Troca de informações e experiências de vôo de Colina

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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sancler
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Mensagem por sancler »

[quote:e821e0090f="MacCross"]Pelo que foi postado neste tópico:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141251[/url]
um passer (que tem ótimo rendimento como planador) afunda entre 0,5 e 1 m/s.
Para mantê-lo voando na encosta a componente vertical ascendente (do vento) terá que ser maior que isso.
Numa encosta com angulo de 30 graus (sen 30 =0,5)isso corresponde a um vento entre 1 e 2m/s para manter altitude.
Ou 3,6 a 7,2 km/h.
Se o meu chute sobre velocidade do vento no topo do morro comparada com a velocidade no plano não estiver muito errado dá pra concluir que o vento teria que ser de 7,2 a 14,4 km/h no topo para manter um passer voando.
O que tb leva a pensar, na minha opinião, que a colocação inicial de 20 km/h como mínimo não deve estar longe da verdade.
Abrç[/quote:e821e0090f]

Provavelmente um Passer sem aquela gambiarra toda pendurada na frente dele e aquele negócio que gira vai render bem mais :P :P :P
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Bom, aqui em BH temos colinas com inclinação menor que 45 e que sustentam bem com ventos de 10 a 15 km/h. Na verdade voam até melhor com ventos fracos que colinas com inclinação maior. Lógico que são colinas longas sem obstáculos em sua frente e com boa conformação, tendendo para a convexidade.

Uma boa explicação seria que nestas colinas suaves, mas com boa altura, o vento fraco sobe sem perder velocidade, ao contrário de colinas muito íngremes, em que o vento fraco não tem força para subir mantendo uma velocidade que permita sustentação.

Pegando carona na observação do Moisés, já faz algum tempo que considero menos a velocidade do vento como parâmetro, pois muitas vezes temos dias com péssima sustentação e ventos acima de 30km/h, e dias fenomenais com ventos na casa dos 15km/h. Atualmente me baseio num "modelo biruta" para determinar se lanço ou não determinados modelos que precisam de uma condição melhor. Este "modelo biruta" é uma zagui de 1,2m de P3. Voa em condição não tão boa mas pendurada, e precisa de uma condição boa pra voar com sobra.

[color=darkred:a807455856]Edit: Desculpem o engano, onde digo "convexidade" leia-se " concavidade" :oops: :oops:[/color:a807455856]
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Falei, eu sabia que o MacCross ia enriquecer muito de informações isto aqui.
Belo caldo heim sancler !

Uma pena os videos dele que não ilustraram muito, né, pois não tinha planador... :twisted: nem precisava morro, nem lift, nem térmica. :roll:

...
Agora sobre pousar um BOT, me poupem :
1. É muito fácil pousar um BOT a 20km/h de vento, aliás ele é feito para isto;
2. Pirapora é um verdadeiro paraíso para planadores, tem espaço MUITO GENEROSO para pouso, pelamordedeus !
Olhem, Mairiporã é tipo porta-aviões, Guarujá nas duas pontas (maluf e praia do tombo) são tipo porta-aviões.
Mesmo em Itanhaém, a área de pouso é bem pequena, não comporta modelos de 3 metros. (fora os modelos do Ursão, que não conta né, o cara é águia dalí...)
Pirapora dá para pousar em qualquer lugar.

Sancler, a estratégia para pouso é sempre a mesma : Faça um milhão de passagens mais altas, e vai baixando, baixando, uma hora ele "senta".
Claro, para treino tem que ser num dia generoso de lift.

......

Sobre a teria do "venturi" explicada pelo MacCross, tenho a comentar o desenho abaixo, que também contribui para explicar porque o vento aqui em baixo é mais fraco que lá em cima :
- Oras, em cima tem menos obstáculos.
Em baixo nada ajuda.

E como disse o Campolina, faz muita diferença uma frente limpa ou ter mais outras montanhas na frente.
Em Mairiporã acontece isto : no vento norte não dá lift, pois tem outra montanha na frente, apesar de estarmos a 1200 metros (do mar), tem um morro um pouco mais baixo na frente.
Anexos
fluxo vento.jpg
fluxo vento.jpg (21.37 KiB) Exibido 7717 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

A gente também usa "modelos-biruta" : sempre leve algo de isopor (o exemplo da zagi é perfeito) para "cheirar" as condições.

Só lance o modelo moldado (do coração) depois que a zagi já está voando bombada por 30 minutos pelo menos.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

- PERFEITO Sancler :lol: :lol: , o Passer sem aquele troço é pelo menos 2x mais eficiente.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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MacCross
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Mensagem por MacCross »

Adorei o desenho com obstáculos, Quito! :D

Algumas considerações adicionais vem a propósito:
1 Os pousos do Cularis do video foram possíveis porque o vento estava muito fraco e não tinha mais ninguem (gliders) no morro. A área de pouso "oficial" é outra(s).
2 O espaço "generoso" de Pira é generoso para plank, zagi e assemelhados... ( o Quito já esqueceu do DG1000 :roll: ) alem de que sempre surgem uns cupinzeiros com uma atração irresistível por modelos. Claro que isso sempre será relativo. Eu adoraria um espaço assim:
[img:3498627568]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Alps.jpg[/img:3498627568]
3 Quando o capim está alto e fofo e permite pousos-mergulho os cupinzeiros ficam submersos e sempre atacam inesperadamente como se tivessem mobilidade.
4 É fácil pousar um BOT (?) em Pira, :wink: . Pode ser sim, para pilotos experientes e habilidosos que nem o Quito. (vale lembrar que o BOT é de balsa)
5 Aquela coisa que roda no nariz não vou comentar :shock:
6 A velocidade do vento de superfície é uma coisa complicada de medir porque depende do terreno, dos obstáculos e da altura da medição (por isso as estações meteorologicas sempre tem um anemometro num poste com uma altura padrão e livre de obstáculos proximos). A minha intenção é correlacionar as medidas no topo do morro com as velocidades de vento das previsões e das estações dos aeroportos de sp.
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magnoudia
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Mensagem por magnoudia »

A maior questão que observei em meus teste é que normalmente só dá um lift decente quando estamos no topo de uma região, pois montanhas em volta mesmo que distantes mantem o vento alto e horizontal, as vezes descendente. quando se está no ponto mais alto o vento sempre vem mais baixo que o pico e rampa nele. certo mesmo é quando se tem uma montanha perdida num longo plano, ai sim é só procurar o lado em que o vento bate que dificilmente não terá lift.
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sancler
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Mensagem por sancler »

Consegui aqui um tesouro para muitos que querem iniciar no lift e não tinham base
Valeu mesmo galera , esse tópico merece ser fixado , pois já temos informações preciosas nele
Quanto a biruta , tem que realmente ter uma de desapego
eu jogo o Canary por ex . :P
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MacCross
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Mensagem por MacCross »

Este é realmente um espaço generoso:
[vm]13147851[/vm]

ou este aqui, com área de pouso mais problemática:
[vm]14086692[/vm]

ou este aqui bem lisinho (Torrey Pines , USA, CA):
[vm]17481721[/vm]

Torrey Pines é um exemplo emblemático de boa convivencia entre paragliders e modelistas:
[vm]24810348[/vm]
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MacCross
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Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

Pode dar risada:
Tds caindo da tripeça, dificuldade para olhar para cima ( tem que empinar a barriga, tou quase chegando lá)
[vm]24807285[/vm]
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