problemas zagi alta velocidade com servos

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Moderador: Alvaro Sala

braulio
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problemas zagi alta velocidade com servos

Mensagempor braulio » 14 Out 2012 22:26

pessoal estou com uma zagi com a seguinte configuracao esc 60 5v A 4bec ,, motor 2223 4400 ,,helice 4,1*4,1 apc e ,, nano tech 1800 ,, se servos turnigy metal gear de 2,5 kilos
...... fazendo mergulho a favor do vento o servo nao da conta :http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=17322 :e este alguem ja teve esse tipo de problema ??qual servos ideal para zagi de 90 ,,,


http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8778 tenho este servo e muito bom ultilizava na zagi de 120 com mesma configuracao com outro servo de 3,4 kilos a favor do vento tinha o mesmo problema ,,apos comprar esse vc pode vir no mergulho a favor do vento que a zagi sobe na vertical sem esforco ,,,o problema e que ele pesa 47 gramas ,,,e queria algo mais compativel com a zagi de 90 pois estou usando perfil fino de velocidade e e complicado colocar esse servo tb ,,, vi um na hk de 4,5 kilos com 26 gramas sera que da conta ???

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portela
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Mensagempor portela » 15 Out 2012 22:30

fala mestre este de dois quilos e meio ja da conta o aileron e de depron ou de balsa
:?: se for de depron ele nao aguenta beleza :!:

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magnoudia
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Mensagempor magnoudia » 15 Out 2012 22:45

eh questão de ajustar o conjunto, asas de alta velocidade precisam de pouca amplitude de comando para executar movimentos fortes, então vc fica livre para mecher nos links e gerar mais força e menos movimento, é bem simples, vai pra ponta do horn e pra base do braço do servo. S vezes pulando um furo pra baixo no braço do servo isso ja dá muuuuita diferença.

braulio
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Mensagempor braulio » 15 Out 2012 23:01

o ailerom e em balsa
.... estava ultilizando um horn maior ,, na primeira lenha [
na segunda ja estava com um muito menor cerca de 1 cm do aileron tava no terceiro furo

ela so volta a responder desacelerando o stick ou cortando o motor que diminui a velocidade ai funciona vira cabra pica etc ...
as vezes nao da tempo de fazer isso ela vai ao chao em linha reta parece um missel kkkk nem chega a levantar um pouquinho

braulio
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Mensagempor braulio » 15 Out 2012 23:22

estou suspeitando da voltagem que o receptor esta distribuindo

por isso ja havia colocado o esc de 60 5 v 4a de bec

como saber a voltagem que esta chegando nos servos se e 4,8 ou 6v ??

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magnoudia
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Mensagempor magnoudia » 16 Out 2012 08:24

só pegar um multimetro e colocar nos pinos do rx, mas não acho que seja a tensão e sim peso do comando mesmo, já tive isso em zagi e resolvi com horns longos e colocando o link mais pro centro no braço do servo.

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KKArioKA
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Mensagempor KKArioKA » 16 Out 2012 09:31

amigos, a titulo de referencia; minha zagi e bem rapida e eu uso servos futaba standard (45gramas) pra aguentar a pressao ... uso linkagem bem grossa e dura tambem pra nao envergar. (tipo raio de bicicleta)

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Mensagempor sancler » 16 Out 2012 10:04

[quote:67399d0d4d="KKArioKA"]amigos, a titulo de referencia; minha zagi e bem rapida e eu uso servos futaba standard (45gramas) pra aguentar a pressao ... uso linkagem bem grossa e dura tambem pra nao envergar. (tipo raio de bicicleta)[/quote:67399d0d4d]

Em uma zagi ou jato rápido , qualquer 1 mm de deflexão nos ailerons para cima e para baixo fazem comando suficiente para o vôo
Tenho Pilon Voando a 250km/h com motor 28/30 4200 kv com servo 9 gr
e o servo tem força de sobra , só tem que colocar Horn longo na parte Móvel e colocar no furo da extremidade externa e colocar o mais próximo possivél do centro do servo , o Meu Pylon já esta voando a mais de 6 meses sem problema algum
Lei da alavanca , Física simples
e também acho que o Post esta no lugar errado , pois não é uma zagi planadora .

Em modelos leves os servos pequenos dão conta do recado tranqüilamente
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

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Mensagempor KKArioKA » 16 Out 2012 13:54

[b:5f82ede52e]ESTILO OGRO[/b:5f82ede52e]

[quote:5f82ede52e="KKArioKA"]amigos, a titulo de referencia; minha zagi e bem rapida e eu uso servos futaba standard (45gramas) pra aguentar a pressao ... uso linkagem bem grossa e dura tambem pra nao envergar. (tipo raio de bicicleta)[/quote:5f82ede52e]


[b:5f82ede52e]ESTILO SUTIL EFICIENCIA[/b:5f82ede52e]
[quote:5f82ede52e="sancler"]Tenho Pilon Voando a 250km/h com motor 28/30 4200 kv com servo 9 gr
e o servo tem força de sobra , só tem que colocar Horn longo na parte Móvel e colocar no furo da extremidade externa e colocar o mais próximo possivél do centro do servo [/quote:5f82ede52e]


achei engraçado :P :twisted: :twisted: :twisted:
Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência !!!

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Mensagempor sancler » 16 Out 2012 14:56

HAUHAHAHUAHUA eu também rachei o Bico de rir
lembrando que todos os dois estilos funcionam perfeitamente

braulio
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Mensagempor braulio » 16 Out 2012 16:01

grande sancler acompanho suas construcoes que vi em outro forum ,,,bom intao
vc coloca o braco do servo em qual furo em seu pylon no primeiro proximo ao eixo do servo ??? e no aileron na minha zaqui estava no 3 furo cerca de 1 cm do aileron ,,segundo seria melhor ,,,




sim lembro tambem sa lei de alavanca ,,,
a resistencia seria no aileron correto ??
a potencia seria no braco do servo ??!!

nao ficaria assim teria que colocar no servo mais um horn mais longo pois o servo nao esta gerando resistencia !no aileron jah estaria a resistencia teria que ser no mais proximo ao aileron possivel nao

estou comparando em fisica ao martelo

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Andre Quadrado
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Mensagempor Andre Quadrado » 16 Out 2012 16:28

quanto maior o braço do servo menos folga vc terá, pois terá maior "resolução" do comando, o arco que o braço do servo faz será maior e isso resulta numa linkagem menos suseptível a flutter de comando. Mas tb não precisa usar 3cm de braço de servo, use o tamanho ideal que não raspe na asa e dê a amplitude necessária ao comando.
Creio que o principal é não deixar NENHUMA folga na linkagem, seja no furo do braço do servo, no furo do horn ou em qq outra parte!

"dopplei" minha asinha a 220km/h

ahh... servos HXT900 igual do Sancler hehe

[yt]aAiiLwHXfdM&feature=relmfu[/yt]

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Mensagempor braulio » 16 Out 2012 16:57

minha zagi estava rapida semelhante a sua so nao responde igual a sua especialmente naquele roll que vc deu ,,fazia isso na minha ela nao respondia corretamente so apos tirar um pouco do motor o corta -lo .impressionante pelo fato de vc estar usando um de 9 gramas kkkkkkkkkkkkk

vc consegue medir quantos milimetros o braco do seu servo esta com um paquimetro ??? medindo do centro ao furo onde esta a lincagem

e quantos milimetros esta o do aileron
estou pedindo isso nao pela preguica de testar ,,mas sim pelo risco de travar ate ajustalos

ai pouparia testes que podem causar mais preju kkk,,,perdi uma nano tech ficou torcida e um esc amassou os capacitores ,,estou tentando encontrar outro igual ,,,na brincadeira
pois se a sua funciona com esse servo a minha tem que funcionar com o de 14 g de 2,3 kg a 4,8v e 2,5kg a 6v ,,,
[quote:6d8921d412="Andre Quadrado"]quanto maior o braço do servo menos folga vc terá, pois terá maior "resolução" do comando, o arco que o braço do servo faz será maior e isso resulta numa linkagem menos suseptível a flutter de comando. Mas tb não precisa usar 3cm de braço de servo, use o tamanho ideal que não raspe na asa e dê a amplitude necessária ao comando.
Creio que o principal é não deixar NENHUMA folga na linkagem, seja no furo do braço do servo, no furo do horn ou em qq outra parte!

"dopplei" minha asinha a 220km/h

ahh... servos HXT900 igual do Sancler hehe

[yt]aAiiLwHXfdM&feature=relmfu[/yt][/quote:6d8921d412]

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Mensagempor Andre Quadrado » 17 Out 2012 08:56

oi Braulio, não tenho como medir pois já vendi esse modelo a um certo tempo....
mas segue uma foto de arquivo...
Anexos
05092009102 (Custom).jpg
05092009102 (Custom).jpg (29.54 KiB) Exibido 6234 vezes

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Mensagempor braulio » 17 Out 2012 13:29

sua zagi estava show hein ... estava fibrada pelo que vi ...???vc retirou o isopor interno apos fribrar ou ultilizou moldes?

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Mensagempor Andre Quadrado » 17 Out 2012 16:31

Fiz ela usando a técnica do vacum bag, 2 camadas de fibra de vidro 50g/m2
as baterias (4S Life A123) estão embutidas dentro da asa, as cavidades dos servos eu fiz depois da laminação

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Mensagempor sancler » 17 Out 2012 18:49

O André já respondeu Tudo
Qualquer 1 mm para cima ou para baixo como já citei faz uma zagi de alta velocidade fazer Roll no eixo
a tua zagi não esta respondendo pois o Servo não esta Acionando ou seja ele não esta tendo Torque suficiente
Coloque o mais próximo Possível do Centro do Servo como já Citei e no Furo mais distante do Horn no elevon vai ter força e torque suficiente para comandar mas também tem que notar se o Elevon não esta Torcendo
ou seja , onde esta o Horn ele esta agindo e nas pontas a força aerodinâmica deixa ele reto.

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Mensagempor Marcos Quito » 17 Out 2012 21:20

Odeio ser chato, mas, hâââââmm, vou chamar reforços - CADÊ o Marco Antonio ?

Cara, ou eu tô viajando, ou não tô entendendo nada !?!?

Pergunta ao moderador : Porque este post está aqui ? :roll: :roll: :roll:
......


ok, ok, já tenho a solução para a sua zagi, prezado Braulio :

TIRA ESSE NEGÓCIO QUE GIRA DA TRASEIRA DELA !! :lol: :lol: :lol:

Olhe, e pode reduzir o peso, senão não pega térmica messsssssmo !!
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor sancler » 18 Out 2012 06:40

[quote:05540a04bb="sancler"][quote:05540a04bb="KKArioKA"]amigos, a titulo de referencia; minha zagi e bem rapida e eu uso servos futaba standard (45gramas) pra aguentar a pressao ... uso linkagem bem grossa e dura tambem pra nao envergar. (tipo raio de bicicleta)[/quote:05540a04bb]

Em uma zagi ou jato rápido , qualquer 1 mm de deflexão nos ailerons para cima e para baixo fazem comando suficiente para o vôo
Tenho Pilon Voando a 250km/h com motor 28/30 4200 kv com servo 9 gr
e o servo tem força de sobra , só tem que colocar Horn longo na parte Móvel e colocar no furo da extremidade externa e colocar o mais próximo possivél do centro do servo , o Meu Pylon já esta voando a mais de 6 meses sem problema algum
Lei da alavanca , Física simples
e também acho que o Post esta no lugar errado , pois não é uma zagi planadora .

Em modelos leves os servos pequenos dão conta do recado tranqüilamente[/quote:05540a04bb]

Já citei isso faz tempo , mas ninguém deu bola .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

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Mensagempor braulio » 18 Out 2012 17:37

estou fazendo uma nova póis na ultima ficou totalmente destruida e vou fazer seu esquema

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Mensagempor braulio » 18 Out 2012 23:50

realmente pode ser os aileron torcendo ,,
outra coisa que notei em referencia a zagi da ferrari esse aileron dele e bem maior que a minha que estava seguindo a planta
sancler o que vc acha que ajudaria colocar os servos mais no meio do aileron????= sua dica e aumentando a area do aileron semelhante a da ferrari que esta reto
antes de alguem falar do cg kkk ah zagi minha jah estava com cg pouco adiantado
ficaria ate melhor para velocidade kkk acredito que deixaria o cg neutro tb essa modificacao
...

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Mensagempor sancler » 19 Out 2012 07:01

[quote:55aab28b6d="braulio"]realmente pode ser os aileron torcendo ,,
outra coisa que notei em referencia a zagi da ferrari esse aileron dele e bem maior que a minha que estava seguindo a planta
sancler o que vc acha que ajudaria colocar os servos mais no meio do aileron????= sua dica e aumentando a area do aileron semelhante a da ferrari que esta reto
antes de alguem falar do cg kkk ah zagi minha jah estava com cg pouco adiantado
ficaria ate melhor para velocidade kkk acredito que deixaria o cg neutro tb essa modificacao
...[/quote:55aab28b6d]

Vou usar da Sinceridade que quase toda vida me causa problemas , porém me torna um homem com opiniões próprias e que não diz só o que os outros querem ouvir
Zagi normalmente são para Construtores experientes que sabem quase tudo sobre construção , então a minha indicação é que você tire um Troco do Banco e compre uma zagi de alta velocidade que existem aos milhares no Brasil e somente termine de montar e instalar a eletrônica , pois assim você terá a certeza que se ela não voar o problema não será falha da Zagi e sim do Piloto .
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Mensagempor braulio » 20 Out 2012 21:46

kkk jah comprei varias hoje nao compro mais aeros feitos eu mesmo faco ,,e uma terapia ,,, bom quanto a zagi poderia resolver meu problema facilmente colocando servos de 6,4 kilos 621mg que tenho e meu colega usa na dele e nao tem problemas ,,,a questao e que queria resolver sem aumentar o peso para nao comprometer a velocidade dela que estava showw,,,vou montalas seguindo suas dicas e tanto quanto usando um servo menor de 4,5 kilos da blue bird de 20$da hk e postarei o resultado pro pessoal a do servo vou demorar a postar talves pouco mais de um mes ate chegar !!!

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Mensagempor sancler » 21 Out 2012 12:02

[quote:af27d6084f="braulio"]kkk jah comprei varias hoje nao compro mais aeros feitos eu mesmo faco ,,e uma terapia ,,, bom quanto a zagi poderia resolver meu problema facilmente colocando servos de 6,4 kilos 621mg que tenho e meu colega usa na dele e nao tem problemas ,,,a questao e que queria resolver sem aumentar o peso para nao comprometer a velocidade dela que estava showw,,,vou montalas seguindo suas dicas e tanto quanto usando um servo menor de 4,5 kilos da blue bird de 20$da hk e postarei o resultado pro pessoal a do servo vou demorar a postar talves pouco mais de um mes ate chegar !!![/quote:af27d6084f]

Servos htx 900 dão conta e sobram , basta fazer do jeito correto.
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Mensagempor KKArioKA » 22 Out 2012 15:16

quebrei minha asa sabado fazendo speed pass heheheh


mas os servos aguentaram !

[img:ba2a01fbc2]http://imageshack.us/a/img11/5337/asag2.jpg[/img:ba2a01fbc2]


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