Minitérmico para iniciantes - ideias para o projeto

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Minitérmico para iniciantes - ideias para o projeto

Mensagem por Alexandre Cruz »

Recebi alguns pedidos para desenhar um minitérmico para iniciantes e levando em conta os projetos sociais que participo decidi finalmente começar o projeto do modelo. Só em Gavião e São Carlos serão construídos uns 30 modelos.

Queria ouvir, de que REALMENTE quer construir e voar um MINITERMICO, quais são as dificuldades quanto estariam dispostos a pagar pelo kit (importa na qualidade e tipo de material), ideias gerais e o que esperam do modelo.


NOTA: Quero deixar claro que não tenho participação em venda alguma de qualquer modelo mas pretendo deixar livre o projeto para quem quiser executar. Faço isso como minha última tentativa de reanimar a categoria que é a porta de entrada do vôo de planador competitivo além de muito divertido.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Pra começar a brincadeira, montei uma longarina que estava aqui faz tempo e testei até a ruptura. Vejam a foto de 3s antes de quebrar com carga simulando 16Gs (modelo com lastro).

Claro que o teste não é preciso mas como eu só precisava que resistisse 12Gs estou feliz!
[url=http://postimage.org/][img:724845b7f1]http://s14.postimage.org/m15soicz5/Longarina.jpg[/img:724845b7f1][/url]
[url=http://postimage.org/]gif image hosting[/url]
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Boa noite Alexandre.

Conforme já havia conversado com você há tempos atrás no MSN, quando se tentou projetar um outro MT básico de entrada, normalmente as principais dificuldades nesse tipo de projeto, a meu ver, são:

1 - Falta de Planta detalhada da montagem
2 - Indicação de Material especifico para montagem como espessura, tamanho, posicionamento dos veios, diâmetro do boom...
3 - Falta de explicação da forma de encaixe do boom no pod ( falta 1 tutorial explicando esse ponto)
4 - Falta de Desenho simplificado do pod
5 - Mesa de servos simples
6 - Que seja possível utilização de servos de 9gramas chineses, devido a sua popularização
7 - Asa de Fácil montagem, preferencialmente com pouca variação de corda
8 - Tutorial detalhada da montagem do modelo como um todo
9 - Utilização de material que possa ser adquirido por qualquer cidadão facilmente em todo território nacional
10 - Pouco uso de carbono... se necessário somente na longarina e que seja a fita chata (Flat) de 1x5x1000mm que é fácil de se encontrar

Bom, no momento são essas as dificuldades que posso pensar.

Ao invés de alguém montar para vender, como foi na primeira tentativa, por que não uma planta extremamente detalhada com fotos em tutorial, da montagem de um modelo desses?

Vc pode ter ajuda de seus companheiros de vôo... Muitos querem voar planador, mas esbarram principalmente na falta de modelo simples, no custo elevado dos f3j ou importar da china os modelos e serem taxados pela receita. (Sim, sei que existem modelos a venda no brasil... ex. fling (1,3m e 2m) e outros).

Fica aqui minha ajuda. Talvez muitos irão divergir de minha opinião, mas pensando em um Entry-level, foi o que consegui imaginar.

Ah... e se possível que seja possível cortar no estilete em casa... nada de laser.

Abraços

Moisés
JR9303 / Tera V2 / MT Alegrinho / Reichard Sirius 3m / www.planabh.com.br/ 8º Encontro de Planadores.... 4-7/09/2015
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Alexandre, infelizmente (ou felizmente) o planadorismo é uma área mais seleta.
Há dificuldades pra todo lado, desde local adequado, oferta de bons kits, preços acessíveis, além da complexidade do vôo.

São todas barreiras que podem ser derrubadas, mas não por qualquer pessoa.
Considero hoje a nata do planadorismo como a elite do modelismo. Nem estou tocando no assunto financeiro, pois conheço gente com planador mais caro que só consegue voar quando motorizado.

A idéia do projeto de popularização é interessante, mas esbarra em todas essas barreiras que citei acima. Ainda que a gente tenha um kit de baixo custo, digo com certeza que a maioria não consegue montar uma asa de maneira adequada.

Conversando com o Moisés no MSN, sugeri uma asa de isopor...
Mas aposto que em pouco tempo irão aparecer modelistas lambões com planadores cortados no canivete com a tampa do porta malas do carro levantada e um ótimo batidão de funk ou pagode pra animar a calmaria do vôo a vela!

Quem realmente está interessado corre atrás e chega onde você está se referindo, mas tem gente que não vai nem entregando um projeto todo mastigado.

Acho a iniciativa muito bacana e a idéia louvável, mas pra voar planador o cara tem que ter algo a mais, não só a vontade!

To acompanhando...


Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Alexandre, tudo bem? Eu não sei se estou atravessando o tópico...mas e o POP? Não seria um modelo para inciantes? Eu vi do Kawasaki fazer 14 minutos na térmica brincando.

...tem kit a laser e custa barato. Mas deve ser montado corretamente, para não estourar no high start, claro.

Abraços!
Avatar do usuário
VFavetta
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 7:09 pm
Localização: Araras - SP

Mensagem por VFavetta »

Eu vou de MEGA, simples, facil montagem, voa pra caramba, bonito, e pelo que lembro custava em torno de 250, barato.
Eu aprovo e compro.
Abs. Favetta

PS: E alem disso lembra sorvete, dá uma vontade, depois de ficar o dia todo correndo atraz de viaozinho. kakak
Run Forrest, run!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Todo o esforço em fazer o tutorial de montagem do POP com 5 postagens no meu blog com vídeos e tudo mais, nao pode deixar de ser mencionado.

Se ele nao for um modelo para iniciantes nenhum é.

http://eduardoyamin.blogspot.com/2009/11/pop.html
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Edu e Nihon tem razão, o POP é um modelo fácil de construir, que tem o kit disponível e voa muito bem, especialmente com algum vento. O tutorial completo ajuda muito também, obrigado pelo capricho. O Selig modificado (cauda convencional) também está disponível como kit, tenho um em casa para montar e avaliar.


Desenhei um outro modelo ainda mais simples, um pouco mais bonito e deve ser possível construir um em cerca de 4 horas de trabalho. O SIMPLEX

As asas são de isopor P3 cortadas em CNC (nada impede que seja usado cortador comum) com um perfil específico para isso.

A longarina é como mostrada no teste e a fuselagem é toda de balsa 1/8" cortada a laser para facilitar a montagem e aumentar a resistência. Não optei por pod+boom porque não vejo vantagem nisso quanto à dificuldade de construção,além de ter que achar uma vara de pesca específica e as linkagens ficarem aparentes.

O protótipo está em fase de corte, assim que chegar monto e mostro os resultados. Todos os materiais necessários para montar se compram no Brasil, o modelo não usa fibra de carbono.

[url=http://postimage.org/][img:1e42b50657]http://s14.postimage.org/dffpr624x/Simplex.jpg[/img:1e42b50657][/url]
[url=http://postimage.org/]gif image hosting[/url]
Avatar do usuário
rogerioeletrico
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 8:25 pm
Localização: Santos, SP
Contato:

Mensagem por rogerioeletrico »

[quote:1a404ff6d7="VFavetta"]Eu vou de MEGA, simples, facil montagem, voa pra caramba, bonito, e pelo que lembro custava em torno de 250, barato.
Eu aprovo e compro.
Abs. Favetta

PS: E alem disso lembra sorvete, dá uma vontade, depois de ficar o dia todo correndo atraz de viaozinho. kakak[/quote:1a404ff6d7]

Pena que o usuário que vendia o kit desapareceu do fórum.
Blá blú bla brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Pois é, o MEGA ficou so na imaginaçao, uma pena. O POP nao é de dificil contruçao, até eu consegui contruir rs,, e voa muito ate hoje . O Selig, tive um mas montado por outra pessoa, gostaria de contrui-lo tambem.
Esse prototipo Alex, se voar bem, com certeza sera o mais bem difundido, pela intimidade que os modelistas brasileiros tem com o isopor.
Vou acompanhar de perto...
Responder