Troca de informações e experiências de vôo de Colina

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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sancler
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Troca de informações e experiências de vôo de Colina

Mensagem por sancler »

Gostaria de abrir um Tópico aqui para trocar-mos nossas experiências de vôo de colina , Lift ou encosta como preferirem chamar , Experiências estas de Velocidade de vento , inclinação de terreno etc...
Pois tenho verificado aqui na minha região e local onde vôo que com menos que 20 km/h nada segura no Lift
já testei diversos colineiros abaixo dessa velocidade de vento sem sucesso
Só não tive coragem até o momento de lançar o Meu Bird of Time
Como não fui voar ainda em encostas com mais de 45° de inclinação gostaria das opiniões e experiência dos amigos .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Legal Sancler,

Bom, minha experiência é que ao nível do mar, qualquer brisinha segura qualquer coisa, e 20km/h já é bom para litoral.
Confesso que não tenho anemômetro, mas tenho alguns anos de vôo que me dão boa percepção.

Olhe, em Pira, 30km/h já é muito bom.
Então com certeza voamos com 20km/h em Pira, mas peço para o prof. MacCross confirmar dados, pois ele tem um belo anemômetro eletrônico.

Sobre o seu bird of time, cara, pode mandar ele tranquilamente com 20km/h, ele não vai te decepcionar.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
rene
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Mensagem por rene »

Eu tenho um fling pequeno e voo aqui em poços de caldas na rampa de paraglider.
o lugar aqui para voar é fantastico, voo com vento mais ou menos a partir de 15km/h
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Meu pensamento:
Lift é motor. Modelos de baixa carga alar precisam de menos motor e basta estarem bem estruturados que podem ser lastreados pra voar na ventaca.
O maior problema que eu noto em voo de colina é lugar pra aterrissar. Um modelo como o BOT certamente se sustenta fácil, mas vai exigir uma estratégia de pouso bem pensada.
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Chico Pereira
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Mensagem por Chico Pereira »

Olá a todos, aqui em Campinas voamos de lift em uma pedreira com + ou - uns 50 mts de altura e MT como fling, canary e outros feitos em blasa ou depron desse genero voam e muito bem até abaixo dos 20 km/h, ventos com intensidades maiores voamos DG1000, Spiriti , ASW 28, ASK 21 e outros com envergadura com mais de 2 mts, lembrando que a pedreira possui um paredão com angulo de 90 graus em relação ao chão. Bons voos a todos.
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MacCross
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Mensagem por MacCross »

Ótimo assunto Sancler.
Velocidade do vento:
No topo do morro (de onde normalmente se pilota) o vento é mais intenso que no plano (efeito venturi?).
[img:79a9c92b23]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/Voodeencosta.jpg[/img:79a9c92b23]
chega a acontecer ter vento no topo e nada lá em baixo... aí... é bem provável ter que ir resgatar o modelo lá em baixo.
Em Pirapora chuto que as medições que tenho feito devem indicar algo próximo do dobro da velocidade do vento no plano (comparando as medições com o que diz a metereologia).
Fico confiante pra voar modelos rápidos com vento acima de 30/35km/h (medido no topo).
Dá pra manter uma zagi leve, easyglider ou cularis (ou qq outro modelo termico) acima de 15km/h (bem marginal com 10km/h, mas tenho... lift de emergencia :wink:):
[yt]w9M-Lvq7vDE&list[/yt]
Já vi piloto de BOT passar dificuldade (umas 10 tentativas; falta spoiler/flap) para pousar em Pira com vento de 15km/h:
[yt]9krnQS1Ybuc[/yt]
Mas isso tb depende da encosta (inclinação, extensão, altura, formato... uma colina em U é muuuuito melhor que uma colina reta) e se é interior ou litoral (no litoral o vento costuma ser muito mais liso e firme (Floripa deve ser ótimo!).
Pirapora parece ser o melhor lugar perto de sampa, as duas faces voáveis tem inclinação superior a 45 graus e altura de pouco mais de 100m, a área de pouso é bem restrita e acolchoada por capim alto (não agora que teve queimada faz mes e meio) mas deve estar longe das condições de São Pedro, Torrinha, Andradas...
O pico em Pirapora fica a cerca de 900m de altitude, pelo comentário do Quito isso faz diferença.
Quero ir lá amanhã, já chegou o SE.
Abrç
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MacCross
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Mensagem por MacCross »

Pelo que foi postado neste tópico:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141251[/url]
um passer (que tem ótimo rendimento como planador) afunda entre 0,5 e 1 m/s.
Para mantê-lo voando na encosta a componente vertical ascendente (do vento) terá que ser maior que isso.
Numa encosta com angulo de 30 graus (sen 30 =0,5)isso corresponde a um vento entre 1 e 2m/s para manter altitude.
Ou 3,6 a 7,2 km/h.
Se o meu chute sobre velocidade do vento no topo do morro comparada com a velocidade no plano não estiver muito errado dá pra concluir que o vento teria que ser de 7,2 a 14,4 km/h no topo para manter um passer voando.
O que tb leva a pensar, na minha opinião, que a colocação inicial de 20 km/h como mínimo não deve estar longe da verdade.
Abrç
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sancler
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Mensagem por sancler »

QUE SHOW que se tornou esse tópico despretensioso em menos de 1 dia
realmente me surpreendi com a quantidade de posts em uma só madrugada
Valeu Raça , valeu mesmo , pois estava aqui lendo tudo e deu bem para tirar a idéia
de velocidade , realmente então a baixo de 15 km/h fica realmente difícil de manter alguma coisa sólida e firme
Na verdade não voei o Bird na Colina ainda por falta de local apropriado para pouso , pois com os Spirits as vezes tenho que jogar eles no chão para poder pousar :lol:

Vamos continuando pois sei que ainda vem muita coisa boa por ai .
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Pessoal, deixa eu colocar uma questão básica aqui para que me seja esclarecida e ajudem a todos.

E quanto a densidade do ar, relacionado à sazonalidade climática (quente/frio) e susentação dos nossos modelos?

Tem-se uma relação direta: ar quente > ar menos denso > menor sustentação e ar frio > ar mais denso > melhor sustentação?

Abraços

Moisés
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sancler
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Mensagem por sancler »

[quote:a518726ada="Patetta-MG"]Pessoal, deixa eu colocar uma questão básica aqui para que me seja esclarecida e ajudem a todos.

E quanto a densidade do ar, relacionado à sazonalidade climática (quente/frio) e susentação dos nossos modelos?

Tem-se uma relação direta: ar quente > ar menos denso > menor sustentação e ar frio > ar mais denso > melhor sustentação?

Abraços

Moisés[/quote:a518726ada]

Tem sim Pateta , noto muito isso quando vôo na praia , com vento vindo liso direto do Mar , os planadores parecem que ganham vida nova , o Vento é mais gelado e me parece que melhora muito a sustentação .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
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