Planador padrão F3K. Fotos e vídeos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Planador padrão F3K. Fotos e vídeos.

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Oi tudo bem? Ultimamente tenho construído planadores DLG, achava até então que seria muito difícil fazer algo a contento usando materiais simples. Acontece que consegui fazer algo muito bom, um planador que realmente supra as necessidades de quem pretende praticar o voo DLG e o F3K. Projetei o planador de acordo com as especificações que conheço do F3K, mas ainda sim queria confirmar com vocês para não haver nenhuma surpresa quando eu começar a fazer em maior escala para fins comerciais.

Vocês poderiam me citar as normas que o modelo deve seguir? Ou seja, dimensões, peso, formato(nesse caso quero saber se pode ser apenas uma asa voadora estilo ALULA ou tem que ter uma fuselagem com grupo de cauda).

Até agora fiz o modelo apenas com isopor e reforços com varetas de fibra, não laminei nada com fibra, pois estava apenas testando o modelo. O incrível é que consegui ótimos resultados, mesmo com material simples, agora quando empregar melhores formas de construção e materiais acredito que ele terá um aumento muito considerável de performance.

Só para constar, na primeira tarde de voo com ele peguei no mínimo umas 5 térmicas, não por muito tempo, porque estava com MUUUUUITO vento e também minha experiência de voo com planadores termais é muito pequena, mas no o planador é incrível, plana muito e ganha muita altitude no arremesso.

Estou arrecadando capital para comprar o materiais que preciso para começar a fazer o planador em fibra.


Espero que me ajudem ,pois não conheço ninguém que faça modelos desse estilo com boa qualidade e preços mais acessíveis aqui no Brasil e lá fora também.

Pretendo começar com esse modelo que é mais simples e depois desenvolver outros...
Avatar do usuário
Gabriel S.C.
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 10:34 pm
Localização: Rio de janeiro , São Paulo , Dracena - SP
Contato:

Mensagem por Gabriel S.C. »

opa isso que queria ver, posta as fotos pra gente ver ;D
abc
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

[quote:15a32583ee="Gabriel S.C."]opa isso que queria ver, posta as fotos pra gente ver ;D
abc[/quote:15a32583ee]

Vou ficar devendo as fotos e vídeo Gabriel. É que no final de semana vou para casa de meus pais, onde ficam meus aeromodelos e no meio da semana fico em outra cidade, onde estudo, como só tive sábado para voar com o aero na aflição de voar esqueci de fotografar e filmar. Agora só sexta feira é que vou "ver" o aero de novo daí providencio as fotos e vídeo.

Abraço
Avatar do usuário
Gabriel S.C.
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 10:34 pm
Localização: Rio de janeiro , São Paulo , Dracena - SP
Contato:

Mensagem por Gabriel S.C. »

a sim beleza vou ficar no aguardo, também estava tentando montar um, mais lenhou e acabei fazendo ele termal mesmo vou ver se testo no sabado também,

abc
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Re: Planador padrão F3K.

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:c17f22e27f="Leonardo Camargo Corrêa"]Oi tudo bem? Ultimamente tenho construído planadores DLG, achava até então que seria muito difícil fazer algo a contento usando materiais simples. Acontece que consegui fazer algo muito bom, um planador que realmente supra as necessidades de quem pretende praticar o voo DLG e o F3K. Projetei o planador de acordo com as especificações que conheço do F3K, mas ainda sim queria confirmar com vocês para não haver nenhuma surpresa quando eu começar a fazer em maior escala para fins comerciais.

Vocês poderiam me citar as normas que o modelo deve seguir? Ou seja, dimensões, peso, formato(nesse caso quero saber se pode ser apenas uma asa voadora estilo ALULA ou tem que ter uma fuselagem com grupo de cauda).

Até agora fiz o modelo apenas com isopor e reforços com varetas de fibra, não laminei nada com fibra, pois estava apenas testando o modelo. O incrível é que consegui ótimos resultados, mesmo com material simples, agora quando empregar melhores formas de construção e materiais acredito que ele terá um aumento muito considerável de performance.

Só para constar, na primeira tarde de voo com ele peguei no mínimo umas 5 térmicas, não por muito tempo, porque estava com MUUUUUITO vento e também minha experiência de voo com planadores termais é muito pequena, mas no o planador é incrível, plana muito e ganha muita altitude no arremesso.

[b:c17f22e27f]Estou arrecadando capital para comprar o materiais que preciso para começar a fazer o planador em fibra.


Espero que me ajudem ,pois não conheço ninguém que faça modelos desse estilo com boa qualidade e preços mais acessíveis aqui no Brasil e lá fora também.[/b:c17f22e27f]

Pretendo começar com esse modelo que é mais simples e depois desenvolver outros...[/quote:c17f22e27f]

Se a intenção é construir um planador padrão F3k, precisa ter 1500mm de envergadura e pesar no máximo 250g RTF.

Um F3k para lançamento bruto, exige demais da asa tanto na parte de compressão / torção / flutter de flaperon / servos.

O boom também é outro problema, tem que ser extremamente rígido, e aliar rigidez com baixo peso e tamanho não é tarefa fácil.

Se a intensão for construir um DLG, ai é outra história...

Qualquer coisa leve, rígida, com perfil aerodinâmico apropriado e bem ajustado voa muito bem na térmica. O voo termal é estudo, dedicação, perseverança e percepção.

Já me aventurei na construção de DLG´s, então posso falar com propriedade. É praticamente impossível construir um DLG 1500mm reforçado pesando no máximo 250 gramas. Isso é coisa para ET´s ou profissional, não para amadores.

Para um planador termal de lançamento manual, 20 gramas é muita coisa! Muita coisa mesmo!

Prefiro construir um HLG 1500mm reforçado, e com peso máximo de 250g... Do que construir um DLG pesando 275~300g.

Consigo ler, acelerar e subir a três metros de altura muito mais fácil com um modelo leve, do que afundar numa bolha a 30 metros com um modelo pesado.

Segue alguns vídeos de térmicas que peguei com HLG e DLG.


Lançamento de dardo
[yt]da9X_AAx7lM[/yt]
[yt]IbwSwcy7H34[/yt]

Lançamento de disco
[yt]nPaAkHzZIeM[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Alexandre. esses 1,5m e 250g são normas regulamentadas pela FAI? Li que as especificações do planador deve ser 1,5m e no máximo 600 gramas para pode competir (ser competitivo é outra coisa). Pode me confirmar as normas da FAI?

Meu modelo está com 1,5m e longe de 250 gramas RTF, posso colocar mais reforços nele para chegar a 250g.

Preciso confirmar as normas da FAI que regulamentam a categoria F3K no mundo para deixa o aero 100% adequado...
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:f677683204="Leonardo Camargo Corrêa"]Alexandre. esses 1,5m e 250g são normas regulamentadas pela FAI? Li que as especificações do planador deve ser 1,5m e no máximo 600 gramas para pode competir (ser competitivo é outra coisa). Pode me confirmar as normas da FAI?

[b:f677683204]Meu modelo está com 1,5m e longe de 250 gramas RTF, posso colocar mais reforços nele para chegar a 250g. [/b:f677683204]

Preciso confirmar as normas da FAI que regulamentam a categoria F3K no mundo para deixa o aero 100% adequado...[/quote:f677683204]

Envergadura de 1500mm é o tamanho máximo aceito nas competições, e 250g é o limite construcional que se consegue chegar com materiais compostos e asa com núcleo em styrofoam.

No Rc Groups sempre aparece uns protótipos TOP´S, com peso na casa das 230g, asa moldada, etc...

Deu a entender que o modelo que você construiu tem 1500mm e está pesando abaixo das 250g pronto para voo... É isso mesmo?

Gostaria de ver fotos e vídeos do planador voando, se conseguiu esta proeza deve ter ficado muito bom.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

[quote:b9cfc85ca4="alexandre lopes"][quote:b9cfc85ca4="Leonardo Camargo Corrêa"]Alexandre. esses 1,5m e 250g são normas regulamentadas pela FAI? Li que as especificações do planador deve ser 1,5m e no máximo 600 gramas para pode competir (ser competitivo é outra coisa). Pode me confirmar as normas da FAI?

[b:b9cfc85ca4]Meu modelo está com 1,5m e longe de 250 gramas RTF, posso colocar mais reforços nele para chegar a 250g. [/b:b9cfc85ca4]

Preciso confirmar as normas da FAI que regulamentam a categoria F3K no mundo para deixa o aero 100% adequado...[/quote:b9cfc85ca4]

Envergadura de 1500mm é o tamanho máximo aceito nas competições, e 250g é o limite construcional que se consegue chegar com materiais compostos e asa com núcleo em styrofoam.

No Rc Groups sempre aparece uns protótipos TOP´S, com peso na casa das 230g, asa moldada, etc...

Deu a entender que o modelo que você construiu tem 1500mm e está pesando abaixo das 250g pronto para voo... É isso mesmo?

Gostaria de ver fotos e vídeos do planador voando, se conseguiu esta proeza deve ter ficado muito bom.[/quote:b9cfc85ca4]


Valeu pela ajuda aí Alexandre. O que eu pensei quando comecei a "desenvolver" meu modelo foi: O que que eu posso fazer para reduzir peso? Com isso em mente vi que a melhor alternativa é eliminando o tail boom, ou seja, fazer ao em vez de um modelo convencional uma asa voadora, com um leme praticamente desproporcional para poder lançar a todo gás sem problemas, achei o perfil ideal e construi um protótipo com materiais simples, mas queria testar o voo do modelo, ver se o leme "grudado" na asa daria conta de manter a trajetória no lançamento. O modelo ficou incrível, muito eficiente... Não tive tempo de tirar fotos ou filmar porque fiquei na ânsia de voar... Sábado providenciarei fotos e vídeos do mesmo.

O só que eu tenho algo no "lucro" ainda, eu fiz o modelo com materiais simples, se fazer a mesma construção só que com materiais e técnicas melhores vou ganhar mais resistência em relação a peso... Só que antes de fazer isso queria confirmar as regras da FAI para o modelo ficar adequado... pelo que li não pode ter mais de 1500mm e 600g, claro que para ser competitivo deve ter peso muito menor que esse, no caso 250g que é a média que os aeros top dessa categoria estão pesando.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Fiz esse pequeninho para ver se tinha possibilidade de fazer algo mais elaborado... Fiz ele em uma noite, não aguentava mais NÃO ter um DLG para me divertir, quando vi que até esse ficou legal mesmo com um perfil não muito adequado resolvi aprimorar e fazer algo que ficasse mais eficiente e com uma chance posterior de comercialização... Nessa filmagem o aero estava com uma pequena quebra devido a um tombo... O leme estava cedendo. Quando intacto estava voando muito mais tempo, sem ajuda externa nenhuma, como deve ter percebido o dia estava horrível...
[yt]ulVK5NYJp8I[/yt]
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Só para constar. O de 1500mm está bem diferente desse. A única semelhança é que é uma asa planadora o resto é totalmente diferente.
Responder