Moto Planador Ax

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Moto Planador Ax

Mensagem por Rigon »

Boa tarde...quero compartilhar com voces algumas fotos da construção e do voo do motoplanador Ax, criado pelo falecido Cebola.

Não segui fielmente a planta, tenho pouco tempo para construção e fazer a fuselagem com treliças é muito demorado...Todas as peças foram cortadas a mão...

Também não usei o sistema de meia-nervuras...desenhei a planta no profili e cortei as peças...também usei um perfil só para toda a asa HQ 3-10-0.

Bom no resto usei conforme a planta..quero salientar que não segui a planta conforme desenvolvida pelo Cebola, única e exclusivamente por questão de tempo de construção...

Acredito que as fotos dirão melhor do que as palavras sobre o aero...amanhã vai rolar um vídeo...

Grande Abraço à todos,

Rigon
Anexos
m_DSC_0495.jpg
m_DSC_0495.jpg (21.98 KiB) Exibido 11505 vezes
m_DSC_0498.jpg
m_DSC_0498.jpg (21.43 KiB) Exibido 11505 vezes
m_DSC_0501.jpg
m_DSC_0501.jpg (18.62 KiB) Exibido 11505 vezes
m_DSC_0502.jpg
m_DSC_0502.jpg (20.53 KiB) Exibido 11505 vezes
m_DSC_0503.jpg
m_DSC_0503.jpg (23.77 KiB) Exibido 11505 vezes
m_DSC_0497.jpg
m_DSC_0497.jpg (22.68 KiB) Exibido 11505 vezes
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Mais...
Anexos
m_DSC_0213.jpg
m_DSC_0213.jpg (30.29 KiB) Exibido 11503 vezes
m_DSC_0219.jpg
m_DSC_0219.jpg (21.46 KiB) Exibido 11503 vezes
m_DSC_0246.jpg
m_DSC_0246.jpg (5.76 KiB) Exibido 11503 vezes
m_DSC_0257.jpg
m_DSC_0257.jpg (5.46 KiB) Exibido 11503 vezes
m_DSC_0258.jpg
m_DSC_0258.jpg (6.05 KiB) Exibido 11503 vezes
m_DSC_0261.jpg
m_DSC_0261.jpg (8.34 KiB) Exibido 11503 vezes
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Logan
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Out 30, 2011 5:46 pm
Localização: Interior SP

Mensagem por Logan »

Vou acompanhar, esse é o moto-planador que sempre quis.

Depois poste suas impressões do vôo, dificuldades e soluções que teve durante a montagem, eletrônica e hélice usada, lista material (balsa) usado etc.

Parabéns Rigon.
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Oi Logan...

O mais difícil, na minha opinião, na construção deste motoplanador, seria a fuselagem treliçada, conforme a planta original desenhada pelo criador... Como fiz com chapas de balsa, não teve dificuldade nenhuma....

As nervuras da asa foram todas desenhadas pelo profili 2.0.. O motor, estou usando o que o Cebola usou (Emax 2822) e uma hélice 9X5 Folder graupner. Bateria 3S 1800 mAh e dois servos metal gear de 9 gramas da hobbyking. Fiz o primeiro voo hoje e infelizmente não pintaram térmicas...mas posso te garantir que é um ótimo aero..tem um voo muito gostoso...é muito, mas muito manso. Eu particularmente não gosto de aero sem ailerons, mas este é ótimo...Quem quiser construir aconselho é muito bom...

O meu pronto para voo, ficou com 755 gramas, nada mal para uma asa de 1,82 mt de envergadura com uma fuselagem de 1,05 mt. Amanhã vou fazer um vídeo e postar aqui...

O material usado foi balsa/oracover....

Abraço,

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Sininho
membro
Mensagens: 444
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 10:13 pm
Localização: Rio Claro interior de São paulo 39 anos B.R.A. 17754

Mensagem por Sininho »

a onde consigo esta planta do Cebola
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

O link está aqui: http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=1902187

É só baixar e ser feliz....rsrsrs

Abraço,

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Aí está um pequeno vídeo do planador Ax feito hoje....amanhã devo colocar uma camera hd wing camera (hobbyking) para ver como ficam as imagens...


[yt]_lB-OvBRs_o&list=UUnypVq-ziIZe69OviPnxV7Q&index=1&feature=plcp[/yt]

Estou com dificuldade para configurar o speed com brake.....tá difícil....rsrsrs

Abraço,

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

Cara... Que orgulho!


Na boa, o que vocês precisarem de plantas do Ax, eu consigo! E com o maior prazer! Parabéns pelo lindo Ax que você montou! O cebola, infelizmente não esta mais neste mundo, porém deixou seu legado a mim, para dar continuidade, então, ainda sou aeromodelista, automodelista, e plastimodelista. Mexo com tudo e nunca vou parar!


O que precisarem só falar!

Grande abraço, e com orgulho
Cebolinha
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

Agora, mais tecnicamente, depois da emoção que passei, alguns pontos!

Bom, a fuselagem treliçada, parece ser difícil, porém não é, e é bem resistente, com uma vantagem, caso quebrar algo, o reparo é fácil. Outra coisa, o intuito do Ax, é um motoplanador com eletrônica barata, e simples, de fácil acesso a qualquer um, por isso, acho legal a versatilidade dele!

Outro ponto, tenho aqui uma asa do Ax, que meu pai desenvolveu com Aileron, a vantagem é a extrema manobrabilidade, e muito tranquilo, e acrobático inclusive!

Aqui, ainda temos de motoplanadores o Onion, o Hyperbolic, o Cauda em V, e o Aileron.

Estes, já mais sairam daqui... Rsrs

Tenho que construir uma fuselagem nova para este Ax, com asa com Aileron, mas primeiro tenho que estabilizar minha situação "provística" na escola...rsrs


Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
Rigon
membro
Mensagens: 704
Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro

Mensagem por Rigon »

Cebolinha....Legal que apareceu por aqui...sei que o Cebola onde estiver vai ficar contente, infelizmente não consigo ainda trabalhar com a perfeição que ele tinha...mas devagar vamos melhorando.

Quando disse que fica mais fácil fazer a fuselagem inteira, é justamente no corte das madeiras que dá trabalho...rsrsrs aí ela inteiriça fica mais fácil e rápido para quem está sem muito tempo...

Voce tocou num ponto importante...a eletronica: de fato uso uma eletrônica barata..uso speed da hobbyking, motor 2822 emax, servos 9 gramas (metal gear)..e sobra para levar o cara...

Fiquei agora mais contente com o seguinte: asa com aileron...infelizmente não gosto muito da asa sem ailerons..com os ailerons sinto o aero mais na mão...só com o leme as respostas são mais lentas...por acaso tens a planta desta asa? se por acaso tiver meu email é: yyrigon@gmail.com

Grande Abraço e mais uma vez obrigado por aparecer por aqui...tens outras plantas para disponibilizar?

Estou terminando a edição de um vídeo que fiz com uma camera na frente do Ax...muito legal...

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)
Responder