Dica de Planador ou Motoplanador para começar.
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Dica de Planador ou Motoplanador para começar.
Olá pessoal, eu gostaria de experimentar voo com planador.
Tenho dúvidas quanto aos modelos.
Qual seria o mais indicado para começar?
Pensei em pegar um motoplanador mas não sei qual modelo ainda.
Apenas olhei alguns na HK mas não sei qual seria o modelo mais adequado.
Abraço!
Tenho dúvidas quanto aos modelos.
Qual seria o mais indicado para começar?
Pensei em pegar um motoplanador mas não sei qual modelo ainda.
Apenas olhei alguns na HK mas não sei qual seria o modelo mais adequado.
Abraço!
Planador de asa alta costuma mesmo muito bom para voar. Eu ontem estreei com um Bixler e adorei voar com ele, pelo menos até o momento em que ele ficou nervoso comigo e resolveu se desmontar no ar. Mas isso é outra história.
No site do Hobbyking há outros modelos que até saem mais baratos e são plug and fly. Vale a pena dar uma olhada. Esse aí que você mostrou é muito similar a alguns desta lista e são mais baratos.
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__234__191__Planes_ARF_RTF_KIT-Gliders.html[/url]
Pelo que já li, respondendo a sua dúvida, a carga alar funciona na prática da seguinte forma: quanto maior ela for, mais devagar o modelo precisa voar para gerar a sustentação necessária. Assim, realmente quanto maior, melhor para quem está iniciando. ele voando devagar dá mais tempo de raciocinar no que fazer quando ele estiver no ar.
Já quanto ao material, depende também. EPO torna o modelo mais barato e consequentemente, seu bolso dói menos se ele lenhar ou se ele "fugir". Para aprender, ficou esta lição que para mim ficou forte: o maior erro de muitos iniciantes é escolher o modelo por ser bonito.
Particularmente, até agora só conheço o Bixler e o recomendo muito. Principalmente porque o motor fica na parte de cima e com isso a hélice fica bem protegida. Mas no final, fica a preferência de cada um mesmo. Se for primeiro modelo, aconselho investir um pouco menos em um mais barato e se quiser comprar um caro e bonito, deixe guardado para quando ficar malandro com a montagem e com os controles.
No site do Hobbyking há outros modelos que até saem mais baratos e são plug and fly. Vale a pena dar uma olhada. Esse aí que você mostrou é muito similar a alguns desta lista e são mais baratos.
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__234__191__Planes_ARF_RTF_KIT-Gliders.html[/url]
Pelo que já li, respondendo a sua dúvida, a carga alar funciona na prática da seguinte forma: quanto maior ela for, mais devagar o modelo precisa voar para gerar a sustentação necessária. Assim, realmente quanto maior, melhor para quem está iniciando. ele voando devagar dá mais tempo de raciocinar no que fazer quando ele estiver no ar.
Já quanto ao material, depende também. EPO torna o modelo mais barato e consequentemente, seu bolso dói menos se ele lenhar ou se ele "fugir". Para aprender, ficou esta lição que para mim ficou forte: o maior erro de muitos iniciantes é escolher o modelo por ser bonito.
Particularmente, até agora só conheço o Bixler e o recomendo muito. Principalmente porque o motor fica na parte de cima e com isso a hélice fica bem protegida. Mas no final, fica a preferência de cada um mesmo. Se for primeiro modelo, aconselho investir um pouco menos em um mais barato e se quiser comprar um caro e bonito, deixe guardado para quando ficar malandro com a montagem e com os controles.
Realmente, ele é bom e eu até relatei no Papo de modelista a experiência que tive com o meu antes de quase ficar sem ele. Achei o bichinho bem gentil tanto no voo como nos comandos. Sei que não é o planador ideal, mas não deixa de ser uma opção para iniciar, com um bom custo.
Ainda mais que eu realmente gosto muito de planadores e quero mais pra frente conseguir um bom veleiro de térmica, mas isso fica para quando eu ficar mais malandro com o Bixler.
Pelo que eu vi na lista que mandei, tem um chamado Walrus que parece ser um bom planador. No começo, fiquei tentado a comprá-lo ao invés do Bixler. Não me lembro do nome agora, mas cheguei a ver no HK um que vem até com um trem de pouso retrátil também. E está muito bem conceituado lá.
Ainda mais que eu realmente gosto muito de planadores e quero mais pra frente conseguir um bom veleiro de térmica, mas isso fica para quando eu ficar mais malandro com o Bixler.
Pelo que eu vi na lista que mandei, tem um chamado Walrus que parece ser um bom planador. No começo, fiquei tentado a comprá-lo ao invés do Bixler. Não me lembro do nome agora, mas cheguei a ver no HK um que vem até com um trem de pouso retrátil também. E está muito bem conceituado lá.
É o contrário. Quanto menor for a carga alar menor será a velocidade de stall. Portanto, poderá voar com velocidade mais baixa.
Carga alar = Massa do modelo / Área de asa
Uma outra sugestão é o Sky Walker da Radar (Balsa). A carga alar é muito baixa (~20g/dm2) e voa bem lentamente. Porém como é leve demais (~500g) não gosta muito de vento. Não possui aileron, somente leme e profundor. Mas é muito fácil de controlar e bastante estável. Muito bom para térmicas.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=128874
http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/Produtos.asp?Produto=E182NXMY&n=Radar-Aero-Planador-Eletrico-Amarelo-Sem-Motor-Sky-Walker-Fase
Carga alar = Massa do modelo / Área de asa
Uma outra sugestão é o Sky Walker da Radar (Balsa). A carga alar é muito baixa (~20g/dm2) e voa bem lentamente. Porém como é leve demais (~500g) não gosta muito de vento. Não possui aileron, somente leme e profundor. Mas é muito fácil de controlar e bastante estável. Muito bom para térmicas.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=128874
http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/Produtos.asp?Produto=E182NXMY&n=Radar-Aero-Planador-Eletrico-Amarelo-Sem-Motor-Sky-Walker-Fase
- Andre Quadrado
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- Patetta-MG
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O Radian Pro tem a vantagem de ser full House o que é excelente para treinar as diferentes configurações de mixagem... crow, reflex, camber e etc... Porém, requer mais atenção com os comandos durante o vôo o que pode acabar atrapalhando no início.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1366200
http://www.parkzone.com/Products/Default.aspx?ProdID=PKZ5475
Talvez um modelo mais simples como o EGP ou mesmo o Radian (sem PRO) seja mais adequado no início.
http://www.multiplexusa.com/model-kits/easy_glider_pro.html
http://www.parkzone.com/Products/Default.aspx?ProdID=PKZ4700
Apesar da menor envergadura, a carga alar do EGP é bem baixa ~23 g/dm2 (versão com motor). O Radian por ser mais leve e com maior envergadura deve ter carga alar abaixo dos 20 g/dm2. Já o Radian Pro tem o mesmo peso do EGP mas com maior envergadura, logo deve ter uma carga alar intermediária. Portanto, todos devem ser dóceis com vôo lento.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1366200
http://www.parkzone.com/Products/Default.aspx?ProdID=PKZ5475
Talvez um modelo mais simples como o EGP ou mesmo o Radian (sem PRO) seja mais adequado no início.
http://www.multiplexusa.com/model-kits/easy_glider_pro.html
http://www.parkzone.com/Products/Default.aspx?ProdID=PKZ4700
Apesar da menor envergadura, a carga alar do EGP é bem baixa ~23 g/dm2 (versão com motor). O Radian por ser mais leve e com maior envergadura deve ter carga alar abaixo dos 20 g/dm2. Já o Radian Pro tem o mesmo peso do EGP mas com maior envergadura, logo deve ter uma carga alar intermediária. Portanto, todos devem ser dóceis com vôo lento.