Pilatus B4 1.4m

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Pilatus B4 1.4m

Mensagem por Marcelo »

Fala pessoal....

Estou com um planadorzinho que ha muito tempo pensei em ter ou projetar algo parecido. Trata-se de um Pilatus B4 escala, com 1.4m de envergadura, com profundor removivel e asa bipartida.

Esta equipado com 5 mini servos, para ailerons, leme, profundor e gancho de reboque no nariz.

Fuselagem em fibra de vidro (casquinha de ovo) com acabamento em gelcoat, asas em isopor chapeado e profundor de balsa.
Nao é um planador dos mais leves, mas estou ansioso para estreia-lo.
Porem, tenho um problema; Esta sem conopy. Nao faço ideia de onde conseguir ou fazer um, alguma sujestao ????

abraços a todos e bons voos...
Anexos
P1040253.JPG
P1040253.JPG (35.73 KiB) Exibido 3083 vezes
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Marcelo,

Para fazer o canopy, pega um pedaço de isopor de geladeira, vai lixando até acertar a medida e depois fibra em epóxi. Feito isso, é só remover o miolo, pintar ou entelar.

Em colina deve voar bem este modelo.
Avatar do usuário
Matheus_ST
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Ago 26, 2011 4:33 pm

Mensagem por Matheus_ST »

Para fazer um, ou dois [i:5465e882e4]canopies[/i:5465e882e4] você pode usar este método com garrafa PET:

[url]http://ultralajt.webs.com/smallcanopy.htm[/url]

Faça um molde em isopor, sugiro P3 ou algum mais denso, pois com a contração da garrafa o molde sempre deforma um pouco; ou faça o molde alguns milímetros maior. Já fiz molde em madeira também, mas usando somente o soprador térmico e não água fervente para não danificar a madeira.

Outros métodos dão resultados melhores como o "[i:5465e882e4]vacuum forming[/i:5465e882e4]", mas requer maquinário e materiais (ex: filme de PETG) mais difíceis de serem encontrados. Sendo assim, mais indicados caso vá produzir um número maior de canopies ou queira um resultado mais profissional sem se preocupar com o custo elevado.

A única parte estranha, e talvez engraçada para quem assista, é uma pessoa passar mais de meia hora no supermercado escolhendo a garrafa "perfeita", sem arranhões, etc... :lol:
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Meu, é só ir num grande supermercado, com as dimensões na cabeça, você VAI encontrar uma garrafa perfeita que basta cortar. Mas compre duas, você sempre corta errado a primeira ! :wink:
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

estou atras da ´´tar´´ garrafa até hoje. rs, nao encontrei ainda uma adequada....

Pretendo estreiar esse modelo em breve, esta prontinho esperando apenas o canopy.
Responder