INICIANDO NO AEROMODELISMO - MONTANDO UMA ZAGI90

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
fabio.olies
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 11:06 am

INICIANDO NO AEROMODELISMO - MONTANDO UMA ZAGI90

Mensagem por fabio.olies »

Olá a todos

Desejo a todos um bom ano.

Sempre tive vontade de pilotar um aeromodelo, mas nunca fui atrás... Este ano decidi que vou dar asas a este antigo desejo de infância. E graças a um brinquedo que pude conhecer em Maceió, onde estive de férias recentemente.

O brinquedo era uma Asa Voadora (nome que o meu xará Fábio me informou). Fui pesquisar e descobri que existe uma infinidade de modelos. Então decidi recorrer a quem entende do assunto, através do fórum, para esclarecer minhas dúvidas.

É difcícil construir uma Asa assim, do nada? Meus conhecimentos de aeromodelismo não passam da fase de montagem dos kits Revell (nem sei se existem estes kits ainda). O q me leva a querer montar meu próprio modelo é a possibilidade aparente de criar algo e não comprar um modelo padrão, além do elevado preço para se comprar um modelo já montado. Vejo também que muitos adeptos do aeromodelismo constroem seus próprios modelos ao invés de comprá-los, o que me faz pensar que praticando e estudando poderei criar meus próprios "brinquedos" futuramente.

Estou interessado em montar uma ZAGI90 com perfil MH45. Que tipo de isopor devo utilizar? Posso utilizar o isopor que é vendido comumente em papelarias ou é necessário que seja algum tipo específico de isopor, com alguma densidade específica? se for este o caso, onde posso encontrar este material?

Onde consigo o desenho dos perfis da asa (ponta e raiz) para este modelo?

Bom, acho que por eqnaunto é isso. Depois, quando for iniciar a montagem, retorno com as dúvidas referentes à esta fase, ok?

Se alguém tiver algum material disponível sobre o assunto e puder me encaminhar ou se puder me passar alguns links para que eu enriqueça minhas pesquisas, eu fico muito grato
Avatar do usuário
sktfer
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Out 27, 2006 12:53 am
Localização: sao paulo,porto feliz,sorocaba - sp

Mensagem por sktfer »

Olá Fábio.

Vi que voce está em um estagio que passei antes e posso te ajudar.

O que irá ajudar muito é que somos da mesma cidade, e outra coisa, sou um adoradores de zagis.

posso ajudar voce a construir uma zagi e entrar no hobby com segurança.

sei onde comprar todos os materiais em sorocaba, o que irá facilitar muito sua vida.

mande mp com seu dados pra mim, pra podemos nos conhecer melhor e eu poder te ajudar..

abraços e bem vindo ao hobby

fernando
Avatar do usuário
fabio.olies
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 11:06 am

Mensagem por fabio.olies »

valeu fernando. já mandei a mp. assim que puder, entre em contato. aguardo suas dicas... e a de outros colegas tb.
Avatar do usuário
rogerioeletrico
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 8:25 pm
Localização: Santos, SP
Contato:

Mensagem por rogerioeletrico »

É isso aí Fábio, Fernando, Alessandro e demais amadores do voo.

Zagi é super divertida! É um pouco difícil para quem está começando, mas com a ajuda do Fernando é possível. Eu recomendaria começar com uma 120.

A ajuda do Fernando é fundamental, pois além dos detalhes da construção, tem o voo. Tem que acertar o CG, trimar, aprender a lançar, voar e pousar.

É um baita desafio. Se achar que é muito de uma vez, começa com um asa alta, como o ugly stick, com controles de ailerons, que tb é gostoso de pilotar e bem mais comportado e é um modelo barato e fácil de construir. Mas não deixe depois de tentar uma zagi, porque ela é sensacional.

Alessandro, sei do que vc está falando e acho que está coberto de razão. Já li muita grosseria aqui nesse fórum e as vezes dá até vontade de entrar no assunto e falar alguma coisa, tamanha a soberba de alguns. Mas o melhor é ignorar, pois gente idiota é o que mais tem nesse mundo. Essa seção de Planadores é uma das menos poluídas, talvez pelo espírito mais elevado dos pilotos que gostam desse tipo de voo.

Forte abraço a todos.
WILLIAM SILVEIRA
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 4:34 pm
Localização: CAMPINAS-SP

Mensagem por WILLIAM SILVEIRA »

ola Fernando , meu nome é William , sou de Campinas . descobri que existe zagis a pouco tempo
estou tentando montar uma zagis , hj atarde vou fazer um teste (mais um). gostaria de poder contar
com sua ajuda msm que on line .gostei muito dos videos de zagis , já tenho todo o material , está ate montada
meio detonada agora mais está rss. ...agora que entedi +- como regular o cg
estou com a seguinte configuração

motor emax gf 2215 grand turbo 1200 kv(diz q puxa até 1,1 kl
esc 40 amp
helice 10x4.7 gws
servos de 9 g
nos primeiros testes q fiz ela nem chego a tentar a subir o cg estava todo errado .
agora estou tentando arrumar , agora ela subiu viro de ponta cabeça e caiu de bico , ai fi q o cg tava 1 cm traz e fico com peso de mais no bico .
vou testar agora atarde corrigida . espero contar com sua ajuda . abraços feliz 2012 .
antonio.mello
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Dez 18, 2011 3:12 pm
Localização: ilheus bahia

Mensagem por antonio.mello »

boa tarde colegas !!!
alguem poderia indicar-me qual especificação de ZAG para quem iniciar voo num aero desse tipo. Qual o tamanho é ideal de ZAG que apresenta um voo mais docil e quais componentes -marca/modelo devo comprar para tal Asa ZAG. Adianto que tenho um radio 6 canais . Por favor se puderem citar onde comprar uma ZAG bem feita agradeceria. obrigado a todos.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

[quote:ef9ba6fdd6="antonio.mello"]boa tarde colegas !!!
alguem poderia indicar-me qual especificação de ZAG para quem iniciar voo num aero desse tipo. Qual o tamanho é ideal de ZAG que apresenta um voo mais docil e quais componentes -marca/modelo devo comprar para tal Asa ZAG. Adianto que tenho um radio 6 canais . Por favor se puderem citar onde comprar uma ZAG bem feita agradeceria. obrigado a todos.[/quote:ef9ba6fdd6]

Antonio, pra começar com zagi o ideal é a de 120cm, é bem estável e voa lento quando quer, plana muito bem também, e se acelerar vai bem rápido.

Um motor bom e barato é o emax 2812 com hélice 7x6, esc de 20 a 30A, e servos de 9 g.

Se teu rádio não tiver mixagem pra zagi, vai precisar de um mixer.

Pra construir tem o "manual da zagi" na internet e aqui no site, ou pode comprar pronta, veja com os patrocinadores do forum que eles tem, boa sorte.
Responder