Uma experiência com um material diferente.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Uma experiência com um material diferente.

Mensagem por Davidfuzatto »

Fiz uma pequena experiência para ver no que dava e me parece que vai rolar coisa boa.

Peguei um pedaço de jeans, ( tecido de Denim http://pt.wikipedia.org/wiki/Denim)

abri este pedaço de jeans sobre uma lâmina de vidro , apliquei resina de poliester, com um pincel, até este pedaço de jeans ficar todo embebido pela resina.

Após a cura, ( algo em torno de 40 minutos) fui ver o resultado.

Encontrei uma lâmina bastante resistente e fina,também, bastante leve. Se desprendeu muito facilmente da lâmina de vidro (nem ocorreu dela grudar no vidro) e fazendo algumas experiência com essa lâmina, pude perceber que é realmente muito resistente.

Pretendo fazer um planador usando jeans estendido sobre um modelo e depois retirar as partes resinadas e unir estas partes para com isso montar a fuzelagem, a asa e etc.

Acho que vai rolar aí algum colineiro, vamos ver.

Estou postando essa descoberta aqui para ver se mais alguém anima em fazer também algumas experiências com jeans e resina de poliester para vermos o que pode sair disso.

Já experimentei lixar e a superfície fica lisinha. Pode ser pintado com tinta automotiva e fica muito bom.

Vamos caminhando então nessa nova estrada.

Abraço,

David
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
davi_frutal
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 22, 2013 7:05 pm
Localização: frutal-minas gerais

Mensagem por davi_frutal »

cara muito boa essa ideia de "lamina de jeans" e nuito bom ver gente usando materiais alternativos provando que nao e necessario gastar muito com o hobby
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

Boas David!!!

a ideia é muito boa!! só uma sugestão..... fiz algumas experiências com laminação com fibras naturais e cheguei a conclusão que a resina epóxi acaba ficando muito mais resistente que o poliéster, não sei se com o jeans é a mesma coisa, mas tente e veja o resultado...

Abraço.
Thiago
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

Bom dia David:

Legal esse trabalho. Já havia pensado em algo similar mas com outro tipo de tecido.
Não sei se você conhece o tal do TNT ( http://www.trdistribuidora.com.br/tnt-tecido-nao-tecido.php ). Muito usado para confeccionar embalagens. Outro material que pensei foi o tal do Perfex. Aqueles paninhos para limpeza. Ambos depois de lavados ficam mais absorventes e podem ser melhor impregnados com resina. E ficariam bem mais finos que o jeans. Ganha-se em peso mas talvez em resistência mecânica seja bem diferente do jeans. mas duas peças paralelas com a resina aplica entre as camadas do tecido talvez resolva. Fica a sugestão e agradecemos a idéia, pois já havia pensado nessa possibilidade para laminar asas de forma mais acessivel. Pensei até em usar adesivo PVA para madeira, que é mais rigido que PVA branco comum.

Continue postando suas experiências para o pessoal ir aprendendo mais.

Grande abraço e sucesso


Daniel
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Eu já fiz experiência com TNT, (Não o explosivo kkk) (só quando eu estava no exército é que tive contato com explosivo TNT)
Mas não gostei d resultados, fica molenga.
Com o jeans, ficou show!

Vai rolar muitas experiências com este material e vamos postando aqui.

Vou fazer alguma coisa esta semana ainda, vamos ver.
Quanto á reina de epox, eu teria que experimenta-la também. O fato é que a resina de poliester eu tenho aqui de sobra todos os dias.

Abraço,

David
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
davi_frutal
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 22, 2013 7:05 pm
Localização: frutal-minas gerais

Mensagem por davi_frutal »

é deivid ou davi quanto ficou o peso por metro quadrado
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Oi Davi, meu nome é Davi e só escreve David kk


Mas quanto ao peso,( minha balança está emprestada para um amigo aqui) vou pesar neste final de semana e posto aqui. Inclusive irei postar fotos de uma peça que irei montar com este material.
Abraço,

David (Davi)
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

[quote:2e54749b89="davi_frutal"]é deivid ou davi quanto ficou o peso por metro quadrado[/quote:2e54749b89]



Pesei hoje o jeans resinado com resina de poliester, deu em média, 1000g por metro quadrado.

Sem lixar a superfície.

A vantagem que estou vendo, é que além de resistente, é possível ao fazer a laminação, acompanhar a forma do modelo.

O jeito melhor para reduzir peso será fazer janelas(furos) ao longo das chapas.

Estou esculpindo em madeira, um modelo para servir de base para a laminação.

Escolhi o Condor da fly fly para ser o cobaia, vai ser com 3m de envergadura. Mas isso vai aos poucos, irei postando fotos.
Estou seguindo referências por fotos, já que tenho 36 anos de experiência com esculturas, isso para mim é fácil.

Abraço, David
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Vou acompanhar de perto este experimento. Gosto muito de usar materiais alternativos e principalmente, que nunca foram usados em aeromodelismo.
É muito bom inventar!
Disney
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Neste link aqui falam sobre o Condor da fly fly

Foto, vídeos e informações sobre este planador.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=165587
Responder