A primeira térmica!
- carlitovargas
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A primeira térmica!
Pessoal hoje consegui pegar minha primeira termica com um motoplanador Phoenix 742-2, estava voando na frente de casa e a pouco mais de 50 metros de altura desliguei o motor pois estava ganhando altitude muito rápido, foi ai que notei que mesmo sem motor ele continuava a subir absurdamente, deu um frio na barriga e comecei a dar comando para descer e nada, continuava a subir. Acredito ter chegado a uns 300 metros de altura, pois mal conseguia ver o modelo. Notei que mais bem mais alto mas no mesmo ponto tinha uns 3 urubus todos girando, fiquei com medo de mandar o avião tão alto pois sou meio cegueta e meu rádio não é tudo aquilo.
Acho que consegui voar uns 10 minutos sem motor, ai faltou experiência para me manter nela.
Abs
Acho que consegui voar uns 10 minutos sem motor, ai faltou experiência para me manter nela.
Abs
- Alvaro Sala
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- carlitovargas
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Grande Sapão, ainda vou ter um "puro", onde estou voando é no alto de um vale (frente de casa minha casa), o vento muda muito de direção em questão pouquíssimos minutos ele passa de leste para o este, e assim vai; então como não tenho muita experiência é fácil se perder, ainda dependo do motor para trazer ele de volta, assim que pegar dedo, vou para um planador de verdade kkk
abs
[quote:1fe0702fcc="Sapão"]Parabéns é realmente uma sensação muito diferente ver o modelo subindo sem ajuda do motor.
Melhor ainda será quando voce estiver com um planador "puro", (sem motor).
Mais uma vez parabéns e estude a possibilidade de voar sem motor desde a bancada, he he he.
Abraço.[/quote:1fe0702fcc]
abs
[quote:1fe0702fcc="Sapão"]Parabéns é realmente uma sensação muito diferente ver o modelo subindo sem ajuda do motor.
Melhor ainda será quando voce estiver com um planador "puro", (sem motor).
Mais uma vez parabéns e estude a possibilidade de voar sem motor desde a bancada, he he he.
Abraço.[/quote:1fe0702fcc]
- carlitovargas
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- Marcos Quito
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PARABÉNS Carlito !
É, a primeira a gente não esquece !!
Só vou mandar uma dica, para caso aconteça de novo, e vc ficar preocupado com a altitude :
Voar muito alto é perigoso pois perdemos a noção de velocidade, ainda por cima que por vezes a gente pica para ele descer, o que só piora as coisas.
Já quebrei 2 planadores de balsa na altitude, porque piquei, a asa não aguentou e estourou (vulgo, "bateu palma").
Eu voava sozinho e não sabia mesmo como fazer um planador descer em segurança.
Aí vai a dica para descer em segurança :
Coloque o planador numa espiral, uma curva bastante acentuada, inclinado nuns 45 graus, cabrando bastante. Com isto ele vai perder altitude, e não vai estressar a estrutura, pois todo cabrado ele fica numa velocidade constante e baixa (e não acelera). É um tipo de parafuso, parafuso chato, não desce com nariz para baixo, mas fazendo voltas em torno de um ponto.
O stick fica todo num canto - bem picado e com curva acentuada.
...
E continue a pegar térmicas, vai se acostumando a economizar bateria !
.....
Sobre o seu local de vôo : não sou mestre em meteorologia, mas posso apostar que o seu vento NÃO MUDA de direção de um minuto para outro, o que deve estar acontecendo é que você está no rotor, onde os ventos são malucos mesmo.
Vá no local mais alto e descubra a direção correta do vento. A partir daí vc pode estudar o melhor lugar para voar.
....
Abraço !
É, a primeira a gente não esquece !!
Só vou mandar uma dica, para caso aconteça de novo, e vc ficar preocupado com a altitude :
Voar muito alto é perigoso pois perdemos a noção de velocidade, ainda por cima que por vezes a gente pica para ele descer, o que só piora as coisas.
Já quebrei 2 planadores de balsa na altitude, porque piquei, a asa não aguentou e estourou (vulgo, "bateu palma").
Eu voava sozinho e não sabia mesmo como fazer um planador descer em segurança.
Aí vai a dica para descer em segurança :
Coloque o planador numa espiral, uma curva bastante acentuada, inclinado nuns 45 graus, cabrando bastante. Com isto ele vai perder altitude, e não vai estressar a estrutura, pois todo cabrado ele fica numa velocidade constante e baixa (e não acelera). É um tipo de parafuso, parafuso chato, não desce com nariz para baixo, mas fazendo voltas em torno de um ponto.
O stick fica todo num canto - bem picado e com curva acentuada.
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E continue a pegar térmicas, vai se acostumando a economizar bateria !
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Sobre o seu local de vôo : não sou mestre em meteorologia, mas posso apostar que o seu vento NÃO MUDA de direção de um minuto para outro, o que deve estar acontecendo é que você está no rotor, onde os ventos são malucos mesmo.
Vá no local mais alto e descubra a direção correta do vento. A partir daí vc pode estudar o melhor lugar para voar.
....
Abraço !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- carlitovargas
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- Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
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[quote:f7b5f6073b="Marcos Quito"]PARABÉNS Carlito !
É, a primeira a gente não esquece !!
Só vou mandar uma dica, para caso aconteça de novo, e vc ficar preocupado com a altitude :
Voar muito alto é perigoso pois perdemos a noção de velocidade, ainda por cima que por vezes a gente pica para ele descer, o que só piora as coisas.
Já quebrei 2 planadores de balsa na altitude, porque piquei, a asa não aguentou e estourou (vulgo, "bateu palma").
Eu voava sozinho e não sabia mesmo como fazer um planador descer em segurança.
Aí vai a dica para descer em segurança :
Coloque o planador numa espiral, uma curva bastante acentuada, inclinado nuns 45 graus, cabrando bastante. Com isto ele vai perder altitude, e não vai estressar a estrutura, pois todo cabrado ele fica numa velocidade constante e baixa (e não acelera). É um tipo de parafuso, parafuso chato, não desce com nariz para baixo, mas fazendo voltas em torno de um ponto.
O stick fica todo num canto - bem picado e com curva acentuada.
...
E continue a pegar térmicas, vai se acostumando a economizar bateria !
.....
Sobre o seu local de vôo : não sou mestre em meteorologia, mas posso apostar que o seu vento NÃO MUDA de direção de um minuto para outro, o que deve estar acontecendo é que você está no rotor, onde os ventos são malucos mesmo.
Vá no local mais alto e descubra a direção correta do vento. A partir daí vc pode estudar o melhor lugar para voar.
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Abraço ![/quote:f7b5f6073b]
Quito agradeço muito suas dicas foram bem importantes, realmente conferi o reforço a asa (isopor reforçado com carbono e balsa) e um deles estava trincado, acho que picando demais forcei a asa por sorte não bateu palmas lá em cima , acompanho e re-leio sempre o tópico fixo que você escreveu sobre os planadores e tem me ajudado bastante.
Eu sempre pensei que se eu ficasse girando no mesmo ponto dentro da térmica, cabrado (como os urubús parecem fazer) faria o planador subir, mas é exatamente ao contrário.
Quanto ao local de vôo vou tentar achar o correto onde o vento sopre na mesma direção, para pousar parece que preciso de uma pista de um aeroporto pois o bixo corre duas quadras no contra-vento e não perde velocidade, então faço 7 ou 8 aproximações para conseguir pousar no capim alto numa velocidade de razoável.
Mais uma vez agraço a todos pela força.
Abraço
Carlos Vargas
É, a primeira a gente não esquece !!
Só vou mandar uma dica, para caso aconteça de novo, e vc ficar preocupado com a altitude :
Voar muito alto é perigoso pois perdemos a noção de velocidade, ainda por cima que por vezes a gente pica para ele descer, o que só piora as coisas.
Já quebrei 2 planadores de balsa na altitude, porque piquei, a asa não aguentou e estourou (vulgo, "bateu palma").
Eu voava sozinho e não sabia mesmo como fazer um planador descer em segurança.
Aí vai a dica para descer em segurança :
Coloque o planador numa espiral, uma curva bastante acentuada, inclinado nuns 45 graus, cabrando bastante. Com isto ele vai perder altitude, e não vai estressar a estrutura, pois todo cabrado ele fica numa velocidade constante e baixa (e não acelera). É um tipo de parafuso, parafuso chato, não desce com nariz para baixo, mas fazendo voltas em torno de um ponto.
O stick fica todo num canto - bem picado e com curva acentuada.
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E continue a pegar térmicas, vai se acostumando a economizar bateria !
.....
Sobre o seu local de vôo : não sou mestre em meteorologia, mas posso apostar que o seu vento NÃO MUDA de direção de um minuto para outro, o que deve estar acontecendo é que você está no rotor, onde os ventos são malucos mesmo.
Vá no local mais alto e descubra a direção correta do vento. A partir daí vc pode estudar o melhor lugar para voar.
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Abraço ![/quote:f7b5f6073b]
Quito agradeço muito suas dicas foram bem importantes, realmente conferi o reforço a asa (isopor reforçado com carbono e balsa) e um deles estava trincado, acho que picando demais forcei a asa por sorte não bateu palmas lá em cima , acompanho e re-leio sempre o tópico fixo que você escreveu sobre os planadores e tem me ajudado bastante.
Eu sempre pensei que se eu ficasse girando no mesmo ponto dentro da térmica, cabrado (como os urubús parecem fazer) faria o planador subir, mas é exatamente ao contrário.
Quanto ao local de vôo vou tentar achar o correto onde o vento sopre na mesma direção, para pousar parece que preciso de uma pista de um aeroporto pois o bixo corre duas quadras no contra-vento e não perde velocidade, então faço 7 ou 8 aproximações para conseguir pousar no capim alto numa velocidade de razoável.
Mais uma vez agraço a todos pela força.
Abraço
Carlos Vargas
Bem vindo ao grupo dos apaixonados por térmicas...
Garanto que a sensação da 1ª ou a 1.000ª é a mesma: coração dispara e ficamos, momentaneamente, extaziados.. é óbvio mas sempre me pergunto "como pode??"
Sobre os voos altos, realmente, a velocidade é o maior inimigo. Já voei o Phoenix 2000 com GPS e altímetro (Aurora9).
Peguei a térmica a 80m... subi, depois pulei pra outra... entreguei rádio para o dono a 600m.
Um megulho "bobo" pra perder altura bateu 120kph (ground speed, a relativa sabe-se lá qual...).
Garanto que a sensação da 1ª ou a 1.000ª é a mesma: coração dispara e ficamos, momentaneamente, extaziados.. é óbvio mas sempre me pergunto "como pode??"
Sobre os voos altos, realmente, a velocidade é o maior inimigo. Já voei o Phoenix 2000 com GPS e altímetro (Aurora9).
Peguei a térmica a 80m... subi, depois pulei pra outra... entreguei rádio para o dono a 600m.
Um megulho "bobo" pra perder altura bateu 120kph (ground speed, a relativa sabe-se lá qual...).
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
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- carlitovargas
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Valeu Marco e Sancler. Esse natal fui visitar meu pai que a pouco tempo mora numa região aqui da serra chamada Criúva interior de Caxias do Sul. Campos sem fim com pequenas colinas com o vento sempre constante. Assim voltar pra lá vou pegar um dos puros para estrear o local.
abs!
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