dica de motoplanador

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

dica de motoplanador

Mensagem por mauemmel »

Galera, dei uma pesquisada e não encontrei o que precisava.

Pretendo [b:bc24ec87fa]construir[/b:bc24ec87fa] um motoplanador para voar em encosta (tem uma rampa de parapente a 20 min de casa).

https://www.youtube.com/watch?v=K8JlJDn4EJg

Ja fiz alguns modelos em depron, cesna, tucano t27, funbat, canadair cl125 (em construção http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1356759#1356759 ), gostaria de começar a me aventurar na balsa, acho que um planador seria interessante (motoplanador no caso, pois eu teria mais tranquilidade de lidar com perda de altura) quando ja estiver habituado e mais seguro, ou tiro o motor ou faço outro sem.

Gostaria de utilizar helice dobravel (folding prop). Ja tenho um motor 2210, que era para um projeto anterior que acabei não utilizando.

Ta certo que não precisa ser um modelo super complicado de fazer, mas desafios me animam.

Agradeço sujestões.

ABS

Maurício Emmel
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

mauemmel.

viste o site do voo silencioso.

lá tem um planador bacana que é possível motorizar e se consegue voar com ele em encostas. aliás... o meu primeiro foi de lá e voava bem, aprendi muito com ele.

Abraços.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Opa.

Aqui... rampa de parapente.. lift....

Precisa de motor mesmo?
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

[quote:7cc0f4f1fc="Patetta-MG"]mauemmel.

viste o site do voo silencioso.

lá tem um planador bacana que é possível motorizar e se consegue voar com ele em encostas. aliás... o meu primeiro foi de lá e voava bem, aprendi muito com ele.

Abraços.[/quote:7cc0f4f1fc]

Ja dei uma olhada por la, mas não encontrei (sei la, às vezes passou e eu não percebi, ou vi o modelo e não me agradou). Se você tiver o nome do modelo me ajuda bastante...

Obrigado pela dica...
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

[quote:eef7363163="Lambreta"]Opa.

Aqui... rampa de parapente.. lift....

Precisa de motor mesmo?[/quote:eef7363163]

pois é lambreta, gostaria de não precisar, alias, a intenção é não usar, mas, partindo do principio que terei que adicionar lastro para acertar o cg e não tenho muita habilidade com os pousos nem em pistas longas (quanto menos em espaço reduzido como o da rampa), acho que a colocação de um pequeno motor, com uma pequena bateria (tipo 200mah), me daria mais segurança até me acostumar com o voo do bichinho....

lembrando que a intenção é só usar em emergências....
Revoltz
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 29, 2008 12:41 am
Localização: Niteroí - RJ

Mensagem por Revoltz »

[quote:efefc2847b="mauemmel"][quote:efefc2847b="Lambreta"]Opa.

Aqui... rampa de parapente.. lift....

Precisa de motor mesmo?[/quote:efefc2847b]

pois é lambreta, gostaria de não precisar, alias, a intenção é não usar, mas, partindo do principio que terei que adicionar lastro para acertar o cg e não tenho muita habilidade com os pousos nem em pistas longas (quanto menos em espaço reduzido como o da rampa), acho que a colocação de um pequeno motor, com uma pequena bateria (tipo 200mah), me daria mais segurança até me acostumar com o voo do bichinho....

lembrando que a intenção é só usar em emergências....[/quote:efefc2847b]

Se tive habilidade, faça uma zagi 120cm para encosta ou compre uma de isopor ou se quiser mais resistência ainda uma de EPP e com certeza você vai ter mais chances de aprender a voar encosta do que com um motor agarrado nele.

Falo por experiencia própria, comecei com uma zagi numa encosta aqui de niteroi, no MAC, e daqui a pouco vou sair pra voar com ela, resistiu até hoje (4nos), sendo que nossa pista de pouso é um porta aviões, tem 4x2m, é um excelente modelo pra encosta (sem motor) e muito resistente!
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Olá Revoltz, obrigado pela dica, ontem passei por uma loja local, ví um planador sem motor, conversei um pouco e resolvi fazer sem motor.
O lançe é que o design da zagi não me atrai, e eu queria fazer em balsa, para ter outra experiência construtiva.
Só que ainda não tenho um modelo definido, não sei bem qual a diferença entre usar cauda em "T", em "T invertido" e em "V", qual envergadura e perfil é melhor para encosta, se da para fazer um que funcione bem em encosta e para termicas, etc?
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

[quote:0aca15c1d9="mauemmel"]Olá Revoltz, obrigado pela dica, ontem passei por uma loja local, ví um planador sem motor, conversei um pouco e resolvi fazer sem motor.
O lançe é que o design da zagi não me atrai, e eu queria fazer em balsa, para ter outra experiência construtiva.
Só que ainda não tenho um modelo definido, não sei bem qual a diferença entre usar cauda em "T", em "T invertido" e em "V", qual envergadura e perfil é melhor para encosta, se da para fazer um que funcione bem em encosta e para termicas, etc?[/quote:0aca15c1d9]

Viva , mais um salvo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Motoplanador é para os Fracos hauhauhauhauhauhaa.
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
azulao
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 9:09 am
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por azulao »

[quote:b38bd13204="sancler"][quote:b38bd13204="mauemmel"]Olá Revoltz, obrigado pela dica, ontem passei por uma loja local, ví um planador sem motor, conversei um pouco e resolvi fazer sem motor.
O lançe é que o design da zagi não me atrai, e eu queria fazer em balsa, para ter outra experiência construtiva.
Só que ainda não tenho um modelo definido, não sei bem qual a diferença entre usar cauda em "T", em "T invertido" e em "V", qual envergadura e perfil é melhor para encosta, se da para fazer um que funcione bem em encosta e para termicas, etc?[/quote:b38bd13204]

Viva , mais um salvo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Motoplanador é para os Fracos hauhauhauhauhauhaa.[/quote:b38bd13204]

Eu também estou a caminho de tirar aquela coisa que gira do nariz do meu avião...
Kleber.
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

[quote:87d47da65e="azulao"][quote:87d47da65e="sancler"][quote:87d47da65e="mauemmel"]Olá Revoltz, obrigado pela dica, ontem passei por uma loja local, ví um planador sem motor, conversei um pouco e resolvi fazer sem motor.
O lançe é que o design da zagi não me atrai, e eu queria fazer em balsa, para ter outra experiência construtiva.
Só que ainda não tenho um modelo definido, não sei bem qual a diferença entre usar cauda em "T", em "T invertido" e em "V", qual envergadura e perfil é melhor para encosta, se da para fazer um que funcione bem em encosta e para termicas, etc?[/quote:87d47da65e]

Viva , mais um salvo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Motoplanador é para os Fracos hauhauhauhauhauhaa.[/quote:87d47da65e]

Eu também estou a caminho de tirar aquela coisa que gira do nariz do meu avião...[/quote:87d47da65e]

UHU , avião não , tira do planador kkkkkk
avião sem motor não voa legal kkkkkk

Mais um salvo .

[img:87d47da65e]http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/c73.0.403.403/p403x403/59769_174038069411059_161762438_n.jpg[/img:87d47da65e]

Deve ter uns 4 meus dentro daquele Balde ali :x :shock:
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Responder