SLINGSBY PETREL TYPE 13 RC 28%
SLINGSBY PETREL TYPE 13 RC 28%
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Ola Pessoas,
Hoje estou iniciando um novo topico que é a construção do "SLINGSBY PETREL TYPE 13", projeto de nosso mestre Chris Willians a quem tenho profunda admiração.
Assim como os demais projetos que aqui postei a construção, espero que este tambem seja do agrado da maioria, onde vou procurar ser o mais objetivo possivel na construção dessas maquinas maravilhas.
Um asas de gaivota, como sempre afirmei, é algo indescritivel em voo. Não há nada igual ao voo soberbo, charmoso e o desempenho em voo dessas maquinas.
Possivelmente farei o modelo do video abaixo, porem, decidirei durante o andamento da montagem se optarei pelo modelo vermelho do segundo video.
A diferença entre um e outro esta no estabilizador. O primeiro com estabilizador em peça unica, sem profundor, é mais facil sua montagem tendo que não temos tanto problema com a incidencia das asas na montagem, pois sendo peça unica o estabilizador, é mais facil a calibragem mas a sensibilidade no voo é muito maior. Já o segundo como possue estabilizador e profundor temos que ter o maximo de cuidado na montagem para que a calibragem da incidencia da asas não sofra alteração.
[yt]cu9MsHb9VBA&feature[/yt]
[yt]awk-m6ZVBGc&feature[/yt]
Como os dois modelos são fantasticos segue o inicio da montagem, com algumas fotos da construção.
Durante o andamento da montagem irei dando detalhes do modelo.
As peças da fuselagem que precisei projetar em Corel Draw e mandei efetuar o corte a laser.
[img:06735cfd76]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/121020121604_zps7ce21f53.jpg[/img:06735cfd76]
A planta protegida com plastico e as peças para iniciar a colagem com cola amarela de marceneiro.
[img:06735cfd76]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/121020121605_zpsc9277ec5.jpg[/img:06735cfd76]
Iniciando o acentamento das cavernas. Essas cavernas dianteira após a secagem e o chapeamento dianteiro, serão retiradas apara a construção do Cockpitt
[img:06735cfd76]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/121020121606_zpsfc8fd09f.jpg[/img:06735cfd76]
Todas as cavernas coladas, agora é esperar a secagem para colar a longarina que travará as cavernas umas nas outras.
[img:06735cfd76]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/121020121607_zps4f2a3c3c.jpg[/img:06735cfd76]
Vista por outro angulo.
[img:06735cfd76]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/121020121608_zps88ea325e.jpg[/img:06735cfd76]
[img:06735cfd76]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/121020121609_zpsa117fcb7.jpg[/img:06735cfd76]
FLAVIÃO
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Ola Pessoas,
Hoje estou iniciando um novo topico que é a construção do "SLINGSBY PETREL TYPE 13", projeto de nosso mestre Chris Willians a quem tenho profunda admiração.
Assim como os demais projetos que aqui postei a construção, espero que este tambem seja do agrado da maioria, onde vou procurar ser o mais objetivo possivel na construção dessas maquinas maravilhas.
Um asas de gaivota, como sempre afirmei, é algo indescritivel em voo. Não há nada igual ao voo soberbo, charmoso e o desempenho em voo dessas maquinas.
Possivelmente farei o modelo do video abaixo, porem, decidirei durante o andamento da montagem se optarei pelo modelo vermelho do segundo video.
A diferença entre um e outro esta no estabilizador. O primeiro com estabilizador em peça unica, sem profundor, é mais facil sua montagem tendo que não temos tanto problema com a incidencia das asas na montagem, pois sendo peça unica o estabilizador, é mais facil a calibragem mas a sensibilidade no voo é muito maior. Já o segundo como possue estabilizador e profundor temos que ter o maximo de cuidado na montagem para que a calibragem da incidencia da asas não sofra alteração.
[yt]cu9MsHb9VBA&feature[/yt]
[yt]awk-m6ZVBGc&feature[/yt]
Como os dois modelos são fantasticos segue o inicio da montagem, com algumas fotos da construção.
Durante o andamento da montagem irei dando detalhes do modelo.
As peças da fuselagem que precisei projetar em Corel Draw e mandei efetuar o corte a laser.
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A planta protegida com plastico e as peças para iniciar a colagem com cola amarela de marceneiro.
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Iniciando o acentamento das cavernas. Essas cavernas dianteira após a secagem e o chapeamento dianteiro, serão retiradas apara a construção do Cockpitt
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Todas as cavernas coladas, agora é esperar a secagem para colar a longarina que travará as cavernas umas nas outras.
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Vista por outro angulo.
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FLAVIÃO
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Não se estresse, vai voar planador! "Construtor Compulsivo"
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anonimos - Sócio nº 03
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Ola pessoas
Depois de mais alguns passos na construção da fuselagem do 'SLINGSBY PETREL TYPE13" vamos a mais uma serie de fotos do andamento desse novo passaro do "Ninho das Grandes Aves Raras"
Cole a longarina lateral e faça o chapeamento do nariz para que não haja comprometimento da curvatura ou empenamento do nariz.
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/131020121610_zpsadbe6671.jpg[/img:28d9427900]
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/131020121611_zps602a7fe1.jpg[/img:28d9427900]
Depois de efetuado o chapeamento, retire da bancada a metade esquerda da fuselagem e monte o gabarito de apoio para o inicio da colagem das cavernas da lateral direita.
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/131020121612_zpsc6f2f119.jpg[/img:28d9427900]
Continue posicionando e colando as demais cavernas
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/131020121613_zps68b5d85e.jpg[/img:28d9427900]
Até a conclusão de toda a colagem das cavernas Cole a longarina lateral
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/131020121614_zpsc842fc5c.jpg[/img:28d9427900]
E conclua o chapeamento do nariz.
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/151020121615_zps101acb5e.jpg[/img:28d9427900]
Agora descole e retire as cavernas de numero 2, 3 e 4 e aplique a fibra de vidro na parte interior do chapeado.
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/151020121616_zps914ced38.jpg[/img:28d9427900]
Deixe secar para dar continuidade na montagem.
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/151020121617_zpsbd2f77f9.jpg[/img:28d9427900]
FLAVIÃO
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Cole a longarina lateral e faça o chapeamento do nariz para que não haja comprometimento da curvatura ou empenamento do nariz.
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Depois de efetuado o chapeamento, retire da bancada a metade esquerda da fuselagem e monte o gabarito de apoio para o inicio da colagem das cavernas da lateral direita.
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Continue posicionando e colando as demais cavernas
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/131020121613_zps68b5d85e.jpg[/img:28d9427900]
Até a conclusão de toda a colagem das cavernas Cole a longarina lateral
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E conclua o chapeamento do nariz.
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Agora descole e retire as cavernas de numero 2, 3 e 4 e aplique a fibra de vidro na parte interior do chapeado.
[img:28d9427900]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/151020121616_zps914ced38.jpg[/img:28d9427900]
Deixe secar para dar continuidade na montagem.
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FLAVIÃO
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ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anonimos - Sócio nº 03
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- membro
- Mensagens: 94
- Registrado em: Sex Dez 17, 2010 9:30 pm
- Localização: Mariana distrito de Monsenhor Horta MG
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Ola pessoas!
Então para os babões seguem mais fotos.
Hoje a montagem do leme e deriva:
A colagem das treis nervuras do leme.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121618_zps9f3e6d9b.jpg[/img:b64ba0f4a2]
A fixação do bordo de ataque do leme.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121619_zps93dcc879.jpg[/img:b64ba0f4a2]
A fixação e a colagem das nervuras da deriva.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121620_zps5336b940.jpg[/img:b64ba0f4a2]
O leme e a deriva.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121621_zps6b660d52.jpg[/img:b64ba0f4a2]
Preparativos para fixar o leme.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121622_zps1bc78b55.jpg[/img:b64ba0f4a2]
Visão por outro angulo.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121623_zps4a6254dc.jpg[/img:b64ba0f4a2]
FLAVIÃO
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Ola pessoas!
Então para os babões seguem mais fotos.
Hoje a montagem do leme e deriva:
A colagem das treis nervuras do leme.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121618_zps9f3e6d9b.jpg[/img:b64ba0f4a2]
A fixação do bordo de ataque do leme.
[img:b64ba0f4a2]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/161020121619_zps93dcc879.jpg[/img:b64ba0f4a2]
A fixação e a colagem das nervuras da deriva.
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O leme e a deriva.
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Preparativos para fixar o leme.
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Visão por outro angulo.
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FLAVIÃO
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Ola pessoas!
Hoje consegui fazer o chapeamento inferior da fuselagem, sem o que, não poderei fazer a fixação do leme e o mecanismo do estabilizador. É que a fuselagem sem o chapeamento fica muito fragil e flexivel só com as longarinas. Agora com o chapeamento inferior não haverá problema de torção.
Vamos as fotos:
Os preparativos para iniciar o chapeamento.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121624_zps5f1cd1e0.jpg[/img:74c5c372cb]
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121625_zpsb1055386.jpg[/img:74c5c372cb]
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121626_zpse1f4808e.jpg[/img:74c5c372cb]
O inicio do chapeamento inferior
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121627_zpsf2046905.jpg[/img:74c5c372cb]
Cola amarela nas cavernas
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121628_zpsda794f61.jpg[/img:74c5c372cb]
Grampos para fixação e colagem
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121629_zpsf27815f8.jpg[/img:74c5c372cb]
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121630_zpsdb50b494.jpg[/img:74c5c372cb]
Pronto, o chapeamento inferior concluido.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121631_zps4cb5b4e7.jpg[/img:74c5c372cb]
Uma visão por dentro.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121632_zps88fa08a8.jpg[/img:74c5c372cb]
Agora é esperar até amanhã para que a cola esteja seca.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121633_zps9c5297f6.jpg[/img:74c5c372cb]
FLAVIÃO
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Ola pessoas!
Hoje consegui fazer o chapeamento inferior da fuselagem, sem o que, não poderei fazer a fixação do leme e o mecanismo do estabilizador. É que a fuselagem sem o chapeamento fica muito fragil e flexivel só com as longarinas. Agora com o chapeamento inferior não haverá problema de torção.
Vamos as fotos:
Os preparativos para iniciar o chapeamento.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121624_zps5f1cd1e0.jpg[/img:74c5c372cb]
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O inicio do chapeamento inferior
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Cola amarela nas cavernas
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121628_zpsda794f61.jpg[/img:74c5c372cb]
Grampos para fixação e colagem
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121629_zpsf27815f8.jpg[/img:74c5c372cb]
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121630_zpsdb50b494.jpg[/img:74c5c372cb]
Pronto, o chapeamento inferior concluido.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121631_zps4cb5b4e7.jpg[/img:74c5c372cb]
Uma visão por dentro.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121632_zps88fa08a8.jpg[/img:74c5c372cb]
Agora é esperar até amanhã para que a cola esteja seca.
[img:74c5c372cb]http://i1066.photobucket.com/albums/u409/jflavio01/171020121633_zps9c5297f6.jpg[/img:74c5c372cb]
FLAVIÃO
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ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anonimos - Sócio nº 03
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- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2062
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
Agora sim, um post de planador de verdade !!
Flavião, sem palavras.
Quer dizer, claro que vou dizer algo.
QUERO VOAR ESTE BICHÃO !! LÁ EM PIRA !!
Quer dizer, já estou em dúvida.... hãhã, você não vai (ou vai) colocar "AQUILO" neste lindo "PLANADOR" ? Sabe do que estou falando né.
Na última vez que conversamos no Haroldo vc disse que tinha uma solução rotativa estranha para este "ex" planador.... ou eu estou confundindo os assuntos ?
Flavião, NÃO ME DECEPCIONE !!! :cry: :cry: :cry: ou vou pedir pro moderador mandar este post para o "Aviões" !!!
Flavião, sem palavras.
Quer dizer, claro que vou dizer algo.
QUERO VOAR ESTE BICHÃO !! LÁ EM PIRA !!
Quer dizer, já estou em dúvida.... hãhã, você não vai (ou vai) colocar "AQUILO" neste lindo "PLANADOR" ? Sabe do que estou falando né.
Na última vez que conversamos no Haroldo vc disse que tinha uma solução rotativa estranha para este "ex" planador.... ou eu estou confundindo os assuntos ?
Flavião, NÃO ME DECEPCIONE !!! :cry: :cry: :cry: ou vou pedir pro moderador mandar este post para o "Aviões" !!!
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- marcos gonçalez
- membro
- Mensagens: 175
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 1:11 pm
- Localização: são josé do rio preto
- Rigon
- membro
- Mensagens: 704
- Registrado em: Ter Ago 15, 2006 3:54 pm
- Localização: São Gonçalo - Rio de Janeiro
Boa tarder Flavião....parabéns por mais esta linda construção. Acredito que a envergadura seja 5 metros...é isso? Desculpe minha ignorância em construções, inclusive em planadores...mas voce acha viável construir esse planador com algo em torno de 2 metros de envergadura? Como fica difícil arrumar lugar para voar esse cara por aqui, construiria um só para pendurar no teto....rsrsrsrs
Acho esses planadores com esse tipo de asa incríveis....vou continuar acompanhando a construção....
Grande Abraço,
Rigon
Acho esses planadores com esse tipo de asa incríveis....vou continuar acompanhando a construção....
Grande Abraço,
Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)