Eletrificando um Bird of Time - ARF

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

Perfeito! Simplesmente...
Disney
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caioect
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Mensagem por caioect »

Montagem do profundor

Segundo o manual o servo do profundor deve ser instalado na cauda. Porém o espaço é um pouco apertado o que restringe a quantidade de comando do servo, já que o link deve ser conectado no primeiro furo do horn do servo, reduzindo consequentemente a quantidade de movimento do profundor. Diante deste problema, resolvi instalar o servo na fuselagem juntamente com o servo do leme e fazer o comando entre o servo e o profundor usando um bell crank da dubro.

O suporte do bell crank foi construído com 3 pedaços de chapas de birch ply 3/32" colados com epoxi. Em seguida, o suporte foi colado na cauda da fuselagem com epoxi.

Para fazer a linkagem foi necessário instalar um tubo para a passagem da vareta 1.8 mm com rosca 2-56 na ponta. Dentro da fuselagem já havia um local idêntico ao do comando do leme para encaixar o tubo, sendo necessário instalar apenas uma pequena caverna na cauda (15 x 10 mm) com um furo para a passagem do tubo. O difícil foi colar a caverna na fuselagem e o tubo na caverna. Para facilitar o processo de colagem, foi feito um pequeno furo na lateral da fuselagem (5 mm de diâmetro) bem próximo ao local caverna. Com um palito foi possível inserir a resina epoxi para dentro da fuselagem e colar o tubo e a caverna.

Com o tubo instalado foi possível fazer a linkagem do servo Hitec HS32MG até o bell crank usando um link sullivan 2-56.

O comando entre o bell crank e o profundor foi feito com a haste que acompanha o modelo.

Posteriormente instalei os painéis do profundor nas duas varetas. A instalação dos painéis na vareta principal (eixo de rotação do profundor) é bem simples, basta apenas a limpar o duto do painel com uma broca 3 mm e inserir um pequeno parafuso allen que acompanha o modelo. Já a instalação na vareta de comando, requer um ajuste do furo do painel que é muito justo. Para não deixar folga deve ser usada uma broca de 2.5 mm (mesmo diâmetro da vareta de comando). Feito isso, os painéis podem ser encaixados.

Após encaixar os painéis e parafusá-los, notei que fica um vão de ~0.7 mm de cada lado entre os painéis. Esse vão é relativamente grande e deixa os painéis bambos. O ideal é que fiquem mais justos. Para isso é necessário, retirar a vareta principal e lixar com uma lima as suas extremidades. Uma arruela entre o profundor e a fuselagem também ajuda deixando bem justo e impede o contato do profundor com a fuselagem.

Com o profundor instalado conectei o rx para verificar a quantidade de comando. Ao cabrar o profundor defletiu 18 mm para cima e ao picar defeltiu 16 mm para baixo. Isso possibilitou ajustar o comando máximo. O manual recomenda 15 mm para cima e 15 mm para baixo de comando máximo (high rate) e 10 mm para cima e 10 mm para baixo de comando mínimo (low rate). Não sei se seria possível atingir os 15 mm de comando usando um servo na cauda.

Segue algumas fotos.

Bons vôos,

Caio























Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 04, 2015 12:28 am, em um total de 1 vez.
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Cleber Módulo
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Mensagem por Cleber Módulo »

Caioect, parabéns pela forma como conduz esta montagem!

Principalmente como nos mostra sua realização. Muito objetivo e didático suas imagens . Tem muita "paciência" e "interesse" em escrever de maneira clara como tudo é feito.

Hoje isso é muito raro em nosso hobby, principalmente no mundo virtual!

Continue ensinando aos que se interessam assim como eu.

Bons voos!
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Mas caioect... em profundores full-face o movimento é bastante pequeno mesmo.... coisa de mm...

não teria ficado com muito comando? Nesse caso, o bom é que vc tirou peso da cauda...

Abs.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Disney e Cleber, agradeço o elogio. Fico contente que as informações estejam sendo úteis.

Moisés, Este é o primeiro planador full-face que monto. Ainda não tenho ideia da quantidade de comando necessária para o vôo. De qualquer modo, estou tentando deixar conforme o manual com 15 mm (high rate) e 10 mm (low rate). Por isso modifiquei o servo para dentro da fuselagem. Para evitar problemas com excesso de comando coloquei 50% de exponencial.

Fiz um teste rápido para saber se o servo na cauda seria o suficiente. Usei o servo hitec HS65MG onde conectei uma vareta de aço no furo do horn que serviria dentro do modelo (somente o primeiro furo da cruzeta do servo). Com um servo tester e uma régua medi a quantidade de comando em mm. A variação total foi de 10 mm (5 mm para um lado e 5 mm para outro). Depois vou conferir estes valores com o servo acionado pelo rx/tx.

A vareta de comando no profundor está a 51 mm do eixo de rotação e o eixo de rotação está a 105 mm da extremidade. Ao comandar 5 mm na vareta de comando a extremidade se desloca 10.3 mm que é a quantidade minima informada no manual (low rate).

Retirar o servo da cauda não aliviou o peso. O bell crank com o suporte possuem 5g + caverna/cola, tubo e vareta (15g distribuídas pela cauda)... deve ficar elas por elas, já que o servo HS65MG que seria instalado na cauda possui 12g.


Continuando a montagem, instalei 4 parafusos philips de 2 x 10 mm para prender a asa na baioneta (Estes parafusos acompanham o modelo para instalação do servo na cauda). Usei a própria baioneta como suporte. Primeiramente, marquei a posição na asa sobre a baioneta. Com uma broca 1.5 mm fiz um furo na asa com a baioneta instalada. O furo foi feito a ~20 mm da extremidade da baioneta. Posteriormente, com uma broca 4 mm fiz um pequeno rebaixo para acomodar a cabeça do parafuso que ficou completamente escondida na asa.

Na instalação do rx, fiz um pequeno furo na fuselagem para a passagem dos fios da antena. Para facilitar a passagem dos fios, instalei um pequeno tubo colado com epoxi no furo da fuselagem. Em seguida, passei os fios da antena e com uma fita transparente, colei os fios na fuselagem de modo que fiquem a 90 graus um do outro. A fita impede que os fios fiquem paralelos em vôo.

Ainda estou na dúvida entre um BEC externo 3A/5A e uma bateria Eneloop NiMH 4,8 V 2000 mAh para alimentar o rx e os servos. O BEC tem a vantagem do peso ~10g em quanto que a bateria possui 110g.

Ainda faltam alguns ajustes para ficar em condições de vôo.

Segue os pesos com tudo instalado (com BEC 3A/5A):

A fuselagem pronta: 1142g
Asa pronta: 803g

Total: 1945 g

Até que ficou relativamente leve.... Mas não por muito tempo!

O CG ficou à 150 mm do bordo de ataque. Segundo o manual deve ficar a 95 mm do bordo de ataque!!! Nem encostando a bateria no motor seria possível chegar nesse valor. Vou ter que aumentar o peso dentro do cockpit em ~150g. Não é a toa que o modelo possuía 250 g de chumbo no nariz e mais 50 g para serem ajustadas.

Segue algumas fotos:

Bons vôos,

Caio





Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 04, 2015 12:35 am, em um total de 1 vez.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Os testes dos motores TR SK3 glider drive 3850 960kv e 1400kv estão no link abaixo:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1412542#1412542

Como precisarei de mais peso para acertar o CG, o motor 3850 960kv com pack A123 4s 2300mAh ficará mais adequado ao modelo. Ainda tem a vantagem do menor consumo.

Bons vôos,

Caio
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Ok Caio...

É que eu tenho aqui um minitérmico com profundor fullface e os primeiros vôos que fiz com ele me assustava a toda hora, pois esquecia. Se está seguindo o que diz o manual, então não terá problemas.

Quanto ao alivio de peso, me esqueci do bell-crank.

Gostei mesmo foi de ver o teste do motor com a bateria 4s A123... No meu motoplanador (3m, 1750g irei usar sistema com redução e bateria lipo 3s... achei mais viável pelo espaço que tenho).

Parabens pelo montagem e acompanhando. Sempre quis ter coragem de fazer isso no BOT... ainda faço.

Abraços.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Farei um novo teste dos motores 3850 com hélice APC 12 x 6 medindo a potência em função da rotação. Assim, poderei comparar a eficiência com relação aos outros motores outrunner. Vamos ver como se comporta.


Instalei o motor 3850 960kv com pack A123 4s 2300mAh o mais próximo possível do motor. A fuselagem ficou com 1230 g (c/ BEC externo)... um aumento de 88g. O peso total passou para 2033 g. O CG deslocou para 125 mm do bordo de ataque.

Para acertar o CG a 95 mm do bordo de ataque, foram necessários 125 g de chumbo. O peso total ficou em 2158 g, o que deixa a carga allar com 31,9 g/dm2 (10,5 oz/sq.ft). Ainda assim, ficou relativamente leve... está no lado inferior do Albatros Classic 3S/E (32 - 35 g/dm2).

http://www.espritmodel.com/albatros-classic-3s-e-arf.aspx

Resumindo, o BOT pronto para voar ficou com:

Asa: 803 g
Fuselagem: 1230 g
Chumbo: 125 g

Total: 2158 g

Carga Allar: 31,9 g/dm2 (10,5 oz/sq.ft)

Antes de voar farei algumas alterações que devem agregar pouco peso.

Será instalado spolier e um protetor abaixo da fuselagem para os pousos.

Bons vôos,

Caio
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Arthur S. de Almeida
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Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Que belo trabalho! muito caprichoso.
Você conhece o Fling 2M? Acha que daria para fazer a mesma coisa com ele ou o espaço da fuselagem seria muito pequeno?
Dedé
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Mensagem por Dedé »

[quote:9700341d8a="caioect"]Montagem da asa.

A asa é dividida em 3 partes (3 painéis). A junção dos 3 painéis é feita por duas baionetas, uma em cada extremidade do painel central. A baioneta original que vem com o modelo é composta de duas chapas de alumínio e duas chapas de liteply que devem der unidas com epoxi. Cada baioneta possui nada menos que 60g. As duas baionetas totalizam 120g que não é nada leve (sem epoxi)!

Como o modelo não será lançado por Hi-Start, optei por substituir a baioneta por uma mais leve e com boa resistência. A nova baioneta é constituída por um sanwiche de duas chapas de birch ply de 1/8" e uma chapa de lite ply 1/8" unidas com epoxi. Utilizei a chapa de alumínio original como gabarito, para recortar as chapas. Após a secagem da cola, cada baioneta ficou com 23g. As duas totalizam 46g, 74g mais leve que a original.

Umas das baionetas ficou bem justa sem a necessidade de qualquer ajuste.

Já a outra tive que fazer correções em ambos os lados. Ficou folgada no painel central e justa demais no painel da ponta.

Para corrigir tive que colar uma chapa de balsa de 1/16" com epoxi na parte que ficou folgada. Depois lixei quase até a cola, deixando com ~0.5 mm de espessura maior, para ficar bem justa.

Na parte que ficou justa demais tive que lixar bastante. Ficou 0.5 mm mais fina que a original. Ficou bem justa na asa.

A ponta da asa se encaixa ao painel central pela baioneta e um pino de metal que impede a rolagem do painel. O manual recomenda apenas usar uma fita mágica para prender um painel no outro. Não gostei nenhum pouco dessa opção e pretendo instalar um sistema mais seguro que prenda os painéis de modo simples e prático.

Por enquanto as baionetas serão removíveis. Somente os pinos foram colados no painel da ponta da asa. Se necessário a baioneta também poderá ser colada no painel da ponta da asa conforme recomenda o manual.

Com um ferro de solda 40W removi o monokote no locais dos furos para instalação dos pinos e do suporte que prende a asa a fuselagem. Ambos foram colados com epoxi.

Após a secagem da cola, a asa montada totalizou 803g.

Segue algumas fotos da montagem da asa.

Bons vôos,

Caio

baioneta original (alumínio / lite-ply)
[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img199/6549/qc3r.jpg[/img:9700341d8a]

baioneta nova (birch-ply / lite ply - 21g)
[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img827/2120/kzwy.jpg[/img:9700341d8a]

baioneta nova (colada com epoxi - 23g)
[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img837/7011/tnqu.jpg[/img:9700341d8a]

baioneta nova instalada no painel central
[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img19/9756/43kg.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img13/8372/eqz5.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img844/4836/jvup.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img196/8041/qgz4.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img12/2359/w6j8.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img843/4632/vxnl.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img200/4606/hcsd.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img837/8738/klp9.jpg[/img:9700341d8a]

[img:9700341d8a]http://imageshack.us/a/img560/8575/yirv.jpg[/img:9700341d8a][/quote:9700341d8a]



Caio,

Belo trabalho que vc têm executado.
Gostaria de alertar que a substituição das baionetas não é segura não, neste caso é fundamental que haja aquela chapa de alumínio ou uma de fibra de vidro, tipo placa de circuito (TVE) para garantir a resistência naquele ponto, mesmo não lançando por High-Start.

Outra coisa, vale a pena manter o servo do profundor na cauda, esta lincagem para um profundor tipo "Flying-Stab" é muito fraca e "bamba", vc já deve ter percebido a folga...

Desejo boa sorte e bons vôos!

André
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