Troca de informações e experiências de vôo de Colina
- Marcos Quito
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- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
[quote:90c91dde58="MacCross"]
2 O espaço "generoso" de Pira é generoso para plank, zagi e assemelhados... ( o Quito já esqueceu do DG1000 :roll: ) alem de que sempre surgem uns cupinzeiros com uma atração irresistível por modelos.
[/quote:90c91dde58]
DG1000, cara nem fala nisto, né, estamos falando de planador, aquilo lá é uma bala voadora, pára, né... ele voa que nem PSS só que os loucos fizeram de fibra, tinha que fazer de EPP, e colocar um freio né....
Traumatizei com o DG1000 bicho, tô fazendo terapia até hoje....
2 O espaço "generoso" de Pira é generoso para plank, zagi e assemelhados... ( o Quito já esqueceu do DG1000 :roll: ) alem de que sempre surgem uns cupinzeiros com uma atração irresistível por modelos.
[/quote:90c91dde58]
DG1000, cara nem fala nisto, né, estamos falando de planador, aquilo lá é uma bala voadora, pára, né... ele voa que nem PSS só que os loucos fizeram de fibra, tinha que fazer de EPP, e colocar um freio né....
Traumatizei com o DG1000 bicho, tô fazendo terapia até hoje....
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2062
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
Agora gostei da idéia do elástico dos italianos ali no seu filme, é uma super idéia :
Nos dias mais fracos, mesmo sem "modelo biruta", manda um grandão com o elástico, ele sobe bem uns 20 metros, daí dá tempo de sentir se tem condições e voltar prá casa.
Nos dias mais fracos, mesmo sem "modelo biruta", manda um grandão com o elástico, ele sobe bem uns 20 metros, daí dá tempo de sentir se tem condições e voltar prá casa.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
[quote:07d4b30d89="Marcos Quito"]
DG1000, cara nem fala nisto, né, estamos falando de planador, aquilo lá é uma bala voadora, pára, né... ele voa que nem PSS só que os loucos fizeram de fibra, tinha que fazer de EPP, e colocar um freio né....
Traumatizei com o DG1000 bicho, tô fazendo terapia até hoje....[/quote:07d4b30d89]
Nossa Marcos, planador escala de EPP é quase tão sacrilégio quanto colocar o trem que roda no nariz! :lol:
DG1000, cara nem fala nisto, né, estamos falando de planador, aquilo lá é uma bala voadora, pára, né... ele voa que nem PSS só que os loucos fizeram de fibra, tinha que fazer de EPP, e colocar um freio né....
Traumatizei com o DG1000 bicho, tô fazendo terapia até hoje....[/quote:07d4b30d89]
Nossa Marcos, planador escala de EPP é quase tão sacrilégio quanto colocar o trem que roda no nariz! :lol:
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Site: PlanaBH
- sancler
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- Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
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Como Prometido
ai vai o Vídeo feito ontem em Biguaçú
o local foi descoberto por acaso olhando no Mapa do Google
e ontem fomos verificar e acabamos encontrando um local ótimo e muito perto do Clube no qual voamos
Ventos norte e nordeste alinham perfeitamente no Pico
que batizamos de pico do Junior
Pois foi a primeira pessoa que nós encontramos no local e que nos explicou tudo sobre aquela região
[yt]yBMPv_PFP8k&feature[/yt]
ai vai o Vídeo feito ontem em Biguaçú
o local foi descoberto por acaso olhando no Mapa do Google
e ontem fomos verificar e acabamos encontrando um local ótimo e muito perto do Clube no qual voamos
Ventos norte e nordeste alinham perfeitamente no Pico
que batizamos de pico do Junior
Pois foi a primeira pessoa que nós encontramos no local e que nos explicou tudo sobre aquela região
[yt]yBMPv_PFP8k&feature[/yt]
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
-
- membro
- Mensagens: 859
- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm
Colina - Considerações
Quero falar de outro detalhe interessante:
A conformação da colina e o local de pressão. Aqui em Londrina temos uma colina que fica no fundo de um vale, o corredor aumenta a pressão mantendo as velocidades entre 5 a 10 m/s sem problemas. Já voei em locais altos, com inclinação ótima, com ventos bons, mas não segura. Na verdade a conformação vertical é importante como todos já falaram aqui, mas a horizontal também é, e no mesmo grau e intensidade, uma não funcona sem a outra.
Por exempo, uma colina em Garupa, pode apresentar no vento domimante areas de escape laterais importantes reduzindo a pressão sobre a "Testada" ou local de voo; em BH no Retiro, me corrijam se estiver errado, o local de voo é uma garupa, mas com duas pequenas ravinas laterais que mantém a pressão na testada da colina, se lá fosse uma garupa sem estas laterais com certeza o voo seria diferente, com um espaço (volume) de voo menor.
Seguem alguns desenhos
Outra consideração, quem me conhece já viu que uso anemometro em M/S, sei que parece estranho, mas tem uma lógica. A escala de M/S está mais adaptada aos modelos, além do mais, se vc contar os segundo fica mais fácil saber calcular as descendentes e ascendentes, a escala de Km/h fica restrita a velocidade do vento, mas fica mais dificil avaliar a evolução do modelo. No começo é dificil se acostumar, mas despois fica até mais fácil...
E por fim, se quiser investir em voos de colina, compre um anemometro, pode ser desss mais simples, é importante para exploração de locais e reconhecimento de padrões de ventos e rajadas...
Bom final de semana
Tera
A conformação da colina e o local de pressão. Aqui em Londrina temos uma colina que fica no fundo de um vale, o corredor aumenta a pressão mantendo as velocidades entre 5 a 10 m/s sem problemas. Já voei em locais altos, com inclinação ótima, com ventos bons, mas não segura. Na verdade a conformação vertical é importante como todos já falaram aqui, mas a horizontal também é, e no mesmo grau e intensidade, uma não funcona sem a outra.
Por exempo, uma colina em Garupa, pode apresentar no vento domimante areas de escape laterais importantes reduzindo a pressão sobre a "Testada" ou local de voo; em BH no Retiro, me corrijam se estiver errado, o local de voo é uma garupa, mas com duas pequenas ravinas laterais que mantém a pressão na testada da colina, se lá fosse uma garupa sem estas laterais com certeza o voo seria diferente, com um espaço (volume) de voo menor.
Seguem alguns desenhos
Outra consideração, quem me conhece já viu que uso anemometro em M/S, sei que parece estranho, mas tem uma lógica. A escala de M/S está mais adaptada aos modelos, além do mais, se vc contar os segundo fica mais fácil saber calcular as descendentes e ascendentes, a escala de Km/h fica restrita a velocidade do vento, mas fica mais dificil avaliar a evolução do modelo. No começo é dificil se acostumar, mas despois fica até mais fácil...
E por fim, se quiser investir em voos de colina, compre um anemometro, pode ser desss mais simples, é importante para exploração de locais e reconhecimento de padrões de ventos e rajadas...
Bom final de semana
Tera
- Anexos
-
- Inclinação importante
- image104.gif (4.43 KiB) Exibido 7129 vezes
-
- colina em dois estágios
- image105.gif (1.3 KiB) Exibido 7129 vezes
-
- Fundo de vale com uma sela
- image100.gif (3.66 KiB) Exibido 7129 vezes
-
- Garupas
- image77.gif (16.31 KiB) Exibido 7129 vezes
- sancler
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- Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
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Muito interessante Tera , Na terça feira percebi que a Topografia do Terreno é quase tão importante quanto a velocidade do vento
Fomos voar na Rampa do Alemão e percebi que com menos vento do que o Habitual
os planadores voaram mais lisos
Não arrisquei o vôo dos Spirits , pois não me senti confortável para lança-los com só 15km/h
Mas o Canary e uma Zagi do Walmyr voaram magestosamente no local
[yt]R7W0OfZUjbw&feature[/yt]
Fomos voar na Rampa do Alemão e percebi que com menos vento do que o Habitual
os planadores voaram mais lisos
Não arrisquei o vôo dos Spirits , pois não me senti confortável para lança-los com só 15km/h
Mas o Canary e uma Zagi do Walmyr voaram magestosamente no local
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- MacCross
- membro
- Mensagens: 633
- Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
- Localização: Santana de Parnaíba, SP
Esse parece ser um lugar promissor e generoso com o vento certo ( E/NE, acho eu)
Bom Jardim da Serra
[img:7edb261355]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/5957144.jpg[/img:7edb261355]
[img:7edb261355]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/SerradoRiodoRastro.jpg[/img:7edb261355]
Bom Jardim da Serra
[img:7edb261355]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/5957144.jpg[/img:7edb261355]
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- sancler
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- Mensagens: 3886
- Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
- Localização: Palhoça/SC
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É sim Mac , ai é a serra do Rio do Rastro e o local que seria possível para vôo é um Mirante , e os outros locais que daria para chegar é cercado e proibido
a aproximadamente 2 semanas atraz um cara fotografando caiu do mirante se quebrou todo e infelizmente acabo falecendo , semana passada foi outro que despencou lá de cima
bom jardim da serra é o topo da serra do mar , e fica a 220 km da nossa cidade , e assim que terminar o SUN BIRD do Dênis estamos planejando uma viagem para lá
temos alguns locais para visitar na região
A serra do Rio do rastro é um , depois temos o alto da boa vista em Rancho queimado , e por ultimo o Morro mais alto do sul do Brasil , onde esta situado o Sindacta no morro da Igreja em Urubici .
a aproximadamente 2 semanas atraz um cara fotografando caiu do mirante se quebrou todo e infelizmente acabo falecendo , semana passada foi outro que despencou lá de cima
bom jardim da serra é o topo da serra do mar , e fica a 220 km da nossa cidade , e assim que terminar o SUN BIRD do Dênis estamos planejando uma viagem para lá
temos alguns locais para visitar na região
A serra do Rio do rastro é um , depois temos o alto da boa vista em Rancho queimado , e por ultimo o Morro mais alto do sul do Brasil , onde esta situado o Sindacta no morro da Igreja em Urubici .
- Andre Quadrado
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
- Localização: Curitiba, Paraná
Opa, gostei do tópico moçada, muita informação boa...
aqui perto de Curitiba sempre usamos o Google Earth como ferramenta pra descobrir bons lugares pra Lift e DS. Já catalogamos alguns, diversos quadrantes de ventos...
vento forte aqui não é comum, é quase raridade, mas percebi algumas coisasa:
1 - melhores dias são sempre antes (geralmente 1 dia antes) das entradas de frente frias, o vento Noroeste sopra bem forte e constante, já pegamos 50-60km/h lisinho...
2 - quanto mais alta a colina tendência de vento mais forte e limpo, livre de obstáculos...
3 - Melhor época é sempre na troca da estação, durante o mês de setembro e outubro tivemos muitos dias bons de voo...
4 - A questão do pouso, é sempre bom pousar no lift, jogar pra trás da montanha é acelerar mais o modelo, pois não tem vento pra frear, outra ferramente indispensável (pelo menos nos meus gliders) é o flap, sem ele vc não pousa na colina, vc tem uma lenha semi-controlada
5 - No Palha, nossa montanha principal pra DS e lift já voei o Typhoon com ventos de 15km/h, joguei da mão e subiu de elevador, vejam no video...
6 - meu modelo biruta é uma plank de 1m pesando 600g, se isso voa qq coisa voa!
[yt]Zcz-Q7vIsmg&feature=related[/yt]
[vm]14785373[/vm]
aqui perto de Curitiba sempre usamos o Google Earth como ferramenta pra descobrir bons lugares pra Lift e DS. Já catalogamos alguns, diversos quadrantes de ventos...
vento forte aqui não é comum, é quase raridade, mas percebi algumas coisasa:
1 - melhores dias são sempre antes (geralmente 1 dia antes) das entradas de frente frias, o vento Noroeste sopra bem forte e constante, já pegamos 50-60km/h lisinho...
2 - quanto mais alta a colina tendência de vento mais forte e limpo, livre de obstáculos...
3 - Melhor época é sempre na troca da estação, durante o mês de setembro e outubro tivemos muitos dias bons de voo...
4 - A questão do pouso, é sempre bom pousar no lift, jogar pra trás da montanha é acelerar mais o modelo, pois não tem vento pra frear, outra ferramente indispensável (pelo menos nos meus gliders) é o flap, sem ele vc não pousa na colina, vc tem uma lenha semi-controlada
5 - No Palha, nossa montanha principal pra DS e lift já voei o Typhoon com ventos de 15km/h, joguei da mão e subiu de elevador, vejam no video...
6 - meu modelo biruta é uma plank de 1m pesando 600g, se isso voa qq coisa voa!
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