Moto Planador Ax

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Oi Daniel....uso o Pinnacle Studio 15....edito e mando gravar em Full HD...com alta resolução...é isso que faço....e tem ficado bons...tenta aí para ver se melhora....já testei o Adobe Premiere CS3 e não ficou tão bom....deve ser o editor....

Abraço,

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Bom pessoal...até que enfim o tempo melhorou aqui no Rio e deu para testar o Ax com ailerons/freios....

Estou maravilhado com o voo dos dois.....o primeiro sem ailerons se mostra mais estável....pois após uma curva se auto estabiliza...já com os ailerons fica bem mais arisco, mas não deixa de ser uma beleza voar. Tive que colocar, como sempre, chumbo no nariz para acertar o CG...mas nada que atrapalhe o voo.

Também fui testar os freios, e basta acionar metade que ele embica violentamente, por isso mixei com o profundor, e problema resolvido...agora quando são acionados cabra o profundor proporcionalmente trazendo o bixo bem lentamente. Nunca tinha voado aeros com freios e fiquei bem feliz com o funcionamento.

O vídeo ficou uma b***a, meu sobrinho deixou tudo fora de foco...amanhã devo fazer vídeo melhor e aí posto...preciso sair agora, mas aí vão duas fotos..mais tarde posto mais...

Espero que gostem...infelizmente tive que reduzir bastante e perdeu quase toda a qualidade....

Abraço,

Rigon
Anexos
m_DSC_0122.jpg
m_DSC_0122.jpg (16.04 KiB) Exibido 8414 vezes
m_DSC_0160.jpg
m_DSC_0160.jpg (37.85 KiB) Exibido 8414 vezes
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Bom, agora acabou....vídeo do Ax com ailerons e freios....Com certeza o simples (profundor e leme) é bem mais estável do que com ailerons....também ficou mais pesado. Para quem quer começar nos motoplanadores indicaria o só com leme e profundor...quem quiser um voo com mais adrenalina, recomendo o com ailerons...espero que gostem....até a próxima...
Agora acredito que vai sair o projeto de 3 metros...provavelmente vou fazer o modelo do Flavião: Ageschauten, que ele fez a gentileza de me fornecer a planta...

Até mais,

Abraço a todos,

Rigon

[yt]fFCssHU7b_A&list=UUnypVq-ziIZe69OviPnxV7Q&index=1&feature=plpp_video[/yt]
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Gostei da montagem, muito boa mesmo.
Da forma que você montou a segunda asa, com muito menos diedro, era de se esperar que ficasse bem mais arisco.
Nesse projeto do Cebola, eu manteria tudo igual ao original, mesmo diedro e os ailerons iriam no trecho final da parte reta da asa, isto é, antes dos painéis que fazem os diedros.
Isso manteria toda estabilidade prevista no projeto e os ailerons apenas "suavizariam" as curvas, em conjunto com o leme.

O projeto do easy-flite da MRModelismo é assim e o aeromodelo funciona bem, mas sempre exigindo algo de leme, o que na verdade, é o correto...
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Obrigado Gilberto...

De fato acredito que sem os ailerons, que é o projeto original do Cebola, o voo é muito, mas muito agradável mesmo....passo mais de hora voando sem acionar o motor e mesmo quando venho para o pouso ele vem bem suave, quase parando. O modelo novo (com ailerons), por estar mais pesado vem igual a uma flecha, mas nada como os freios para segurá-lo....Mixei os freios com o profundor e ele vem bem suave...Meu sobrinho tirou esta foto este fim de semana, achei maravilhosa..pena que tenho que reduzir a qualidade....


Grande Abraço,

Rigon
Anexos
m_DSC_0018 (3).jpg
m_DSC_0018 (3).jpg (14.53 KiB) Exibido 8369 vezes
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Rigon, quanto a fuselagem, vc já me tirou a duvida.

E quanto as nervuras da asa, usou qual chapa? 1/16 também ou 3/32?

Vi que nas primeiras nervuras na raiz, tem um chapeamento? elas sobrepõe as 3 ou 4 primeiras nervuras?

E quanto a longarina, usou qual medida? 5x5 ou outra?

Estou desenhando no profili e vendo como fica, mas como não tenho a Chave do programa, não consigo a versão de impressão final, mas vou me virando.

Abs.

Moisés
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Vamos lá Moisés.....

As nervuras que unem o poliedro são ambas de 3/32, as nervuras que separam as duas metades das asas também são. No total são 4 nervuras 3/32, o resto são nervuras 1/16.
A longarina usei 1/4, poderia ter usado também 5X5 que não teria problema. Usei shearwebs em toda a extensão.

Cobri com chapas, se não me engano, as 3 primeiras nervuras de cada metade da asa, para reforçar ali na junção das mesmas....No projeto original, usei um pedaço de liteply 1/8 para unir as asas, depois de uma térmica forte e forçar o cara para descer, acabei quebrando ali, e quase perdi o modelo...troquei por fibra de carbono de 1/4, mesmo assim ele costumava querer bater asas...coloquei outra de 1/4...agora dou até looping com o cara...rsrsrsrs

Abraço,

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Moisés...me desculpe...falei besteira....fiz o chapeamento do bordo de fuga e não rebaixei as nervuras no local do chapeamento....para compensar o dente que ficou com o chapeamento colei sobre as nervuras uma tirinha de balsa de aproximadamente 6 mm de largura do chapeamento até a longarina....rsrsrs esqueci o nome técnico...rsrsrsrs

Abraço,

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

o nome técnico é aborrecimento, porque tem que ter u p*** s&&o para fazer isso.


mas também recebe nome de CapStrip.


rsss... mas valew pela informação.

Abraços...
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por MarcialAMF »

Boa noite amantes do planadorismo!!!
Alguém poderia me dizer se os winglets são mesmo necessários na versão sem ailerons?
Alguém já tentou esta possibilidade?
Grato
Responder