será que meus servos aguentam?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

[quote:e04cb64346="Dedé"]Aulas de matemática, físca e português aqui no E-voo!?

Ótima idéia! ;-)[/quote:e04cb64346]cara eu te digo uma coisa,eu aprendi muita coisa de fisica matemática português um pouco de química e principalmente ingles.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:b691111515="willyanssf"][quote:b691111515="Dedé"]Aulas de matemática, físca e português aqui no E-voo!?

Ótima idéia! ;-)[/quote:b691111515]cara eu te digo uma coisa,eu aprendi muita coisa de fisica matemática português um pouco de química e principalmente ingles.[/quote:b691111515]

Mas pelo visto não usa, pois se tivesse calculado, saberia que servos de 9g não são bons para o que você deseja, pois o torque deles é baixo e a maioria escolhe servo só pelo peso dele e não pelo torque.
Se sabe química, qual é o nome dado pela reação que ocorre dentro de uma bateria?
Não pesquise no google pois dessa forma, você está dizendo para você mesmo que não sabe e isso é o que importa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

[quote:d68e227f78="LaercioLMB"][quote:d68e227f78="willyanssf"][quote:d68e227f78="Dedé"]Aulas de matemática, físca e português aqui no E-voo!?

Ótima idéia! ;-)[/quote:d68e227f78]cara eu te digo uma coisa,eu aprendi muita coisa de fisica matemática português um pouco de química e principalmente ingles.[/quote:d68e227f78]

Mas pelo visto não usa, pois se tivesse calculado, saberia que servos de 9g não são bons para o que você deseja, pois o torque deles é baixo e a maioria escolhe servo só pelo peso dele e não pelo torque.
Se sabe química, qual é o nome dado pela reação que ocorre dentro de uma bateria?
Não pesquise no google pois dessa forma, você está dizendo para você mesmo que não sabe e isso é o que importa.[/quote:d68e227f78]cara eu desconfiava que os servos talves não dessem,ai pensei em colocar 2 servos de 9gramas de cada lado,mas,cheguei a conclusão que não vale a pena arriscar,ai nesse caso coloquei 2 servos de 10 kg de tork,e no caso essa reação da bateria eu não sei o nome que se dá,mais vou pesquisar para aprender.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

As vezes fico impressionado com as coisas que leio... :shock:

Enquanto alguns estão reescrevendo a história com o novo, outros continuam no velho vocabulário.

Olha o setup desta asa de 2 metros! E como voa! (9g Servos 2S 350mAh)

Sei lá, entende?

[vm]32924814[/vm]
http://vimeo.com/32924814
willyanssf
membro
Mensagens: 1222
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 7:42 pm
Localização: são fidelis/RJ

Mensagem por willyanssf »

ola alexandre,essa asa voa muito,gostei.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e0626a07ae="alexandre lopes"]As vezes fico impressionado com as coisas que leio... :shock:

Enquanto alguns estão reescrevendo a história com o novo, outros continuam no velho vocabulário.

Olha o setup desta asa de 2 metros! E como voa! (9g Servos 2S 350mAh)

Sei lá, entende?

[vm]32924814[/vm]
http://vimeo.com/32924814[/quote:e0626a07ae]

Não disse que não voava, mas depois o pessoal vem postar aqui que servo travou, que perdeu controle, que quebrou dentes de engrenagem e outras baboseiras mais e alegam a má qualidade dos servos, que são baratos e por isso quebram facilmente e um monte de justificativas incabíveis quando na verdade o problema todo é de servo sub dimensionado e não somente de má qualidade.
Agora, junte a má qualidade com o sub dimensionamento e terá só caca.
Em algum momento eu disse que com servos de 9 g não voaria?

Ahhh, mas a minha asinha pesa só 700 g e o servo é para um torque de 1,6 Kg!!!!!

Bom, os servos só terão esse torque especificado se forem de qualidade e se a linkagem estiver montada no furo mais perto do eixo do braço do servo e no furo mais afastado da base do horn, fora isso, a tendência desse torque tende a diminuir, pois uma coisa da física que se chama efeito alavanca.
Isso sem sequer mencionar que o torque do servo não tem que levantas a asinha do chão, tem que vencer a resistência do ar sobre as superfícies de comando, que no caso aqui, são os ailerons, pois o ar que passa pela asa em voo, oferece resistência em quilos e quanto maior a velocidade e a área de comando, maior será o esforço do servo em mover para vencer a resistência do ar que tende a mover o aileron de volta ao ponto neutro.
Peguem um cartão de visitas, segurem ele pelas pontas como se fosse um aileron, incline ele e assopre para ver que o ar que passa pelo cartão, o força a ficar plano em relação ao fluxo de ar e quanto mais forte você assopram, mais força tem que fazer para segurar o cartão na posição e é assim que o servo atua, resistindo a pressão do ar sobre a superfície do aileron, leme, profundor, seja lá o que for.
Se for assim, escolher o servo pelo peso que vai voar igual, coloque um servo de 5 g então que irá ficar mais leve ainda a asa, diminuindo 8 g a cada 2 servos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Dedé
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Out 18, 2007 9:30 am
Localização: BH, MG

Mensagem por Dedé »

Até que este servo pode mover os comandos e controlar a asa em vôo, o problema mais sério é com o impacto do pouso, a superfície de comando têm massa e essa massa têm inércia, associada ao movimento, assim a inércia da superficie de comando é transmitida ao servo pela lincagem e o servo que se vire para absorver o impacto.

Assim, os servos de 9g são inapropriados para este serviço, as asas tipo ZAGI são desenhadas já pensando nos servos standard, que a maioria das pessoas do hobby têm, e estes servos standard têm engrenagens bem robustas.

Acho que tenho uns encostados na minha oficina, se quiser posso mandar pra você "na faixa".

SDS!

André
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:dfc21f9d29="Dedé"]Até que este servo pode mover os comandos e controlar a asa em vôo, o problema mais sério é com o impacto do pouso, a superfície de comando têm massa e essa massa têm inércia, associada ao movimento, assim a inércia da superficie de comando é transmitida ao servo pela lincagem e o servo que se vire para absorver o impacto.

Assim, os servos de 9g são inapropriados para este serviço, as asas tipo ZAGI são desenhadas já pensando nos servos standard, que a maioria das pessoas do hobby têm, e estes servos standard têm engrenagens bem robustas.

Acho que tenho uns encostados na minha oficina, se quiser posso mandar pra você "na faixa".

SDS!

André[/quote:dfc21f9d29]

Realmente, mais um detalhe que não mencionei.
Aí vem um monte de gente que não entende patavinas do que está falando e quer contestar o correto, só por que eles não sabem e "acham" que servo tem que ser leve só por que uns (não direi o palavrão) dizem e querem afirmar que aeromodelo tem que ser o mais leve possível (salvo a classe de voo livre e alguns modelos de planadores), só por que querem fazer aeromodelos grandes e usar motores tipo o 2822, mas esquecem de que aumentaram o tamanho do aeromodelo e com isso, aumentram o esforço das superfícies de comando e aumentaram o arrasto, mas continuam "achando" que se o motor tiver mais empuxo do que o peso do aeromodelo, será bom e ensinam errado o que nem eles mesmo sabem.
Maldita inclusão digital.

PS: A maldita inclusão digital não se refere a trazer mais pessoas de baixa renda ao hobby, não tem nada a ver com isso, se refere a trazer cada vez mais gente que "acha" que sabe alguma coisa e querem ensinar baboseiras aos que realmente querem aprender alguma coisa que acabam aprendendo errado e se ferram por culpa desses que "acham" que sabem alguma coisa.
Querem me provar que servos de 9G funcionam bem em aeromodelos acima de 1100 mm de envergadura, me provem com c´laculos de esforço do ar sobre as superfícies de comando, provando que o esforço que o ar faz em cima delas é inferior ao torque do servo, aí sim irei acreditar, mas até então, por favor, não tentem ensinar errado os que entram em um fórum para querer aprender o correto e nunca terem problemas.
Os mais antigos sabem disso, que um aeromodelo durava anos, mesmo com quedas e hoje em dia o pessoal faz um atrás do outro devido principalmente a má construção deles, unida da má qualidade das peças e acabam gastando muito mais do que se tivessem investido certo desde o início.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:14c8da97af="Dedé"]Até que este servo pode mover os comandos e controlar a asa em vôo, o problema mais sério é com o impacto do pouso, a superfície de comando têm massa e essa massa têm inércia, associada ao movimento, assim a inércia da superficie de comando é transmitida ao servo pela lincagem e o servo que se vire para absorver o impacto.

Assim, os servos de 9g são inapropriados para este serviço, as asas tipo ZAGI são desenhadas já pensando nos servos standard, que a maioria das pessoas do hobby têm, e estes servos standard têm engrenagens bem robustas.

Acho que tenho uns encostados na minha oficina, se quiser posso mandar pra você "na faixa".

SDS!

André[/quote:14c8da97af]

André,

Asas Zagi foram originalmente desenvolvidas para servos STD, porque a 20 anos atrás era o que tinha. Simplesmente por isso.

Ele não disse que vai montar um tijolo com elevons de balsa no vácuo com fibra, para fazer dynamic soaring.

O cara só quer fazer uma asinha planadora para se divertir....

Seguinte....

Sou PHD em inércia, desde aplicado á física do voo em térmicas, lançamentos de DLG e inércia rotacional no ciclismo.

Sim, a inércia faz parte da minha vida...

Um elevon para uma asa de 150cm em depron 4mmm, deve pesar 20g no máximo ... Então querer debater inércia da superfície, está fora de cogitação.

Só para dar ilustrar um exemplo com algo mais palpável, ano passado construí uma asa de 1400mm para FPV que usava servos de 9g.

E durou até a asa acabar!

Segue o vídeo para comprovar o que estou falando: http://www.youtube.com/watch?v=7b7svF16rW0


Na alemanha existem dois monstros em projetos de zagi Achim Behrend e Frank Hackbarth, seus projetos são o que há de melhor a nível mundial...

Os caras estão usando servos de 9g em asas de dois metros, e quer saber?

Não estão nem ai com que nós estamos achando, porque eles sabem que estão no caminho certo através do desempenho de seus projetos.

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Laercio,

Você é um excelente construtor de maquetes, talvez o melhor construtor de maquetes de aviõess do brasil.

Seus aviões são lindos para decoração. Sério mesmo.

Não quero ficar debatendo seus argumentos abaixo, porque são muito fracos, para uma discussão saudável sobre a arte do voo.

Você esquece que:

"[i:ffdc02031c]Existem dois tipos de pilotos, aqueles que levam em seu sangue a necessidade de voar, pelas mesmas razões que precisam dormir, comer ou respirar, e aqueles que o fazem apenas pela tarefa, por obrigação ou por não ter outra alternativa.[/i:ffdc02031c]"

Eu me encaixo neste primeiro grupo, comecei no aeromodelismo vcc com 10 anos, e até hoje sinto a necessidade diária de voar.

Independente do que tem em mãos, a grande arte está na capacidade de fazer matéria bruta voar.


[yt]TtE1c9Do8-s[/yt]




[quote:ffdc02031c="LaercioLMB"]

Não disse que não voava, mas depois o pessoal vem postar aqui que servo travou, que perdeu controle, que quebrou dentes de engrenagem e outras baboseiras mais e alegam a má qualidade dos servos, que são baratos e por isso quebram facilmente e um monte de justificativas incabíveis quando na verdade o problema todo é de servo sub dimensionado e não somente de má qualidade.
Agora, junte a má qualidade com o sub dimensionamento e terá só caca.
Em algum momento eu disse que com servos de 9 g não voaria?

Ahhh, mas a minha asinha pesa só 700 g e o servo é para um torque de 1,6 Kg!!!!!

Bom, os servos só terão esse torque especificado se forem de qualidade e se a linkagem estiver montada no furo mais perto do eixo do braço do servo e no furo mais afastado da base do horn, fora isso, a tendência desse torque tende a diminuir, pois uma coisa da física que se chama efeito alavanca.
Isso sem sequer mencionar que o torque do servo não tem que levantas a asinha do chão, tem que vencer a resistência do ar sobre as superfícies de comando, que no caso aqui, são os ailerons, pois o ar que passa pela asa em voo, oferece resistência em quilos e quanto maior a velocidade e a área de comando, maior será o esforço do servo em mover para vencer a resistência do ar que tende a mover o aileron de volta ao ponto neutro.
Peguem um cartão de visitas, segurem ele pelas pontas como se fosse um aileron, incline ele e assopre para ver que o ar que passa pelo cartão, o força a ficar plano em relação ao fluxo de ar e quanto mais forte você assopram, mais força tem que fazer para segurar o cartão na posição e é assim que o servo atua, resistindo a pressão do ar sobre a superfície do aileron, leme, profundor, seja lá o que for.
Se for assim, escolher o servo pelo peso que vai voar igual, coloque um servo de 5 g então que irá ficar mais leve ainda a asa, diminuindo 8 g a cada 2 servos.[/quote:ffdc02031c]

[quote:ffdc02031c="LaercioLMB"][quote:ffdc02031c="Dedé"]Até que este servo pode mover os comandos e controlar a asa em vôo, o problema mais sério é com o impacto do pouso, a superfície de comando têm massa e essa massa têm inércia, associada ao movimento, assim a inércia da superficie de comando é transmitida ao servo pela lincagem e o servo que se vire para absorver o impacto.

Assim, os servos de 9g são inapropriados para este serviço, as asas tipo ZAGI são desenhadas já pensando nos servos standard, que a maioria das pessoas do hobby têm, e estes servos standard têm engrenagens bem robustas.

Acho que tenho uns encostados na minha oficina, se quiser posso mandar pra você "na faixa".

SDS!

André[/quote:ffdc02031c]

Realmente, mais um detalhe que não mencionei.
Aí vem um monte de gente que não entende patavinas do que está falando e quer contestar o correto, só por que eles não sabem e "acham" que servo tem que ser leve só por que uns (não direi o palavrão) dizem e querem afirmar que aeromodelo tem que ser o mais leve possível (salvo a classe de voo livre e alguns modelos de planadores), só por que querem fazer aeromodelos grandes e usar motores tipo o 2822, mas esquecem de que aumentaram o tamanho do aeromodelo e com isso, aumentram o esforço das superfícies de comando e aumentaram o arrasto, mas continuam "achando" que se o motor tiver mais empuxo do que o peso do aeromodelo, será bom e ensinam errado o que nem eles mesmo sabem.
Maldita inclusão digital.

PS: A maldita inclusão digital não se refere a trazer mais pessoas de baixa renda ao hobby, não tem nada a ver com isso, se refere a trazer cada vez mais gente que "acha" que sabe alguma coisa e querem ensinar baboseiras aos que realmente querem aprender alguma coisa que acabam aprendendo errado e se ferram por culpa desses que "acham" que sabem alguma coisa.
Querem me provar que servos de 9G funcionam bem em aeromodelos acima de 1100 mm de envergadura, me provem com c´laculos de esforço do ar sobre as superfícies de comando, provando que o esforço que o ar faz em cima delas é inferior ao torque do servo, aí sim irei acreditar, mas até então, por favor, não tentem ensinar errado os que entram em um fórum para querer aprender o correto e nunca terem problemas.
Os mais antigos sabem disso, que um aeromodelo durava anos, mesmo com quedas e hoje em dia o pessoal faz um atrás do outro devido principalmente a má construção deles, unida da má qualidade das peças e acabam gastando muito mais do que se tivessem investido certo desde o início.[/quote:ffdc02031c]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Responder