeo não quer aparecer)

Quanto as fotos que não aparecem, já corrigi... :D

Quanto aos modelos FreeFly, foram apenas para ilustrar, e mostrar que dá pra fazer na mão... no caso daquele parecido com um Extra, dá para utilizar a mesma técnica para fazer qualquer modelo tipo Shock Flyer...
E sou da opinião, que [b:7e54e4ff31]praticamente qualquer modelo[/b:7e54e4ff31] pode ser configurado como um planador... veja o exemplo dos Slopes... :wink:

Já fiz um A-10 planador (free fly), de uns 50cm de envergadura, que ficou bem legal...
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Responder