Troca de informações e experiências de vôo de Colina

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

PelamordeDEUS , esses Locais são uma sacanagem que fazem conosco .

Hoje descobrimos mais um local para voar lift aqui na grande Florianópolis
assim que Upar as fotos e vídeos coloca lá no Tópico da expedição busca lift e posto aqui para a galera .
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:90c91dde58="MacCross"]
2 O espaço "generoso" de Pira é generoso para plank, zagi e assemelhados... ( o Quito já esqueceu do DG1000 :roll: ) alem de que sempre surgem uns cupinzeiros com uma atração irresistível por modelos.
[/quote:90c91dde58]

DG1000, cara nem fala nisto, né, estamos falando de planador, aquilo lá é uma bala voadora, pára, né... ele voa que nem PSS só que os loucos fizeram de fibra, tinha que fazer de EPP, e colocar um freio né....

Traumatizei com o DG1000 bicho, tô fazendo terapia até hoje....
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Agora gostei da idéia do elástico dos italianos ali no seu filme, é uma super idéia :
Nos dias mais fracos, mesmo sem "modelo biruta", manda um grandão com o elástico, ele sobe bem uns 20 metros, daí dá tempo de sentir se tem condições e voltar prá casa.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Campolina
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Sex Set 28, 2007 4:03 pm
Contato:

Mensagem por Campolina »

[quote:07d4b30d89="Marcos Quito"]
DG1000, cara nem fala nisto, né, estamos falando de planador, aquilo lá é uma bala voadora, pára, né... ele voa que nem PSS só que os loucos fizeram de fibra, tinha que fazer de EPP, e colocar um freio né....

Traumatizei com o DG1000 bicho, tô fazendo terapia até hoje....[/quote:07d4b30d89]

Nossa Marcos, planador escala de EPP é quase tão sacrilégio quanto colocar o trem que roda no nariz! :lol:
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Como Prometido
ai vai o Vídeo feito ontem em Biguaçú
o local foi descoberto por acaso olhando no Mapa do Google
e ontem fomos verificar e acabamos encontrando um local ótimo e muito perto do Clube no qual voamos
Ventos norte e nordeste alinham perfeitamente no Pico
que batizamos de pico do Junior
Pois foi a primeira pessoa que nós encontramos no local e que nos explicou tudo sobre aquela região

[yt]yBMPv_PFP8k&feature[/yt]
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Colina - Considerações

Mensagem por a1a_terabyte »

Quero falar de outro detalhe interessante:

A conformação da colina e o local de pressão. Aqui em Londrina temos uma colina que fica no fundo de um vale, o corredor aumenta a pressão mantendo as velocidades entre 5 a 10 m/s sem problemas. Já voei em locais altos, com inclinação ótima, com ventos bons, mas não segura. Na verdade a conformação vertical é importante como todos já falaram aqui, mas a horizontal também é, e no mesmo grau e intensidade, uma não funcona sem a outra.

Por exempo, uma colina em Garupa, pode apresentar no vento domimante areas de escape laterais importantes reduzindo a pressão sobre a "Testada" ou local de voo; em BH no Retiro, me corrijam se estiver errado, o local de voo é uma garupa, mas com duas pequenas ravinas laterais que mantém a pressão na testada da colina, se lá fosse uma garupa sem estas laterais com certeza o voo seria diferente, com um espaço (volume) de voo menor.

Seguem alguns desenhos

Outra consideração, quem me conhece já viu que uso anemometro em M/S, sei que parece estranho, mas tem uma lógica. A escala de M/S está mais adaptada aos modelos, além do mais, se vc contar os segundo fica mais fácil saber calcular as descendentes e ascendentes, a escala de Km/h fica restrita a velocidade do vento, mas fica mais dificil avaliar a evolução do modelo. No começo é dificil se acostumar, mas despois fica até mais fácil...

E por fim, se quiser investir em voos de colina, compre um anemometro, pode ser desss mais simples, é importante para exploração de locais e reconhecimento de padrões de ventos e rajadas...

Bom final de semana

Tera
Anexos
Inclinação importante
Inclinação importante
image104.gif (4.43 KiB) Exibido 7129 vezes
colina em dois estágios
colina em dois estágios
image105.gif (1.3 KiB) Exibido 7129 vezes
Fundo de vale com uma sela
Fundo de vale com uma sela
image100.gif (3.66 KiB) Exibido 7129 vezes
Garupas
Garupas
image77.gif (16.31 KiB) Exibido 7129 vezes
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Muito interessante Tera , Na terça feira percebi que a Topografia do Terreno é quase tão importante quanto a velocidade do vento
Fomos voar na Rampa do Alemão e percebi que com menos vento do que o Habitual
os planadores voaram mais lisos
Não arrisquei o vôo dos Spirits , pois não me senti confortável para lança-los com só 15km/h
Mas o Canary e uma Zagi do Walmyr voaram magestosamente no local

[yt]R7W0OfZUjbw&feature[/yt]
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

Esse parece ser um lugar promissor e generoso com o vento certo ( E/NE, acho eu)
Bom Jardim da Serra
[img:7edb261355]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/5957144.jpg[/img:7edb261355]

[img:7edb261355]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/SerradoRiodoRastro.jpg[/img:7edb261355]
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

É sim Mac , ai é a serra do Rio do Rastro e o local que seria possível para vôo é um Mirante , e os outros locais que daria para chegar é cercado e proibido
a aproximadamente 2 semanas atraz um cara fotografando caiu do mirante se quebrou todo e infelizmente acabo falecendo , semana passada foi outro que despencou lá de cima
bom jardim da serra é o topo da serra do mar , e fica a 220 km da nossa cidade , e assim que terminar o SUN BIRD do Dênis estamos planejando uma viagem para lá
temos alguns locais para visitar na região
A serra do Rio do rastro é um , depois temos o alto da boa vista em Rancho queimado , e por ultimo o Morro mais alto do sul do Brasil , onde esta situado o Sindacta no morro da Igreja em Urubici .
Avatar do usuário
Andre Quadrado
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por Andre Quadrado »

Opa, gostei do tópico moçada, muita informação boa...
aqui perto de Curitiba sempre usamos o Google Earth como ferramenta pra descobrir bons lugares pra Lift e DS. Já catalogamos alguns, diversos quadrantes de ventos...
vento forte aqui não é comum, é quase raridade, mas percebi algumas coisasa:

1 - melhores dias são sempre antes (geralmente 1 dia antes) das entradas de frente frias, o vento Noroeste sopra bem forte e constante, já pegamos 50-60km/h lisinho...
2 - quanto mais alta a colina tendência de vento mais forte e limpo, livre de obstáculos...
3 - Melhor época é sempre na troca da estação, durante o mês de setembro e outubro tivemos muitos dias bons de voo...
4 - A questão do pouso, é sempre bom pousar no lift, jogar pra trás da montanha é acelerar mais o modelo, pois não tem vento pra frear, outra ferramente indispensável (pelo menos nos meus gliders) é o flap, sem ele vc não pousa na colina, vc tem uma lenha semi-controlada
5 - No Palha, nossa montanha principal pra DS e lift já voei o Typhoon com ventos de 15km/h, joguei da mão e subiu de elevador, vejam no video...
6 - meu modelo biruta é uma plank de 1m pesando 600g, se isso voa qq coisa voa!


[yt]Zcz-Q7vIsmg&feature=related[/yt]

[vm]14785373[/vm]
Responder