A primeira térmica!

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

A primeira térmica!

Mensagem por carlitovargas »

Pessoal hoje consegui pegar minha primeira termica com um motoplanador Phoenix 742-2, estava voando na frente de casa e a pouco mais de 50 metros de altura desliguei o motor pois estava ganhando altitude muito rápido, foi ai que notei que mesmo sem motor ele continuava a subir absurdamente, deu um frio na barriga e comecei a dar comando para descer e nada, continuava a subir. Acredito ter chegado a uns 300 metros de altura, pois mal conseguia ver o modelo. Notei que mais bem mais alto mas no mesmo ponto tinha uns 3 urubus todos girando, fiquei com medo de mandar o avião tão alto pois sou meio cegueta e meu rádio não é tudo aquilo.

Acho que consegui voar uns 10 minutos sem motor, ai faltou experiência para me manter nela.
Abs
Avatar do usuário
Sapão
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:54 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Mensagem por Sapão »

Parabéns é realmente uma sensação muito diferente ver o modelo subindo sem ajuda do motor.

Melhor ainda será quando voce estiver com um planador "puro", (sem motor).

Mais uma vez parabéns e estude a possibilidade de voar sem motor desde a bancada, he he he.

Abraço.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Ei Carlito,
Belo presente de natal!
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Grande Sapão, ainda vou ter um "puro", onde estou voando é no alto de um vale (frente de casa minha casa), o vento muda muito de direção em questão pouquíssimos minutos ele passa de leste para o este, e assim vai; então como não tenho muita experiência é fácil se perder, ainda dependo do motor para trazer ele de volta, assim que pegar dedo, vou para um planador de verdade kkk

abs

[quote:1fe0702fcc="Sapão"]Parabéns é realmente uma sensação muito diferente ver o modelo subindo sem ajuda do motor.

Melhor ainda será quando voce estiver com um planador "puro", (sem motor).

Mais uma vez parabéns e estude a possibilidade de voar sem motor desde a bancada, he he he.

Abraço.[/quote:1fe0702fcc]
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

[quote:3ba7a4b7a1="Alvaro Sala"]Ei Carlito,
Belo presente de natal![/quote:3ba7a4b7a1]

Sem dúvida mestre Alvaro
a primeira de muitas.
abs
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

PARABÉNS Carlito !
É, a primeira a gente não esquece !!
Só vou mandar uma dica, para caso aconteça de novo, e vc ficar preocupado com a altitude :

Voar muito alto é perigoso pois perdemos a noção de velocidade, ainda por cima que por vezes a gente pica para ele descer, o que só piora as coisas.
Já quebrei 2 planadores de balsa na altitude, porque piquei, a asa não aguentou e estourou (vulgo, "bateu palma").
Eu voava sozinho e não sabia mesmo como fazer um planador descer em segurança.
Aí vai a dica para descer em segurança :

Coloque o planador numa espiral, uma curva bastante acentuada, inclinado nuns 45 graus, cabrando bastante. Com isto ele vai perder altitude, e não vai estressar a estrutura, pois todo cabrado ele fica numa velocidade constante e baixa (e não acelera). É um tipo de parafuso, parafuso chato, não desce com nariz para baixo, mas fazendo voltas em torno de um ponto.

O stick fica todo num canto - bem picado e com curva acentuada.
...

E continue a pegar térmicas, vai se acostumando a economizar bateria !

.....

Sobre o seu local de vôo : não sou mestre em meteorologia, mas posso apostar que o seu vento NÃO MUDA de direção de um minuto para outro, o que deve estar acontecendo é que você está no rotor, onde os ventos são malucos mesmo.
Vá no local mais alto e descubra a direção correta do vento. A partir daí vc pode estudar o melhor lugar para voar.
....

Abraço !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

[quote:f7b5f6073b="Marcos Quito"]PARABÉNS Carlito !
É, a primeira a gente não esquece !!
Só vou mandar uma dica, para caso aconteça de novo, e vc ficar preocupado com a altitude :

Voar muito alto é perigoso pois perdemos a noção de velocidade, ainda por cima que por vezes a gente pica para ele descer, o que só piora as coisas.
Já quebrei 2 planadores de balsa na altitude, porque piquei, a asa não aguentou e estourou (vulgo, "bateu palma").
Eu voava sozinho e não sabia mesmo como fazer um planador descer em segurança.
Aí vai a dica para descer em segurança :

Coloque o planador numa espiral, uma curva bastante acentuada, inclinado nuns 45 graus, cabrando bastante. Com isto ele vai perder altitude, e não vai estressar a estrutura, pois todo cabrado ele fica numa velocidade constante e baixa (e não acelera). É um tipo de parafuso, parafuso chato, não desce com nariz para baixo, mas fazendo voltas em torno de um ponto.

O stick fica todo num canto - bem picado e com curva acentuada.
...

E continue a pegar térmicas, vai se acostumando a economizar bateria !

.....

Sobre o seu local de vôo : não sou mestre em meteorologia, mas posso apostar que o seu vento NÃO MUDA de direção de um minuto para outro, o que deve estar acontecendo é que você está no rotor, onde os ventos são malucos mesmo.
Vá no local mais alto e descubra a direção correta do vento. A partir daí vc pode estudar o melhor lugar para voar.
....

Abraço ![/quote:f7b5f6073b]

Quito agradeço muito suas dicas foram bem importantes, realmente conferi o reforço a asa (isopor reforçado com carbono e balsa) e um deles estava trincado, acho que picando demais forcei a asa por sorte não bateu palmas lá em cima , acompanho e re-leio sempre o tópico fixo que você escreveu sobre os planadores e tem me ajudado bastante.
Eu sempre pensei que se eu ficasse girando no mesmo ponto dentro da térmica, cabrado (como os urubús parecem fazer) faria o planador subir, mas é exatamente ao contrário.
Quanto ao local de vôo vou tentar achar o correto onde o vento sopre na mesma direção, para pousar parece que preciso de uma pista de um aeroporto pois o bixo corre duas quadras no contra-vento e não perde velocidade, então faço 7 ou 8 aproximações para conseguir pousar no capim alto numa velocidade de razoável.

Mais uma vez agraço a todos pela força.
Abraço

Carlos Vargas
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Bem vindo ao grupo dos apaixonados por térmicas...

Garanto que a sensação da 1ª ou a 1.000ª é a mesma: coração dispara e ficamos, momentaneamente, extaziados.. é óbvio mas sempre me pergunto "como pode??"

Sobre os voos altos, realmente, a velocidade é o maior inimigo. Já voei o Phoenix 2000 com GPS e altímetro (Aurora9).

Peguei a térmica a 80m... subi, depois pulei pra outra... entreguei rádio para o dono a 600m.

Um megulho "bobo" pra perder altura bateu 120kph (ground speed, a relativa sabe-se lá qual...).
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Bem vindo ao time ,e Parabéns
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Valeu Marco e Sancler. Esse natal fui visitar meu pai que a pouco tempo mora numa região aqui da serra chamada Criúva interior de Caxias do Sul. Campos sem fim com pequenas colinas com o vento sempre constante. Assim voltar pra lá vou pegar um dos puros para estrear o local.





abs!
Anexos
Criúva.jpg
Criúva.jpg (25.9 KiB) Exibido 6564 vezes
Responder