Perfil Thor

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Cléber Grandis
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Ago 12, 2013 5:57 pm
Localização: Limeira

Mensagem por Cléber Grandis »

Terminei um estudo a respeito, segue abaixo

[img:e4aa8342da]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/841/g2pu2.jpg[/img:e4aa8342da]

Já fiz os gabaritos falta tempo pra cortar agora.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Muito legal Cleber Parabéns!

Qual perfil está usando, algum do Peter Wicks?

O segredo dessas asas é deixar a massa no centro, por causa da inércia, quanto mais no centro a eletrônica e mais leve as pontas forem, mais fácil de girar sem afundar de ponta.

O peso não pode passar dos 250g, com essa massa já encara ventos de 10km/h e sobe em térmica no lançamento de mão.

Segue um vídeo da minha asa, não sei se já viu.

Abraço.

[yt]da9X_AAx7lM[/yt]
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:3515f95341="alexandre lopes"] Segue um vídeo da minha asa, não sei se já viu.
[yt]da9X_AAx7lM[/yt][/quote:3515f95341]

Alexandre qual é o "motor" que esta usando nessa asinha??? :roll:
Vai subir bem assim... que é que isso!!! Parabéns! :)
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Cléber Grandis
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Ago 12, 2013 5:57 pm
Localização: Limeira

Mensagem por Cléber Grandis »

Então Alexandre, fiz vários protótipos e estavam voando igual essa sua, porém sem manobrabilidade nenhuma, não tinham energia pra manobrar e qualquer comando exagerado gera muito arrasto.

Que medida vc usa pra aileron?

O perfil é uma alteração do MH-45. Tenho visto videos de asas extremamente manobráveis. Estou buscando informações pra chegar neste objetivo.

É muito legal um combate de asas voando no lift, mais ainda quando você está voando e os amigos perguntam: "ué, sem motor???" rsrs

Muito fera seu vídeo, valeu
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:ad62f566a5="RodrigoB"]Alexandre qual é o "motor" que esta usando nessa asinha??? :roll:
Vai subir bem assim... que é que isso!!! Parabéns! :)[/quote:ad62f566a5]

Olá Rodrigo, tudo bem.

Esse é o famoso motor arroz e feijão, tecnologia braçal 100% nacional, com grande autonomia e com a vantagem de não agregar peso/arrasto extra ao modelo. rsss

Sobre subir bem, sempre brinco "Joe Wurts é meu pastor, e térmicas não me faltara" ... O material de estudo desse cara, disponível na internet é a bíblia do voo térmico.

Valeu!

[quote:ad62f566a5="Cléber Grandis"]Então Alexandre, fiz vários protótipos e estavam voando igual essa sua, porém sem manobrabilidade nenhuma, não tinham energia pra manobrar e qualquer comando exagerado gera muito arrasto.

Que medida vc usa pra aileron?

O perfil é uma alteração do MH-45. Tenho visto videos de asas extremamente manobráveis. Estou buscando informações pra chegar neste objetivo.

É muito legal um combate de asas voando no lift, mais ainda quando você está voando e os amigos perguntam: "ué, sem motor???" rsrs

Muito fera seu vídeo, valeu[/quote:ad62f566a5]

Cléber, meus elevons tem 3,5cm na raiz e 5cm na ponta.

O segredo é não perder energia, encontrar o CG ABSOLUTO, fazer trimagem por deslocamento de massa, e se seu radio permitir, limitar o comando nos elevons para ganhar mais um chorinho aerodinâmico. rsss

Sobre o perfil, nesta época tinha uma cnc de 4 eixos, então cortava o perfil MH-45 com sistema de irradiação se não me falhe a memória. O fio não ia escorregando no isopor, ele cortava fazendo um pequeno vão, ou seja, comendo alguns mm e fazendo com que o thickness ficasse mais fino.

Qualquer coisa estamos aí!

Não sei se conhece um outro projeto que fiz, foi o ultimo que publiquei aqui no e-voo antes de tirar férias do hobby.

Converti uma asa zagi para DLG, ficou absurdamente animal! Voa muito bem, fácil de se fazer, rende de 30 a 40 segundos em ar morto.. Logo, logo, faço a versão V2 do projeto com 1200mm.

Se não conhece, segue o link do tópico: http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=162022

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Responder