Troca de informações e experiências de vôo de Colina
- sancler
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[quote:e821e0090f="MacCross"]Pelo que foi postado neste tópico:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141251[/url]
um passer (que tem ótimo rendimento como planador) afunda entre 0,5 e 1 m/s.
Para mantê-lo voando na encosta a componente vertical ascendente (do vento) terá que ser maior que isso.
Numa encosta com angulo de 30 graus (sen 30 =0,5)isso corresponde a um vento entre 1 e 2m/s para manter altitude.
Ou 3,6 a 7,2 km/h.
Se o meu chute sobre velocidade do vento no topo do morro comparada com a velocidade no plano não estiver muito errado dá pra concluir que o vento teria que ser de 7,2 a 14,4 km/h no topo para manter um passer voando.
O que tb leva a pensar, na minha opinião, que a colocação inicial de 20 km/h como mínimo não deve estar longe da verdade.
Abrç[/quote:e821e0090f]
Provavelmente um Passer sem aquela gambiarra toda pendurada na frente dele e aquele negócio que gira vai render bem mais :P :P :P
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141251[/url]
um passer (que tem ótimo rendimento como planador) afunda entre 0,5 e 1 m/s.
Para mantê-lo voando na encosta a componente vertical ascendente (do vento) terá que ser maior que isso.
Numa encosta com angulo de 30 graus (sen 30 =0,5)isso corresponde a um vento entre 1 e 2m/s para manter altitude.
Ou 3,6 a 7,2 km/h.
Se o meu chute sobre velocidade do vento no topo do morro comparada com a velocidade no plano não estiver muito errado dá pra concluir que o vento teria que ser de 7,2 a 14,4 km/h no topo para manter um passer voando.
O que tb leva a pensar, na minha opinião, que a colocação inicial de 20 km/h como mínimo não deve estar longe da verdade.
Abrç[/quote:e821e0090f]
Provavelmente um Passer sem aquela gambiarra toda pendurada na frente dele e aquele negócio que gira vai render bem mais :P :P :P
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Bom, aqui em BH temos colinas com inclinação menor que 45 e que sustentam bem com ventos de 10 a 15 km/h. Na verdade voam até melhor com ventos fracos que colinas com inclinação maior. Lógico que são colinas longas sem obstáculos em sua frente e com boa conformação, tendendo para a convexidade.
Uma boa explicação seria que nestas colinas suaves, mas com boa altura, o vento fraco sobe sem perder velocidade, ao contrário de colinas muito íngremes, em que o vento fraco não tem força para subir mantendo uma velocidade que permita sustentação.
Pegando carona na observação do Moisés, já faz algum tempo que considero menos a velocidade do vento como parâmetro, pois muitas vezes temos dias com péssima sustentação e ventos acima de 30km/h, e dias fenomenais com ventos na casa dos 15km/h. Atualmente me baseio num "modelo biruta" para determinar se lanço ou não determinados modelos que precisam de uma condição melhor. Este "modelo biruta" é uma zagui de 1,2m de P3. Voa em condição não tão boa mas pendurada, e precisa de uma condição boa pra voar com sobra.
[color=darkred:a807455856]Edit: Desculpem o engano, onde digo "convexidade" leia-se " concavidade" :oops: :oops:[/color:a807455856]
Uma boa explicação seria que nestas colinas suaves, mas com boa altura, o vento fraco sobe sem perder velocidade, ao contrário de colinas muito íngremes, em que o vento fraco não tem força para subir mantendo uma velocidade que permita sustentação.
Pegando carona na observação do Moisés, já faz algum tempo que considero menos a velocidade do vento como parâmetro, pois muitas vezes temos dias com péssima sustentação e ventos acima de 30km/h, e dias fenomenais com ventos na casa dos 15km/h. Atualmente me baseio num "modelo biruta" para determinar se lanço ou não determinados modelos que precisam de uma condição melhor. Este "modelo biruta" é uma zagui de 1,2m de P3. Voa em condição não tão boa mas pendurada, e precisa de uma condição boa pra voar com sobra.
[color=darkred:a807455856]Edit: Desculpem o engano, onde digo "convexidade" leia-se " concavidade" :oops: :oops:[/color:a807455856]
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
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- Marcos Quito
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- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
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Falei, eu sabia que o MacCross ia enriquecer muito de informações isto aqui.
Belo caldo heim sancler !
Uma pena os videos dele que não ilustraram muito, né, pois não tinha planador... :twisted: nem precisava morro, nem lift, nem térmica. :roll:
...
Agora sobre pousar um BOT, me poupem :
1. É muito fácil pousar um BOT a 20km/h de vento, aliás ele é feito para isto;
2. Pirapora é um verdadeiro paraíso para planadores, tem espaço MUITO GENEROSO para pouso, pelamordedeus !
Olhem, Mairiporã é tipo porta-aviões, Guarujá nas duas pontas (maluf e praia do tombo) são tipo porta-aviões.
Mesmo em Itanhaém, a área de pouso é bem pequena, não comporta modelos de 3 metros. (fora os modelos do Ursão, que não conta né, o cara é águia dalí...)
Pirapora dá para pousar em qualquer lugar.
Sancler, a estratégia para pouso é sempre a mesma : Faça um milhão de passagens mais altas, e vai baixando, baixando, uma hora ele "senta".
Claro, para treino tem que ser num dia generoso de lift.
......
Sobre a teria do "venturi" explicada pelo MacCross, tenho a comentar o desenho abaixo, que também contribui para explicar porque o vento aqui em baixo é mais fraco que lá em cima :
- Oras, em cima tem menos obstáculos.
Em baixo nada ajuda.
E como disse o Campolina, faz muita diferença uma frente limpa ou ter mais outras montanhas na frente.
Em Mairiporã acontece isto : no vento norte não dá lift, pois tem outra montanha na frente, apesar de estarmos a 1200 metros (do mar), tem um morro um pouco mais baixo na frente.
Belo caldo heim sancler !
Uma pena os videos dele que não ilustraram muito, né, pois não tinha planador... :twisted: nem precisava morro, nem lift, nem térmica. :roll:
...
Agora sobre pousar um BOT, me poupem :
1. É muito fácil pousar um BOT a 20km/h de vento, aliás ele é feito para isto;
2. Pirapora é um verdadeiro paraíso para planadores, tem espaço MUITO GENEROSO para pouso, pelamordedeus !
Olhem, Mairiporã é tipo porta-aviões, Guarujá nas duas pontas (maluf e praia do tombo) são tipo porta-aviões.
Mesmo em Itanhaém, a área de pouso é bem pequena, não comporta modelos de 3 metros. (fora os modelos do Ursão, que não conta né, o cara é águia dalí...)
Pirapora dá para pousar em qualquer lugar.
Sancler, a estratégia para pouso é sempre a mesma : Faça um milhão de passagens mais altas, e vai baixando, baixando, uma hora ele "senta".
Claro, para treino tem que ser num dia generoso de lift.
......
Sobre a teria do "venturi" explicada pelo MacCross, tenho a comentar o desenho abaixo, que também contribui para explicar porque o vento aqui em baixo é mais fraco que lá em cima :
- Oras, em cima tem menos obstáculos.
Em baixo nada ajuda.
E como disse o Campolina, faz muita diferença uma frente limpa ou ter mais outras montanhas na frente.
Em Mairiporã acontece isto : no vento norte não dá lift, pois tem outra montanha na frente, apesar de estarmos a 1200 metros (do mar), tem um morro um pouco mais baixo na frente.
- Anexos
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- fluxo vento.jpg (21.37 KiB) Exibido 7717 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
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- Marcos Quito
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- MacCross
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- Localização: Santana de Parnaíba, SP
Adorei o desenho com obstáculos, Quito! :D
Algumas considerações adicionais vem a propósito:
1 Os pousos do Cularis do video foram possíveis porque o vento estava muito fraco e não tinha mais ninguem (gliders) no morro. A área de pouso "oficial" é outra(s).
2 O espaço "generoso" de Pira é generoso para plank, zagi e assemelhados... ( o Quito já esqueceu do DG1000 :roll: ) alem de que sempre surgem uns cupinzeiros com uma atração irresistível por modelos. Claro que isso sempre será relativo. Eu adoraria um espaço assim:
[img:3498627568]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Alps.jpg[/img:3498627568]
3 Quando o capim está alto e fofo e permite pousos-mergulho os cupinzeiros ficam submersos e sempre atacam inesperadamente como se tivessem mobilidade.
4 É fácil pousar um BOT (?) em Pira, :wink: . Pode ser sim, para pilotos experientes e habilidosos que nem o Quito. (vale lembrar que o BOT é de balsa)
5 Aquela coisa que roda no nariz não vou comentar :shock:
6 A velocidade do vento de superfície é uma coisa complicada de medir porque depende do terreno, dos obstáculos e da altura da medição (por isso as estações meteorologicas sempre tem um anemometro num poste com uma altura padrão e livre de obstáculos proximos). A minha intenção é correlacionar as medidas no topo do morro com as velocidades de vento das previsões e das estações dos aeroportos de sp.
Algumas considerações adicionais vem a propósito:
1 Os pousos do Cularis do video foram possíveis porque o vento estava muito fraco e não tinha mais ninguem (gliders) no morro. A área de pouso "oficial" é outra(s).
2 O espaço "generoso" de Pira é generoso para plank, zagi e assemelhados... ( o Quito já esqueceu do DG1000 :roll: ) alem de que sempre surgem uns cupinzeiros com uma atração irresistível por modelos. Claro que isso sempre será relativo. Eu adoraria um espaço assim:
[img:3498627568]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Alps.jpg[/img:3498627568]
3 Quando o capim está alto e fofo e permite pousos-mergulho os cupinzeiros ficam submersos e sempre atacam inesperadamente como se tivessem mobilidade.
4 É fácil pousar um BOT (?) em Pira, :wink: . Pode ser sim, para pilotos experientes e habilidosos que nem o Quito. (vale lembrar que o BOT é de balsa)
5 Aquela coisa que roda no nariz não vou comentar :shock:
6 A velocidade do vento de superfície é uma coisa complicada de medir porque depende do terreno, dos obstáculos e da altura da medição (por isso as estações meteorologicas sempre tem um anemometro num poste com uma altura padrão e livre de obstáculos proximos). A minha intenção é correlacionar as medidas no topo do morro com as velocidades de vento das previsões e das estações dos aeroportos de sp.
- magnoudia
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- Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
- Localização: Lagoa Santa MG - 23
A maior questão que observei em meus teste é que normalmente só dá um lift decente quando estamos no topo de uma região, pois montanhas em volta mesmo que distantes mantem o vento alto e horizontal, as vezes descendente. quando se está no ponto mais alto o vento sempre vem mais baixo que o pico e rampa nele. certo mesmo é quando se tem uma montanha perdida num longo plano, ai sim é só procurar o lado em que o vento bate que dificilmente não terá lift.
- sancler
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- Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
- Localização: Palhoça/SC
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Consegui aqui um tesouro para muitos que querem iniciar no lift e não tinham base
Valeu mesmo galera , esse tópico merece ser fixado , pois já temos informações preciosas nele
Quanto a biruta , tem que realmente ter uma de desapego
eu jogo o Canary por ex . :P
Valeu mesmo galera , esse tópico merece ser fixado , pois já temos informações preciosas nele
Quanto a biruta , tem que realmente ter uma de desapego
eu jogo o Canary por ex . :P
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234